Heartless

Heartless Marissa Meyer

Resenhas - Heartless

angel. 02/12/2022

No comments.
Primeiramente, eu achei genial a escolha de personagem da Marissa. Melhor coisa que essa mulher fez foi recontar a história da Rainha de Copas.
Sobre a Catherine... ela é bondosa, gentil e delicada. Se não soubesse o final da história, você não acreditaria na transformação que ela sofre ao final do livro, de verdade. Porém, isso não muda, KKKK. Ela é uma pessoa que quer desesperadamente, mas no final das contas ela escolhe sonhar acordada ao invés da realidade. Ela espera demais mas nunca consegue agir. Até a vingança, para ela, é uma forma de colocar a culpa em outro lugar (e até pessoa) e se livrar dela, para que ela possa fingir que está bem, afinal. Ela nunca enfrenta o que aconteceu, não realmente. No entanto, agir dessa forma é algo de uma heroína, e sabemos que Catherine está bem longe de ser isso.
Agora o romance, rs. O Jest foi o motivo de muitos sorrisos bobos, mas o romance em si não é o ponto. O que realmente importa é o que esse primeiro amor significa para Cath e como isso afetaria sua vida. É por isso que eu não chamaria Jest de protagonista masculino: o único protagonista aqui, é a Catherine, periodt.
Não posso falar que amei esse livro, portanto, vai ser ?4,25. É um livro que pode ser lido mesmo se não souber a história de Alice no País das Maravilhas, porém, não tem preço você saber identificar todas as referências incríveis durante o livro.

anna_is_busy_reading 10/01/2023

partiu meio coração (releitura)
"Heartless" conta a história de Catherine, futura Rainha de Copas. Filha de um marquês, tem o sonho de abrir uma padaria/confeitaria com sua melhor amiga/ empregada Mary Ann, mas tudo muda quando descobre que o Rei de Copas quer pedi-la em casamento (e quando ela se apaixona pelo novo bobo da corte).

Cheia de emoção, a escrita da Marissa demonstra muito o pensamento de Cath, sendo em discurso indireto livre (quando é em terceira pessoa, mas há pensamentos de personagens). Isso eu acho, fez ela se distanciar dos acontecimentos com outros personagens. Normalmente, escritas em terceira pessoa trazem um ambiente mais amplo, porém eu não vi muito disso. Mesmo querendo saber mais do ponto de vista do Jest, principalmente, eu me senti na pele de Cath em todo o momento, e -mesmo sofrendo sempre quando isso acontece- eu adoro livros assim.

A CONSTRUÇÃO/ EVOLUÇÃO DE PERSONAGENS DESSA MULHER É INCRÍVEL ?. A mudança de uma garota doce, carinhosa, sonhadora, amável, sincera, para- simplesmente- A RAINHA DE COPAS foi muito bem feita. Se não tivesse sido, eu nunca daria 5? para esse livro (duas vezes). A Cath tem uma personalidade forte, e é muito fácil admirá-la... ela *tem* um coração de rainha.
E conseguir transformar essa personagem em uma totalmente diferente é um desafio e tanto. Além de que eu AMO ver personagens se tornando anti-herois ou vilões- mesmo sentindo dor no coração ao vê-la assim.
E o Jest, então?! Nem tenho o que falar. Só quero um homem na minha vida se for ele.

Eu amo a quantidade de easter eggs do filme que esse livro tem! Dessa vez, ao ler com atenção, pude perceber várias. Além de algumas "explicações" que o livro trás- como o jest dando o famoso relógio do coelho branco à ele.

Sobre os plots (vou falar sobre a primeira vez que li, porque já sabia dos plots dessa vez): Um eu já esperava totalmente, enquanto o resto eu nunca suspeitei. Esse livro não tem tantos plots, então não me baseei muito nisso pra dar nota.

Dói muito ler esse livro, mas me faz refletir:
????????SPOILER DO LIVRO????????
Isso foi o que eu disse na primeira vez que li:
O nome do livro é sem coração porque a Cath estava tão arrasada com a morte do Jest que ela achou que não precisava mais de um coração. De piedade, compaixão e amor. Ela não queria, com certeza, passar por aquilo de novo. Ela queria vingança, e seu coração foi um preço que ela não se importava em pagar. Desde então, ela continuou a ser má.
Eu não estava muito errada. Dessa vez, percebi que as Irmãs só pedem o que as pessoas não precisam. Depois da morte de Jest, ela havia perdido tudo. Todos. Para que serve um coração se não tem uso? A única coisa que ela poderia e queria fazer era vingar a morte do seu amado, e doar seu coração para aquelas que realmente precisavam. Para ela, era melhor sentir raiva do que dor. E foi assim que continuou a ser. Talvez, daqui a um tempo, eu tenha outra interpretação, porque esse livro me faz refletir bastante. Veremos.
??????PODE VOLTAR??????
O livro foi incrível, apesar de eu ter percebido que o relacionamento inicou até que "rapidamente". Agora vou procurar fics de um final feliz para ficar menos triste? que Deus abençoe o coração de você que for ler, você vai precisar KKKKKKKK

