O Herói das Eras

O Herói das Eras Brandon Sanderson

Resenhas - O Herói das Eras

eupredo 04/03/2024

Vou aproveitar para comentar a trilogia inteira pelo simples fato de que acho difícil avaliar cada obra individualmente. A construção de mundo do Brandon te faz ir e voltar a todo momento em cada trecho lido desde O Império Final, sendo tudo primorosamente amarrado e instigante ao longo da leitura. A construção do mundo e do sistema mágico é magnética, os personagens cativantes e a escrita imersiva. Toda a estética desenvolvida a partir da concepção de Luthadel, da temática de insurgencia rebelde e do debate em cima de sistemas religiosos enriquecem a história de uma maneira quase inexplicável.

Acho válido salientar algumas ressalvas quanto à dificuldade que o Brandon tem de desenvolver romances sensíveis com naturalidade, e quanto a algumas coincidências de roteiro que beiram o Deus Ex Machina. Mas não se pode ter tudo no mundo! (ou seria tudo culpa de ruína?)

Fato é, Mistborn entrou como uma das melhores experiências que tive com ficção fantástica e certamente vai servir como uma grande régua para minhas futuras leitura, ao lado de nomes como O Nome do Vento e Senhor dos anéis.

Termino essa resenha órfão dos personagens e cativado com o fim da narrativa, que apesar de cliché, foi suficiente para me proporcionar um fim de leitura com "quentinho no peito".

clara 01/03/2024

Que final maravilhoso
Realmente não é um final esperado, de forma alguma, porém não é nem um pouco decepcionante. É lindo da sua forma, realmente finaliza a trilogia e te deixa em estado de choque.
Não tenho palavras pra descrever como eu me senti lendo esse livro. Fiquei arrepiada (literalmente) ao longo de que o plot ia se alinhando e eu ia entendendo pra onde tudo estava indo.
Simplesmente incrível, mais uma obra de arte do autor.
asgardianah 02/03/2024minha estante
parabéns amor

Letícia Machado Tadeu Da Silva 28/02/2024

O que dizer? Perfeito.?
O livro que fecha a primeira era de mistborn, e como eu amei saborear esse livro, que perfeição, uma leitura maravilhosa, que me pegou do início ao fim; minha cabeça explodiu com as revelações, e com tudo que foi desenvolvido nesse livro. Chorei demais, e pude ver o crescimento de cada personagem, e como ele foi cuidadoso com tudo, caramba o cara escreve muito. E trama bora trazer TODOS os livros desse cara, porque e sensacional as histórias que ele cria. É isso, eu amei, amei e amei .
Kaique102 29/02/2024minha estante
Que final incrível, né?! Tô na expectativa que o Sanderson adapte esta trilogia, só para assistir este final

Letícia Machado Tadeu Da Silva 04/03/2024minha estante
Aí seria um sonho ver essa trilogia nas telas de cinema?

Lucas @_olucascosta 19/02/2024

OBRA DE ARTE!!!
Não tem como não se apaixonar por essa finalização de trilogia!!! Não tem como não favoritar e panfletar por aí, porque não tem como não querer que todo mundo leia este livro!!

Brandon Sanderson passeia por tudo o que um
Bom autor de fantasia deveria fazer em suas obras, e faz isso com maestria e total domínio de quem está lendo. Tu és apresentade aos lugares e às informações e tudo vai se encaixando, e quando tu vês, PLAU: tá aí o Herói das Eras!!!

Fiquei MUITO FELIZ de ter adivinhado quem era desde ali do meio da história (a minha redenção depois do susto que eu levei por ter perdido a dica sobre a troca do OreSeur pelo TenSoon lá em 9% de O Poço da Ascensão)

Os ganchos pro resto de Mistborn e pra toda a Cosmere (Hoyd!!!) são sensacionais!!! Mal posso esperar para ler tudooooo

Eu mal comecei e já digo: leiam esta e todas as histórias da Cosmere!!!

Milyca 14/02/2024

EU TÔ SEM REAÇÃO
Simplesmente a melhor fantasia que eu já li na minha vida!!!! Não tenho nem palavras para descrever. Nem imaginava o final, explodiu minha cabeça!!!

