O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

LeSoze 03/07/2023

Lento e saboroso
Esse livro foi um acontecimento, com momentos mais lentos que o primeiro, mas não deixa de ser uma experiência incrível.

Vin foi muito bem trabalhada nesse livro, vemos a dimensão de seus poderes. Tivemos também uma compreensão melhor nos seres que estão nesse universo como os Kandra, as Brumas, os Colossos, seres esses que a gente ficou com curiosidades no primeiro livro, Brandon trouxe esse refresco.

Entretanto, sinto que livro falha em alguns pontos, alguns personagens perdendo personalidade, o casal principal sem muita química, Elend muitas vezes sendo um sonso, querendo sempre agir com moral e blá blá, um jogo político raso e superficial demais. E esse jogo político ocupou muito da história que poderia ser substituída pelo que leitor queria realmente ler que era o poço da Ascensão, jogo político esse, que foi resolvido em poucas páginas que poderia facilmente ter acontecido em 50% do livro.

O livro acaba em um momento de tesão muito forte, com muita coisa em aberta, aquele final realmente vale apenar ser lido, e por ele eu dou uma nota tão alta, e já vou correndo ler o próximo que confio que o Brandon não deixará nenhuma ponta solta.

JP Schneider 02/07/2023

Brandon Sanderson é um gênio...
E vai se consolidando como a melhor saga de fantasia que já li. No começo achei que não iria gostar muito deste livro, teve um começo morno, mas só o começo mesmo, porquê depois meus amigos, o trem pega fogo.

Geralmente o segundo livro de uma trilogia é somente para transição, mas esse aqui conseguiu ser tão bom quanto o primeiro, e ainda mais complexo, tendo bastante aprofundamento em religião e principalmente em política, afinal, derrubaram o Senhor Soberano e agora possuem um reino para administrar.

O impasse da Vin foi bem abordado, sua insegurança entre ficar com Elend, e o deixar, afinal ela pensa não ser boa o suficiente para ele. E aí da aparece outro nascido das brumas para aumentar sua insegurança.

As lutas ficaram muito boas, teve mais lutas entre nascidos das brumas, mais ensinamentos e descobertas. A Batalha entre Vin e Zane foi muito bem descritiva.

Não sei, mas não consigo gostar do Elend, no começo principalmente, depois ficou tolerável. O grupo de Kelsier teve pouco destaque unidos, até porque sempre estavam em locais diferentes, por isso colocaram a história pelo ponto de vista deles também.

A Batalha entre os exércitos dos Kolos, Straf, Cett e Luthadel foi um show a parte, que lindo foi isso, a Vin chegando pra ajudar, foi tensão do começo ao fim, até pq mudavam o ponto de vista a pior parte possível, só pra aumentar a tensão.

E quanto ao Poço da Ascensão, achei genial a forma como foi tratado, só espero que seja bem aproveitado no livro final. Certeza que Sazed terá um destaque ainda maior neste último livro. O qual já estou ansioso pra começar.

Cristofe.Albuquerq 02/07/2023

Surpreendente do começo ao fim
Estou curtindo muito essa série desde o começo, Mistborn foi muito primeiro contato com as obras do Brandon e mesmo antes de começar eu já sabia que seria favorito. Dito e feito, universo muito bem desenvolvido, com uma história que realmente prende você, gostei muito do segundo livro e estou ansioso para ler o terceiro!!!

Rodrigo.Macedo 23/06/2023

A religião novamente protagonista
Os grandes problemas que mantiveram a narrativa:
1) Luthadel lidando com um cerco de três exércitos durante toda a leitura. Essa situação construiu diversos pretextos narrativos e de desenvolvimentos de personagens. Isso foi bom. Contudo, a guerra foi resolvida do jeito mais óbvio possível. O que me deixou um pouco decepcionado.
2) Aparição do espírito das brumas e o grande inimigo chamado de Profundezas: ainda não foi muito bem explicado a respeito.
3) O poço da ascensão: toda uma religião construída em torno desse conceito. E, não foi à toa que o livro tem esse nome. Foi a grande surpresa da leitura.

Aguardemos os próximos capítulos.

Willames0 21/06/2023

Simplesmente perfeito uma leitura viciante que aguça a curiosidade vc ficar com aquilo de, onde isso vai dar, o leitor fica preso com tantos acontecimentos, super recomendo.

