Ética a Nicômaco

Ética a Nicômaco Aristóteles

Resenhas - Ética a Nicômaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victor 19/12/2016

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2015.
"E há de se supor que seja da mais prestigiosa, sobretudo da mais soberana arte. E tal ciência parece ser a política, pois ela designa quais são as ciências necessárias nas cidades e quais cada cidadão deve aprender e até quando. E vemos também que, dentre as potências, as de mais alta monta sujeitam-se a ela, por exemplo, a arte da guerra, a gestão econômica e a retórica. Já que a política, ao fazer uso das demais ciências, ainda legisla sobre o que é preciso fazer e do que é preciso se afastar (...)". (p. 18)

"Assim, estabelecemos de modo suficiente que a virtude é um meio-termo, e em qual sentido ela o é, a saber, que ela é um meio-termo entre dois vícios, um segundo o excesso e outro segundo a falta, e que ela é um meio-termo de tal tipo porque visa à posição intermediária nas paixões e nas ações." (p. 57)

"As crianças, com efeito, também vivem à mercê dos apetites, e é principalmente entre elas que o desejo do agradável é encontrado. Se, então, não se torna a criança dócil e submetida à autoridade, ela irá percorrer um longo caminho nessa via, pois em um ser sem razão o desejo do agradável é insaciável, embora experimente todas as fontes de satisfação. O exercício desse apetite reforça a tendência inata, e se esses apetites são grandes e fortes, eles cessam o raciocínio." (p. 91)

"O dinheiro, portanto, tendo um papel de medida, torna as coisas comensuráveis entre elas e as leva assim à igualdade, pois não poderia existir nem comunidade de interesses sem troca, nem troca sem igualdade, nem, enfim, igualdade sem comensurabilidade. Se, então, é possível tornar as coisas muito diferentes comensuráveis entre elas, ao menos, no que diz respeito à procura, pode-se alcançar de modo suficiente, já que tudo se mede em dinheiro." (p. 136)

yara 20/02/2019

"todo o conhecimento e todo o trabalho visam algum bem"
em Ética a Nicômaco, a definição de conceitos pilares para a ética aristotélica (como a finalidade das ações, a ciência, o conhecimento, a felicidade, o meio termo, o prazer, o bem e os bens, a razão, as virtudes, a liberalidade, a justiça, a amizade e as formas de governos) são apresentados de uma maneira muito específica, para que o leitor entenda a conceituação e a aplicação (ou não) de tais conceitos com grande abrangência e especificidade.

por um lado, a filosofia defendida por Aristóteles é agradável e faz muito sentido, mas a leitura é apresentada de uma forma um tanto maçante. Ao meu ver, a escrita me pareceu bastante circular (por exemplo, após definir um conceito, ele apresenta ressalvas, excessões e casos de aplicação que ele diz não importar ou que não será aprofundado no momento e volta para a conceituação, e assim sucessivamente), o que deixou minha leitura bastante lenta, apesar do livro não ser extenso.

mesmo me identificando bastante com Aristóteles, o cansaço em ler a obra quebrou bastante a minha vontade em lê-la. Portanto, não considerei uma leitura fundamental como outros clássicos da filosofia, mas sempre irei considerar Aristóteles como um estudo fundamental para a construção de caráter, entender a vida e afins.

SamuellVilarr 23/08/2021

Ética a Nicômaco, Aristóteles.
A Ética a Nicômaco de Aristóteles é um tratado dos mais significativos, variados e diversos tipos de assuntos do ponto de vista do conhecimento, das relações, do homem e da Ética. Este livro compõe capítulos que expressam o pensamento do filósofo com base em suas perspectivas e também em conceitos que são essenciais para o entendimento do pensamento do mesmo. Ele traça uma extensa explicação aprofundada dos conceitos e determina, na maioria das vezes, as características que justificam tais assuntos e os seus aspectos internos e externos. Os focos principais, diria, estão representados sobretudo na identidade do homem enquanto ser e em suas perspectivas e relações em diferentes pontos de vista, pois, em um hemisfério ele compõe capítulos sobre a amizade, o bem, a felicidade, a temperança, a intemperança, a justiça, a injustiça, ou seja, as validações, as instigações, os impulsionamentos (que está mais relacionado com a finalidade, que o autor entende como uma forma de sustentar e beneficiar o agir, cujo propósito é o conceito que ele chama de sumo bem) e todos os aspectos providos desses aspectos do comportamento humano e de suas relutâncias e perfis éticos e filosóficos; de contrapartida, há o outro hemisfério no qual o filósofo já toca mais no sentido das experiências, das características da mente e do intelecto, dos funcionamentos da percepção e do pensamento, aspectos da ciência e do conhecimento, conceitos como sabedoria prática, sabedoria filosófica, razão intuitiva, conhecimento científico e arte são alguns que caracterizam o momento em que o filósofo traça algumas considerações interessantíssimas sobre tais assuntos, sempre com as suas justificativas da experiência, ou como a notável descrição da percepção continua e sucessiva da mente, na qual percebemos que pensamos, percebemos que pensamos que percebemos, assim também com o ambiente e os sentidos e etc. Diria que este livro é um dos mais interdisciplinares que eu já estive lendo, um dos mais interessantes de filosofia e o mais interessante que eu já li do autor, se não de filosofia antiga também, como também, a variedade e a riqueza dos assuntos tratados exprime uma notável sabedoria e um início de uma tradição filosófica (também a outras disciplinas do saber) que perduraram e perduram nos dias de hoje, pois ficaram enraizadas no pensamento e se ramificaram primorosamente em alguns sentidos específicos, diria que este livro é uma obra essencial para o pensamento do filósofo e para o conhecimento em geral, embora as vezes o leitor (como eu) possa considerar complexo, pois em alguns sentidos especiais o é, ainda vale a pena prosseguir e avançar com a leitura.

