História da África

História da África José Rivair Macedo




Resenhas - História da África


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Fernando 31/01/2023

Excelente introdução ao tema!
A leitura é simples, bem objetiva e mesmo assim não perde a sua profundidade. É ótimo para quem quer ser introduzido ao tema da história da África, como o próprio título diz.
comentários(0)comente



David William da Costa 09/11/2021

Apesar de pequeno tem muito conteúdo
O livro História da África, escrito por José Rivair Macedo, conta de uma maneira resumida, porém bem colocada, a história da África desde a pré-história até os dias atuais.

Ele traz detalhes sobre os grandes impérios da África, suas religiões, costumes, reinos, etc. Além de diversos períodos históricos pouco debatidos em sala de aula. Mostra também o impacto que teve a escravização e colonização.

O livro mostra o quanto o colonialismo fez com que grandes impérios como Egito, Benin, Mali, Gana, etc. deixassem de existir. Um ponto a se destacar é o que a inserção de culturas externas como religião, costumes e línguas, em especial o cristianismo e islamismo, removeram o caráter da África, lembrando que cada país e reino africano tinha culturas bem diversas, porém gradualmente pareceram mais com a cultura do branco europeu.

O final do livro nos traz uma esperança de que este continente possa voltar a ser tão grande quanto ele era.

Um ótimo livro para todos lerem, não somente quem está na graduação mas também quem deseja entender um pouco mais sobre este continente tão diverso e lindo, a Mãe África!
comentários(0)comente



Guilherme 05/12/2020

Excelente até o século XX - a partir daí, como quase todo historiador brasileiro, fica raso, simplista e anticapitalista sem nexo
RESENHA RESUMIDA: O livro começa te falando que a África é mais do que você pensa mas termina com reducionismos juvenis anticapitalistas que veem o mundo como soma zero. O autor claramente se mostra profundamente incapaz de explicar, caso fosse convidado, o sucesso econômico de países que, com liberdade, saíram da pobreza, como a Coreia do Sul.

RESENHA COMPLETA: O autor dá um ritmo vibrante aos 5 primeiros capítulos. Somos apresentados a povos, estados, movimentos provavelmente não vistos antes pelo leitor comum.

Nos 2 capítulos finais, como quase todo historiador brasileiro (em particular os da USP), entra em campos aos quais não pertence e se revela um virtual analfabeto. Sim, pois se – ainda mais em tempos de pandemia – tem emergido o senso de que aos cientistas, a Ciência, aos médicos, a Medicina, concordo em estender: aos historiadores, a História, aos economistas, a Economia.

As conclusões não são um desastre completo, pois os 5 primeiros capítulos são realmente bons, mas as omissões do autor ao traçar um panorama da África atual falam por si. Não sei se por escolha ou por ignorância – embora um doutor em História tenha pouca margem para se defender usando a ignorância –, mas analisa de forma muito fácil e rasa a realidade atual da África. A limitação rasa e simplista – “a África é pobre por culpa do capitalismo” – dos capítulos 6 e 7 contrasta com diversas quebras de paradigmas muito bem feitas pelo autor até o capítulo 5.

Nas suas “conclusões”, se esquece de indicar casos de (ainda que relativo) sucesso na África, como economias que têm buscado se diversificar, se abrir, como, por exemplo, um caso bastante falado – e que um doutor provavelmente negligencia por opção – como Botsuana ou até Ruanda, que há alguns anos, com um plano robusto, se pretendia “ser a Cingapura da África”. A recomendação de diversificação da economia está presente em sucessivos materiais divulgados pelo menos nos últimos 15 anos pelo African Development Bank, mas seguramente esse tipo de fonte não está no rol de consulta de um doutor em História da FFLCH.

