O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

Alberto 29/05/2023

Não sei o que sentir...
"Mistborn: O Poço da Ascensão" é o segundo livro da trilogia "Mistborn" escrita por Brandon Sanderson, e eu gostaria de compartilhar minha opinião sobre essa obra. No geral, tive uma experiência mista ao ler este livro.

Uma das coisas que mais me atraiu em "Mistborn: O Poço da Ascensão" foi o mundo complexo e detalhado que o autor criou. A ambientação é vívida, e pude me envolver profundamente na trama. Além disso, o sistema de magia baseado no uso de metais é extremamente original e bem desenvolvido, e continuou a ser um dos pontos altos da série.

A narrativa de Sanderson é habilmente construída, com reviravoltas surpreendentes e momentos de ação intensa que me mantiveram interessado. A trama política e os conflitos de poder adicionam camadas fascinantes à história. Também gostei do desenvolvimento dos personagens, especialmente Vin, a protagonista, que passa por uma jornada de crescimento e transformação.

No entanto, um aspecto que me incomodou um pouco foi a extensão do livro. Com mais de 700 páginas, em alguns momentos a narrativa parecia arrastada, e acredito que algumas subtramas poderiam ter sido mais enxugadas sem prejudicar o enredo principal. Além disso, senti que alguns personagens secundários não foram tão bem explorados, o que deixou espaço para um aprofundamento maior.

Um aspecto do livro "Mistborn: O Poço da Ascensão" que deixou um pouco a desejar para mim foi o relacionamento entre Vin e Elend. Embora a trama tenha explorado o desenvolvimento desse romance, senti que ele foi um tanto chato e desinteressante.

Desde o primeiro livro, houve uma construção gradual da relação entre Vin e Elend, com momentos de tensão e atração mútua. No entanto, à medida que o relacionamento avançava em "O Poço da Ascensão", percebi que faltou profundidade e emoção genuína nessa conexão. As interações entre os personagens muitas vezes pareciam forçadas e não consegui sentir uma química real entre eles.

Além disso, o romance entre Vin e Elend acabou se tornando uma subtrama dominante no livro, às vezes desviando a atenção da trama principal. Isso fez com que o enredo perdesse um pouco de sua força, pois eu estava mais interessado nos desdobramentos da trama política e nas intrigas dos personagens secundários.

Outro ponto que contribuiu para minha frustração com esse relacionamento foi a falta de comunicação efetiva entre Vin e Elend. Eles pareciam incapazes de se expressar claramente e resolver seus problemas, o que resultou em mal-entendidos e conflitos desnecessários. Essa falta de comunicação me fez questionar a profundidade do vínculo emocional entre eles.

No entanto, é importante ressaltar que o modo como percebi o relacionamento entre Vin e Elend é uma questão de preferência pessoal. Alguns leitores podem ter se envolvido mais com esse romance e apreciado a dinâmica entre os personagens. No meu caso, porém, senti que essa parte da história não alcançou todo o seu potencial e poderia ter sido melhor desenvolvida.

No geral, "Mistborn: O Poço da Ascensão" é uma sequência satisfatória que expande o universo da trilogia. Apesar de alguns pontos fracos, como a extensão da narrativa e a falta de desenvolvimento de alguns personagens, a obra ainda apresenta uma trama rica, um sistema de magia original e momentos emocionantes. Eu apreciei a leitura, mas com algumas ressalvas ao longo do caminho.

Carol2203 28/05/2023

"Alendi não pode chegar ao Poço da Ascensão"
A atmosfera de tensão durante o livro todo é incrível, as questões políticas, mitológicas e fantásticas são maravilhosas.
De novo, o final me fez de boba. Sempre vou tentando achar as pistas pra entender antes do fim do livro, e assim como aconteceu no primeiro, não peguei todas as peças. Mistborn sempre "explode" minha cabeça (e não só no final, as descobertas ao longo do livro também).
Além disso, é tudo muito criativo e eu sinto que deve ser a série mais criativa que eu já li ?
A única parte que não me agradou tanto nesse livro foram os laços afetivos, por isso tirei um estrela. O romance ainda acaba me cansando um pouco, a importância dele pra tudo aqui me encheu o saco kkkkk... E pra mim faltou mais da dinâmica do grupo presente como no primeiro livro, acho que bons personagens foram esquecidos.
Mas ainda é um livro incrível em todos os outros aspectos, e vale a pena.

Assis 07/05/2023

No que acredito?
Um segundo volume e tanto. Uma narrativa arrebatadora com um enredo fortemente emotivo permeado por ações muito bem alocadas.

Mas para além disso, "Mistborn: o poço da ascensão", volume II da trilogia, é um enredo que se aprofunda cada vez mais nos mistérios da profecia terrisana sobre o Herói das Eras e nos guia em boa parte pela perspectiva do Guardador Sazed enquanto ele estuda e anota e revisa cada um dos textos que vai descobrindo.

