Solitaire

Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

Alexwnce 19/09/2022

I-N-C-R-I-V-E-L
com certeza o melhor livro da Alice que eu já li, eu recomendaria para todos que eu conheço, me identifiquei muito com a Tori, e eu gosto de como a Alice representou Depressão

Mariana 22/09/2023

Não funcionou para mim
Achei a Tori muito chata e repetitiva, apesar de gostar dela como irmã do Charlie.
A história não tem muita fluidez e realmente parece que é só a mesma coisa em várias páginas.
O ?mistério? implantado desde o começo do livro não te prende muito e achei a resolução muito óbvia, dava pra saber desde o início, o que tira o fator de surpresa e plot twist.
Enfim acho que talvez o livro funcione pra quem se identifica muito com a tori, mas não foi o que aconteceu comigo e eu terminei o livro só porque a escrita da Alice Osman é fácil.
Ah e se vc se identifica com a tori por favor procure ajuda ? Terapia faz bem pra td mundo

alotropia 07/12/2022

gostei até, mas só
me identifiquei com muitos pensamentos que a tori tinha e achei a relação dela com o michael bem interessante, tanto que, provavelmente era por ela e pela amizade dos dois que eu continuei, porque a parte do solitaire?sinceramente, achei bem xoxa e capenguinha, parece até que fui eu que escrevi essa bomba. tão previsível que não chegou nem na página 100 e eu já tinha uma ideia do plot inteiro.
em suma, achei legal até, mas não me surpreenda que a alice oseman queira reescrever o livro inteiro.

obs: um ponto positivo tb é que consegui expandir bastante o vocabulário !!!

Lane 17/10/2023

Lindo
é muito incrível acompanhar a Tory, o livro consegui ser muito profundo, leria muitos outros livros sobre a personagem

camille.doarte 03/05/2022

It?s funny because it?s true
É um livro pesado. Tori Spring é realmente uma personagem complexa e, ao mesmo tempo, muito cativante. Você não consegue entender muito ela e o que leva ela a fazer as coisas que faz. Nick e Charlie estão um pouco diferentes do que a gente tá acostumado a ver nas comics de Heartstopper.

O plot é previsível, mas é interessante. Lembra aquele livro/filme NERVE. Só achei o final muito corrido, parecia que ê Alice queria terminar logo (e tá tudo bem. Esse é o primeiro livro que ela publicou). No geral não gostei tanto quanto achei que gostaria. É um livro 8 ou 80. Depende muito de quem está lendo.

lunely 10/03/2023

Me conecto com a tori spring em um nível espiritual. cada vez que eu leio esse livro, mais eu amo. enfim, é meu comfort.
edit: eu amo o michael holden mais do que eu amo meus parentes

dandgrandi 19/06/2022

Solitaire
Gostei do livro.

Ele é bem rapidinho de ler (ou ouvir) e o inglês não é muito difícil. Gostei da Tori, apesar dela ser um pouco difícil as vezes eu achei ela uma protagonista legal. Me apaixonei pelo Michael, imagino que algumas pessoas não devam gostar tanto da personalidade dele mas eu amei!

Só que eu tenho uma pequena crítica, a cena final, envolvendo a tori no telhado e tudo mais, achei meio mal feita, não sei explicar. Podia ter sido uma cena mais seria, onde abordasse melhor o assunto de uma forma profunda, mas pra mim acabou parecendo mal feita.

Mesmo com isso, o resto da leitura foi ótima.

Petebe 25/08/2022

Que livro
Uma super jornada de descoberta de como lidar com a depressão e a pressão social e fora que cada tapa que a Alice dá em forma de conselho que sempre irei lembrar. Para um primeiro livro ela lacro mt

Amanda 17/08/2022

Leitura Solitaire
Gostei MUITO! Pra quem gosta da Tori é muito legal, você conhece ela muito melhor, os personagens e as relações entre eles tem um desenvolvimento muito bom!! Gostei muito e tenho interesse em ler mais da mesma autora