Jonas incrível 21/03/2020

Muita informação pra minha cabeça
Achei confuso demais. Vai muito além da minha capacidade de abstração. Algumas coisas eu compreendo, mas a maior parte me fez voar na batatinha. Sabe quando você tá lendo, mas na verdade tá pensando na morte da cabrita, pois é foi isso....?

Murillo.Cota 05/05/2020

Tradução truncada e com muitos erros
Não recomendo essa edição, pois a tradução está truncada (o pensamento fica confuso exigindo muito esforço de leitura para o entendimento, o que não se dá com outras edições) e cheia de erros. O ponto positivo é que segue a divisão para referência universal, não estando portando dividida em capítulos.

Jack 12/06/2020

Recomendo
Um dos temas centrais para o livro, por sinal, é a felicidade, alvo de atenção sobretudo nos livros I e X da produção.
Aristóteles assume um papel de pedagogo porque se preocupa com a educação e com o futuro do seu próprio filho.

Maycon.Felipe 22/06/2020

Eu não gostei de quase nada desse livro de Aristóteles, na verdade, não entendi quase nada. Daqui alguns anos vou lê-lo de volta e ver se consigo entender de forma inteligível.

Fernando.Lovato 25/09/2020

Livro amigável para quem quer conhecer uma das escolas éticas mais famosas da humanidade.
Como diria meu ex-professor de graduação, Ética funciona de maneira similar a condutas religiosas. Você deve conhecer as várias “escolas” e decidir qual te parece mais racional, mais embasada e que dá conta da explicar a realidade.
No caso da obra em questão, Aristóteles tem uma linguagem amigável para quem não é da área da filosofia. Dentre as escolas éticas talvez seja a mais fácil de ler.

--> Pontos positivos:
. Foco em questões práticas. Aristóteles embasa seus argumentos e não se acovarda de discutir questões puramente práticas. Ex: O homem virtuoso deve ter amigos? ; Qual virtude é mais importante para a vida feliz?
. Grandes contribuições para o avanço da humanidade na área da ética. Fato que pode ser comprovado pela maneira direta ou indireta que suas proposições sobre a ética foram hegemônicas até a modernidade.
. Linguagem inclusiva. Se você tem um mínimo de habilidade em leitura filosófica lerá tranquilamente. Se você não tem, eu o recomendaria para iniciar sua carreira filosófica, embora você enfrentará alguns trechos mais truncados.
. Qualidade das proposições. Os livros VIII e IX sobre a amizade são maravilhosos. Ex: não adianta você possuir conhecimento teórico do que é bom/ético, se você não é virtuoso no dia a dia.

--> Pontos negativos:
. Aristóteles foi um ser humano; logo não tem como desvincular seu pensamento totalmente das questões culturais de sua época. Assim, ele acaba validando ações que hoje são intoleráveis: como a escravidão e tratar mulheres e filhos como coisas (e não como seres humanos de direitos iguais).
. A edição da Martin Claret cometeu um erro medonho de edição. A numeração Bekker (numeração que liga a obra com sua versão original em grego) está misturada com o texto em vez de estar ao lado do texto como deve ser. Quem não sabe o que é a numeração Bekker deve ficar horrorizado ao ver uns números perdidos no meio do texto.
. Muitas refutações que ele faz de seus opositores são baseadas em premissas que não estão expostas na obra (estão em outras obras e ele não faz referência). E o pior é que as premissas são frágeis como: o que é infinito é melhor do que é finito; ou todo movimento tem uma causa (ele não sabia da lei da inércia). Enfim, ele não refutou vários autores que ele julgou ter refutado.
. Aristóteles força a barra com sua teoria das causas em algumas situações. Também compara itens que não fazem muito sentido.

