Ética a Nicômaco

Ética a Nicômaco Aristóteles

Resenhas - Ética a Nicômaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Felipe 18/04/2013

A pedra fundamental do verdadeiro humanismo.
Obra-prima não apenas do Filósofo Aristóteles, como também uma das melhores obras produzidas pelo homem. O sábio de Estagira propõe a ética não como um dever, uma obrigação moral que precisaria ser seguida de maneira alienada e contra a vontade do ser, mas como ethos, um hábito moral, em que se busca articular a vontade e a bondade, configurando os desejos em objetivos republicanos, bom para si e para o coletivo, conduzindo o homem à atualização das potencialidades presentes em sua humanidade.

Ser humanista, portanto, não poderia ser confundido com ideologias políticas ou moralistas, sendo mesmo a negação de uma postura dogmática. O que hoje entendemos pelo termo, equivaleria ao que o sábio apresenta como beatitude humana, própria daquele que desenvolve o seu caráter em sua mais conveniente contribuição ao progresso humano.

Para fazê-lo o autor discute o que é a felicidade, apresentando-a como um "sentimento que encerra o indivíduo" quando este aperfeiçoa-se a partir de sua práxis, aproximando-se de Deus, consagrando-se e tornando o que se é, ou seja, tornando ato o que projeta para si como destino numa perspectiva individual e política, jamais encerrada em si mesmo.

A partir da discussão sobre o que é felicidade pode-se discutir as virtudes deliberativas: a noética, que articula vontade e bondade; a ética, que vem da família e consiste na predisposição do sujeito a uma conduta republicana; e, eis a grande contribuição da obra, a virtude dianoética, capaz de reunir a sabedoria, a prudência, a ciência e a técnica, a fim de efetivar a transformação buscada.

A atualidade desta obra para um tempo histórico ainda marcado pela falsa oposição entre o indivíduo e a sociedade, fundamenta-se no argumento de que Aristóteles nos mostra que o ser só o é a partir do ambiente a que pertence e, portanto, o seu desenvolvimento só pode ser possível e bom, articulada a uma contribuição ao progresso deste ambiente e do próprio homem.

Recomendo fortemente a leitura desta obra "magnânima".

P.S. : As aspas referem-se à conceitos do autor presentes no livro.

Paulo Silas 12/05/2013

Excelente obra!
Durante a leitura é possível perceber que a ética aristotélica é a que ainda nos guia nos dias atuais.

Conceituando a virtude como sendo uma disposição do caráter moral do ser humano, o notório autor discorre sobre vários destes, explanando detalhadamente o ponto exato nos modos do agir e pensar do homem que seriam considerados adequados para que fosse considerado virtuoso.

Buscando de forma sistemática e bastante elaborada pelo ponto central de cada virtude (deixando de se pecar pelo excesso ou pela ausência de determinadas atitudes), Aristóteles evidencia ainda os conceitos de amizade, prazeres e felicidade, delimitando a forma pela qual chegar na excelência de cada qual.

Recomendo!!!

Silvia 14/09/2015

Ela estimula práticas nobres, pois dois andando juntos, tem mais capacidade para agir e pensar ou realizar tarefas;
O livro trata de examinar o caráter e o sentimento da amizade do homem;
A amizade é um amor mútuo;
Ser amigo não é apenas desejar o bem para o outro, mas tão somente a reciprocidade em si, em desejar o melhor.

Antes de explicar os tipos de amizade, o autor aborda o tema amor...
O pensador aponta que nem tudo parece ser amado, somente o que é bom, útil e agradável. Em contraposição o homem ama o que não é bom para ele, mas sim o que lhe parece bom, como se fosse “o que parece digno de ser amado”.
As pessoas amam por três razões.
Amor aos objetos inanimados.
Amor por disposição de caráter.
O amor recíproco.

