spoiler visualizarRafael 11/11/2013
Ética a Nicômaco
Ética a Nicômaco é uma investigação filosófica sobre a natureza de uma vida virtuosa para o ser humano. Aristóteles começa o trabalho posicionando-se sobre a existência de um bem final para o qual, em última análise, todas as ações humanas objetivam-no. Esse bem caracteriza-se principalmente por ser completo, final, auto-suficiente e contínuo. O bem o qual todas as ações humanas implicita ou explicitamente convergem é a felicidade, que não é uma disposição de caráter, mas um tipo de atividade.
Para descobrir a natureza da felicidade humana é necessário determinar qual é a função de um ser humano; a função natural para o qual seu ser se dirige, em busca da felicidade plena. Esta função natural deve ser algo que é específico para o ser humano, e que é essencial para ser humano. Uma pessoa é principalmente o seu intelecto. Enquanto as partes animadas e desejante da alma são também importantes, a parte racional da alma é o que se pode considerar mais corretamente a identidade de uma pessoa. A atividade que só os seres humanos podem realizar é intelectual, é atividade da parte mais elevada da alma, de acordo com a razão. A felicidade humana, portanto, consiste na atividade da alma segundo a razão. Em termos práticos, esta atividade é expressa através da virtude ética, quando uma pessoa dirige suas ações de acordo com a razão. O ápice da vida humana, no entanto, consiste na contemplação dos maiores bens.
A virtude ética, por sua vez, consiste em uma mediedade relativa a nós e é definida como uma disposição de escolher por deliberação. Cada um dos elementos da presente definição é importante. A virtude não é simplesmente uma ação isolada, mas um hábito de agir assim. Para que um recurso seja virtuoso, uma pessoa deve fazê-lo deliberadamente, sabendo o que ele está fazendo, e fazê-lo porque é uma ação nobre. Em cada situação específica, a ação virtuosa é uma média entre dois extremos. Por último a prudência é necessária para a virtude ética, porque é a força intelectual pelo qual uma pessoa é capaz de determinar a média específica para cada situação.
Antes de entrar em uma discussão sobre as virtudes individuais, é necessário esclarecer o que significa uma ação a ser voluntária, uma vez que apenas ações voluntárias podem ser virtuosas. Para que uma ação seja involuntária, deve haver algum princípio externo causador da ação, e a pessoa não deve contribuir em nada com a ação. Uma ação feita através do medo é apenas parcialmente voluntária e uma ação feita por ignorância pode ter diferentes graus de voluntariedade, dependendo se a pessoa iria querer fazer isto caso tivesse conhecimento do que estava fazendo ou não. Uma intenção apropriada é necessária para a ação virtuosa. Intenção não é um desejo, um anseio ou uma opinião, é algo previamente deliberado e é formado com razão ou raciocínio. Só se pode pretender algo quem tem o poder de fazer.
A primeira virtude discutida é a bravura. É uma média entre a temeridade e a covardia. Um homem Bravo é aquele que enfrenta e teme o que deve, pelo motivo certo, da maneira certa e na hora certa. Um homem bravo executa suas ações em prol do que é nobre. É, portanto, aquele que não tem medo de enfrentar uma morte nobre.
A próxima virtude é a temperança. É uma média no que diz respeito aos prazeres corporais. O homem intemperante deseja coisas prazerosas e escolhe-os porque são agradáveis, ele sofre quando não consegue obter o que deseja. Um homem temperante é moderadamente desapegado em relação aos prazeres e dores. Ele ama tais prazeres como manda a reta razão. A temperança mantém a parte desejosa da alma em harmonia com a razão.
A liberalidade é a terceira virtude que Aristóteles analisa. No que diz respeito à riqueza, a liberalidade é uma média entre o prodigalidade e a avareza. Um homem liberal vai dar para a pessoa certa, a quantidade certa e nos momentos certos. Ele também vai cuidar adequadamente de seus bens. A liberalidade não depende da quantidade da doação, mas do hábito do doador, que leva em conta a quantidade que o doador tem, e o que ele é capaz de dar.
A próxima virtude é a magnificência, que consiste em dar grandes quantidades para ocasiões adequadas. A deficiência desta virtude é chamada mesquinhez e o excesso é ostentação. Um homem magnificente gasta com alegria e generosamente, sem ficar calculando custos, mas sempre com um propósito nobre.
A magnanimidade, a quinta virtude que Aristóteles discute, é um dos picos da virtude. Um homem magnânimo reclama e merece grandes honras. Alguém que merece honras, mas se considera menos merecedor do que realmente é, é indevidamente humilde, e alguém que afirma honras, mas não as merece é vaidoso. É melhor ser vaidoso do que indevidamente humilde, porque a vaidade será naturalmente corrigida pela experiência de vida. Um homem magnânimo é grande em cada uma das virtudes, e é uma espécie de ornamento das virtudes, porque ele mostra o quão boa uma vida virtuosa é.
