O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

Julia Ledra 27/03/2023

Não existem finais felizes
O que eu mais gosto nesse livro é o fato de que o mundo não está bem depois da morte do Senhor Soberano. Ninguém teve um final feliz, não foi uma solução perfeita que resolveu todos os problemas do mundo. E isso causa um caos danado nessa história e eu amo cada segundo!

O livro traz muitos temas complexos para serem discutidos ao longo da história junto com toda a narrativa: a importância de registrar a história, tentar fazer o certo e ver tudo dar errado, buscar o teu lugar na sociedade e o teu propósito de vida… Eu amo livros assim, sério!

Tu tá no meio de uma guerra e pensando em como o maior problema ali não são os vários exércitos atacando a cidade, não são as criaturas monstruosas, não são os assassinos ou as conspirações pra destronar o rei… não, o real problema é a questão ambiental kkkkk A bruma que ataca pessoas e ninguém entende o que tá acontecendo.

É uma história muito épica que expande o universo que foi criado no primeiro livro e deixa tudo muito mais complexo.

Silva 25/03/2023

Uma continuação completa, porém com gosto de "quero mais"
Se o primeiro livro conseguiu ser tão incrível e fechadinho no que se propôs, esse segundo conseguiu também. Em O Império Final, tínhamos Kelsier que era um personagem maravilhoso mesmo com seus defeitos, mas que sempre mantinha seus objetivos claros. E aí ficou a pergunta "como vai ser a saga sem esse personagem?". A resposta é "faz falta, mas os outros personagens dão um step up e compensam com sobras essa falta".
Nesse livro, aparecem alguns personagens novos, algumas traições (como sempre) e principalmente um aprofundamento da história não apenas de cada personagem, mas do mundo. O autor escreve de modo que a gente goste de cada um dos personagens, mesmo aqueles mais carrancudos (sim, você mesmo, Trevo) e aqueles mais desprezados (Fantasma, que mostra ser um grande membro do bando).
O desenvolvimento da trama, que aqui é mais política do que necessariamente caótica e conflituosa no sentido bélico, não é arrastado e sempre deixa com uma pulga atrás da orelha, desconfiando de todos. E esse autor entrega tudo pra gente, mas de modo sutil, tanto que eu não consegui ligar alguns pontos que estavam na minha cara e depois fiquei ??.
O livro consegue ter um final muito bom, trazendo um perigo novo em forma de calamidade natural e mais um pouco de "tempero" pra obra.

Yann Almeida 24/03/2023

Que saga!
Esse segundo livro não foi nada do que eu queria de início. A mudança de atmosfera do primeiro para o segundo livro é gritante, a narrativa é mais lenta devido ao sentimento "reduzido" de descobertas quando comparado ao primeiro livro, mas ainda assim um história fenomenal.

Mas o final do livro é um sopro! Simplesmente a leitura fluiu muito rápido.

Steh 24/03/2023

Perfeito
Esse livro (assim como primeiro) me surpreendeu.
Após os acontecimentos finais do primeiro livro, Vin tem que lidar com o que todos achavam impossível: a queda do Império Final.
Após a morte do Senhor Soberano, o novo Rei de Luthadel - Elend, luta por uma cidade onde todos tem direitos iguais, pelo fim da exploração dos skaa.
Mas outros nobres não querem entregar Luthadel assim tao fácil para Elend, e logo exércitos inimigos estão à porta da cidade.
Vin se tornou um ícone religioso após tudo o que Kelsier fez por ela, e ela precisa aprender a lidar com isso.
Entre confiança e traições, todo o grupo de seguidores de Kelsier precisa descobrir o que estão dispostos a fazer e sacrificar para manter os planos de Kel mesmo após sua perda.

Confesso que gostei do Kandra desde o primeiro livro, e a indiferença de Vin para com ele no começo só me incomodou. Amei o desenvolvimento disso, e o final só me deixou mais curiosa para conhecer o povo dele.

Apesar de serem livros longos (1 e o 2), a leitura flui de forma tão prazerosa que não é cansativa ou entediante nem por um momento. A mudança de ponto do vista e o desenvolvimento de todos os personagens são tão bem feitos que não ficam furos.
Eu estou apaixonada pela escrita do Brandon, e já estou lamentando terem poucos livros dele publicados no Brasil.

Thainá 13/03/2023

Envolvente e surpreendente
O poço da ascensão é um livro que te prende de forma que no meio do seu dia você se pega pensando nos personagens e acontecimentos, tentando resolver os problemas e desvendar as questões do universo junto com os personagens. Incrível! Sem contar com as reviravoltas surpreendentes, as emocionante batalhas, os detalhes nos pensamentos e sentimentos dos personagens, mostrando que ninguém é bom ou mau o tempo todo, somos seres complexos e ambíguos. Super recomendo para quem gosta de ficção e aventura.

