Ética a Nicômaco

Resenhas - Ética a Nicômaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jujumomo 22/09/2021

conceituadíssimo
peguei bem as reflexões que ele aborda, embora algumas vezes eu tenha achado repetitivo. o entendimento sobre o que é a felicidade e como alcançar ela é muito interessante, os demais pontos que compõe a mesma. recomendo, embora a leitura possa ser um pouco maçante

Lysa 17/08/2022

Aristóteles é contemporâneo
Quando me propus a fazer essa leitura, tive receio de não completá-la, confesso. Pensei que poderia ser enfadonha, defasada, mas prossegui mesmo assim. Que bom pra mim! Aristóteles não tem nada de defasado, nem enfadonho. Exímio conhecedor da natureza humana, estava muito além de seu tempo e continua contribuindo, com o ?nosso?.
Conceitos como virtudes, vícios, justiça, amizade, prazeres e dores, estão descritos nesse livro de um jeito único, para dizer o mínimo. Confesso que sai da minha zona de conforto nessa leitura. E valeu muito a pena!

Gabriel 07/06/2022

Análise de Ética a Nicômaco
Caso você seja um(a) entusiasta da Filosofia ou da antiguidade clássica, com destaque para a Grécia ateniense, provavelmente irá apreciar a leitura de "Ética a Nicômaco", de Aristóteles.
Com um estilo de escrita que parece valer-se de recursos linguísticos e expressivos quase poéticos, mas atentando à proposta, o filósofo conduz uma reflexão acerca das melhores ações para o homem.
No sentido de o obter a resposta para o fim último ou felicidade, Aristóteles parte de exemplos práticos e cotidianos da sociedade ateniense, como o trabalho ou a arte.
Recomenda-se, mais uma vez, para aqueles que gostaria de entender a filosofia aristotélica, bem como o pensamento grego.

Nandprogger 21/11/2011

ÉTICA DA VIRTUDE
Por meio da ideia de que a virtude está no meio termo aristóteles elabora sua ética que ainda é atual nos dias de hoje. Para quem não está ainda familiarizado com a escrita filosófica vai sentir dificuldades no início pois o autor explica "de trás para frente" tudo o que quer dizer. Isto é mesmo uma técnica aristotélica de que está explicadando com detalhes cada posição. Acredito que vária leituras do mesmo vão fazer sobressair seu profundo conteúdo

Vicente 30/05/2023

Ótima iniciação
Pra quem deseja iniciar na leitura dos textos aristotélicos, este me parece um bom modo de fazê-lo. A obra não precisa de apresentação ou avaliação, então faço quanto a edição. Me pareceu uma edição excelente. Com notas que esclarecem e enriquecem a leitura.

Alek 05/09/2022

Trabalho Minucioso
Aristóteles disseca as relações sociais e a moral da forma como melhor poderia ter sido feita em sua época e com suas ferramentas. É um livro elucidativo em relação ao pensamento grego e, em partes, à vida que levamos hoje, no que nossas ações implicam, do que se originam e como devem proceder. Recomendo a leitura pra aqueles que tem interesse em construir conhecimento base sobre a filosofia grega e tambem àqueles que desejam um guia à Ética no dia a dia, desde que estes saibam filtrar o correto do incorreto nas observações do autor.

Aline330 25/02/2020

Um clássico, continua a falar de coisas atuais e deixa escapar várias verdades...

Daniel.Simoes 25/04/2016

Fala sobre as virtudes e os vícios dos homens, sobre como devem ser as atitudes do homem bom, buscando sempre o equilíbrio (meio-termo) e a justiça para ser feliz (finalidade). Foi mais difícil de ler do que imaginava. Em alguns momentos fica complicado entender a lógica intrincada de Aristóteles. Mas vale a leitura por conhecer o desenvolvimento do pensamento de um homem que viveu há 2500 anos, influenciando todos os filósofos da história que vieram posteriormente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5