O Menino Grapiuna

O Menino Grapiuna Jorge Amado

Resenhas - O Menino Grapiuna

1 | 2 | 3 | 4

Júlia.Henn 31/03/2024

FINALMENTE UM LIVRO DO JORGE AMADO QUE LI RAPIDAMENTE??
Achei bem tranquilo de ler, a diagramação dele é esteticamente desagradável, porém facilitou minha vida, já que essas letras para hipermetropes grau máximo fizeram que eu não me perdesse durante a leitura.

Robremir 27/01/2024

Bom texto em embalagem ruim
A edição que chegou a minhas mãos é ruim.
Ao que parece, feita para crianças, esticou um texto que cobriria 20/25 páginas em 120.. Para isso, usou uma fonte de tamanho variável sem qualquer diagramação coerente. Trouxe também belas gravuras (uma para cada uma das 18 partes) mas que se perdem devido a diagramação do texto.
Digo que o livro é infanto-juvenil mas não há no texto essa preocupação. A história do início da vida do escritor se confunde ora com a história das vilas, ora com a história dos familiares e amigos, ora com as suas inspirações em passagens que evocam as raízes narrativas de suas grandes obras.
Bonito o papel do professor que consegue identificar suas tendências literárias tão cedo.

Natali Pacheco 22/10/2023

Maravilhoso conhecer um pouco da biografia do Jorge Amado, sempre tão presente nas suas obras. Já é um dos meus autores favoritos ??

Flavio.Vinicius 13/07/2023

O menino grapiúna
Curtinho e muito bonito, é um livro com memórias da infância de Jorge Amado, com destaque para fatos, pessoas e costumes que influenciaram a literatura do escritor, sobretudo a literatura ligada ao Ciclo do Cacau. Por exemplo, o tio esculhambado e cheio de espertezas, as putas, a violência da região cacaueira, o pai fazendeiro e a mãe dona de casa.

"Que outra coisa tenho sido senão um romancista de putas e vagabundas?" (p. 10)

Belíssimo!

Erica.rs 08/06/2023

Pensei em abandonar, mas até que gostei
De início pensei em abandonar, pois os capítulos não faziam sentido para mim, parecia que eram aleatórios. Mas continuei e fui entendendo o objetivo do livro, principalmente depois que li o posfácio.
Apesar de ter sido uma leitura um pouco confusa, eu gostei do livro e ele ainda me despertou mais vontade de ler outros livros de Jorge Amado, uma vez que nele o autor conta sua ligação com o cacau, violência, doenças, mulheres... Temas que estão sempre presentes em suas obras.
Com certeza esse livro mudou a minha forma de ler e analisar as obras de Jorge Amado.

V_______ 21/05/2023

Memórias
O menino grapiúna é um curto livro onde Jorge Amado rememora alguns momentos marcantes de sua infância na Bahia.
Nascido na cidade de Itabuna no início do século XX, Jorge Amado presenciou a ascensão das cidades cacaueiras, que enriqueceu muitos, assim como levou muitos a um fim trágico. Coronéis, jagunços, larápios, foram figuras presentes durante a infância de Jorge Amado, o que levou a serem também figuras em seus escritos, temos as mais diversas passagens aqui, desde atentados sofridos a conhecidos seu, inclusive seu pai, mirabolantes trapaças realizada por a mais diversa malandragem em uma das que já foram das mais rica regiões do Brasil, e o internato onde estudou e foi responsável, através de um dos padres, por despontar o interesse de Jorge Amado pelos livros e a escrita.
Apesar de curto O menino grapiúna é um livro essencial para se entender a obra desse que é um dos grandes autores nacionais.

Natty 04/04/2023

As peraltices de Jorginho?
É possível ler O Menino Grapiúna em pouco mais de uma hora e,terminar satisfeito,haja visto que é uma autobiografia do autor relembrando fatos do passado desde a infância até a vida adulta.
Houve acontecimentos importantes e, outros apenas engraçados,de toda forma a leitura é rápida, fluída e de fácil entendimento, bem no estilo literário de Jorge Amado escrever?.
Recomendo!