Marcio527 21/10/2020

neste livro, Aristóteles trata de assuntos como felicidade, amizade, entre outras coisas, leitura bastante interessante

André 18/12/2020

Útil em si mesmo
O livro é um pouco cansativo de se ler, contudo gostei de vários pontos que o autor retratou, como a questão da utilidade das coisas em si mesmo, por exemplo, você gostar da amizade de alguém só pela amizade e não por um interesse, pois se a amizade for por interesse ela se acaba assim que esse não existir. Recomendo a leitura e acho válido buscar na internet explicações para entende melhor o sentido do livro, por ter uma linguagem mais rebuscada.

Ant Jr 20/02/2021

Leitura pessoal de Ética a Nicômaco
Terminado (133)
Ética a Nicômaco

Nessa famosa obra Aristóteles trata de assuntos ligados à ética, moral, amizade e um pouco de política.

Para ele as virtude morais são a base da felicidade do homem justo.

Elas pertencem ao homem que as pratica!

As melhores amizades virão de ambos homens que sejam virtuosos.

Assim como a melhor política vem de homens virtuosos que fazem as melhores leis.

Recomendo a leitura!

#aristoteles #filosofia #virtudes #politica #felicidade #etica #eticaanicomaco

Radmilla Diniz 08/03/2021

Denso e cansativo, mas valeu a pena.
Eu resolvi ler esse livro pois eu me interesso muito em estudar assuntos da filosofia, ainda mais os filósofos gregos (tenho um carinho especial), gosto de estudar eles por prazer.
Na época do ensino médio, nas aulas de filosofia sempre tinha trechos desse livro de Aristóteles e quando vi que tinha ele na minha estante, não pensei duas vezes antes de ler, pois com certeza iria agregar na minha bagagem sobre o assunto.
Mas vamos ao que interessa, foi uma leitura muitos cansativa pois é o conteúdo é muito denso. Apesar disso, a leitura foi muito boa, aprendi muito mais sobre o pensamento de Aristóteles, pois deu mais profundidade ao que eu já conhecia pelas aulas de filosofia na época da escola.
O meu livro está todo colorido com aqueles marcadores de páginas que grudam, porque fiz muuuuitas marcações.
Enfim, eu amei ler esse livro, e com certeza para quem quer dar mais profundidade aos estudos de filosofia grega, vale muito a pena ler, recomendo!

Thaysa.Salles 04/04/2021

Li para fazer um trabalho da faculdade, mas até que foi uma leitura legal. Não é o que costumo ler por questões de compatibilidade, mas acho que este foi um bom livro para começar a me aprofundar mais pela filosofia. Não sei se leria se não fosse pela faculdade, mas é isto.

Silva 17/04/2021

Sobre a obra
Um clássico transcende sua mera existência física; é um monumento do pensamento humano, uma âncora na vastidão do tempo, uma obra cujas raízes penetram as profundezas da história e da reflexão. Não posso, em boa consciência, recomendar a imersão em tal obra a menos que haja uma chama ardente dentro de você pelo conhecimento filosófico ou um anseio por desvendar os mistérios que moldaram a trajetória da humanidade.

Neste contexto, não há espaço para religião ou autoajuda, pelo menos não no sentido mundano e superficial atribuído a tais conceitos. Se busca uma leitura leve, uma bússola para orientar seus passos, ou um vislumbre de clareza em meio à névoa da vida, então sugiro buscar outro texto, distante das vastas estepes dos clássicos filosóficos.

Porém, se anseia por desbravar os corredores labirínticos da filosofia, particularmente explorando os domínios éticos e os pensamentos que ecoam pelas antigas colunas da Grécia, então este é um caminho que vale a pena percorrer.

Aqui, nas páginas desse clássico, encontrará discussões sobre felicidade, amor, amizade, justiça, e outros temas que ecoam através dos séculos. A contemplação da mediania, o equilíbrio das paixões através da razão, e a busca pela felicidade como objetivo supremo da existência humana, são pontos que irão capturar sua mente e sua alma enquanto folheia estas páginas. Especialmente quando confrontamos o panorama contemporâneo, com seus desafios e vicissitudes, e também quando voltamos o olhar para dentro de nós mesmos.

Considero que a relevância deste livro não está em sua atualidade, nem em sua qualidade objetiva. Trata-se, antes, do reconhecimento da importância da filosofia, de Aristóteles, da jornada humana em busca da sabedoria e da virtude. Não se trata de um mero item para adornar sua estante, mas sim de uma oportunidade para expandir os horizontes do pensamento e da compreensão.

Portanto, que Aristóteles seja lido! Que seja lido em prol de um mundo mais compassivo, de uma jornada pessoal em direção à excelência moral. Que seja lido, pois duvido que esta experiência não provoque reflexões profundas sobre a natureza da vida e do pensamento humano.

Kássio Meniglim 12/05/2021

Que livro incrível!
A leitura flui de maneira agradável e expande a mente de forma única.
Os assuntos abordados são de extrema relevância e diria, de forma humilde, que poderia ser uma leitura obrigatória a todos.
Para mim foi uma experiência incrível!
Uma obra de grande impacto!

1 | 2 | 3 | 4 | 5