Solitaire

Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

Lauraa Machado 18/11/2020

Complicado e complexo como sua protagonista
Nota verdadeira: 3,5.

Eu não leio nenhum livro sem procurar antes resenhas dele, principalmente resenhas negativas. É um jeito de filtrar livros que têm problemas que me incomodam muito, mas também é um jeito de eu ajustar minhas expectativas. Tem algumas coisas que não dá para perdoar, por exemplo, coisas que o livro se propõe a fazer e não faz, mas já ajuda bem a saber o que esperar. Deste daqui, eu esperava um livro com uma protagonista que "odeia tudo", é mal humorada e difícil de agradar.

É provável que eu tenha gostado da Tori por isso mesmo, por já saber o que esperar, mas também acho que foi um pouco mais que isso. Em nenhum momento da sinopse está claro que o livro fala sobre uma garota com depressão, mas, se você entende um pouco do assunto, é bem fácil perceber sinais desde o primeiro capítulo. Eu entendia as reações da Tori, o que ela estava ou não sentindo, suas motivações e seu jeito de ver o mundo. Por isso, não me irritei com ela. Fiquei, aliás, de olho para ver se a autora a faria do nada melhorar da depressão por alguma razão mágica, mas posso garantir que ela não faz isso.

Não é um livro com enredo movimentado ou até mesmo interessante. Toda a questão do Solitaire (não sei como traduziram no Brasil) foi bem estranha, nunca importante o suficiente, de repente catastrófica, mas ainda sempre incerta. Achei que não foi desenvolvida bem o suficiente e deveriam ter tirado do livro. Simplesmente não encaixou direito, não do jeito que ficou. Mesmo assim, li em dois dias esse livro, porque me apeguei fácil à Tori e até ao Michael.

Apesar do enredo fraco, este livro é carregado pelos personagens, pela Tori principalmente. É bem fácil não gostar dela se você não quiser se colocar no seu lugar, não quiser entender pelo que ela está passando e o que significa ter depressão. É assim na vida real também. Tem muita gente que acha chato e irritante ter que lidar com alguém com depressão e não consegue entendê-los e nem se colocar no lugar deles. Faz sentido isso incomodar muitas pessoas em um livro também, mas não me incomodou.

Gostei bastante do Michael também, de todas suas camadas e como ele nunca é só o que parece. Gostei das situações em que a autora os colocou, como a relação deles seguia os problemas da Tori, como nada era completamente bom ou incrível e mágico, curativo. Gostei bastante do final, apesar de que queria ver mais. Ver Charlie e seus problemas também me fez gostar bastante do livro, mas isso nem é justo. É bem fácil gostar de qualquer coisa se o Charlie aparecer.

Mas o livro também me deixou ansiosa para ler os próximos volumes de Heartstopper, porque quero ver como o Charlie chegou ali e como vai se desenrolar depois!

Eu gostei do livro, mas não recomendo para todo mundo. Não é fácil, leve e divertido ler sobre alguém com depressão assim. Acho a capa super fofa, mas não é do tipo de livro que agrada fácil. Se você chegou até o final da minha resenha, se já sabe que Tori é difícil, complicada, pessimista e mal humorada e ainda assim você quer ler, vai na fé. Suas expectativas já devem ter sido ajustadas!

cecilia325 07/11/2022

?it's funny because it's true?
esse livro não e feliz, muito menos sobre uma história de amor, esse livro e sobre a tori. e na minha opinião, ela é uma das melhores pessoas na história do universo.

cecilia 22/06/2022

saga osemanverse
não foi meu preferido, mas ainda sim gostei bastante, tori spring minha terceira spring preferida
meio pesado, precisa de uma preparação mental pra ser lido

cecilia 14/11/2022

all over the place
quatro estrelas porque eu nunca vou achar que alguma coisa que a alice oseman escreveu não é extraordinária, mas é nítido que esse foi o primeiro livro que ela escreveu. definitivamente o que eu menos gostei (desculpa alice você sabe que eu te amo). tem partes muito marcantes e eu gostei muito dos personagens, mas não sei se gostei do ritmo da história. também é definitivamente o livro mais extremamente dramático da alice, e olha que os outros também são MUITO dramáticos. a alice passou tempo demais no tumblr na adolescência e tá tudo bem.

anita 05/09/2022

to escrevendo isso daqui roxa de tanto chorar, eu to tremendo to chorando to berrando e to em choque com esse livro, acho que foi a história mais transparente que eu ja li, e no sentido de que mostra simplesmente a vida da tori com os pensamentos dela e a sua vida que não tem nenhum grande entretenimento, e isso que torna o livro INCRÍVEL, maior obra da alice oseman, vou lembrar de solitaire pra sempre

cami 08/12/2022

Acho que o que me fez gostar tanto desse livro é como eu me identifico muito com a Tori.