E, justamente sob esse ponto do enredo, o autor também nos deixa uma lição: a de como funciona um processo de pesquisa e interpretação de informações.

E, a cerca das emoções de nossos personagens, acompanhamos um jovem rei tentando governar da forma mais branda possível uma nação que que por mil anos viveu sob a imposição de um soberano enquanto tenta entender não apenas seus sentimentos por sua amada como os dela por ele. O que, por sua vez, nos leva a toda sorte de conflitos emocionais pelos quais ela, Vin, passa. Uma vez que ama Elend, o rei, mas não se acha digna dele. Assim como seus questionamentos sobre tudo o que o Sobrevivente lhe deixou como legado ao lhe preparar para o papel que ela vem representando desde a sua morte na rebelião contra o Senhor Soberano também a faziam duvidar de sua posição enquanto salvadora do povo.

Além disso, o enredo político é muito bem desenvolvido para os termos da proposta do livro e toda a narrativa segue sem precisar forçar nada, fazendo com que cada peça cumpra seu propósito assim como cada gancho solto deixado é simplesmente adequado para a conclusão que estar por vir.

Hanajima 06/05/2023

ESTOU EM COMPLETO CHOQUE
EU FUI ENGANADA DURANTE DOIS LIVROS INTEIROS, CARA. TUDO NÃO PASSOU DE MENTIRA. TÔ MAL, MAS AMEI O LIVRO.
Como sempre, Brandon nunca decepciona. Apesar do começo dele ser lento, e eu entendo o porquê dessa leitura ser assim, as últimas 150 páginas fazem TUDO valer a pena. Era plot atrás de plot.
Meu coração foi completamente destroçado pelo final desse livro, mas isso me deixou muito curiosa pra ler o encerramento da trilogia.

davidplmatias 30/04/2023

Um livro bom, para um livro do meio
É um livro que conecta a história com sua épica resolução final. Não é um livro tão bom quando analisado sozinho. Aqui vemos mais tramas políticas do que mistborn de fato. Mas continua sendo fabuloso.

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 25/04/2023

Um narrativa repleta de reviravoltas e surpresas
O livro O Poço da Ascensão é o 2º volume da série da fantasia Mistborn, escrita por Brandon Sanderson, um dos maiores nomes do gênero na atualidade.

A história começa logo após os eventos de Mistborn: O Império Final, o primeiro livro da trilogia Mistborn. Com o Senhor Soberano morto, a cidade de Luthadel está em um estado de caos e incerteza. Um ano se passou desde os acontecimentos liderados por Kelsier. Sem sua liderança, os seus seguidores precisam carregar o peso que é conduzir um governo.

A protagonista, Vin, uma poderosa Alomante, tem que enfrentar não apenas os desafios políticos e sociais da cidade, mas também suas próprias dúvidas e inseguranças.

Nesta continuação, o leitor é apresentado ao novo vilão da trama, Zane, um alomante ainda mais poderoso que Vin, que a desafia em todos os sentidos. Enquanto isso, Elend Venture, começa a se envolver mais na política da cidade, buscando estabelecer uma nova ordem social. Ele precisa carregar o peso da coroa e estabilizar o império.

Uma das características mais marcantes de O Poço da Ascensão é a construção de mundo detalhada e envolvente. Sanderson cria um sistema de magia complexo e original, baseado na ingestão de metais e seus efeitos no corpo humano. Esse sistema, chamado de alomancia, é explorado de maneira inteligente e criativa ao longo da história.

Além disso, a narrativa é repleta de reviravoltas e surpresas, mantendo o leitor sempre intrigado e ansioso para descobrir o que acontecerá a seguir. Sanderson também aborda temas como poder, política e ética de maneira profunda e complexa, criando personagens multifacetados e interessantes.

O que eu mais gosto desse livro, são as reviravoltas políticas, e os rumos que a história vai tomando. Brandon deixa um gancho muito bom para o terceiro livro, Herói das Eras. Eu também gosto muito do sistema de magia, é algo que não se vê em outros livros de fantasia.

Leia a resenha completa no blog: https://www.nickexaltacao.com.br/2023/04/resenha-mistborn-o-poco-da-ascensao.html

site: https://www.nickexaltacao.com.br/2023/04/resenha-mistborn-o-poco-da-ascensao.html

Sa Klabacher 25/04/2023

Saudades, Kelsier
Misborn é Mistborn, né? Com uma trama política MUITO boa e um sistema de magia impecável, não tem como ser um livro ruim.
"O Poço da Ascenção" é visivelmente um livro de transição, aquele que prepara o caminho pro desfecho da Primeira Era. A maior parte dele foca principalmente nos sentimentos da Vin, no desenvolvimento do Elend e da guerra iminente da Luthadel recém liberada do controle do Senhor Soberano. O livro dá mais foco também aos terrisanos e a profecia do Herói das Eras, o que gostei muito.
É um livro muito bom, mas o meu maior problema com ele foi o ritmo, que não me pegou tanto. A trama política é bem detalhada nesse livro, então fica bem extensa, e os detalhes do relacionamento da Vin com o Elend também são bem trabalhados (e como eu não curti muito os dois juntos, fiquei de saco cheio). Isso deixou a leitura um pouco arrastada pra mim, o que foi melhorar só nos 80%, que foi SURREAL de bom e me deixou arrepiadíssima.
Acho que eu teria gostado mais do livro se o romance tivesse sido deixado um pouco mais de lado, e se o livro fosse um pouco menor também (o Kelsier tb faz muita falta, saudades). Mas o final compensou MUITO, e não vejo a hora de ler a conclusão da trilogia.

