O Rei Amarelo

Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Val 09/11/2023

O Rei de Amarelo
Vários contos, em que se repetem alguns personagens, e em alguns a historio do Rei de Amarelo, que nunca temos acesso, esperava mais .

Virginia Barros 08/11/2023

Surpreendente
O livro está dividido em duas partes. A primeira tem contos mais sobrenaturais e com personagens perturbados de alguma forma pelo livro O Rei de Amarelo: Castaigne, Alec, Scott. A segunda tem contos realistas que se passam em Paris, onde os personagens são pintores que sofrem por amor e meio que servem como base para entender como os contos sobrenaturais foram criados.

Tiago.Guedes 16/10/2023

Terror?
Em termos de terror o negócio fica um pouco distante, mas reconheço os contos como sendo intrigantes, principalmente na primeira parte onde se tem um mistério em torno do rei de amarelo muito presente. No mais o livro traz uma escritura bem bacana, com aspectos que remetem a influência que causou em outros autores.
Vale para conhecer, mas não é algo para se apaixonar.

Marcelo.Castro 13/10/2023

Mediano
Rei de Amarelo entrou na minha lista por ser citado como inspiração para criação da saga da Torre Negra de Stephen King, além de ser citado como base de outros clássicos do terror e suspense. A obra é uma coletânea de contos, dividida em duas partes. Os contos da primeira parte seriam os de natureza fantástica e terror cósmico. A segunda, é composta por contos mais realistas, com alguns pontos de contato com as narrativas da primeira parte. A edição é boa, a introdução e notas são ótimas para situar a obra e suas influências, mas no geral o livro é bem mediano. Respeito o esforço editorial, mas, particularmente acho os contos da segunda parte absolutamente desconexos com o da primeira (nomes iguais, mesmo lugares, tudo bem, mas nada além disso). Quanto a parte de fantasia/terror, os contos são bons, mas nada de extraordinário ou profundamente marcante. Livro interessante para quem é muito fã do gênero, ou dos escritores que beberam em sua fonte, mas dispensável e esquecivel de um modo geral.

Mateus 01/10/2023

O Rei de Amarelo
Descobri através da série True Detective, onde sua presença é carregada de simbolismo e mistério. Na série, os sacrifícios eram feitos para o Rei de Amarelo.

O livro é uma coletânea de contos interligados, alguns mais cativantes que outros, todos centrados na leitura do livro amaldiçoado que leva à loucura e eventos bizarros. Cada conto oferece uma experiência única, mantendo a aura de mistério e inquietude ao longo da leitura.

diogo.s.silva.9 24/09/2023

Gostei é um suspense bem sútil que se passa durante vários contos cada um com uma menção diferente do Rei de amarelo

carolina.soares 19/09/2023

De contos sombrios não vi muita coisa. Mas o livro em si é bom, uns contos são melhores que os outros.
Edição belíssima da Darkside.

Andre 23/08/2023

O livro é dividido aqui entre os contos do Rei de Amarelo propriamente ditos, que citam nominalmente essa obra fictícia e seu poder de enlouquecer a quem ousar conhecê-la, e outros contos que não fazem essa referência direta mas, através das notas dessa edição, é possível estabelecer uma relação entre todos eles e localizá-los nesse universo.

Pra ser honesto gostei mais da primeira metade do livro onde paira uma aura sobrenatural com pitadas de terror. Na segunda parte são apresentadas histórias mais mundanas abordando conflitos sociais. Não são ruins mas quebraram o clima que já havia sido estabelecido e me tiraram um pouco da imersão.

Metalfj 17/08/2023

Interessante mas pedante
Obra muito boa, mas difícil de se ler devido ao vocabulário extremamente difícil e algumas vezes erudito. Muitas expressões em francês (o livro se passa lá) acabam por tornar o livro arrastado.
É um livro que demanda força de vontade e paciência, confesso que cheguei a ter vontade de desistir, mas os deuses me fizeram continuar...

Falando em continuar, o livro é dividido em 3 partes sendo elas:
- primeiros contos: "terror" e fantasia (envolvendo diretamente a peça O Rei de Amarelo)
- contos de transição: se passam no mesmo local mas em épocas totalmente diferentes e as histórias pouco tem a ver com o universo. Pelo menos foi isso que entendi desse trecho intermediário
- últimos contos: são mais dramáticos e "factuais", a única tangente com os demais contos são os locais e os personagens que aparecem aqui

Mas enfim, se deseja algo pra ler sem dificuldade acredito não ser boa recomendação. Como disse, quase desisto... não é um livro pra se devorar, mas se "deliciar" aos poucos nessas páginas amargas e de difícil compreensão.

ps: cheguei a pensar que sou burro!
Gabriela 26/09/2023minha estante
Me identifiquei muito com tua resenha! É bem isso mesmo, livro lento mas interessante!

Kaio Stenio 13/08/2023

Uma Nova Perspectiva
Em 2020 eu tive meu primeiro contato com O Rei de Amarelo e fiquei encantado pelo seu terror sutil e ambiente decadente, contudo a "segunda parte" do livro não me chamou muito atenção e também tinha poucas memórias dela.

Desta vez meu intuito era ler apenas a primeira parte, que é composta pelos quatro primeiros contos da coletânea, onde "O Rei de Amarelo" é explicitamente citado e a história gira em torno dessa presença.

Ao terminar a leitura, que parece que melhorou com o tempo que passou desde a última vez, estava pronto para deixar quieto o livro, mas o que tinha mesmo na segunda parte? Porque eu nao lembrava de muita coisa dela? Era ruim?

Então movido pela curiosidade tal qual um personagem do universo do livro comecei a ler e me surpreendi com o que encontrei. Não são contos de terror propriamente dito, alguns poderiam até serem considerados de drama/romance, e essa diversidade da segunda parte, entretanto que mantém a decadência dessa França no século XVI é bem interessante e gostosa de ler.

Um detalhe que não tinha prestado muita atenção na primeira vez é que pode existir uma conexão muito suave entre a primeira e segunda parte, o que torna a leitura da obra ainda mais rica.

Eu já gostava do livro, mas agora tenho ele nos meus favoritos sem nenhuma dúvida.

O Tolo de Amarelo 16/06/2023

Vida longa ao Rei ?
É maravilhoso saber que O Rei de Amarelo possibilita a criação de tantas novas óticas.

As artes são fantásticas, os roteiros são bem construídos e as tramas são completamente insanas e bizarras.

Acertaram em cheio nas adaptações.

Will82828 28/05/2023

Os quatro primeiros contos são muito interessantes, por conta de toda mitologia da peça do rei de amarelo, mas depois de terminar estes contos os outros que são mais sobre romance em si e são bem mais ou menos.

Fabricio.Rocha 01/05/2023

Surpresa
Fui ler o livro com o intuito de saber mais sobre o Rei de Amarelo e por todas as referências diretas e indiretas a este livro. Achei bem interessante os 4 primeiros contos que carregam essa temática, mas fui surpreendido pelos demais contos, principalmente A Rua de Nossa Senhora dos Campos. Por mais que eu não tenha reconhecido temas relativos ao Rei de Amarelo nesses últimos 5 contos, eles valem a leitura.

Moura51 24/04/2023

Cuidado! Você enlouquecerá com a leitura.
O rei de amarelo é uma coletânea de contos interligados onde o ponto de início é a leitura do próprio livro que é considerado amaldiçoado, pois aquele que o lêem acabando encontrando a loucura e uma série de coisas bizarras. Os 4 primeiros contos são geniais, porém o que deixa a desejar são os ultimos, pois i ambiente terror saí para entrar o realismo.