Luiza.Cabral 09/03/2023

Me decepcionei um pouco. Apesar de ser uma leitura divertida, não entrega nenhum pouco da qualidade do primeiro livro. Vale a leitura pra passar o tempo

Ana Lívia 09/03/2023

Esse segundo livro não é tão bom quanto o primeiro, acho que muito se deve ao final, já que o autor deixou muitas coisas para o final e faltaram algumas explicações e tudo aconteceu de forma rápida, mas ainda assim me deixou curiosa para o terceiro.

Carolyne 02/03/2023

Não posso esperar pelo próximo ?
O livro é realmente bem lento no começo, mas a narrativa me ajudou a continuar a ler. Quando a parte lenta passou, tudo pareceu escorrer pelos dedos em uma velocidade inebriante.

Eu adoro os povos do Sanderson, e os kandras e koloss genuinamente me entretinham muito, acho que definitivamente um ponto alto do livro.

Elend e Vin eram pra mim, um ponto de alívio no livro, eles ficaram angustiados um com outro e cada um tinha seus problemas em mente. Mas num livro que fala em guerra na maior parte do tempo, o relacionamento dos dois me trouxe conforto (?)

O final é tão inesperado, mas não do mesmo jeito que o primeiro. O império final realmente me deixou mais impactada, porém não tive tanta vontade de correr pro próximo livro como estou tendo agora (Em partes porquê eu realmente gostava do Kelsier.) Gosto de como os personagens agem depois de o conhecerem, e
ainda mais de ver-los lembrar dos tempos antes do Kelsier.

Tudo que mais me perturbou veio de Sazed e Marsh, francamente o epílogo mais me dá angústia e ansiedade sobre esse Terrissano.

Ana Sara 28/02/2023

Esse livro foi bem difícil de ler, achei a vibe dele muito diferente do primeiro, enquanto o primeiro é rápido e fluído esse foi mais lento levei meses pra conseguir concluir mas valeu a pena. O autor faz uma expansão muito boa da mitologia e isso é realmente muito interessante. A parte difícil pra mim foi as consequências de uma decisão que o autor fez no fim do primeiro livro, a pessoa que ele tira do ciclo faz muita falta e como era meu personagem preferido ficou difícil ler sem ver ele. A protagonista é maravilhosa, tudo que ela faz, todas as decisões que toma são cabíveis e direciona bem a história. Mas o livro tem algumas contradições, coisinhas aqui e ali que me irritaram e o final não sei ainda o que pensar sobre ele já que foi um plot conflitante e vai contra o que o grupo pregava. Outra coisa que me incomodou muito foi que só se fala de guerra, sei que é livro sobre guerra mas é cansativo e o respiros são poucos. Senti muita a vibe de Reino de Cinzas enquanto lia ele por se tratar de dois livros que falam muito de guerra a diferença é que Reino de Cinzas foi mais cativante e envolvente pra mim pelo menos. O final é muito envolvente as últimas 200 páginas devorei de uma só vez, posso reclamar de muita coisa mas a escrita do Brandon é realmente muito boa. Em fim tô ansiosa pelo último livro mas com medo também de pra onde a história vai

Kétly 24/02/2023

Eu ainda não sei oq dizer sobre esse livro, lindo incrível e maravilhoso, mas eu estou com medo de ler o próximo pq eu sei que vai acontecer algo muito muito ruim

aliceeee0 24/02/2023

QUE EXPERIMENTAR AVASSALADORA!
Eu não sei o que dizer, esse livro me deixou boquiaberta do começo ao fim, são tantos acontecimentos, tanta coisa de uma vez só que eu achei que ia enlouquecer. Senti muita falta do Kelsier, mas o autor foi genial em provar como cada personagem era capaz por si própria. Simplesmente perfeito.

Chana.Deon 23/02/2023

Não esperava aquele final
Eu dei 4,5 estrelas, mas queria dar 4,25. Acho que é um livro longo e que as vezes demora para acontecer as coisas, mas me apeguei aos personagens e o enredo é muito bom.

Vitoria.Milliole 22/02/2023

Brandon Sanderson, você me paga!
Contrariando a esmagadora maioria das opiniões, não achei esse mais lento que o anterior. Muito pelo contrário. Talvez seja porque, quando peguei esse pra ler, já estava habituada ao cenário e aos personagens, ou talvez eu simplesmente tenha me apegado a um estilo de escrita mais detalhado que nem perceba mais, mas aqui eu li até mais rápido que o anterior. Esse segundo volume focou mais na política, é verdade, mas de forma alguma eu achei isso ruim. Gostei dele tanto quanto do primeiro, senão mais.

