A Dieta da Mente (Edição revista e ampliada)

A Dieta da Mente (Edição revista e ampliada) David Perlmutter
David Perlmutter

Resenhas - A Dieta da Mente

Cilene.Nunes 21/04/2024

Ter na estante
Daqueles que é bom ter na estante para reler em algum momento. Muita informação boa e que te faz refletir a sua vida/saude.

Tatiana.Telesphoro 29/03/2024

Para Refletir
Esse livro nos abre os olhos para o quanto os nossos hábitos influenciam a nossa qualidade de vida e envelhecimento.

Bruno236 10/01/2024

Esclarecedor
O livro contém informações que vão de encontro a muitas das recomendações padrão acerca da Nutrição. Algumas chaves e mecanismos se encaixam de maneira clara com o que estamos presenciando na sociedade. Recomendo. Baseei meu TCC neste livro.

Fat212 03/09/2023

O inimigo ?dorme? ao lado?
Ansiedade e depressão não saem da boca de ninguém. Todo mundo conhece um caso. Doenças crônicas? Nossa, nem se fala. Será que estamos fazendo algo em comum pra chegar nesse diagnóstico?
Quem não tem faz o que diferente?
Interessante leitura pra descobrir?

André Ricardo 24/05/2023

Ótimo Norte
Leitura muito bem embasada na cientificidade, conseguindo operacionalizar de forma simples as ações do dia a dia.

Roberto 23/04/2023

Simples e Superficial.
Dado que já realizei a leitura da Dieta da Mente (um dos livros mais vendidos do autor), este deixa um pouco a desejar no aspecto de aprofundamento dos fatores intrínsecos da alimentação como fator de doença. Não afirmo com isso que ele deixa de informar, mas que carece de um aprofundamento maior. Há ainda o impercilho de muitas receitas que são bem provaveis que nós brasileiros não iremos conseguir aplicar (ingredientes que não fazem parte do nosso cotidiano).

Do mais, é um livro simples e bem tranquilo de se ler.

isabeleema 20/02/2023

Um TESOURO.
Esse livro é um tesouro!!
Em um mundo cheio de interesses monetários, onde existem big pharma e big food, um livro desses é um presente, um suspiro de esperança.
Só leia.

Leticia 09/08/2022

Leitura Necessária
Livro incrível! Autor ensina muitas coisas sobre a alimentação, o quanto o glúten é prejudicial, não apenas para questões de aumento de peso, alergias e intolerâncias, mas também para o cérebro. Como David Perlmutter é Neurologista, ele aborda muito sobre o quanto nossa alimentação e estilo de vida afetam nosso cérebro, quantos transtornos e doenças crônicas são revertidos com a mudança na alimentação, e principalmente na eliminação do glúten e do açúcar da dieta.
Recomendo MUITO a leitura desse livro. Demorei mais do que gostaria para finaliza-lo pois não tenho o hábito de ler em formato digital.

Ingrid Lima 06/07/2022

Mente aguçada e corpo mais leve
Boa leitura para quem quer potencializar o cérebro e refletir sobre o efeito catastrófico do excesso de carboidrato e açúcar que a dieta moderna causa a saúde.

Permutter fornece uma discussão baseada em dados, pesquisas e orientações que podem ajudar a devolver o 'modo de fábrica' aguçado do cérebro através da alimentação.

A única ressalva é que o autor poderia trazer mais exemplos de outras regiões, assim como fez com os estudos clínicos e dados sobre a saúde da população norte americana.

Pedro 17/06/2022

Perlmutter explana sobre as várias alternativas para se ter um cérebro saudável. Focando preponderantemente na alimentação, ele discorre também sobre a importância do sono e dos esportes para se evitar ou curar doenças, e ter uma velhice sadia.

A qualidade do material é boa. A qualidade da impressão é boa. A leitura é fluida.

O livro foi dividido em 3 partes. Na primeira ele demonstra quais são os causadores de problemas em nossa alimentação, sendo os principais os açúcares, trigo, glúten e carboidrato. A segunda parte é focada no "como" fazer isso mudar, sugerindo um cardápio melhor, mais esportes e um sono adequado. A terceira parte é um plano de 4 semanas e algumas receitas apropriadas para uma nova alimentação.
Um livro agradável, que muda a forma de pensar em vários cenários, mesmo não concordando em seguir 100% das restrições alimentares propostas, vale releitura.

Marcações de páginas: 13, 20, 23, 48, 50, 59, 60, 82, 94, 99, 105, 117, 163, 235, 241, 245, 293.

Laura Neves 09/05/2022

Alimentação x Saúde Mental
O autor descreve os vínculos entre o funcionamento do cérebro e a alimentação, onde considera que a ingestão de cereais, açúcares e carboidratos impactam na saúde mental.

Rose 27/02/2022

Ótimo livro
Neste livro, Dr. David fala dos alimentos inflamatórios para o cérebro, dos hábitos que afetam o cérebro. E o que podemos fazer para envelhecer com um cérebro saudável... de alimentos, hábitos e suplementos que o beneficiam para seu bom funcionamento, e assim envelhecermos sem Alzheimer e sem outros tipos de demências.

Cicero.Marques 16/01/2022

Livro interessante para entendermos como
Nosso corpo responde a determinados alimentos. Ajuda a conhecermos melhor nosso corpo, e montarmos nossos planos de dieta. Chega a ser um tanto quanto radical, para pessoas que não estão tão dispostas a abdicar de várias coisas, mas acho que vale a leitura mesmo assim.

Giany.Alves 11/01/2022

Um livro excelente para aqueles que se preocupam com a saúde e bem estar. Reforça a importância de uma alimentação natural e aborda o problema dos carboidratos, principalmente, para a saúde do cérebro. Eu especificamente sou celíaca então esse livro foi fantástico para o entendimento do quanto o glúten é nocivo para a saúde de um modo geral, principalmente para os celíacos, um veneno que ingerimos comumente e que acaba com nosso organismo, entendi muito melhor os meus problemas de saúde e, o mais importante como evitá-lo. Um guia de bem-estar e saúde para uma velhice mais saudável e com nossas faculdades mentais preservadas.