Sarah 26/05/2022

Nunca pensei que daria 3?? pra um livro da Alice Oseman
Primeiramente, eu queria dizer que minha experiência no começo foi bem ruim por causa da quebra de expectativas. Eu li Solitaire logo depois de ler os dois primeiros quadrinhos de Heartstopper e assistir a série. Então, eu tinha criado uma imagem de que a Alice Oseman era uma pessoa super fofa que criava histórias para deixar o coração quentinho.
O problema é que? Solitaire é o total oposto disso. É um livro pesadíssimo, com gatilhos em todas as páginas, em que a gente tá dentro da cabeça de uma adolescente depressiv@ e com tendências suicid@s.
Isso foi o primeiro ponto que afetou muito a minha leitura. Sinceramente, mesmo que a história seja narrada pela Tori, não parecem nem os mesmos personagens de Hearstopper.
Em segundo lugar, a história/enredo em si é bem fraco, pra não dizer que muitas vezes fica confuso. A questão é que a Tori é uma personagem EXTREMAMENTE autocentrada - pra não dizer egoista - e, por isso, maior parte da narração se da dentro dos pensamentos dela. Isso faz sentido com a construção da Tori, mas fez com que todos os outros personagens ficassem rasos.
Aliás, aproveitando pra falar que a personagem da Tori - que ocupa quase toda a história - não é lá muito fácil de gostar. No começo, até 40%, ela me irritou MUITO. Isso principalmente por causa da rivalidade feminina desnecessária que ela cria com as amigas. Cara, sério, isso me incomodou demais. Ela não conseguia nem ouvir o que as amigas falavam, só ficava pensando em como elas eram fúteis e como ela, Tori, era diferente de todas as outras. E nada mais insuportável do que essa energia de ?I?m not like the other girls?, né?
Eu acho importantíssimo abordar assuntos de saúde mental, mas eu achei sim que Solitaire abordou de forma descuidada. Isso porque, como já mencionei, tem gatilhos em todas as páginas e só no final tem um pinguinho de felicidade no livro. Eu entendo que tenha que ser verossímil com uma adolescente depressiva, mas aí, na maior do tempo isso é intragável.
O maior problema do descuido, pra mim, é que TODO MUNDO no livro sofre coisas horríveis. Se a Tori fosse depressiva, mas os outros personagens trouxessem uma visão mais positiva, já séria diferente sabe? Em vez disso, traz uma visão extremamente pesada e até perigosa pra um YA, considerando a idade do público.
Por fim, deixo essa mensagem: tenha cuidado com sua própria saúde mental quando for ler. E, finalmente, não é que eu tenha achado o livro ruim, mas ele definitivamente não é fácil de gostar.

O.b.s.: o que eu achei legal foi ver a evolução da escrita da Alice Oseman. Ela escreveu Solitaire quando tinha 17 anos e, desde então, definitivamente evoluiu muito ;)

moonyeons 17/09/2022

minha nossa nossa nossa
Esse livro foi nada como eu esperava, eu achava que só seria um livro de parte da vida da Tori e o como ela lidava com isso, o que certa parte foi. Mas não tem nada há ver com o universo das HQs de Heartstopper, não são folhinhas de outono, é tiro, porrada e bomba, provavelmente porque todo o livro é do ponto de visão da Tori, que mostra que ela é definidamente pessimista e um tanto depressiva, e ela vai trabalhando isso enquanto várias coisas acontecem na vida dela, problemas familiares, amizades que não parecem como uma, um menino extravagante que não sai do seu lado e a própria cabeça dela, acaba sendo interessante o quão é real as vezes em que ela fala sobre a própria vida. Essa com certeza não é uma história de amor, é só a história dela, que é muito interessante por sinal.

Ludmilla Silva 05/07/2022

"I think a lot of people are secretly angry all the time"
Eu tive uma relação um pouco de amor e ódio com esse livro, pois ele demorou a engatar para mim e tudo me irritava desde a narração do audiobook, a protagonista até o início da narrativa, todavia depois isso mudou e se tornou uma história interessante. Após terminar a leitura eu entendi que gostei do livro como um todo, mas parece que faltou algo, é uma leitura morna não acontece muita coisa, e o que cativa de fato o leitor são alguns personagens.

A princípio foi complicado para eu entender que eu não gostava muito da protagonista Tori, porque eu adoro as pequenas e pontuais aparições dela em Heartstopper, então estar na cabeça dela foi meio torturante e confuso para mim. Ela não é uma personagem que você gosta logo de cara, ela cresce com você e no meu ponto de vista é mais fácil começar gostar dela, no fim do livro do que no início. E o meu maior problema com ela é essa relutância que ela tem em aceitar que as pessoas querem estar ao lado dela, querem ser suas amigas, essa ideia de autodepreciação e autossabotagem me irritava um pouco.

Eu odiava que ela era extremamente rude com o Michael sem necessidade alguma e que ela tinha dificuldade de aceitar o que estava acontecendo ao seu redor. E eu entendo que a protagonista é assim, entendo que a ideia é ela ser uma personagem reclusa e com dificuldade de se abrir e deixar os outros entrarem, sei tanto disso que a ideia no final do livro é ela ter evoluído e se desenvolvido para uma pessoa mais aberta e receptiva, mas às vezes ouvir aqueles pensamentos dela era insuportável, de verdade.