A próxima virtude diz respeito à honra, especificamente pequenas e médias honras. É uma média entre o excesso e a deficiência de ambição, que pode ser descrita como a certa ambição.
A virtude que é uma média com relação à cólera é a calma. O excesso é chamado de irascibilidade. As pessoas birrentas, são difíceis de apaziguar, mas depois que retaliam tendem a se esquecer do ocorrido. Alguém que é mal-humorado guarda rancor por muito tempo. Louva-se o homem que encoleriza nas ocasiões certas, com as pessoas certas, no momento certo e durante o tempo adequado.
As próximas três virtudes são apreço, a média entre obsequiosidade e grosseria; veracidade, a média entre jactância e a falsa modéstia; e espirituosidade, a média entre a jocosidade e a rusticidade. O que implica falar as coisas certas da maneira correta, bem como saber ouvir de maneira apropriada.
A última virtude, que reúne e ordena todas as outras virtudes, é a justiça. Justiça também pode ser considerada, num sentido mais específico, como uma das virtudes. Tanto a justiça em seu sentido específico, quanto a justiça em um senso completo da virtude, são definidos em relação a outras pessoas, mas a justiça no sentido específico está preocupada com a honra, propriedade, segurança e coisas semelhantes, enquanto a justiça no sentido mais amplo está preocupada com a virtude como um todo. Outro subgrupo de justiça é a justiça distributiva. A justiça é um meio termo entre dois extremos de injustiça. O que é justo na distribuição deve ser de alguma forma de acordo com mérito.
A justiça natural é aquilo que é justo em todos os tempos e lugares. Justiça convencional é aquela que é feita de leis e costumes. Todas as leis são, até certo ponto, justas porque nenhuma lei é melhor do que outra lei, porém apresentam algumas falhas, e não conseguem levar em conta todas as circunstâncias específicas. Como resultado, um juiz deve decidir de acordo com a intenção do legislador ou com a ideia por trás da lei, quando a lei não parece se encaixar corretamente a situação.
A prudência é a virtude intelectual da razão prática. Ela está preocupada com as ações humanas e dá à pessoa a capacidade de escolher o que a média virtuosa é em situações específicas. Adquirir a prudência exige tempo e experiência. Prudência e virtude ética são necessárias uma para a outra.
Continência e incontinência dizem respeito aos prazeres corporais assim como a temperança e a intemperança, mas são diferentes deles. O homem incontinente está disposto a fazer o que ele sabe que é ruim por causa de suas paixões. O homem continente sabe que seus desejos são ruins, e não os sacia devido à sua razão. A diferença entre a continência e temperança reside no fato de que para um homem temperante seus desejos estão alinhados com a sua razão.
Amizade é uma parte necessária a uma vida feliz. Existem três tipos de amizade: amizade baseada na utilidade, a amizade baseada no prazer e amizade baseada na virtude. Apenas o último tipo é verdadeira amizade. Amizades com base na utilidade e prazer tendem a não ser muito duradouras, uma vez que só duram tanto o tempo quanto cada um obtém a utilidade ou prazer que ele deseja do relacionamento. Amizade baseada na virtude está ligada ao desejo do bem para com o próximo. Esta amizade verdadeira é necessária ao auto conhecimento e ajuda a ambos os amigos a crescer na virtude. Amizade pressupõe justiça e vai além disso. A virtude de um amigo é amar. A relação que se tem com um amigo é como a relação harmoniosa entre as diferentes partes da alma de um homem virtuoso.
Ao contrário do que muitos filósofos possam dizer, o prazer é um bem. Ele aperfeiçoa ações. A bondade do prazer é determinada pela bondade da ação que o acompanha. O bem maior, a felicidade, também deve envolver prazer.
As ações superiores, e a mais completa felicidade do homem é uma vida de contemplação dos bens superiores. A capacidade intelectual do homem é a sua maior capacidade e, portanto, sua maior felicidade reside no uso dessa capacidade. A vida contemplativa é tão sublime que é praticamente divina, e o homem pode alcançá-la apenas na medida em que há algo divino nele. A contemplação é a ação que melhor atende a todas as qualificações que o bem supremo deve ter, porque é a mais contínua, completa e auto suficiente de todas as ações.
Para a maioria das pessoas, a mera exortação não será suficiente para fazê-los agir virtuosamente. Consequentemente, as boas leis são necessárias, a fim de tornar as pessoas virtuosas. Leis e educação adequadas são, especialmente necessárias para os jovens, a fim de treinar as suas paixões e desejos para estar de acordo com a razão. No entanto, uma vez que um número tão grande de homens não são virtuosos, as leis são necessárias não apenas para os jovens, mas para todos.