História da África José Rivair Macedo

Resenhas - História da África

Antero Silveira 10/08/2021

Esse livro é excelente para quem quer ter uma boa base introdutória para a História da África. Super fácil de ler e entender, e resume muito bem os contextos do continente.

Graça 05/03/2024

Livro com linguagem acessível, que resume a história da África, nos períodos pré-colonial, colonial, independência dos países e no período contemporâneo. Ponto negativo: Por ser muito sintetizado, traz muitas informações de acontecimentos históricos e autoridades políticas, que são difíceis de assimilar. Pontos positivos: A linguagem acessível, as sugestões bibliográficas para cada capítulo e para a História Geral da África. Inclusive com indicação de sites e filmes. Muito bom para quem tem interesse no tema e para professores de Geografia e História.

Carol 04/03/2021

A História da África
Excelente livro para estudantes e interessados no assunto, livro didático e de fácil compreensão só peca por não conter mapas ilustrando as informações.

Dirtyharry82 15/01/2021

Para além da Academia
Esta obra traz de modo suscinto e direto, informações essenciais para quem se interessa pela história do continente africano. Partindo de especifidades geográficas, culturais e políticas, "História da África" reconstrói as diferentes experiências históricas promovidas pelos povos africanos, do surgimento dos Australopithecus aos poderosos reinos de Gana, Mali e da Etiópia, perpassando ainda a dinâmica escravista, o Imperialismo, as lutas pela descolonização e as diferentes perspectivas para os estados-Nação surgidos a partir do pós-Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).
O livro apresenta ainda sugestões de leituras, filmes e sites que contribuem para o enriquecimento da experiência literária.

Genário Dantas 15/09/2018

História da África

Um livro que veio para o leitor deixar de lado todos os estereótipos e contradições que existem sobre a história desse continente que é o berço da humanidade.
Um grande projeto para quem deseja entender a trajetória dos povos africanos contada de um ponto de vista diferente sem o tradicional eurocentrismo que é ensinado nas escolas que por sinal faz pouco caso sobre a história da África. Ele faz uma boa abordagem sobre todos os períodos do continente fala sobre o surgimento do homem, as primeiras civilizações os métodos de sobrevivência a fase antes da chegada dos europeus, colonialismo, imperialismo, partilha da África, descolonização, os primeiros movimentos de independência. Realmente um livro indispensável para o aluno e, sobretudo o professor de história que pretende se aprofundar mais na história desse povo.

Caio.Augusto 26/02/2017

O livro é muito superficial e lacônico, a ponto de soar confuso em alguns momentos, especialmente naqueles que se referem ao período colonial e pós-colonial.

Serve como uma primeiríssima leitura para quem nada sabe o tema, e também pelas sugestões de livros e filmes que oferece.
Gabriel.Butzen 17/10/2017minha estante
É um livro bem introdutório