Pelo prisma russo

Pelo prisma russo Joseph Frank

Resenhas - Pelo prisma russo

Nataly 07/03/2021

PELO PRISMA RUSSO, 1990
Joseph Frank foi um dos ensaístas mais relevantes dos últimos tempos. O teórico construiu uma maneira muito particular de crítica literária, extremamente ligada ao contexto sócio-histórico das obras que analisava.

Isso pode ser bem visto em seu projeto mais audacioso, a biografia de Dostoiévski, dividida em 5 volumes, na qual a vida do escritor russo é costurada ao emaranhado de acontecimentos da Rússia do século XIX.

Em "Pelo prisma russo", fala-se também de Dostoiévski (que recebe um bloco inteiro de ensaios a ele dedicados), mas reúnem-se vários outros temas que, juntos, ajudam a compreender a "maneira russa" de ver o mundo e suas dinâmicas. Há textos sobre as contribuições de Jakobson, Bakhtin, Gogol, Tchernichevski, Turgueniev, Herzen, Leskov e outros nomes da intelectualidade russa, que ajudam a entender a obra dos autores em relação à sociedade na qual viveram.

Com uma escrita didática ao mesmo tempo que extremamente aprofundada nos temas que propôs, essa obra de Frank traz um excelente panorama da vida intelectual russa dos séculos XIX e XX, contrapondo autores canônicos e mais antigos a modernas visões e interpretações.