Daniel.Simoes 25/04/2016

Fala sobre as virtudes e os vícios dos homens, sobre como devem ser as atitudes do homem bom, buscando sempre o equilíbrio (meio-termo) e a justiça para ser feliz (finalidade). Foi mais difícil de ler do que imaginava. Em alguns momentos fica complicado entender a lógica intrincada de Aristóteles. Mas vale a leitura por conhecer o desenvolvimento do pensamento de um homem que viveu há 2500 anos, influenciando todos os filósofos da história que vieram posteriormente.

Ant Jr 20/02/2021

Leitura pessoal de Ética a Nicômaco
Terminado (133)
Ética a Nicômaco

Nessa famosa obra Aristóteles trata de assuntos ligados à ética, moral, amizade e um pouco de política.

Para ele as virtude morais são a base da felicidade do homem justo.

Elas pertencem ao homem que as pratica!

As melhores amizades virão de ambos homens que sejam virtuosos.

Assim como a melhor política vem de homens virtuosos que fazem as melhores leis.

Recomendo a leitura!

#aristoteles #filosofia #virtudes #politica #felicidade #etica #eticaanicomaco

Victor 19/12/2016

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2015.
"E há de se supor que seja da mais prestigiosa, sobretudo da mais soberana arte. E tal ciência parece ser a política, pois ela designa quais são as ciências necessárias nas cidades e quais cada cidadão deve aprender e até quando. E vemos também que, dentre as potências, as de mais alta monta sujeitam-se a ela, por exemplo, a arte da guerra, a gestão econômica e a retórica. Já que a política, ao fazer uso das demais ciências, ainda legisla sobre o que é preciso fazer e do que é preciso se afastar (...)". (p. 18)

"Assim, estabelecemos de modo suficiente que a virtude é um meio-termo, e em qual sentido ela o é, a saber, que ela é um meio-termo entre dois vícios, um segundo o excesso e outro segundo a falta, e que ela é um meio-termo de tal tipo porque visa à posição intermediária nas paixões e nas ações." (p. 57)

"As crianças, com efeito, também vivem à mercê dos apetites, e é principalmente entre elas que o desejo do agradável é encontrado. Se, então, não se torna a criança dócil e submetida à autoridade, ela irá percorrer um longo caminho nessa via, pois em um ser sem razão o desejo do agradável é insaciável, embora experimente todas as fontes de satisfação. O exercício desse apetite reforça a tendência inata, e se esses apetites são grandes e fortes, eles cessam o raciocínio." (p. 91)

"O dinheiro, portanto, tendo um papel de medida, torna as coisas comensuráveis entre elas e as leva assim à igualdade, pois não poderia existir nem comunidade de interesses sem troca, nem troca sem igualdade, nem, enfim, igualdade sem comensurabilidade. Se, então, é possível tornar as coisas muito diferentes comensuráveis entre elas, ao menos, no que diz respeito à procura, pode-se alcançar de modo suficiente, já que tudo se mede em dinheiro." (p. 136)

yara 20/02/2019

"todo o conhecimento e todo o trabalho visam algum bem"
em Ética a Nicômaco, a definição de conceitos pilares para a ética aristotélica (como a finalidade das ações, a ciência, o conhecimento, a felicidade, o meio termo, o prazer, o bem e os bens, a razão, as virtudes, a liberalidade, a justiça, a amizade e as formas de governos) são apresentados de uma maneira muito específica, para que o leitor entenda a conceituação e a aplicação (ou não) de tais conceitos com grande abrangência e especificidade.

por um lado, a filosofia defendida por Aristóteles é agradável e faz muito sentido, mas a leitura é apresentada de uma forma um tanto maçante. Ao meu ver, a escrita me pareceu bastante circular (por exemplo, após definir um conceito, ele apresenta ressalvas, excessões e casos de aplicação que ele diz não importar ou que não será aprofundado no momento e volta para a conceituação, e assim sucessivamente), o que deixou minha leitura bastante lenta, apesar do livro não ser extenso.

mesmo me identificando bastante com Aristóteles, o cansaço em ler a obra quebrou bastante a minha vontade em lê-la. Portanto, não considerei uma leitura fundamental como outros clássicos da filosofia, mas sempre irei considerar Aristóteles como um estudo fundamental para a construção de caráter, entender a vida e afins.