Alberto 09/05/2023minha estante
Coloca alerta de spoiler na sua resenha

@livroseresenha 09/05/2023minha estante
Desculpa, tinha esquecido

Alberto 09/05/2023minha estante
Fui ler ela, e acabou com minha experiência kkkk porque vi que o Elend vira um Nascido das Brumas.

Tenshin0 07/02/2024minha estante
Amg, vc leu o livro como? KKKKK
Só pra saber

Rebeca292 14/04/2023

Não sei o que pensar, só sentir. Que livro foi esse? Fiquei obcecada e agora estou aqui em posição fetal

Rafaelle 11/04/2023

Que livro bom
Se eu pudesse dar mais de 5 estrelas eu dava. O início foi meio lento, principalmente ficar relembrando como o poder funciona. Esse também é um livro mais político e mais parado que o primeiro, mas eu amei e a leitura foi muito fluída. O final é muito bom e tiveram várias coisas que eu não esperava. Amei Elend e Vin durante o livro, no primeiro livro não comprei mto o romance deles mas nesse ficou bem melhor construído. Ansiosa pro próximo

Tania 09/04/2023

Que livro longo ???
Primeiro ponto,o primeiro é infinitamente melhor,não que esse seja ruim,mas como eu sou muito apegada ao personagem do Kelsier, não acho que o Elend um protagonista digno de continuar o legado do sobrevivente de Hathsin.
Vamos começar por ele,o sobrevivente, o livro se passa um ano após a sua morte,mas pela forma como os personagens agem,parece q ele não morreu a tanto tempo assim, me refiro a quantidade inacreditável de vezes que ele é citado, entendo a insistência de entender o seu legado,mas achei desnecessário as comparações do tipo, "ah,se o kell estivesse aqui,as coisas não aconteceriam deste jeito",sério, é muito irritante.
Esse livro é desnecessariamente longo, entendo que é feito toda uma construção de uma guerra com não só 1,mas 2 exércitos, mas chega uma parte em que fica cansativo até esperar por esta guerra e o livro vai ficar emocionante lá pelas últimas 100 páginas.
Falando um pouco sobre cada personagem.
Sazed continua como dono do meu coração,nada a declarar.
Estou começando a ter ranço do Brisa.
Ham, trevo e Dox só aprecem quando é conveniente.
Elend percebendo que nem toda a guerra pode se ganhar nas palavras é um bom desenvolvimento.
Todo o lance da Vin tentando descobrir se é ou não boa o suficiente pro Elend é bem chato e arrastado,entendo as motivações da personagem, as desenvolver todo esse plot com ela se sentido atraída pelo Zane "homem mal" foi uma péssima escolha.
Zane foi um personagem muito bom,mas que foi desperdiçado em um triângulo amoroso de merda...
Mas enfim...
Não gostei muito do final,achei o plot meio nada a ver,espero gostas mais do próximo...
Pra quem for ler,boa leitura.

Cintya.Verso 04/04/2023

BRANDON SANDERSON É O PAI DA LITERATURA FANTÁSTICA
Um desfecho extremamente envolvente para os atos do primeiro volume da série.
Em Poço da Ascensão, Brandon Sanderson dá uma verdadeira aula sobre ações e consequências em uma narrativa.

No segundo volume da saga Mistborn, acompanhamos a gangue do sobrevivente, em especial a Vin e o Elend aprendendo a como lidar com a nova realidade do império central.
Esse livro tem momentos extramente perfeitos de romance, mas seu foco principal é sem dúvidas política; o doce e venenoso jogo entre governantes.

E engana-se quem pensa que o sistema de magia não seria expandido. Ao longo da jornada passamos a conhecer outras ligas de metais alomanticos e também seres como Koloss e Kandras, que tem sua importância para o enredo.

Porém, quem definitivamente rouba a cena em todos os momentos é a Vin. Agora não mais aprendiz do Kelsier, mas sim, considerada herdeira do sobrevivente e a mais poderosa Nascida das Brumas. A acompanhamos durante todo o livro em seus dilemas quanto ao novo governo, sua função no Império Central, é claro, entender seu papel em uma trama muito maior.

Mistborn: O Poço da Ascensão é um livro para os fãs de Intrigas Políticas com uma pitada de romance e personagens muito envolventes, e que sem dúvidas já se tornou um dos meus livros preferidos.