Vinícius 06/02/2024

Como final entregou tudo que se esperava: (muitas) respostas, resoluções dramáticas e um fim mais do que adequado. Mas senti que faltou algo pra eu amar de verdade esse livro, e acho que em parte foi porque até a metade ele não tinha cara de último volume. Além disso, enquanto foi bom ter mais de personagens como TenSoon e Fantasma, senti que outros como Brisa, Ham e Allrianne foram deixados bastante de lado.

Mesmo em Vin e Elend eu senti um pouco de perda de protagonismo, mesmo que no fim das contas de certa forma tenha se resumido a eles (e Sazed, que teve um arco repetitivo em certas partes, mas uma conclusão lindíssima pra aquele que é talvez o melhor personagem da trilogia).

Enfim, mesmo não achando um livro no mesmo nível do segundo volume, eu realmente adorei a conclusão que o Sanderson trouxe aqui, amarrando absolutamente tudo e até deixando algumas pontinhas que certamente serão respondidas ou exploradas na próxima Era. Não é minha obra favorita dele (gostei bem mais de Elantris e Stormlight Archive), mas entendo porque é talvez a mais amada pelos fãs. Vou sentir muita saudade desses personagens!

Cecisribeiro 05/02/2024

Minha alma está mudada
Que trilogia incrível, que final inteligente - apesar de muito doído - uma escrita impecável que elevou os padrões de fantasia e desenvolvimento de enredo para um nível muito superior, diria até quase impossíveis de outro autor bater. Cai de cabeça no mundo do Brandon Sanderson e foi a melhor coisa da minha vida. Arte pura, que toca a alma de maneiras que nem sabia serem possíveis, muito emocionante.

Lais666 01/02/2024

Sensacional e muito bem escrito.
A trajetória até esse terceiro e último livro da primeira saga foram incrivelmente imersivos e cheios de reviravoltas e revelações.
Demorei para começar a ler e me arrependo muito, é uma das melhores fantasias que já li e estou super fã do escritor agora.
Mal posso esperar para começar a segunda saga desse universo enorme e intrincado de Mistborn.
Se te falta uma palavra de incentivo fica aqui o meu: comece, leia, não vai se arrepender.

Sazed eu te amo, melhor personagem.

"Percebe o poder que tenho, a destruição que represento? Sou as montanhas que esmagam. Sou as ondas que avassalam. Sou as tempestades que estilhaçam. Sou o fim."

thalesnunes 31/01/2024

Tem nem o que falar
Simplesmente brilhante. Final excepcional, escrita maravilhosa, como eu amo essa saga mds do céu!!!!

PaulaHaru 29/01/2024

Estou simplesmente extasiada... Sem palavras...

A construção dessa trilogia foi incrivelmente bem trabalhada, se tem pontas soltas eu não sei e nem quero saber hahahah mas achei toda construção muito bem feita! Muito bem amarrada!

Eu amei todos os personagens e chorei horrores no final hahahaha

Os três livros são perfeitos! Acho que de tudo que li desde que voltei aos meus hábitos de leitura, esses foram os melhores livros que já li e que me encantaram demais!
Tem meu coração!!!

Brandon Sanderson é foda e irei ler até lista de mercado dele daqui em diante! Hahahaha

Enzo.Xavier 24/01/2024

Perfeito
O que falar do final dessa trilogia fod*? O autor soube mesmo juntar todas as peças aqui nessa conclusão, até mesmo o que você nem lembrava ele joga na tua cara "toma ai ó".

E os personagens? Que construção meus amigos, que construção. Vamos bater palmas aqui para os plots do Fantasma e Sazed (sendo esse último aqui o meu preferido), o bichin sofre demais e teve um final merecido pra caramba.

A trupe do Kelsier teve um desenvolvimento bem legal também, fizeram seus respectivos trabalhos bem feitos.

Vin e Elend... Tem nem o que falar desses dois, são incríveis. O final dos dois... Olha, o autor aqui tem coragem.

E vou deixar aqui palmas para o cachorrao mais fd da trilogia! Que personagem...

Eu não sabia de jeito nenhum como esse livro iria acabar, o mundo literalmente caindo aos pedaços. Tu fica desesperado, ficava imaginando várias coisas.