Charleees 27/03/2023

O MENINO GRAPIÚNA é um livro escrito pelo escritor bahiano Jorge Amado e recupera experiências marcantes na infância do escritor.
Logo no início do livro, Jorge conta como o pai se livrou de uma tocaia armada por um jagunço, em 1913 época de luta pelas posses de terra, época em que o Sul da Bahia era conhecido pela riqueza proveniente do cacau, época de coronéis e jagunços. Durante os 18 capítulos vamos caminhando pelas memórias do escritor e conhecendo como a personalidade marcante, seus ideais políticos, seu lado poético foram sendo traçados no decorrer dos anos, de onde originou personagens marcantes sempre presentes em seus livros, como ele descobriu que tinha o dom de escrever.
Jorge vai traçando uma linha de acontecimentos marcantes da sua primeira infância, como a época em que eclodiu um surto de varíola (na época chamada bexiga), uma praga que quando não matava deixava sequelas para o resto da vida. E Jorge conclui esse trecho dizendo: "a bexiga e os bexigosos povoam meus livros, vão comigo pela vida afora" são recordações sombrias e líricas, um verdadeiro espetáculo.
O menino grapiúna foi minha quarta leitura do mês de fevereiro. E que honra foi ter passado esse tempo ao lado das memórias desse escritor brilhante que foi JORGE AMADO.

* Resenha Fevereiro de 2017

Lucas.Sampaio 28/01/2023

"Que outra coisa tenho sido senão um romancista de putas e vagabundas? Se alguma beleza existe no que escrevi, provêm desses despossuídos, dessas mulheres marcadas com ferro em brasa, os que estão na fímbria da morte, no último escalão do abandono. Na literatura e na vida, sinto-me cada vez mais distante dos líderes e dos heróis, mais perto daqueles que todos os regimes e todas as sociedades desprezam, repelem e condenam."

Leonardo1017 15/01/2023

Livro interessante
A obra traz um pouco da história do autor Jorge Amado e todas as suas aventuras pelo interior da Bahia, faz o leitor ter algumas reflexões bem profundas, principalmente pela sua proximidade, narrada pelo livro, com pessoas excluídas pela sociedade, como as prostitutas. Essa relação entre ele criança com as prostitutas, faz o leitor ter uma visão completamente diferente dessas pessoas, pois mostrou um lado humano, dócil e materno delas.

O menino Grapiúna sempre foi sedento por liberdade, não é atoa que fugiu do colégio interno dos jesuítas ainda criança. Porém, o colégio teve um papel primordial no futuro do menino, pois foi lá que ele foi apresentado a literatura.

"Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar."

Ricardo1921 05/01/2023

Livro bom demais
Esse livro de memórias do autor JORGE AMADO é simplesmente maravilhoso ele conta como foi a infancia dele, por isso o nome O MENINO GRAPIUNA. Amei ler o livro.

EvaíOliveira 28/12/2022

No sul da Bahia, o menino Jorge Amado testemunhou o nascimento de cidades, as guerras pela posse da terra, o florescimento de uma cultura e de uma mitologia. Nesse mundo rude conturbado, de muita vitalidade e quase sem lei, forjaram-se a sensibilidade e os valores do futuro escritor.

Nscalazans 26/12/2022

Conhecimento
Um livro sobre o próprio Jorge Amado. De uma forma densa e poderosa, Jorge narra um pouco da sua vida e toda sua bagagem, por exemplo, a bexiga.

"A bexiga e os bexigosos povoam meus livros, vão comigo pela vida afora."

Fabio 29/11/2022

Para conhecer um pouco das origens do Jorge
A leitura deste livro precisa ser contextualizada. No fim das contas, o livro tem menos de 50 páginas. O menino grapiúna, na verdade, são textos encomendados por uma revista para a comemoração dos 50 anos de carreira do Jorge. No ano seguinte, o livro foi publicado numa edição por uma empresa para seus clientes.

Essas informações estão no maravilhoso posfácio do Moacyr Scliar nas últimas páginas do livro. Acredito que deveríamos ter uma espécie de prefácio nesse livro, pois confesso que somente depois que me deparei com esse detalhe que o livro e sua extensão passaram a fazer sentido. De início, fiquei bastante frustrado com o livro que se propunha a evocar memórias da infância do Jorge ter apenas 50 páginas.

De qualquer forma, vale a pena. O livro é menos uma biografia e mais uma conversa com o Jorge, que narra suas origens, inspirações e pequenos casos que se tornarão importantes para a sua obra. Uma delícia de livro!

1 | 2 | 3 | 4