O Rei de Amarelo

Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

@vcdisselivros 19/10/2020

Clássico ainda atual
Publicado pela primeira vez em 1895, a obra de Robert Chambers é organizada em dez contos, dos quais quatro giram em torno de uma peça de teatro intitulada O rei de amarelo.

OS CONTOS

O interessante de acompanhar os quatro primeiros contos é justamente ligar os pontos entre um e outro e imergir no universo de O rei de Amarelo, no qual uma peça de teatro é capaz de provocar estranhos efeitos físicos e psicológicos em quem a lê.

Nesse sentido o livro se mantém intrigante, prendendo a atenção do leitor por meio de uma premissa que vende a imagem de ser escandalosa e perturbadora.

Fora isso, o restante dos contos são de certo modo desnecessários, tornando monótona a experiência.

REPETIÇÃO

Antes de se tornar escritor, Chambers havia sido pintor e ilustrador, tendo estudado arte em Paris. Com isso, praticamente todos os protagonistas são assim ou estão ligados a esse cenário de alguma maneira.

Com certeza o estilo de vida dos personagens criados pelo autor remete a algo biográfico, mas ler isso repetidas vezes cansa pois mantém o padrão ?jovem boêmio vivendo em Paris com bela moça?.

RELAÇÃO COM LOVECRAFT

Ao ser convidado para ler H.P Lovecraft em grupo, fui informado que o Rei de amarelo seria um ótimo início. No começo não entendi muito, mas conforme eu lia, fui notando que a obra de Chambers está fortemente ligada ao universo Lovecraftiano.

Como eu sei disso se estou lendo Lovecraft pela primeira vez? O próprio livro diz que o universo criado por Chambers possui ligação com a Mitologia de Cthulhu, o conjunto de deuses antigos e as lendas ancestrais. Fora isso, ele aponta que é possível encontrar nomes em comum e teorias na órbita do mito coletivo de Lovecraft.

SINGULAR

A impressão que temos ao ler O rei de amarelo é que estamos vivendo dentro de um imaginário coletivo, na medida que vamos conhecendo um pouco mais a essência de cada um em cada conto. Embora seja um clássico, o título pode ser considerado atual, abordando temáticas que ainda aflige a vida em sociedade, como a discriminação segundo a classe social, a marginalização do diferente e do estranho, entre outros.

JeffSouzaXD 18/09/2020

Um bom terror!
Eu como um bom fã de Lovecraft amei esse livro. Lovecraft tem O Rei de Amarelo como um grande modelo para seu terror cósmico. Resenha mais completa no Binóculo Literário. https://www.instagram.com/p/CE-O2XUjDZY/?igshid=1j2b9wmz8v11l

Aline 11/09/2020

Livro que quis tanto ler devido à referência da série True Detective, porém achei bem cansativo ao longo da leitura e o tempo todo precisava verificar às notas para melhor entender os contos que se interligam em vários momentos. Terminei depois de alguns anos após a retomada da leitura.

Gabez 21/08/2020

Que HQ excelente, cada pequeno conto é único, indo de uma viciada em redes sociais até um delírio coletivo. Entre esses 8 contos alguns se destacaram para mim: A rainha de amarelo, Caninos e Medíocre

Danizio0 15/08/2020

O livro que me deixou louco mas foi de tédio
O rei de amarelo foi um livro que sempre me intrigou bastante com a sua capa chamativa, e aquele personagem com uma esquisita roupa amarela, e uma grande coroa na cabeça, um livro muito elogiado por grandes nomes da literatura na sua contra-capa, mais ao final da leitura foi algo que realmente não me impressionou, pelo menos não o bastante, aqui temos dez contos, que tem todos entre si a peculiaridade de em algum momento ser citado o livro do rei de amarelo e as sequelas que a leitura desse livro podem trazer para a mente humana, de todos os contos eu realmente gostei só de 3 sendo que esses são realmente muito bons, mas que eu não posso falar muito, porque seriam spoilers e eu sei o quanto vocês me odiariam por isso, mas no fim cada um tem que ler e tirar as suas próprias conclusões, eu posso não ter gostado mas vai que você ama esse livro, ou vai que a leitura dele me deixou louco e eu não sei mas o que estou escrevendo e nem o porque.

