A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

Robson 21/07/2014

Uma obra de Arte, sem dúvidas!
É sempre bom conhecer novos autores, principalmente se forem autores nacionais. Foi por isso que, neste mês, resolvi fazer uma maratona pessoal para ler apenas livros nacionais. Surpreendentemente o primeiro da lista foi A Máquina de Contar Histórias, do talentoso Maurício Gomyde.

Eu acho que é praticamente impossível algum bookaholic nunca ter ouvido falar do Gomyde, ele sempre esteve presente em grandes blogs e é extremamente bem elogiado por aí. E, desde já, posso dizer que isso não é em vão, o cara realmente sabe o que faz e encanta o leitor com seus romances.

Os pontos positivos de A Máquina de Contar Histórias já começam a ser contabilizados desde a sua narrativa!

Maurício Gomyde investe em uma deliciosa narrativa em terceira pessoa, explorando todos os lados de seu elenco. Ele consegue deixar suas intenções para cada personagem bem claras, transpassando sentimentos críveis e completamente compreensíveis dentro do enredo.

O texto de Gomyde encanta por sua simplicidade, por seus sentimentos e pela mensagem que ele passa aos escritores veteranos e iniciantes.

Além disso, o drama familiar criado por Maurício é extremamente realista e convincente. Ele trás situações pelas quais várias famílias passaram e consegue fazer com que o leitor se conecte ao seu enredo de forma esplêndida.

Os personagens de Gomyde são dignos de aplausos!

Eles conseguem convencer o leitor de suas ações e sentimentos mesmo nas situações mais simples. Cada um tem seu drama pessoal e o autor acaba por conectar todos esses dramas para ensinar uma só lição: O Valor da Família.

Posso dizer que eu simplesmente não esperava gostar tanto da escrita de Maurício Gomyde como eu gostei. Eu confesso aqui que, na maioria dos casos onde todo mundo ama intensamente um determinado autor, eu acabo por não gostar tanto. Mas com o Gomyde foi diferente, eu acabei por me juntar à grande massa de leitores de seus livros e mal posso esperar para ler seus outros romances.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde/

Joana358 24/11/2023

A máquina de contar histórias
Está na lista de livros favoritos, com certeza. Li em um dia. Amo a Victoria, minha personagem favorita. A história super cativante e emocionante. Últimas páginas chorei. Nota passou de 1000.

Gabriela.Theis 14/05/2021

Um bom livro
Gostei de fazer a leitura desse livro, ele é bem curto, achei ele direto ao ponto, é muito bem escrito. Gosto do autor, comprei esse livro porque havia lido surpreendente e amado e então, quis comprar outro livro do autor.

its_akami 05/04/2022

Só quem já viveu a dor de perder alguém entende o que o Vinícius sentiu quando recebeu a notícia, esse livro retrata muito bem como as pessoas reagem a dor e como você pode recorrer a família para te ajudar nos piores momentos além de mostrar como os pais são importantes na vida dos filhos. Foi uma ótima experiência ler esse livro, recomendo muito.

Fabricio 02/07/2020

Um livro marcante
Sendo direto, o livro é marcante. Sou o tipo de pessoa que tem uma péssima memória, mas lembro perfeita mente da história e já faz bastante tempo que o lí, por isso categorizo-o como marcante.

Logo de inicio o livro apresenta um acontecimento que deixa em pó até o coração mais rígido. E durante uma viagem o pai que sempre foi dedicado a carreira, por consequente ausente, tenta se reaproximar de suas filhas.

Dayse.Carla 18/01/2021

Primeiro contato com o autor
Outro livro que tenho há séculos e só li agora! Afff... livro lindo, cheio de amor e superação. Recomendo com certeza!

Belly 04/09/2021

A máquina de contar clichês...
Vinicius Becker é um escritor famoso mundialmente, tem diversos best sellers emplacados e fãs no mundo inteiro. Ele só não é famoso no lugar que mais precisava, dentro de sua própria família. Consumido pelos compromissos e com a interminável agenda de eventos e lançamentos, Vinicius se afasta totalmente de suas duas filhas, Vida e Valentina e de sua esposa Viviana, que sofre com um câncer em estágio terminal.
Para piorar mais ainda sua relação com a família, ele não está ao lado delas quando a esposa falece, levando a família totalmente à ruína com mais essa falta imperdoável. Valentina, que é a filha mais velha e a que mais sentiu a falta de Vinicius ao longo dos anos, se revolta totalmente contra o pai, deixando vir à tona anos de angústia, raiva, frustrações e a marca da ausência de Vinicius, que ela sequer consegue chamar de pai.
Após a perda da esposa, ele decide dar um novo rumo à sua vida e sua família, reconhecendo o quanto errou e o quanto poderia ter feito de diferente na vida delas e parte para uma jornada de descobertas e tentativa de reaproximação das filhas.
Eu preciso dizer que eu gostei muito da escrita do Maurício Gomide, ele sabe como prender um leitor, mas a história em si me incomodou demais! Primeiro, as conversas dos personagens é cheia de frases clichês, frases de efeito e em alguns momentos, cheias de palavrão. Segundo, o pai quer conquistar o amor das filhas e sai numa jornada rumo à Europa (fica fácil assim, né!). Essa viagem deles foi o que mais me incomodou pois foi mostrando o quanto o pai achou que seria fácil se aproximar das filhas fazendo todas as suas vontades nos melhores lugares do mundo.
Ele se esforçou muito mas anos de ausência e falta de amor não podem ser apagados em poucos dias de uma Eurotour, distribuindo notas de 50 reais e fazendo os passeios mais incríveis. Tudo isso me incomodou muito e acabou deixando o livro com uma nota 3, bem razoável...
GiSB 04/09/2021minha estante
??