A parte que eu mais gostei em relação a Tori foi a forte relação dela com sua família, principalmente com o seu irmão Charlie. Ao longo do livro ela se mostrou totalmente disposta a fazer tudo pelo irmão, a relação deles é linda mesmo que eles não sejam tão próximos quanto desejariam, e isso é sem dúvidas um dos pontos mais fortes da protagonista: esse carinho e preocupação que ela tem com quem ela ama, por isso eu gostei mais dela em Heartstopper do que aqui. Ela não é uma personagem ruim, eu gosto dela e fiquei feliz com o final que ela teve, contudo, não posso dizer que ela é uma personagem fácil de acompanhar.

Para mim, a minha parte favorita do livro foi o Michael Holden, a partir do momento que ele começou a aparecer mais e mais na narrativa a história ficou mais intrigante e interessante. O Michael é aquele garoto misterioso, meio excêntrico e diferente dos padrões de alunos do ensino médio, por isso ele é visto por muitos como o “esquisito”, mas ele é bem mais que isso, ele é gentil, atencioso, inteligente e talentoso. E à medida que descobrimos mais sobre a vida pessoal dele – como o fato dele ser quase um esportista olímpico – ele se torna ainda mais cativante.

Ele e a Tori funcionam muito bem justamente por eles se contrabalancearem, um é o completo oposto do outro (bem aquele meme “someone will die... of fun”), mas tudo fica ainda melhor, pois mesmo magoado Michael quer estar ao lado de Tori, sendo como amizade a princípio ou como algo a mais. Eu não teria essa resiliência do Michael, mas admiro bastante essa insistência e apego que ele tinha, pois, no fim ele conseguiu marcar significativamente a vida da Tori e a ensinou lições muito importantes.

Alguns pontos negativos desse livro que para mim merecem ser ressaltados: em alguns momentos eu achava a narrativa e as descrições um pouco confusas – não tenho certeza se foi em função da narração do audiolivro ou da escrita mesmo – mas eu tinha um pouco de dificuldade em situar os personagens, não sabia muito bem onde eles estavam e o que estava acontecendo ao redor deles e isso por vezes prejudicou o meu entendimento. E o outro ponto diz respeito a Solitaire, eu senti um pouco de inconsistência e motivação nesse mistério, pois por vezes ele era totalmente irrelevante para mim já em outros momentos eu estava completamente instigada e curiosa por tudo, assim eu senti falta de uma construção da narrativa que fosse constante e que não me fizesse perder o interesse a cada capítulo.

Como eu já ressaltei é um livro morno, focado grande parte nos personagens e nos seus dilemas internos, não tem um plot twist ou um evento chocante para transformar a história, mas tem construção e reconstrução de relacionamentos a todo o instante. Talvez sozinho seja um livro fraco, mas em conjunto com todo o universo da Alice Oseman ele se torna ainda mais forte. E um ponto muito relevante a ser lembrado é que esse livro foi escrito por Alice quando ela tinha apenas 17 anos e estava no ensino médio, isso por si só já torna o livro incrível e um grande trunfo, e presumo que muito do que ela escreveu aqui tinha a ver com os dilemas que ela mesmo estava vivendo na época, ou seja, talvez não é tão interessante para mim, mas foi para ela e é para alguém em uma situação semelhante. Enfim, é uma história tranquila eu acredito que vale a pena a leitura para quem gosta do gênero.

Evelly.Carolina 21/05/2022

solitaire
Esse não foi o primeiro livro que eu li de alice oseman, e com certeza não será o último, essa autora é com certeza uma das minhas preferidas.
É incrível como em todos os livros sempre tem uma situação, um personagem, algo que vá te fazer se reconhecer em meio a obra, e a Tori foi a personagem da vez. Pela sinopse, eu já sabia que iria ter coisas parecidas com ela e foi tão bom achar esse lugar reconfortante que é se encontrar em um personagem.
Falando sobre Solitaire em específico, alguns personagens como o Oliver, o Charlie e o Michael se tornaram meus grandes amores, são as coisas mais graciosas do mundo. Além do blog do Solitaire, que em minha opinião estava óbvio de quem tinha feito, mas acho que o foco não era nem o segredo, e sim desenvolver como cada personagem se sentiu sobre os acontecimentos.
Como sempre, esse livro foi incrível e eu pretendo continuar lendo mais coisas nesse universo.

won't 19/07/2022

eu basicamente engoli esse livro. li metade numa sentada e amei cada página até ali, tenho uma identificação muito grande com a tori e amei muito o michael. e seria perfeito se fosse só sobre eles, mas a partir de certo ponto a história passa a focar no mistério (que não é nada misterioso) e alguns acontecimentos foram tão bizarros que parece que a alice escreveu bêbada. final estranho com diálogos clichês e cringes e foco desnecessário nos "amigos" chatos da tori. não é um livro pra todos, mas funciona se vc já leu heartstopper. apesar da narrativa se perder do meio pro fim, o casal principal salva a história e não consegui dar uma nota menor.