A Idade Média

A Idade Média Hilário Franco Júnior

Resenhas - A Idade Média

Gaby Lima 31/01/2024

Muitíssimo bom! E chega a ser um pouco completo, ele fala e consegue concluir sua ideia perfeitamente.
Hilário é pai!

Kaah_mgo 07/07/2023

Foco no estudo das estruturas medievais
O livro é bastante denso em informações e traz visões diferentes com relação a temas clássicos sobre a Idade Média. É muito interessante especialmente na análise da vida cotidiana do período com relação às estruturas mentais, religiosas e culturais.
Ao final traça paralelos sobre a presença de algumas dessas estruturas no ocidente atual e no Brasil que, na minha visão particular, anulam influências indígenas e africanas importantes tanto no caso nacional como no europeu. Isto é, nem tudo é, ou é exclusivamente, continuidade de estruturas medievais. Por mais importante e influente que tenha sido para a construção do Ocidente, a própria conceitualização do mundo medieval desconsidera em muito outros povos e culturas que também fizeram parte da sua produção.

Lays130 14/06/2023

É um livro de estudo e que para início de pesquisa em idade média auxilia muito, ele vai trazer um apanhado sobre toda a idade média em todas as áreas e ainda a influência da mesma nos séculos seguintes. A estrutura faz com que algumas informações acabem sendo repetidas, mas nada que torne o livro menos fluidos.

Maria 08/02/2023

Hilário Franco Junior desde o início do livro expõe a dificuldade de se fazer o que esse livro propõe. Ser um manual sobre o período é complicado, mas ele trás informações importantes para o estudante de História.
Conheci o livro na Faculdade, o professor utilizou alguns capítulos para a aula, e decidi ler ele completamente agora no fim da graduação.

Gabriel.Maia 30/08/2022

Uma análise imparcial da idade média
Hoje em dia é muito fácil dizer que sonhamos em voltar no tempo e passar uns dias na idade média, já que a cultura pop, inspirada no romantismo, nos trouxe uma concepção muito deturpada dessa época. Tão errada quanto, é a visão renascentista de que a idade média foi a idade das trevas, uma era que só teve atrasos científicos e ideológicos e que todos os cidadãos eram muito infelizes com suas vidas simples. Hilário Franco nos traz uma visão bem mais imparcial sobre essa época tão contraditória da nossa história. Historiador especializado no período medieval, o autor nos leva em uma viagem aos tempos feudo-clericais e feudo-burgueses, passando por todas as fases da idade média e nos mostrando com detalhes como era a sociedade da época, dividindo o livro por temas: economia, religião, cultura, sociedade, entre outros.

A idade média com certeza foi uma época difícil para se viver, e, ao contrário do que pensamos, não era difícil apenas para os pobres camponeses, mas para todos que viviam naquele tempo. Era uma sociedade totalmente desinformada, lenta, descentralizada e fechada, o que fazia com que as informações demorassem muito para serem propagadas, e a igreja católica soube aproveitar muito bem o vácuo que o extinto império romano ocidental deixou na Europa pós século IV, sendo a maior protagonista nesses mais de mil anos de história. A igreja foi muito esperta ao monopolizar o conhecimento da época, permitindo que apenas os eclesiásticos tivessem acessos aos livros e às artes em geral, fazendo com que todos os camponeses, que eram a imensa maioria, ficassem dependentes deles e os admirassem como seres superiores dotados de uma inteligência inalcançável.

O livro nos situa muito bem, mostrando como os medievais pensavam, como se comportavam e como se relacionavam, deixando claro que não adianta tentar estudar a idade média (ou qualquer outro período) com uma mentalidade contemporânea, já que é muito fácil julgar as pessoas da época por atitudes que eram normais para eles mas que, para nós, são impensáveis. As sociedades medievais, em geral, eram estratificadas e não permitiam a mobilidade social, o que gerava um sentimento de aceitação por parte dos camponeses que só queriam trabalhar para poderem ir para o céu e viver suas vidas em paz, o que hoje podemos encarar como sendo ignorância total, mas para eles esse era o modo certo de se viver e precisamos saber analisar isso imparcialmente.

As diferenças de pensamento entre os humanos medievais e os humanos modernos/contemporâneos são notáveis, mas uma das que mais me chamou a atenção foi em relação à morte. Os medievais tinham uma relação amigável com a morte, sabiam que naqueles tempos difíceis ela espreitava em todo canto e com várias formas, mas mesmo assim eles eram tranquilos com relação a isso. Devido à forte religiosidade da época, eles acreditavam piamente que iriam para os braços de Deus após a morte e isso os acalmava, acabavam pensando na morte não como um castigo, mas como um descanso eterno em um paraíso cristão. Pensamento esse que mudou muito com a ascensão da burguesia e dos ideais renascentistas, que colocaram em cheque vários dos dogmas católicos e acabaram despertando mais curiosidade na população, além de aumentarem o poder de compra da população e consequentemente a qualidade de vida, fazendo com que os medievos quisessem viver mais e passassem a temer a morte. O século XIV também contribuiu muito para essa mudança de pensamento acerca da morte, em razão do alto número de mortes nesse período, devido à peste negra e às várias catástrofes climáticas, a população foi criando uma noção de morbidez, sensação que era desconhecida até então.