eloverse 04/06/2023

?Off with his head.?
Eu estava super ansiosa para essa leitura, porém não pretendo prolongar a resenha com as minhas expectativas anteriores :)
O livro trouxe um olhar muito interessante do reino de Copas que é definitivamente diferente da perspectiva de Lewis Carroll em ?Alice no País das Maravilhas?. Os personagens durante a maior parte do livro são centrados e (como posso dizer?) ?comuns?, comparando-os entre o retrato de Carroll e Marissa Meyer.
Acho importantíssimo destacar que por mais que os ambientes sejam ricamente descritos ao decorrer da história, o enredo e o plot não são relacionados à fantasia, mas sim ao romance.
Amei o fato de Cath amar cozinhar e ter esse hobby tão diferente do que comumente lemos em obras fantásticas (mulheres fortes, boas em lutas, etc etc).
O sonho de Catherine e Mary Ann é tão lindo e esperançoso que me fez gostar muitooo mais da amizade entre essas duas personagens, do que do romance principal (sorry, jest) e aí chegamos ao ponto fraco do livro.
Catherine é uma protagonista profundamente gentil e doce, mas ao mesmo tempo decidida e fatídica em suas decisões. É certo que o que ela mais quis durante toda a sua vida foi dedicar-se a sua arte culinária ao lado de sua melhor amiga, Mary Ann. Porém, temos a ilustre presença do nosso querido par romântico, Jest, o novo bobo da corte. Em cerca de dias, Cath abdica literalmente de >TUDO< na vida dela para viver o seu romance com Jest. Em determinado momento, ela simplesmente joga para trás o objetivo da sua vida inteira, age de maneira impulsiva com muitas pessoas, mas principalmente trata a MELHOR AMIGA dela, que passou uma vida inteira a servindo lealmente, como lixo. Isso para mim foi um estrago na imagem da protagonista e arruinou toda a personalidade construída ao longo do livro.
Recomendo bastante a leitura para os bookstans que amam um romance com pitadas de fantasia e uma nova imersão no reino de Copas. Me diverti, ri, chorei e surtei demaiss durante a leitura, portanto não me arrependo nem um pouco.
Anaaaa6 20/06/2023minha estante
eu amo esse livro demais e acho q o ponto do romance e da cath fazer de tudo por ele é talvez o que a autora queria mostrar. a cath tem só 17 anos, é adolescente e nessa fase tudo é mais intenso, ela sente demais, se doa demais..

Duda 24/07/2023

Pior livro da Marissa Meyer?
Vi muitos leitores da Marissa dizendo que esse era o livro preferido deles, então fui ler com expectativa e me decepcionei.
O livro é bom, o desenvolvimento da Catharine foi impecável, ela construiu uma personagem cheia de personalidade, a história dela é muito triste e ela passa por várias coisas que vão te fazer se colocar no lugar dela, você sente as coisas junto com ela.
Não consegui entender direito o sistema de magia e o lugar onde se passa a história, acho que por ter pego o universo pronto de Alice ela não viu necessidade em explicar de novo como as coisas funcionam, senti falta disso principalmente pelo livro não se passar no mesmo lugar que Alice, e sim do outro lado do espelho.
Todos falam do romance, mas achei meio precipitado, o famoso "amor a primeira vista" que não é muito meu estilo, mas durante o livro recebeu um desenvolvimento legal, só o começo que foi meio rápido demais.
Adorei o jogo de palavras que ela trouxe, todas as falas tem que ser analisadas porque podem significar algo totalmente diferente, e as charadas e rimas trouxeram muita magia para a história.
O que deveria ter sido a trama central ficou deixada de lado muitas vezes, e não dava vontade e curiosidade de descobrir o que ia acontecer, foi resolvido muito rápido no final e de um jeito confuso.
No geral eu gostei, ainda acho que ela tem livros melhores (Crônicas Lunares e Renegades ganham de lavada) mas vale a leitura.

navi 25/07/2023

É um bom livro mas não foi pra mim, coloquei muita expectativa e acabei sendo decepcionada. Eu comecei ele e foi fluindo bem até chegar nos 20% mais ou menos, daí pra frente foi só pra trás.