Desde que li Heartstopper eu estava curiosa pra saber mais dela, ainda mais que com as poucas aparições eu já me via nela.

Eu só não achei muito a relação do plot com ela, acho que não linkou muito bem, ainda assim é um plot bom, mas as partes que falam sobre os sentimentos da protagonista são incríveis. Os personagens que vão aparecendo, principalmente Michael dao esse ar mais especial ainda.

Gosto muito da escrita da alice oseman porque não é complicada, e me deixou bem entretida no enredo.

TahR 12/05/2022

Lendo o livro eu entendi porque compararam com O Apanhador no Campo de Centeio. É realmente como O Apanhador no Campo de Centeio, só que bom.

Eu não sei explicar os sentimentos de confusão e indenficação que esse livro me causou. Não pensei que ia me indenticar com a Tori, porque geralmente não entendo muito livros assim de adolescentes cronicamente pessimista. Mas a Alice tem alguma coisa que quando eu menos esperava, bateu.

Cibeli Sebajes 12/06/2022

Um retrato da adolescência dos últimos tempos
Tori é uma personagem que me deixava muito curiosa enquanto lia Heartstopper, com aquelas aparições esporádicas e poucas palavras, então é claro que vim correndo ler esse livro quando descobri que era focado nela. Realmente pode causar vários gatilhos por abordar depressão, ideação suicida, tentativa(s) de suicídio, comportamento obsessivo compulsivo, transtorno alimentar; mas gostei justamente por ser mais "pesado" e abordar mais a fundo questões psicológicas, porém entendo que pode ser difícil de ler para outras pessoas. Acho que todo mundo que foi um adolescente desmotivado e um pouco triste no ensino médio vai se identificar um pouquinho com a Tori (it takes one to know one), mas assim como a Tori, a gente consegue sobreviver a essa época cheia de ansiedades e decisões que precisam ser feitas. Em relação a escrita da Alice Oseman( que aqui tinha apenas 17 anos), foi uma leitura bem fluída, o que pode tornar a leitura meio difícil são os tópicos abordados, mas tirando isso é um livro que dá vontade de consumir todo de uma vez, e que equilibra bem o pessismo e ansiedades com os momentinhos que o Michael aparecerem que são os melhores (e nem sempre os mais leves também, mas interessantes sempre são!). Foi ótimo conhecer a Tori.

Theeminha 30/01/2022

Uhmm.. NÃO!
Eu deveria gostar da personagem principal? Tori é chata demais.
Não entendi o que a autora tentou passar com essa estória. Tori é uma personagem egoísta e chata, mas chata mesmo.
Não tem nada nesse livro a não ser a personagem reclamando e repetindo " It's funny because it's true"
Em resumo, Tori se acha o Alecrim dourado, nada e nem ninguém é bom o suficiente e todo mundo é fútil na opinião dela.

Esse foi um daqueles livros que a gente termina sem entender como a gente conseguiu chegar até o final.

A Tori é tão tóxica em relação a como ela julga e reclama de tudo que me deixou com um sentimento ruim e drenou toda minha energia. Haha (It's funny because it's true)

vifinkler 04/05/2022

Vi um monte de resenha ruim mas?
É o exato tipo de livro que eu gosto. É a experiência mais real de adolescência que já vi em livro, ou seja, que é uma fase bosta demais. Achei até bacana a representatividade hipster e depressão. Li em 3 dias, mas a maioria foi hoje na aula. Foi bom conhecer a história da Tori e acho que o melhor disso é que tira toda a romantização da vida perfeita do Charlie de Heartstopper. Na real, essa história deixa a vida dos dois muito crua, pq tu vê como a família deles é péssima e como estão os dois lidando completamente sozinhos com os sentimentos.