A história não acontece do dia para a noite. Uma mudança, se iniciada hoje, pode levar décadas, até séculos para ser vista efetivamente no cotidiano das pessoas, e esse livro nos mostra isso muito bem. São várias as heranças culturais, econômicas e políticas que nossa era tem da idade média, e apesar de tão contraditória, continua sendo uma das fases mais interessantes e curiosas da história humana.
Vivi Martins 30/08/2022minha estante
Adorei a resenha! Tema muito interessante.

Gabriel.Maia 30/08/2022minha estante
Leitura esclarecedora demais, recomendo.

Japa 14/05/2022

Qualidade alta
Muito bom. Eu já tinha lido alguns artigos do autor e a escrita fácil dele me criou a vontade de ler algum livro dele. É bom demais, eu gostei bastante.

Breno 17/03/2022

Obra de importância inquestionável para qualquer estudante sério de História. Ao lado de Ricardo da Costa, Hilário Franco Jr é o melhor medievalista do país.

Marcelo.Mendes 20/02/2022

Extremamente bom.
Esse livro é o mais fora da curva do que eu costumo ler. Porém, por causa dele, eu consegui pegar o gosto por ler esse tipo de livro ? já adicionei mais uns 2 sobre a Antiguidade e a Modernidade na lista kkkkk.

Para quem é apaixonado por História como eu, certamente esse livro é um prato cheio. São muitas informações interessantíssimas sobre esse período juntamente com uma desconstrução de vários preconceitos que a escola enfiou na minha cabeça. Uma das minhas partes favoritas do livro foi discutir sobre como era o cotidiano do medievo; coisas como sexo, vestimenta e sobre a estrutura das moradias foi muito marcante para mim. A única reclamação que eu tenho é sobre a péssima qualidade de algumas imagens.

Muitíssimo interessante e muito bem escrito!

Hugo.Lousada 13/04/2021

Conteúdo perfeito
Que livro ótimo. Superou muito positivamente a minha expectativa, adorei. Eu já tinha lido alguns artigos e publicações de revista do autor e tinha gostado um tanto, mas depois de ler esse livro eu me apaixonei pelos apontamentos dele - que são realmente maravilhosos.
Recomendo demais aos que gostam de Idade Média, aos investigadores da origem da Idade Moderna e aos que querem entender melhor os costumes da sociedade contemporânea. O único ponto que eu criticaria é a respeito da diagramação do texto (mas isso não é culpa do autor, claro) pois em vários momentos surgem erros de impressão. Livro muito bom, meeesmo!

Lucas Viegas 24/03/2021

Idade Média
Ótima obra do Hilário sobre a Idade Média, bem específica e muito bem dividida sobre as estruturas da época. Um excelente texto pra quem procura entender mais sobre o período!

Thiago662 05/03/2021

Bons tempos de faculdade.
Linguagem extremamente acessível para o estudo da Idade Média no Ocidente.

Caio.Henrique 26/08/2020

Ótimo
O livro é ótimo pois explora todo o imaginário social, político e econômico da Idade Média. Ele é organizando por temas, e dentro de cada tema é estabelecida uma ordem cronológica dos fatos, o que ajuda muito.

Martins 25/04/2020

Contextualizar
Esta obra propõe entender primeiro a História Medieval, que mesmo com limitações quantitativas das fontes históricas disponíveis para o período, é ponto fundamental para compreender o nascimento do ocidente. O primeiro passo foi discutir os temas que construíram o que conhecemos como Idade Média, em seguida a obra delimita a periodização obedecendo uma análise estrutural de eventos compreendidos aproximadamente em 1000 anos de história, tais como: estruturas demográficas, estruturas econômicas, estruturas políticas, estruturas eclesiásticas, estruturas culturais e estruturas mentais, esquivando-se da visão cronológica tradicional de se analisar o período medieval. Assim, se dividiu aqueles mil anos de história em quatro fases: Primeira Idade Média, Alta Idade Média, Idade Média Central e a Baixa Idade Média. Por que de tudo isso? Essas são as bases em que a Europa construiu sua superioridade e, a partir daí dominar o mundo moderno, no qual se insere a construção da contraditória história do Brasil. Leitura importante para contextualizar o processo histórico brasileiro.

GeanPerius 30/10/2017

O nascimento do Ocidente.
Um livro sobre a Idade Média escrito por um historiador brasileiro e muito bem escrito. Apesar de não ser extenso como outros autores, o livro explica de forma concisa mas elucidativa os aspectos medievais. Ótima leitura para se ter uma visão geral do período.