Bianca 04/04/2022

Esse livro é perfeito, ele mexe muito bem com os sentimentos dos personagens, e mostra bem tudo o que eles tiveram que passar. Um dos únicos livros que você já começa chorando e termina chorando ainda mais, o final é maravilhoso e sem palavras, muito bem construído, do tipo que você fecha o livro e sente uma leveza, que não precisa de nada realmente para complementar a história além daquilo.

C. Aguiar 06/07/2014

Estava tentando prolongar o máximo possível de tempo para escrever essa resenha, porque sinceramente depois desse livro eu não sei se consigo ler outra coisa do autor, pelo menos não esse ano de 2014.
No livro temos o vislumbre da famosa vida de Vinícius Becker. Um escritor muito famoso que apesar de ganhar muito dinheiro escrevendo lindas histórias de amor não consegue estar presente em quase nenhum momento na vida de sua esposa ou filhas.
Seu último romance A máquina de contar histórias é um dos livros mais aguardados do ano, mas isso tem sido só uma desculpa para que Vinícius nunca esteja presente na vida de sua família e sempre acabe em um evento qualquer, ou seja, ela usa sua carreira como desculpa para não ver sua esposa definhar na cama de um hospital.
Só que chega "o grande dia" e sua esposa acaba vindo a falecer e ele tem que comparecer ao velório, ter de encarar sua família agora completamente arrasada com a perda de uma das peças centrais.
Sua filha mais velha: Valentina. É inteligente e muito revoltada. Qualquer coisa ela vive jogando a cara do pai que ele foi egoísta e deveria estar lá pra dar apoio quando a mãe dela mais precisou. E passa o livro quase todo revoltada com a vida para no final do livro "bancar" a boa moça que ama o pai e tudo mais. Sinto muito, mas eu não consegui engolir a mudança brusca de atitudes da Valentina.
Sua filha mais nova: Vida. É uma criança curiosa e um pouco mimadinha, mas nada que possa ser muito prejudicial ou algo parecido na história, e confesso que achei ela completamente dispensável.
Sim eu não consegui me sentir conectada com nenhum personagem e achei tudo forçado demais.
A história em si é bonita e interessante, mas eu não gostei. Como se ele precisasse do amor delas de qualquer forma (tipo sua mãe morreu agora vão ter que me amar mesmo eu sendo um pai muito ruim, estou tentando ser um bom pai agora depois de alguns anos) e senti como se ele as estivesse comprando com viagens, sorvete, tatuagem, bebida, dentre outras coisas.
A escrita do autor é muito boa, mas não gostei dos diálogos e quase tudo nesse livro foi chato.
Sim eu tenho plena consciência que o autor faz muito sucesso com seus livros, mas essa historia não é algo que tenha me tocado, acho que faltou um pouco de paixão ao escrever esse livro.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Nine Stecanella 24/07/2014minha estante
Uma opinião sensata sobre o livro. Estava me considerando um alien por não ter visto toda essa grandiosidade.

C. Aguiar 09/10/2014minha estante
poxa nem me fala nine, pessoal estava me recriminando porque não gostei tanto assim da história.

Luan 26/03/2023

A máquina de contar história
Vinícius é um autor best-seller e milionário, tenho vendido livro em diversos países e para milhões de leitores, uma vida profissional de sucesso. Mas sua vida pessoal em nada chegava perto do sucesso profissional, Viniciu é um marido e pai ausente, alem disso, sua esposa possui leucemia e está preste a falecer.

Em uma noite de lançamento de seu novo best-seller, sua esposa falece e o que ele consegue é chegar no cemitério a tempo de ver o caixão descendo na lápide. Após isso, ele começa a enxergar seus erros e entender o quanto suas filhas vão precisar dele naquele momento. A partir daí, começa uma busca de conquistar o amor e o respeito novamente de suas filhas e de se perdoar por todos os seus erros.

Tenho esse livro há muito tempo na estante e sempre achei interessante a capa, sinopse e as opiniões que vi sobre ele, sendo a maioria positiva. Mas tentei uma vez e não fluiu, mas dessa vez foi e conseguir concluir com muito gosto e prazer.