A leitura passou de fluida pra arrastada, tanto que deixei ele de lado por pouco mais de um mês. Muitos personagens me passaram raiva demais, como por exemplo o rei, que homem irritante meu deus, e os pais da Cath.

Achei o romance muito capenga, senti que faltou algo. Não consegui me conectar com os personagens, as coisas foram acontecendo, perdas foram chegando mas eu não senti nada enquanto lia.

O final é bom, por isso as estrelas mas se for contar com o livro inteiro eu diria que foi muito mediano. Espero que os outros livros da autora sejam melhores que esse.
Laura.Persilva 28/07/2023minha estante
Eu concordo com tudo q voce disse!! Sobre o romance, acho q falta alguma coisa pq ele foi muito instantâneo, não da a sensação q é merecido aquele amor todos pq eles se apaixonam em tp dias

navi 28/07/2023minha estante
exato!! no começo foi bonitinho as interações dos dois mas não é aquele romance e aquele amor que valeria a pena desistir de tudo pra viver, senti que faltou aquela química especial, me desapontou muito nisso

Gabs 25/07/2023

Razoável
É um livro muito bom, a história envolve, escrita interessante. Acho que o livro em si começa perfeitamente bem, o desenrolar da história também é perfeito, só que o final não excedeu minhas expectativas. Talvez seja coisa minha, mas acho que poderia ter a possibilidade de um final bem mais envolvente...

Falcão 23/09/2023

Heartless é estranho
O livro inteiro passa uma vibe de estranhamento, parece que a qualquer momento vai se descobrir que a personagem está em uma espécie de matrix, mas nunca acontece, então foi só uma epifania minha.

Essa vibe de afastamento não permitiu que eu me relacionasse tanto com os personagens da história, o aprofundamento deles foi razoável, o meio da história pareceu uma enorme encheção de linguiça mas o final é sensacional.

vahh 13/09/2017

THIS BOOK IS AMAZING
No words to describe how much I LOVED IT, I didn't expect this but this book overcome my expectations and it become one of my fav books. This book is about the Queen of Hearts before she become evil, all the dreams that she had the man that she loved and all of this just...READ IT PLEASE

Kah 12/10/2017

Me virou o cabeção
O fim é inevitável... mas a jornada é enlouquecedora, assim como a escrita. Fenomenal.

Dani 19/10/2017

3,5
"Heartless" está longe de ser cativante como as Crônica Lunares, mas ainda assim é uma boa leitura.

Para os fãs da história original de Lewis Carroll há muitos elementos aqui que irão agradar. A construção de mundo é tão fantástica e maluca quanto a original , embora não apresente muitas explicações, dependendo muito do conhecimento prévio do leitor da obra de referência. A escrita da Marissa Meyer tem um ar mágico,que também complementa muito bem o universo, com uso de rimas, enigmas e divertidos jogos de palavras. Alguns personagens novos são apresentados, mas também temos muitos personagens já conhecidos, com um toque extra da autora em suas personalidades e história.

Gostei bastante do inicio e do fim da história, mas o meio acabou sendo muito arrastado, deixando-me bem entediada em alguns momentos. Cath logo se tornou uma personagem bem irritante com toda sua insegurança e ingenuidade. Boa parte do livro é ela reclamando sobre sua situação, mas sem fazer nada a respeito. Como a história transcorre numa época em que as mulheres não possuíam muitas liberdades de escolha, entendo o que a autora quis fazer, mas foi difícil de acompanhar um comportamento tão passivo sem se irritar.

O romance achei bem sem graça e não consegui me importar com o seu desenrolar. Ele é bem insta-love, mas no contexto desse universo não é algo que incomoda. O problema foi realmente o desenvolvimento raso do relacionamento.

O final, quando a Cath começa a se tornar a rainha de Copas , é uma das melhores partes da história e adorei a justificativa do porquê ela ter se tornado tão cruel e sua correlação com o título do livro.

Após a leitura, fiquei com a impressão que esse é um livro que irá agradar mais quem for fã da história original, devido à quantidade de referências e homenagens que ela apresenta. Confesso que "Alice no pais das maravilhas" nunca foi uma história favorita minha , e isso pode ter tido uma influência também no meu nível de divertimento com a história.

Ivy (De repente, no último livro) 23/12/2017

Esperava mais e me decepcionei...
Heartless é um livro que desejava ler ainda este mês. Desde que foi publicado li sempre diversas opiniões positivas no Goodreads e, o fato de tratar-se de uma história autoconclusiva, escrita pela talentosa Marissa Meyer me deixava ainda mais intrigada. Alie-se à isso o detalhe de que é um retelling da história da infame Rainha de Copas (Reina de Corazones) do clássico de Alice no país das maravilhas, minha curiosidade multiplicava. Entretando, talvez justamente por ansiar demais, terminei o livro frustrada, pois embora tenha sido um bom livro, não foi para nada a obra magnifica que esperava encontrar.

Primeiramente achei Heartless um livro bastante denso. A história demora pra engrenar e até certa parte a história me pareceu cansativa, eu não conseguia ter interesse em seguir lendo. Junto à isso, a personagem principal Catherine tampoco coopera para que a leitura se faça interessante. Catherine, aquela que futuramente se fará conhecida pela frase: "Cortem-lhe a cabeça" me pareceu uma jovem bastante sem graça. É uma protagonista sem magia, com pouco carisma, até mesmo tola. Seu comportamento submisso e passivo me exasperava, faltou mais atitude em Cath, ela foi demasiado volúvel, frágil, deixando-se levar. Esperava por alguém mais determinado, disposto a sacrificar-se por esse grande amor que acreditava sentir, mas me desapontei porque Catherine atua de maneira tão covarde que inclusive me pareceu dificil crer no amor que ela dizia sentir por Jest.
Apesar da autora conseguir conectar de maneira inteligente a trama original do clássico com sua história, Catherine foi dificil de compreender. Na verdade, entender porque ela se tornará uma monarca arbitrária, louca e prepotente foi fácil, dificil mesmo foi crer em suas motivações, em suas atitudes, pois é um personagem que se contradiz à todo o instante e que vacila mesmo diante das situacões mais banais. Catherine não é vitima. Se ela sofre ou é oprimida considero que é por eleição própia, mais que tudo. Catherine jamais diz não, ela não reage, permite que os outros decidam por ela, inclusive nos momentos em que sua vida e destino parecem pender por um fio. E justamente por conta dessa insegurança, ela paga o preço mais alto, condenando-se à tornar-se o odiado personagem que conhecemos no clássico de Alice. Em resumidas contas, Catherine é uma protagonista apática, sofrivel, uma boneca de porcelana que precisa ser guiada e manejada por outros, incapaz de reagir. E isso me tirou do sério no personagem.

O ponto alto do livro acaba sendo os outros personagens que agregam à história toda a magia que Catherine não é capaz de manter. O Chapeleiro Maluco, a Lebre, o Gato Cheshire, Jest o bobo da corte, o próprio Rei de Copas e o Coelho agregam emoção à história e resultam ser personagens mais interessantes do que a protagonista vazia. A trama se salva justamente por conta das histórias paralelas, pois o leitor à todo o momento sente a curiodade natural em desvendar os perigos que ameaçam o Reino de Corações, através da figura sinistra do Jabberwocky, um monstro ameaçador que parece haver surgido do nada e carrega consigo um mistério dificil de desvendar. Além disso, a ambientação magnifica que a autora consegue trazer é todo um acerto. Marissa Meyer realmente consegue fazer o leitor visualizar o mágico Reino de Corações com todas as suas esquisitices e peculiaridades, a autora é ótima em suas descrições, bastante precisa sem tornar-se repetitiva ou pesada.

A narração como disse anteriormente, me pareceu lenta, densa, bastante diferente de sua outra famosa obra, a tetralogia As Cronicas Lunares.
Heartless demora pra tomar folego, tudo parece acontecer na velocidade de um conta gotas e em virtude desse ritmo mais pausado, da história sem ação e da protagonista sem carisma demorei bastante em conseguir finalizar o livro (planejava termina-lo antes do final de Novembro mas se tornou impossivel pois lia alguns capitulos e logo me cansava).

Enfim, viva as diferenças! Heartless é um livro que possui uma pontuação bastante alta no Goodreads e que tem agradado grande parte dos leitores portanto, eu sou a exceção! De modo que, se esse livro está na tua TBR e te apetece ler uma versão alternativa sobre a Rainha de Copas antes da chegada da Alice, não desanime por causa dessa resenha. Não foi o meu livro do ano, admito, mas isso não impede que seja o seu.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2017/12/review-168-heartless.html

Laris 03/06/2018

Sad. Beautiful. Tragic.
Catherine é uma garota com grandes sonhos e um bom coração. O problema é: ela não foi criada para ter sonhos, pelo menos não o sonho de se tornar confeiteira. Não. Sendo filha de um Marquês, ela é uma das favoritas a se tornar a próxima Rainha de Copas, mas isso é a última coisa que ela quer ser. Ela deseja abrir uma padaria com sua melhor amiga, mas não faz ideia de como recusar a oferta de casamento sem ofender o Rei de Copas e sem decepcionar seus pais.

As coisas ficam ainda mais complicadas para Cath com a chegada do novo coringa da corte, Jest. Enigmático, talentoso e charmoso, ele capta atenção imediata de Cath e, pela primeira vez, ela passa a sonhar com mais do que ter a melhor e mais maravilhosa padaria de Hearts. Mais certa do que nunca de que seu futuro não inclui uma coroa, Cath decide enfrentar o destino. Mas antes disso ela terá que fazer escolhas e sacrificar mais do que o título indesejado de monarca.

Mesmo não sendo fã de Alice no País das Maravilhas, Heartless me conquistou. Marissa usou a dose certa de referências, apenas o suficiente para ter uma base na qual ela construiu uma coisa nova a partir do que já foi feito, o que é uma das coisas mais legais de uma releitura.

Eu amei a Cath. Ela é uma personagem forte e altruísta, que nada mais quer do que adoçar a vida das pessoas. Embora eu soubesse o final que ela teria, eu acabei torcendo por ela e acreditando no sonho dela, ou seja, terminei o livro afogada em lágrimas.

Constantemente eu tive que me lembrar que esse livro contava a história de uma vilã e que o final poderia não me agradar. Então foi difícil chegar até a última frase de Heartless sem me sentir devastada e desiludida.

Assim como em Crônicas Lunares, algumas coisas são previsíveis, outras são completamente surpreendentes, principalmente no final. Tirando o ritmo lento no começo, Heartless foi um livro incrível que acabou comigo emocionalmente, mas deixou uma mensagem importante: às vezes, seu coração é a única coisa que vale a pena ser ouvida.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 17/04/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Heartless (lançado aqui no Brasil como Sem Coração) conta a história da Lady Catherine Pinkerton, que viria a ser conhecida futuramente como a Rainha de Copas (a própria do “Cortem as cabeças”).

Já havia lido algumas resenhas - algumas positivas, outras nem tanto - e eu não fui com muita expectativa na leitura. Não escondo de ninguém que amo a Marissa (#sdds Crônicas Lunares), mas infelizmente esse livro não funcionou comigo.

Até mais ou menos a metade do livro, a história estava arrastada e lenta. Mesmo com a escrita maravilhosa da Marissa, com todo seu floreio poético e o clima de País das Maravilhas, eu não conseguia ler mais que alguns poucos capítulos e fica entediada. Depois de um certo acontecimento, melhora um pouco, mas aí desanda tudo de uma vez.

Catherine não é uma protagonista muito interessante, assim como a maioria dos outros personagens. Por mais que ela queira seguir seus sonhos e em certos momentos luta por eles, achei ela um tanto apática em relação a como é tratada, não somente pelos pais quanto por outros personagens. Então, particularmente, eu não me convenci de que essa personagem submissa se torna Rainha de Copas. Achei a mudança de personalidade um tanto abrupta e pouco convincente.

O único que realmente me conquistou foi Jest, o bobo da corte. Com todo seu ar de mistério e magia, Jest te encanta desde sua primeira aparição e só vai aumentando após cada página. Ele é dono de uma alma maravilhosa e um coração grandioso. Assim como não duvido tanto que Cath o amava, Jest amava a futura Rainha de uma forma bem bonita.

Quanto aos personagens secundários, exceto Jest, não conseguiram ganhar meu apreço. Por mais que alguns se destaquem mais que outros, eu realmente não conseguia me importar com o destino de nenhum deles. Piorava depois de algumas atitudes que só me deixavam bufando de raiva.

O ponto positivo é todo o clima de País das Maravilhas. O livro é cheio de referências e personagens do Lewis Caroll, dando aquele ar nostálgico. Junto da história de amor de Cath e Jest, temos também o mistério do perigoso Jaguadarte.

A reta final tinha tudo para ser o ápice do livro, que onde finalmente Cath começa a se transformar no que seria futuramente a Rainha de Copas. Infelizmente, achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Como eu falei, simplesmente toda sua mudança não me convenceu.

Heartless é a história da Rainha de Copas. Por mais que eu goste de livros que contem a origem de vilões, esse aqui não foi uma boa experiência. Mas, pelo menos, fiquei com uma edição bonita na estante.

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/04/resenha-379-heartless.html