Renata_ Pandora 18/06/2023

Sem palavras, li muito rápido, estou me sentindo estranha, estou em trapos, preciso ler o terceiro livro imediatamente, se eu não ele agora algo muito ruim pode acontecer. Sanderson acabou com meu psicológico.

Isabela.Pery 13/06/2023

Eu gostei do livro, é divertido, mas achei o primeiro melhor e não achei oooh sensacional essa fantasia. A escrita do Sanderson acho bem simples também, mas não sei se é culpa da tradução.

Gabriella317 11/06/2023

Brandon é um gênio
Achei o primeiro livro muito bom e finalizado com um gostinho de vencemos o inimigo, talvez por isso demorei um pouco para engatar nessa continuação, mas quando foi, que sabor....
Acho que o que mais me prendeu foi a tensão do livro, a sensação de que alguma coisa ruim estava pra acontecer o tempo todo deixou a leitura mais eletrizante. O crescimento dos personagens, as intrigas políticas foram muito bem construídas e o final, só lendo pra sentir.
No final das contas achei esse livro mais envolvente que o primeiro, talvez por já estar mais familiarizada com universo criado pelo autor, mas mesmo assim divino e ansiosa para o próximo livro!!!

Moringan 08/06/2023minha estante
O livro termina em que momento? O último acontecimento?
(Queria comentar uma paradas mas não lembro em que parte o livro termina kk)

cristian_yuri 08/06/2023minha estante
Quando Vin abre mão do poder e deixa Elend morrer, então ele engole um metal lá e se torna um nascido da bruma

cristian_yuri 08/06/2023minha estante
Acho que acaba se tornando implícito como os Inquisidores são criados

Moringan 08/06/2023minha estante
Como acha que são criados?
Straff está onde?

cristian_yuri 08/06/2023minha estante
1. Bem, Elend se torna um alomantico após engolir um metal lá, né. Então, creio que o Senhor Soberano criava aqueles pregos no corpo de um Inquisidor com aquele metal. Da mesma forma com os kandras e os koloss, não com o prego também, mas o metal está dentro deles, por isso ele conseguia controla-lo...
2. Cortado ao meio.

1. Correto.
2. Ai, que cena linda foi essa. Vin descendo feito o espírito santo na cabeça do Straff.
3. Bem, agora não é mais um reino para se controlar, mas sim um Império.

Felipe M. 08/06/2023

Expectativa mãe da...
Muita dificuldade em terminar a leitura deste livro.

Achei o plot bem arrasado, mesmo para um livro de passagem que costuma ser os segundos livros da trilogia.

Em momento algum senti ameaça aos personagens ou perdas significativas, mesmo a narrativa propondo tais circunstâncias.

Com exceção de Sazed, Vin e Brisa, personagens perderam bastante de suas características de destaque do primeiro livro. Os novos personagens bem caricaturescos.

Em resumo, um pouco decepcionado em este livro, muito por o primeiro ser um dos meus livros favoritos. Espero que o último desta primeira trilogia consiga finalizar bem a história e até trazer mais sentidos para este.

Yohans.N 05/06/2023

Resenha: O poço da ascensão
Demorei um pouco mais do que gostaria para terminar essa leitura.

O segundo livro da trilogia tem pontos altos e baixos. Eu ainda considero o primeiro livro melhor, muito por questões de fluidez na leitura. O poço da ascenção se estende um pouco demais em alguns capítulos e a história parece não andar tanto com personagens que vão fazer viagens que não levam a lugar algum.

O livro pega bem o ritmo no seu ato final.

Uma coisa que me incomoda na história é o fato de Vin, agora protagonista, ser uma personagem muitas vezes apolítica. Mesmo tendo um passado horrível nas ruas ela não parece se importar mais tanto com os Skaa como no primeiro livro. Ela só tem olhos para Elend.

A morte de Dockson é algo triste pois o personagem, tão importante no primeiro livro, dupla de Kelsier no plano deles, o único não alomantico do grupo, é totalmente deixado de lado nessa história e tem um final fraco e anticlímax, além de ser esquecido pelos outros personagens.
Além de que ele é o único da gangue que me convence de seguir com o plano de Kelsier mesmo após sua morte.

O plot twist do Kandra infiltrado é bem interessante.

A existência dos Koloss, nunca antes mencionados no primeiro livro, é meio estranha pois parece que eles só servem pra narrativa e nada muito além.

O gancho deixado no final é bem interessante e já dá vontade de começar a ler logo o último livro da trilogia.

Apesar de alguns momentos arrastados o universo continua super interessante e os mistérios ainda não revelados te prender bastante. Saldo positivo.

