Luiz Pereira Júnior 08/06/2024
Nada é infalível
Quem comprar “A loja de tudo”, de Brad Stone, pensando que vai ler uma biografia de um dos empresários mais bem-sucedidos de todos os tempos, Jeff Bezos, o dono da Amazon, vai se decepcionar ou ter uma grata surpresa, pois não se arrependerá se seu foco for entrar na mente de um gestor extremamente competente, embora irascível em muitas situações.
E, desculpem-me a sinceridade, se sua ideia de montar um negócio multibilionário for aquele apresentado por um certo programa de domingo (que mudou de formato para ser mais moderno/moderninho/modernoso), apresentando lacrimosos casos de superação... bem, é melhor escolher outra leitura.
Em “A loja de tudo”, Brad Stone constrói a narrativa focando tanto a inteligência quanto o caráter centralizador das ideias de Bezos, que não hesita em humilhar, gritar e ofender seus subordinados, ao mesmo tempo em que pretende tratar o cliente como rei, ao buscar a excelência no atendimento ao cliente, na diminuição dos gastos com impostos e fornecedores e na execução de suas ideias e planos que parecem ter saído, em certos momentos, da ficção científica. E, tendo isso em mente, o livro é certamente merecedor dos prêmios que recebeu.
Para encerrar, contradizendo o dito no parágrafo anterior, relato uma experiência pessoal: sou cliente assíduo da Amazon e, apesar de todos os cuidados que a Amazon diz ter com o cliente, fui vítima de um erro crasso do sistema ou algo do tipo. Comprei quatro livros e recebi duas daquelas mamadeiras plásticas de bebê. Tentei de todas as formas fazer a restituição do pedido ou dos itens, mas de nada adiantou. Resultado: desisti e acabei comprando os livros em uma livraria física. Enfim, uma experiência péssima que acabou manchando todas as dezenas de outras experiências que tive com a tão aclamada “loja de tudo”...