No fim, o final foi maravilhoso, triste, mas maravilhoso.

Cíntia 23/01/2024

Eu nunca vou superar essa série
Brandon Sanderson escreveu um universo tão grande e complexo e plantou tantas dúvidas na cabeça dos leitores, que não havia outra maneira se não escrever livros gigantes para fazer a resolução da história, e acredite, cada linha importa para que o universo do livro faça sentido.
Eu jamais imaginaria quando li o primeiro livro que essa não era apenas uma história sobre derrubar um governante ruim, e sim algo muitooo além disso. O autor conseguiu responder todas as pontas soltas e ainda conectá-las de maneiras geniais ao longo da série.
Gosto de como o Brandon não tem piedade de nenhum personagem, porque essa não é uma fantasia feita para o final de ?e viveram felizes para sempre?, algo que é perceptível desde o primeiro livro.
Falo abertamente que eu sinto que nenhuma fantasia que eu ler, vai superar essa história tão bem-feita. Acho que o único capaz de superar ela é o próprio Brandon, que eu sei que é conhecido por escrever histórias enormes, e tenho tentado tomar coragem para encarar novamente.

Rodrigo.Macedo 22/01/2024

Final épico
A marca do Sanderson, pra mim, é a sua capacidade de manter o leitor imerso na leitura.

Nesse terceiro e último volume as coisas estão acontecendo o tempo todo e com todos os personagens. Não tem um núcleo chato.

Todos os pontos bem amarrados. Personagens queridos tendo finais gloriosos.

Por falar em glorioso, fiquei um pouco incomodado com a grandiosidade do final. Acabei me desconectando um pouquinho no fim. Essa questão de Deuses abstratos lutando é estranho. Foi épico até demais. Mas a história não poderia ter outro caminho.

O mundo de Vin, Kelsier, Elend e tantos outros deixará saudade. Legal saber q aqueles que morreram puderam se encontrar num lugar diferente, seus espíritos. E ficaram sabendo que suas lutas não foram em vão.
João 23/01/2024minha estante
Achei um excelente final, e muito bem amarrado.

Rodrigo.Macedo 23/01/2024minha estante
Foi bem amarrado mesmo. Estou pensando em ler Caminho dos Reis.

João 24/01/2024minha estante
Sim, Stormlight Archive é a obra prima do Sanderson. Estou curioso para ler, mas todo livro da série é um calhamaço gigantesco de mais de mil páginas. Vai demandar meses de leitura kkk

Rodrigo.Macedo 24/01/2024minha estante
Kkkkk sim

Tah_marques 21/01/2024

O herói das eras
Mdssss!!!! Que livro bom!!!!
A escrita do Brandon Sanderson é maravilhosa!! Ja virou meu autor preferido da vida! Só posso dizer que todo mundo que gosta de fantasia deveria dar uma olhada em mistborn, vale muito a pena!!!

Rauecker 18/01/2024

O herói das eras
Essa trilogia aqui é OURO, que universo, que enredo, que sistema de poderes, que personagens? tudo do mais alto nível, com toda certeza!!!

Quando estava mais ou menos da metade do livro eu pensei que seria o pior da trilogia e pensei ?não será possível uma coisa dessas?. E por mais que o início tenha sido o mais fraco dos três, o final, o desfecho desse aqui foi digno de elevar demais a leitura, é genial e surpreendente.

Tudo que Sanderson veio construindo desde o ?império final? e ?poço da ascensão? se encaixou, tivemos nossas respostas e foram todas gratificantes (pelo menos para mim), ver tudo se encaixando, ver as coisas fazendo sentido nos mínimos detalhes é gostoso demais.

O encerramento dos nossos personagens é emocionante, eu mesmo por pouco não choro no fim, confesso que fiquei cheio de lágrimas. As reflexões sobre esperança, fé e confiança, são um show a parte e com certeza agregam muito a quem consegue desfrutar desses conceitos na vida.

Recomendo muito a trilogia e com certeza lerei outros livros do Sanderson, se mostrou um escritor excelente!

Guardarei esses três livros no coração.

Citação preferida:

?Como os homens acreditavam em algo que pregava amor de um lado e a destruição de infiéis do outro??