Aline330 25/02/2020

Um clássico, continua a falar de coisas atuais e deixa escapar várias verdades...

Jonas incrível 21/03/2020

Muita informação pra minha cabeça
Achei confuso demais. Vai muito além da minha capacidade de abstração. Algumas coisas eu compreendo, mas a maior parte me fez voar na batatinha. Sabe quando você tá lendo, mas na verdade tá pensando na morte da cabrita, pois é foi isso....?

Murillo.Cota 05/05/2020

Tradução truncada e com muitos erros
Não recomendo essa edição, pois a tradução está truncada (o pensamento fica confuso exigindo muito esforço de leitura para o entendimento, o que não se dá com outras edições) e cheia de erros. O ponto positivo é que segue a divisão para referência universal, não estando portando dividida em capítulos.

Jack 12/06/2020

Recomendo
Um dos temas centrais para o livro, por sinal, é a felicidade, alvo de atenção sobretudo nos livros I e X da produção.
Aristóteles assume um papel de pedagogo porque se preocupa com a educação e com o futuro do seu próprio filho.

Maycon.Felipe 22/06/2020

Eu não gostei de quase nada desse livro de Aristóteles, na verdade, não entendi quase nada. Daqui alguns anos vou lê-lo de volta e ver se consigo entender de forma inteligível.

Fernando.Lovato 25/09/2020

Livro amigável para quem quer conhecer uma das escolas éticas mais famosas da humanidade.
Como diria meu ex-professor de graduação, Ética funciona de maneira similar a condutas religiosas. Você deve conhecer as várias “escolas” e decidir qual te parece mais racional, mais embasada e que dá conta da explicar a realidade.
No caso da obra em questão, Aristóteles tem uma linguagem amigável para quem não é da área da filosofia. Dentre as escolas éticas talvez seja a mais fácil de ler.

--> Pontos positivos:
. Foco em questões práticas. Aristóteles embasa seus argumentos e não se acovarda de discutir questões puramente práticas. Ex: O homem virtuoso deve ter amigos? ; Qual virtude é mais importante para a vida feliz?
. Grandes contribuições para o avanço da humanidade na área da ética. Fato que pode ser comprovado pela maneira direta ou indireta que suas proposições sobre a ética foram hegemônicas até a modernidade.
. Linguagem inclusiva. Se você tem um mínimo de habilidade em leitura filosófica lerá tranquilamente. Se você não tem, eu o recomendaria para iniciar sua carreira filosófica, embora você enfrentará alguns trechos mais truncados.
. Qualidade das proposições. Os livros VIII e IX sobre a amizade são maravilhosos. Ex: não adianta você possuir conhecimento teórico do que é bom/ético, se você não é virtuoso no dia a dia.

--> Pontos negativos:
. Aristóteles foi um ser humano; logo não tem como desvincular seu pensamento totalmente das questões culturais de sua época. Assim, ele acaba validando ações que hoje são intoleráveis: como a escravidão e tratar mulheres e filhos como coisas (e não como seres humanos de direitos iguais).
. A edição da Martin Claret cometeu um erro medonho de edição. A numeração Bekker (numeração que liga a obra com sua versão original em grego) está misturada com o texto em vez de estar ao lado do texto como deve ser. Quem não sabe o que é a numeração Bekker deve ficar horrorizado ao ver uns números perdidos no meio do texto.
. Muitas refutações que ele faz de seus opositores são baseadas em premissas que não estão expostas na obra (estão em outras obras e ele não faz referência). E o pior é que as premissas são frágeis como: o que é infinito é melhor do que é finito; ou todo movimento tem uma causa (ele não sabia da lei da inércia). Enfim, ele não refutou vários autores que ele julgou ter refutado.
. Aristóteles força a barra com sua teoria das causas em algumas situações. Também compara itens que não fazem muito sentido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5