CB 23/07/2020

Delícia amarela
Cara quando eu comprei este livro tinha diversas expectativas e te digo ele não atendeu nenhuma. Espera uma historia de horror normal, me foi entregue algo espetacular, em especial a última frase do conto "no pátio do dragão", da arrepios até hoje. Esperava contos chatos da segunda metade [fase mais realista], e adorei cada um deles, muito mesmo. Achei que fosse me perder com referências mas estas foram devidamente "asteriscadas" e postas em nota de rodapé. Cara que livro. Não se amedronte pelas reviews [tem gente que arranca os cabelos pelos contos realistas] Dê uma chance ao Rei de amarelo

Agnaldo Alexandre 14/07/2020

O amarelo está mais próximo do que se imagina!
Apesar de composta por 4 contos, forma uma obra completa, incrível e que te deixa envolvido. A loucura ou a realidade dos personagens nos deixa em uma agonia, querendo saber o que vai acontecer, e sabendo que nem tudo será explicado. Apesar de separados, vemos indícios de pertencerem a um mesmo mundo, em épocas distintas, mas mesmo assim unidos.
Ver ou ter contato com o Rei de Amarelo e talvez ter contato com sei inconsciente, que após aflorado não consegue lidar com a realidade que o cerca.

Haru.Kawatake 08/07/2020

Maravilhoso
Sou péssima com HQ, mas as imagens foram muito bem feitas, a histórias que fazem teu estômago revirar ou que te deixa ?COMO ASSIM????, a uma mistura de emoções e sensações, as histórias que eu mais gostei foi A Rainha de Amarelo, e o Crítico (acho que não é esse o nome) mas meu deus o último conto (esse do crítico) é fantástico!!!

Leonardo.Moura 24/06/2020

Hq de terror brasileira de altas qualidade que é uma antologia de 8 historia sobre o Rei Amarelo

Rob 23/06/2020

? Pelo que pesquisei, apenas os quatro primeiros contos fazem parte da mitologia Amarela: 'O Reparador de Reputações', 'A Máscara Pálida', 'O Pátio do Dragão' e 'O Emblema Amarelo'.
? Apenas estes fariam parte da publicação original, mas, como naquela época o horror não era tão lucrativo para as editoras, vide a vida que Põe levava, foram anexados os demais contos, para tornar a publicação mais rentável.
? O Conto 'A Demoiselle d'Ys guarda alguma relação com a mitologia Amarela, mas não a integra e os demais contos devem ser lidos como algo à parte, sendo alguns deles histórias realistas.

?Minha opinião: os quatro primeiros contos nos trazem história que giram em torno do Rei Amarelo e da peça de mesmo nome, esta peça traz a loucura para quem a ler. Durante os quatro histórias nos questionamos sobre que tipo de loucura seria essa, se quem lê a peça é afligido aqui ou se ganha passagem para um outro plano da psiquê.. os resultados são distintos em cada conto.
? Os finais são dúbios, os elementos de horror nos tocam de forma sútil à moderada, existe uma tensão constante durante toda a leitura que é agravada pela cadência lenta do texto. Não achei tão perturbador como Neil Gaiman nos conta, mas a possibilidade do desconhecido me trouxe sim alguma aflição.

Marina 21/06/2020

Esperava mais
Os primeiros contos chegaram a me entreter, mas fiquei com a impressão de que poderiam ter sido mais desenvolvidos.
Os últimos contos foram decepcionantes e pareciam não pertencer à mesma proposta.

Josi 10/06/2020

O rei de amarelo
Varios contos que menciona por varias vezes o rei de amarelo .

Priscila 26/05/2020

Os contos são muito interessantes, mas não conseguiram captar meu total interesse.

Evandro.Junior 30/04/2020

Espectativas, um perigo inerente a nós leitores.
Vou admitir que, esperava mais, muito mais do livro, mas talvez tenha sido culpa minha ter criado muitas espectativas.
Para os fãs mais entendidos do que eu, talvez gostem e apreciem a leitura.

Não é porque eu não gostei
, que o livro seja ruim.

Elucorreia 25/04/2020

Um pouco confuso, esperava ter maior compreensão dos contos e suas ligações.