Enfim, no final, o autor só quer fazer você, leitor, terminar o livro morrendo de dó da África, culpando de forma simplista o capitalismo por acabar com um continente inteiro através da queda dos preços do petróleo (pois é, eu sei, não tem nexo). Ele deturpa o sentimento legítimo de injustiça que ocorreu com o colonialismo, passando pano para regimes ditatoriais, mencionando-os rasamente e sem jamais culpar ideologias – inclusive, durante os capítulos que falam de movimentos esquerdistas, o leitor vai sentir unicórnios pulando no campo e harpas celestiais tocando, fazendo pano de fundo às boas intenções democráticas (ironia) de governos como a ditadura comunista de Angola, que não é culpada pela guerra civil do país, à pobreza perpetuada e asseverada pelo governo comunista etíope entre os anos 1970 e 1991, e até mesmo Idi Amin é mencionado tangencialmente (talvez pelos laços com a URSS durante boa parte de seu governo genocida).
comentários(0)comente



Danilo 16/08/2023

Breve e profundo
Excelente livro. Além de dar uma visão geral sobre a história da África, o autor cita várias fontes para aprofundarmos os estudos em determinada época. Ao fim do livro também há referências a obras de arte, como cinema, música, poesia, literatura.
comentários(0)comente



Erica 24/08/2022

Veja a avaliação...
Foi uma leitura muito construtiva, entender como as sociedades africanas foram sendo formadas e como o meio externo afetou as estruturas já existentes.
comentários(0)comente



Tiago Queiroz 28/11/2021

Um livro muito bom, porém breve, objetivo e conciso
O livro é excelente. Narra toda a história da África, desde a pré-história até à Primavera Árabe. O autor é especialista no tema e professor da UFRGS. Só atento para o fato de que a proposta da obra é ofertar uma leitura breve, objetiva e superficial acerca do tema. Se você procura um livro profundo e que adentre detalhes, definitivamente não é este. Ele pode ser usado também como uma introdução ao estudo da África para posterior aprofundamento através de outras obras. Aliás, justamente ao encontro desse objetivo, ao fim de cada capítulo o autor lista uma série de obras para estudos mais aprofundados de cada tema.
Para quem deseja conhecer melhor a África, acho esta uma obra indispensável.
comentários(0)comente



Mainnã 28/03/2020

Comprei o livro pensando em usá-lo para montar sobre África, tema tão deixado de lado na nossa historiografia e com certeza ele cumpriu seu papel. Extremamente didático e de leitura fácil que prende. Recomendo demais
comentários(0)comente



De 31/07/2021

Maravilhoso!
O livro se propõe a descrever a história do continente africano de uma perspectiva decolonial, e realmente faz isso. A escrita é ótima e ajuda muito na preparação de aulas, dando detalhes que muitas vezes são difíceis de encontrar na internet. Dei nota 4 pois o livro não conta com ilustrações e mapas iriam facilitar ainda mais a leitura, bem como notas de rodapé. Ter um mapa do continente africano do seu lado enquanto lê vai ajudar muito.
comentários(0)comente



O Livro da vez por David Thomas 09/08/2022

Leitura necessária
O livro tem uma narrativa ótima, abordando a História da África, desde a pré-história até à Primavera Árabe.
O autor, José Rivair Macedo, é especialista no tema e professor da UFRGS. É interessante observar que
um povo tão importante para a História humana tenha tido sua cultura ignorada (e estereotipada) até os dias atuais.

O berço do antepassado mais remoto da nossa espécie, um dos poucos locais onde a cultura matrilinear
prevaleceu, o culto e respeito aos ancestrais e sua contribuição para as gerações futuras, povo que
foi forçado a sofrer a maior emigração ocorrida até hoje e o único continente em toda História que
caiu sob domínio estrangeiro.

Ainda assim, sua lembrança evoca sempre os famosos estereótipos: escravidão, máscaras, tambores, feitiçaria, fome,
pobreza, aids e todo tipo de violência e guerras. Por quê?

Infelizmente, por razões culturais e religiosas, a principal nação receptora de escravos é a atualmente
uma das que mais reproduzem visões preconcebidas, discursos de ódio e desprezo por esta cultura que
no mínimo deveríamos olhar com um pouco mais de respeito, conhecimento e admiração.