Não é um favorito, mas é uma história gostosa de ler e de passar o tempo. O autor consegue nos transportar para seu mundo e nos envolver na trama de seus personagens.

Esse em especial, além de ter toda uma história por trás, ainda fala sobre livros, métodos e técnicas de escrita. Maurício tem um talento incrível para a escrita e usa às palavras com muita sabedoria.

ArthurAlves 29/09/2021

Uma surpresa incrível
O que o Maurício Gomyde fez aqui? O livro é uma história maravilhosa, cheia de risadas e muitas, muitas lágrimas.

É um dos livros que te prendem desde a primeira página, isso é. É cheio de referências, é sim. E te transporta para vários cenários e cenas diferentes.

Leitura tranquila e gostosa.
Recomendo muito.

Tiago 16/03/2016

Falácia
Me sinto obrigado a escrever a resenha para criar um contraponto em meio a tantas resenhas e avaliações elogiosas. Difícil entender como um livro tão superficial conquistou tanta gente. Se ainda estivéssemos falando de um livro juvenil eu até daria um crédito para o autor. Mas a intenção dele foi escrever um livro adulto, com um drama familiar permeando toda a história.

O personagem principal é um chato de marca maior. Daqueles tipos que saem distribuindo notas de 50 (sim, para ele só existem notas de 50) para "facilitar" as coisas e se acha o máximo. Tirando um episódio de sua juventude, não existe construção a respeito do personagem, profundidade, nada. O que temos é uma situação dramática que se prolonga por todo o livro, permeada por relações que carecem de verdade e pungência.
regifreitas 16/03/2016minha estante
penso muito parecido contigo. se o livro fosse vendido como um juvenil eu até daria 3 estrelas, mas para um livro com temática adulta, deixa muito a desejar! são clichês demais em uma obra só! as emoções e motivações dos personagens são muito superficiais, não consegui sentir empatia com nenhum deles. poderia tratar-se de um livro escrito pelo próprio personagem (pai), um autor para quem a escrita de desenvolve através de planilhas!

Iuri Keffer 26/10/2014

Simplesmente incrível!
Assim que eu comecei, eu não parei mais de ler! E terminar de ler um livro lindo, emocionante, que me fez aprender e refletir, com o sorriso estampado no rosto e uma sensação maravilhosa, foi o que Maurício me proporcionou através de A Maquina de Contar Histórias. Um livro espetacular, que trata das perdas, mágoas e, principalmente, do amor verdadeiro.
Um drama escrito com maestria, equilibrado entre a inocência de uma criança, o ódio de uma adolescente e a ânsia de um pai em busca do perdão. Onde ele, a fim de reconquistar as filhas, monta uma viagem inesquecível e repleta de significados.
E como disseram, Maurício Gomyde consegue fazer cinema com as palavras.
Leiam, reflitam e se entreguem a esta história. Vocês não vão se arrepender!

Sofia136 27/07/2023

#35 resenha
"A Máquina de Contar Histórias", escrito por Maurício Gomyde, é uma obra que merece todas as cinco estrelas pela forma incrível como o autor nos envolve na trama e nos leva a uma montanha-russa de emoções.

Desde o início, é notável a escrita fácil de entender de Gomyde, o que torna a leitura agradável e viciante. Os capítulos curtos também contribuem para a fluidez da narrativa, fazendo com que seja praticamente impossível largar o livro antes de descobrir o que acontece em seguida.

Além disso, o final emocionante é de partir o coração e nos faz refletir sobre a importância das nossas escolhas e dos relacionamentos que construímos ao longo da vida. Gomyde soube explorar brilhantemente a emoção e as conexões entre os personagens, deixando uma marca profunda em quem lê.

A leitura deste livro é extremamente fluida, tanto pela escrita cativante do autor como pela forma como ele desenvolve cada cena e diálogo. Cada página traz consigo uma necessidade avassaladora de continuar a leitura, pois a curiosidade em relação ao destino dos personagens é insaciável.

"A Máquina de Contar Histórias" é um livro que nos emociona, nos faz refletir e nos envolve desde o primeiro momento. É uma história que nos leva a pensar sobre nossos próprios sonhos, perspectivas de vida e realizações pessoais. Maurício Gomyde conseguiu criar um verdadeiro tesouro literário, capaz de tocar a alma do leitor de maneira única e profunda.

Recomendo enfaticamente este livro a todos que buscam uma leitura envolvente, emocionante e reflexiva. Prepare-se para ser cativado pela magia das palavras de Gomyde e pela necessidade constante de acompanhar cada página desta incrível obra literária.
Maurício Gomyde 27/07/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras, Sofia. Feliz por saber que a leitura te trouxe reflexões bacanas assim. :)
Aproveito para te dizer que meu próximo livro, a ser lançado em setembro, é um spin-off da Máquina. O livro se chama "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias" e é o primeiro de uma trilogia fantástica que tem a Vida como personagem principal.