poli! 30/05/2022

Tori, Tori...
esse livro meio que se tornou um dos mais importantes pra mim, pq a Tori é uma personagem que eu me identifico muito, muito mesmo. meu eu de 4 anos atrás era 100% ela, e hoje em dia eu ainda me identifico bastante (porém não com a parte não saudável, graças a Deuskkk) com vários aspectos de sua identidade. sei lá, é muito bom se identificar com uma personagem. reconheço que ela não é uma personagem fácil de gostar, mas eu a amo.

embora solitaire tenha se tornado um livro extremamente especial pra mim, admito que não é muito bom. olha, eu não tava esperando uma história bem elaborada e cheia de profundidade. vim esperando um YA simples sobre a vida de uma garota depressiva e sua relação com a escola, com os amigos, com o mundo... só q o enredo é bem fraco, bem fraco mesmo. e os personagens também são rasos com exceção do Michael (e do Nick e do Charlie, mas é pq eles já são apresentados em heartstopper).

achei as descrições bastante confusas :(( por vezes não dá p entender o que tá acontecendo e parece q faltam pedaços de texto pra fazer sentido, sei lá. há momentos que uma descrição confusa faz sentido quando o narrador se encontra confuso e perdido em seus pensamentos - até pq a Tori é uma personagem que pensa demais -, mas não creio q tenha sido essa a intenção, e as descrições só são ruinzinhas mesmo. e supondo q tivesse sido a intenção, não foi uma boa ideia.

além do mais, tem uns diálogos mto irreais e o final, puts... me desculpem, mas foi um pouco broxa. tudo aconteceu rápido demais (o que só piora com as descrições confusas) e deixou muitas questões em aberto. não sei como essas questões são/vão ser desenvolvidas em outro livro ou hq, mas gostaria q fossem.

mas agora vou falar um pouco bem também, afinal, o livro não é ruim, eu juro kkkkkk só não é ótimo. mas enfim, é um livro com linguagem de fácil entendimento, ideal pra ler depois de uma leitura pesada ou para pegar o hábito de leitura. também é ótimo pra refletir, eu acho.

é inovador e revolucionário? não, mas durante aquele tempinho que você tá ali, cria um lugar tão agradável, tão aconchegante...

eu sei que apontei várias coisas ruins mas mesmo assim, amo esse livro. eu posso amar uma coisa e saber criticar ela. pq apesar de tudo, eu sou muito grata a Alice por ter escrito solitaire. a Tori me representa tanto e isso me deixa um pouco feliz, eu acho. não tinha como essa obra nao me marcar e não se tornar importante pra mim. e eu não sei se é verdade, mas vi em algumas resenhas q elu escreveu essa livro aos 17 anos!? se isso for real, ela está de parabéns de qualquer forma. na verdade isso me deixa um pouco preocupada também, pq parece q alguns pensamentos da Tori poderiam ser da própria Alice e... isso dói. acredito que se Alice reescrevesse esse livro hoje em dia, a história sairia mil vezes melhor!! mas é uma boa história pra passar o tempo. queria mais desenvolvimento em vários pontos mas tudo bem :')

camila1856 18/09/2022

resenha
tinha horas que parecia que tudo tava sem pé nem cabeça, principalmente no final do livro. mas no geral me prendeu bem ? adoro a tori bichinha sofreu

Oliver70 02/06/2022minha estante
Como assim não gostaram ? Eu simplesmente amei esse livro

Letícia 06/07/2022

Completamente apaixonada por todos os personagens desse livro!! Curiosa para ver os outros livros da Alice

Ana Fortuna 19/06/2021

Solitaire - Alice Oseman
!aviso de gatilho!
Pesquisem um pouco sobre os gatilhos antes de ler!

Foi um livro que eu gostei muito! Muitas frases legais e acabei me relacionando muito com vários personagens principais. Aceitei apenas uma parte do plot, apenas algumas coisas eu achei surpreendente. Mas foi um livro que me trouxe muitas reflexões! Aborda muitos temas importantes e que devem ser refletidos pelas pessoas. Ainda que os personagens me cativaram muito, e amo a Tori desde Hearstopper.

Amo a Alice Oseman.