Está longe de ser um calhamaço, mas é uma leitura que requer um pouco mais de atenção (sem contar as pesquisas extras), porém
Tenho certeza que foi uma das leituras mais importantes que fiz em 2022.
comentários(0)comente



AleixoItalo 03/09/2020

Uma síntese sobre a história da África, mostrando os principais processos estruturais pelos quais passou o continente, tão organizado ou poderoso como qualquer outro e quebrando a nossa ideia pré concebida de um continente selvagem ou subdesenvolvido.

O livro narra desde o estabelecimento dos primeiros reinos Africanos, o Egito e os primeiros reinos negros, até a situação atual da África, passando pelo problema da escravidão e da colonização, independência e neocolonização, que engloba os dias atuais. Tudo isso em 200 páginas... pode parecer pouco, mas acredite não é!

O livro é uma síntese da história da África, mesmo resumido ele passa pelos principais pontos: surgimento e desaparecimento de reinos; a influência do Islamismo; as divisões entre Africa branca (Norte e no Saara); África negra (subsaariana); África Ocidental e sua relação com o escravagismo; África oriental e sua relação com Oriente Médio e as Índias, todo palco de batalha que se tornou com a chegada do Europeus e conflitos entre negros e brancos (mais acentuados em alguns lugares do que em outros).

Com um aspecto limpo e direto (semelhante à uma Wikipedia) o livro entrega uma visão geral sobre toda a história do continente. Me permito aqui fazer uma analogia à biologia: quando vemos um animal pequeno, temos uma concepção X sobre ele, uma vez que olhamos ele por uma lupa todo um mundo novo se abre: estruturas que você nem imaginava agora são visíveis, "novos órgãos", "novas cores", mudando completamente sua visão. E isso não é nada se comparado ao que uma observação microscópica pode nos dizer... Faça um teste, abra o Google Earth na África mesmo, escolha um ponto e role o zoom do mouse, quantas novas coisas não surgem no mapa a cada aumento?

... História da África é essa visão sob a lupa. Não se propõe a destrinchar todos os meandros históricos, mas mostra os principais eventos que forjaram a África, introduz o leitor na história desse continente e ajuda a desmontar aquela concepção básica sobre uma terra erma e selvagem!
comentários(0)comente



ThelioFarias 25/07/2016

Para conhecer a África
O professor José Rivair Macedo conseguiu resumir num único livro a história do continente africano, o berço da humanidade. O livro traça a história da África, desde os primórdios, passando pela época das navegações, pelo tempo de exploração europeia até a história contemporânea, quando a África tenta gerir seus próprios interesses, andando com seus próprios pés.
comentários(0)comente



Gustavogl 08/12/2020

Eu não sabia quase nada sobre a história da África. Foi muito prazerosa a leitura e me fez ter vontade de ler cada vez mais sobre os povos do continente africano.
comentários(0)comente



Estersinha 29/03/2022

Os maiores do mundo
Eu particularmente acho a a história da áfrica muito longa e complexa, obviamente não da pra falar sobre tudo em só um volume, mas esse livro abrange muito bem os momentos principais da história.
comentários(0)comente



Papareia dos Livros 20/07/2022

Ótima leitura
É um livro que consegue trazer os principais focos para se entender o desenrolar da história do continente Africano, de maneira bem introdutória, o autor consegue transitar pelos diferentes enfoques dessa história.
Aqui não se tem uma história africana advinda da escravidão ocorrente aos povos deste continente, ele aborda desde períodos antigos até o contemporâneo.
Ele é bem completinho naquilo que trabalha e traz consigo fontes referenciadas.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com
comentários(0)comente



Caio.Augusto 26/02/2017

O livro é muito superficial e lacônico, a ponto de soar confuso em alguns momentos, especialmente naqueles que se referem ao período colonial e pós-colonial.

Serve como uma primeiríssima leitura para quem nada sabe o tema, e também pelas sugestões de livros e filmes que oferece.
Gabriel.Butzen 17/10/2017minha estante
É um livro bem introdutório




21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR