O Menino de Vestido

O Menino de Vestido David Walliams

Resenhas - O Menino de Vestido

1 | 2 | 3 | 4

Woodstock 06/04/2021

Em geral, gostei da história. Os últimos capítulos não são tão bons, parece que o autor estava com pressa pra terminar o livro. A mudança brusca nas atitudes e opiniões de alguns personagens não pareceu natural. Não condiz com o restante do livro. Depois vou ler pra minha rebenta e ver o que ela acha. XD

Em particular, gostei deste trecho: "Quer dizer, isso não faz de você um sique, não é mesmo? Em você, é só um gorro. Só um negócio na sua cabeça, não é?".

Ana Cristina 19/10/2021

O Menino de Vestido
O Menino de Vestido é um livro construído de forma muito inteligente e delicada. Voltado para o público infantojuvenil, acompanha a história de Dennis, um menino que se interessa por moda, gosta de usar vestidos e é o melhor jogador do time de futebol da escola.

A narrativa desenvolve-se de modo muito natural e aborda um tema necessário: o fim dos rótulos feminino/masculino. É um livro sobre descobertas e aceitação que acaba sendo uma linda jornada de amadurecimento.

Tuca. 28/05/2014

"Escreva o que achou do livro / o que aprendeu com ele"

Eu. Aprendi. A. Não. Bater. Nos. Coleguinhas. Que. Usam. Vestido.

(Sorry por isso. Só achei meio tosco o modo do Skoob indicar onde a gente escreve sobre nossas impressões.)

Li em duas horinhas. GENTE, que livro massa.

Uma mistura de Road Dahl (tá, ter ilustrações do Quentin Blake ajudaram nessa impressão) com Lemony Snicket (no sentido de não tratar crianças com condescência: o Walliams, como Snicket, sabe que elas não são idiotas).

Muito divertido. Ri horrores. Grifei horrores. De canetinha. Quase colori no final, de tanto que gostei.

*Rô Bernas 05/01/2016minha estante
Oi Tuca...estou começando a leitura e gostando muito...mas confesso que não entendi seu comentário que está entre parênteses ...o que vc achou tosco? rsss

Michael 31/05/2021

Por que o guarda-roupa dos meninos são tão sem graça?
Esse é aquele tipo de livro leve e de fácil leitura, daqueles que você se senta em um domingo de manhã e termina de ler no mesmo dia.

Não sei se com todas as pessoas que leram aconteceu isso, mas eu li com a sensação de estar lendo um filme e não um livro, faz sentido? Talvez por eu pertencer ao mundo dos seres audiovisuais.

Traz como principal mensagem o questionamento a respeito do porquê a sociedade dividir todas as coisas em gêneros, inclusive as roupas. Roupa de mulher, roupa de homem. Revista de mulher, revista de homem. Perfume de mulher, perfume de homem. Enfim, vocês conhecem esse tema.

Gostei, dei 3 estrelas.

P.S. Adoro ler livros infantis kk

toricarvl 29/06/2021

Recomendo
Um ótimo livro, recomendo demais. Eu amei o amigo do Dennis, com certeza irei ler outros livros do autor.

Recomendadicimo ksksks
daniel_iasi 14/12/2021minha estante
Vitória, já que vc curtiu o David Walliams, eu gostaria de te recomendar "A Fantástica Bolha de Marina" (está disponível pela Amazon) de minha autoria.
Esse estilo de escrita do David que mescla humor com questões profundas e relevantes me inspirou bastante na criação do meu primeiro livro.
Grande abraço!

Gabriela 18/05/2022

Opinião
O menino de vestido é uma literatura que cutuca a ferida de alguns adultos, o título ajuda a chocar e ir direto ao ponto. Mas a verdade é que essas são as pessoas que deveriam repensar o preconceito e dar uma chance à obra que, por sinal, é importantíssima e um dos melhores livros do autor.

Denis é só um menino que gosta de futebol e ler as revistas da Vogue.
Gabriela 18/05/2022minha estante
Vcs podem baixar o livro pelo lelivros.com em PDF ou EUPUB

MiCandeloro 22/09/2014

Divertido e Inspirador!
Dennis era um menino de 12 anos que vivia numa casa comum, numa rua comum, numa cidade comum, com seu pai e seu irmão John, dois anos mais velho que ele. Sua mãe havia ido embora anos antes, deixando seu pai infeliz e fazendo-o sentir-se ainda mais carente e sozinho. A única coisa que os aproximava era o futebol. Os três adoravam assistir juntos aos jogos e o pai de Dennis vibrava pelas suas conquistas no esporte, já que o menino era um dos grandes craques do time do colégio.

Entretanto, a dinâmica familiar dos Sims era gélida. Não eram permitidos abraços, demonstrações de afeto ou de "fraqueza", como chorar. Tudo isso só tornava a vida de Dennis ainda mais difícil. Como ele sentia falta dos abraços da mãe, dos afagos na hora de dormir, dos almoços de final de semana, das viagens em família. Ele adoraria poder ter uma mãe por perto, assim como Darvesh, seu melhor amigo, tinha, apesar de não valorizar. A mãe de Darvesh não poupava suas demonstrações de afeto para com o filho, fazendo com que este só reclamasse, envergonhando-se, rotulando-a como doida. Engraçado que geralmente sempre queremos o que não temos.

Se isso tudo não bastasse, Dennis era um menino diferente. Ele adorava roupas de menina, principalmente vestidos. Deliciava-se admirando peças de estilistas famosos e levava muito jeito para moda, mas por causa do modo ignorante do pai, sempre teve que esconder esse seu lado mais poético e delicado. Até conhecer Lisa, uma menina mais velha que estudava no seu colégio e que sonhava em ser estilista.

Certo dia, Lisa o convenceu a sair vestido de menina com a finalidade de pregar uma peça em Raj, o dono da banca de revistas que eles sempre frequentavam. Lisa tinha certeza de que Dennis não seria reconhecido e o fantasiou como uma aluna de intercâmbio francesa. Mas a brincadeira adquiriu proporções imensuráveis quando Dennis resolveu usar um vestido para ir à aula, fingindo-se ser Denise.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Desde que li Vovó Vigarista, do mesmo autor, decidi que leria qualquer coisa que David Walliams escrevesse. É impossível explicar o quanto a sua escrita é preciosa. David consegue abordar temas importantes e, por vezes polêmicos, em histórias infantis, de maneira leve e divertida.

Uma das coisas que mais gosto na escrita do autor é que, mesmo seus livros sendo narrados em terceira pessoa, conseguimos criar uma grande conexão com trama e seu interlocutor. Impossível não dar boas risadas com observações feitas pelo próprio David no decorrer da obra, bem como não se apaixonar por personagens tão humanos criados por ele.

Falando em dar boas risadas, adivinhem quem está de volta neste livro? Raj, o dono da banca de revistas que conhecemos em Vovó Vigarista. Pelo visto, os personagens de David moram no mesmo bairro. Raj retornou com um papel de maior destaque, protagonizando cenas importantes no enredo, sem esquecer-se do seu toque de humor bizarro.

Em O Menino de Vestido, a metáfora utilizada pelo autor a respeito da proibição/permissão de um menino usar vestido pode ser adaptada em qualquer aspecto da nossa vida. Por mais que o livro se trate disso, no fundo, Walliams quis nos alertar sobre a importância de aceitarmos o diferente evitando julgá-lo e rotulá-lo de maneira precipitada. Como o próprio autor diz, seria muito chato se tudo fosse igual, sempre.

Este livro é recomendado para todas as crianças que devem aprender desde cedo a seguirem os seus sonhos para não se tornarem adultos amargos e frustrados. E para quem leu Vovó Vigarista e chorou com o final, não se preocupem, aqui vocês ficarão muito felizes :) Que final lindo e emocionante!

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/08/resenha-o-menino-de-vestido.html

VinAcius49 26/05/2021

Por ser um livro infantil o desenrolar da história foi surpreendente, apesar do autor ter concluído de forma rápida e um pouco irreal, passa uma mensagem importante aos pequenos que se deleitam com a leitura...

Bianca 16/05/2021

Eu gostei do livro, achei muito legal, foi divertido, e o segundo que li desse autor

Lalauvirtuall 05/10/2021

Problematico
Gostei da maneira que o autor abordou a questão de gênero, pois mesmo o Dennis gostando de usar vestidos, ele ainda era hétero (muitas vezes acaba caindo naquilo: ahh ele gosta de roupa de menina, mas é gay), mostrando que gênero e sexualidade são coisas diferentes. Porém o livro é extremamente gordofóbico! Todos os personagens gordos aparecem comendo muito salgadinho e chocolate e só estão la para serem gordos e comerem (????)
Além disso o livro nao comenta nada sobre divorcio e suas consequencias para a família toda, principalmente para as crianças e ainda no final do livro o pai e o irmão dele mudam da água pro vinho! Sairam de bolsominion para militante quase kkkkkk

tore 16/07/2021

cura ressaca
Um livro leve e ficticio. Queria tanto que o mundo real fosse assim...

A inocência e a mente livre de preconceitos que nossas crianças deveriam ter foram muito bem retratadas nesse livro.

Heidi Gisele Borges 06/08/2014

O título já explica, Dennis é um menino que gosta de vestidos. Ele mora com o pai e o irmão mais velho.

Quando o pai descobre uma revista sobre roupas femininas escondida embaixo do colchão do menino briga com ele e o irmão ri.

Essa é uma história sobre amizade e preconceitos, sobre como é fácil olhar e julgar os gostos do outro e se perceber que também tem diferenças.

Ótima leitura que fiz em poucas horas. Recomendado.

Babi 28/08/2021

Bom, porém?.
Gostei muito da história do Dennis, o livro em si é muito bom e teria favoritado a história, porém fiquei incomodada com o estereótipo dos únicos personagens gordos, um inclusive só aparece na cena comendo. Isso me deixou incomodada.

Cacau 31/10/2021

Fofo
Gostei da forma lúdica como o assunto foi tratado nesse livro ver como estou conseguindo passar os valores em que acredito para minha filha. Ela ficou incomodada por ver que quem estava de vestido era retratado como ss estivesse "fantasiado de menina", pois aqui acreditamos que roupas devem ser usadas por quem gosta delas, sem importar o gênero. Foi bom para trazer discussões saudáveis e importantes. Amamos!
daniel_iasi 14/12/2021minha estante
Claudia, que sorte tem a sua filha por apreender desde cedo esses valores tão importantes através da literatura.
Se me permite, eu gostaria de recomendar o meu livro, já que eu me inspiro no David Walliams:
"A Fantástica Bolha de Marina" que já está disponível pela Amazon.
Grande abraço!

Cacau 14/12/2021minha estante
Que legal! Vou conferir em breve! Obrigada pela dica! Abraços!

daniel_iasi 14/12/2021minha estante
Oba! Eu tb agradeço a sua atenção, Cacau! Abç! ;)

1 | 2 | 3 | 4