Depois daquele final arrebatador do primeiro livro, Vin, Elend, Sazed e os outros estão à frente do governo de Luthadel, colocando as coisas em seus devidos lugares. As coisas que o Senhor Soberano não permitia. Ao contrário da maioria dos livros, especialmente os segundos volumes, aqui a gente não tem aquele lenga lenga dos personagens vivendo o luto e então se reerguendo: eles não têm tempo pra isso. Assim, Brandon Sanderson também não nos dá tempo de lamentar a perda de personagens queridos, o que, de certa forma, eu achei incrível! É como se a gente tivesse dentro daquelas páginas, sentindo a tensão a todo momento, tendo que deixar pra lá o fato de um amigo próximo ter morrido pra tratar de outras questões. É, eu realmente não entendo como alguém pode ter achado lento.

Eu simplesmente amei o desenvolvimento dos personagens, e aqui eu dou destaque ao Elend. De um nobre rebelde que gostava de filosofar e questionar a divisão do mundo, idealizando uma utopia onde todos são tratados como iguais, aqui temos um rei inseguro, cuja bondade acaba sendo um empecilho pra sua coroa. Até que não é mais. Com a ajuda de Tindwyl, uma Guardadora amiga de Sazed, ele aprende a falar e se portar como rei, mas até Tindwyl sabe que ele conseguiria com ou sem ela. E é incrível ver a transformação daquele nobre metido a rebelde em um verdadeiro rei, bondoso e justo, mas sem mais receios quando se trata de punir aqueles que merecem.

O desenvolvimento do poder da Vin também foi surreal de bom. A Nascida das Brumas mais poderosa do Império, uma arma poderosa contra seus inimigos, a gente até esquece que um dia ela foi aquela menininha desconfiada até da própria sombra que tentava a todo custo não ser notada onde quer que estivesse. Além disso, também foi interessante ver as interações entre os membros da gangue, especialmente entre Trevo e Brisa, e acompanhar os estudos de Sazed.

Isso sem falar nos kandras. O que só temos uma prévia no primeiro livro, aqui é muito bem explorado. Eu amei as interações da Vin com o kandra e como eu passei a gostar dele naquele corpo de cão de caça. Aliás, o autor fez uma jogada genial ao tratar de um certo kandra impostor.

Assim como a Vin e o Elend, eu também fui 100% manipulada até o último capítulo. Que plot twist bem feito! O legal é que eu poderia tentar explicar quase sem me preocupar com spoilers, porque só lendo pra entender a jogada de mestre do Sanderson. Mas não vou fazer isso, até porque nem explicar de forma breve eu conseguiria.

E tem o grande destaque do livro, claro: a trama política. Tem livros de fantasia que se tornam maçantes quando focam na política (cof cof A Rainha Vermelha), que você lê arrastado. Aqui, nem de longe. Tantas manobras e reviravoltas políticas sem perder a coerência uma página sequer. Intrigas, mortes, ataques. Tudo muito coeso, muito frenético, muito cativante. O autor consegue trabalhar com vários arcos ao mesmo tempo e consegue dar destaque a todos, inclusive às criaturas pra lá de esquisitas que ele criou, muitas com suas próprias políticas. O sistema de magia tem as regras muito claras, com limitações e consequências, o que fica ainda mais claro nesse segundo livro.

Eu entendo por quê a maioria gosta mais do primeiro: o que o final dele criou foi um divisor de águas, foi incrível e criou efeitos que foram vistos o tempo inteiro nesse segundo livro também. Mas os finais são incomparáveis, cada um foi incrível à sua maneira. Cada um foi arrebatador à sua maneira.

Quando eu gosto de um livro, não sei escrever pouco, e sinto que nada que eu escreva será o suficiente pra passar a grandiosidade disso aqui, tampouco o meu desespero com aquele final. Só posso dizer que há muito tempo não leio nada tão frenético quanto Mistborn, se é que um dia já li. O fato do terceiro livro ter uma média de avaliações maior que a desse me assusta, no bom sentido, e espero que não frustre as minhas expectativas. E, Brandon Sanderson, você me paga!

Mari 18/02/2023

????
Brincou demais com meu coração,Brandon Sanderson não tem medo de matar personagens e fazer todo mundo sofrer.Eu adorei esse livro e li os últimos 30% numa sentada só. O crescimento da Vin e do Elend é lindo de se ver e os outros personagens da gangue enriquecem demais a trama (que já é incrível). Agora vou tentar me preparar para sofrer no último volume da trilogia.