Alberto 29/05/2023

Não sei o que sentir...
"Mistborn: O Poço da Ascensão" é o segundo livro da trilogia "Mistborn" escrita por Brandon Sanderson, e eu gostaria de compartilhar minha opinião sobre essa obra. No geral, tive uma experiência mista ao ler este livro.

Uma das coisas que mais me atraiu em "Mistborn: O Poço da Ascensão" foi o mundo complexo e detalhado que o autor criou. A ambientação é vívida, e pude me envolver profundamente na trama. Além disso, o sistema de magia baseado no uso de metais é extremamente original e bem desenvolvido, e continuou a ser um dos pontos altos da série.

A narrativa de Sanderson é habilmente construída, com reviravoltas surpreendentes e momentos de ação intensa que me mantiveram interessado. A trama política e os conflitos de poder adicionam camadas fascinantes à história. Também gostei do desenvolvimento dos personagens, especialmente Vin, a protagonista, que passa por uma jornada de crescimento e transformação.

No entanto, um aspecto que me incomodou um pouco foi a extensão do livro. Com mais de 700 páginas, em alguns momentos a narrativa parecia arrastada, e acredito que algumas subtramas poderiam ter sido mais enxugadas sem prejudicar o enredo principal. Além disso, senti que alguns personagens secundários não foram tão bem explorados, o que deixou espaço para um aprofundamento maior.

Um aspecto do livro "Mistborn: O Poço da Ascensão" que deixou um pouco a desejar para mim foi o relacionamento entre Vin e Elend. Embora a trama tenha explorado o desenvolvimento desse romance, senti que ele foi um tanto chato e desinteressante.

Desde o primeiro livro, houve uma construção gradual da relação entre Vin e Elend, com momentos de tensão e atração mútua. No entanto, à medida que o relacionamento avançava em "O Poço da Ascensão", percebi que faltou profundidade e emoção genuína nessa conexão. As interações entre os personagens muitas vezes pareciam forçadas e não consegui sentir uma química real entre eles.

Além disso, o romance entre Vin e Elend acabou se tornando uma subtrama dominante no livro, às vezes desviando a atenção da trama principal. Isso fez com que o enredo perdesse um pouco de sua força, pois eu estava mais interessado nos desdobramentos da trama política e nas intrigas dos personagens secundários.

Outro ponto que contribuiu para minha frustração com esse relacionamento foi a falta de comunicação efetiva entre Vin e Elend. Eles pareciam incapazes de se expressar claramente e resolver seus problemas, o que resultou em mal-entendidos e conflitos desnecessários. Essa falta de comunicação me fez questionar a profundidade do vínculo emocional entre eles.

No entanto, é importante ressaltar que o modo como percebi o relacionamento entre Vin e Elend é uma questão de preferência pessoal. Alguns leitores podem ter se envolvido mais com esse romance e apreciado a dinâmica entre os personagens. No meu caso, porém, senti que essa parte da história não alcançou todo o seu potencial e poderia ter sido melhor desenvolvida.

No geral, "Mistborn: O Poço da Ascensão" é uma sequência satisfatória que expande o universo da trilogia. Apesar de alguns pontos fracos, como a extensão da narrativa e a falta de desenvolvimento de alguns personagens, a obra ainda apresenta uma trama rica, um sistema de magia original e momentos emocionantes. Eu apreciei a leitura, mas com algumas ressalvas ao longo do caminho.

Carol2203 28/05/2023

"Alendi não pode chegar ao Poço da Ascensão"
A atmosfera de tensão durante o livro todo é incrível, as questões políticas, mitológicas e fantásticas são maravilhosas.
De novo, o final me fez de boba. Sempre vou tentando achar as pistas pra entender antes do fim do livro, e assim como aconteceu no primeiro, não peguei todas as peças. Mistborn sempre "explode" minha cabeça (e não só no final, as descobertas ao longo do livro também).
Além disso, é tudo muito criativo e eu sinto que deve ser a série mais criativa que eu já li ?
A única parte que não me agradou tanto nesse livro foram os laços afetivos, por isso tirei um estrela. O romance ainda acaba me cansando um pouco, a importância dele pra tudo aqui me encheu o saco kkkkk... E pra mim faltou mais da dinâmica do grupo presente como no primeiro livro, acho que bons personagens foram esquecidos.
Mas ainda é um livro incrível em todos os outros aspectos, e vale a pena.