Escravas de Coragem

Escravas de Coragem Kathleen Grissom

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Valesca.Urano 09/02/2021

Conta a vida de uma menina branca, descendente de irlandeses, que imigraram para os Estados Unidos. Ela foi criada por uma escrava mulata em uma família de negros. Mostra todos os conflitos de raça existente no século 19 e os sofrimentos dos escravos das fazendas rurais americanas.

Erica 21/07/2020

1000 emoções!!! Excelente
Antes de mais nada, quanta desgraceira num livro só. Meu Deus! Obviamente eu não esperava ler sobre escravidão e sair com o emocional intacto, mas PQP... eu tô em frangalhos.

Ao mesmo tempo que a escrita da autora é fascinante e te prende até a última página, ela também te arregaça, achei uma leitura bem difícil porque ocorrem tantas situações tristes que chega uma hora que você perde a fé de que algo bom vá acontecer e sinceramente não espere por isso, porque...enfim né? Escravidão!

A história é intercalada pela narração da jovem branca Lavínia e pela escrava mestiça Belle, eu li em alguma resenha que esse livro era uma mistura de “E o vento levou” e “Escrava Isaura” e realmente o cenário é bem parecido, acho que não tinha nem como ser diferente, mas em muitos momentos os personagens me lembraram bastante a Scarlet e a Isaura, pois eu achei a Lavínia bem geniosa, embora a bondade dela beirasse a sonsice, já a Belle era mais determinada e inteligente em relação as coisas que se passavam a sua volta. O que dizer do Marshall???? Já tenho um vilão pra odiar por toda minha vida, o cara era tão ruim que nem o trauma dele justificaram tanta maldade, talvez justifique o seu vício e violência, mas pra mim sem trauma ou com trauma, o bicho ia ser RUIM! Principalmente devido as más influências.

A trama também narra um período de tempo que se estende por anos, sendo possível acompanhar a infância e nascimento de diversos personagens até a fase adulta (e morte), o que me fez sentir muito carinho por eles. A história foi muito bem escrita, achei o final bem chocante, mas considerando todo o contexto de obsessão, omissões, posse e loucura, infelizmente não tinha como esperar um arco íris no fim do lago.

Leitura recomendadíssima!!!

Scheila.Nichel 14/12/2019

Maravilhoso
Um livro que nos fala que é capaz de haver amor e amizade entre pessoas de diferentes origens e que o orgulho não é tudo na vida. Este vai para a minha lista de favoritos. Um livro para ser devorado.

Leia 28/10/2019

Foram tantas emoções na leitura desse livro, que não sei nem por onde começar.

A história se passa entre 1791 e 1810 narrando a vida de um grupo de escravos que vivia na suntuosa fazenda Carvalho Altos. São tantas reviravoltas na vida dos personagens que é impossível não ser tocado por suas vivências.

Durante a leitura me emocionei, revoltei, amei, simpatizei, odiei... Em alguns momentos a vontade era dar um saculejo para ver se o personagem da vez acordava para a realidade, mas em outros, me solidarizei com seu sofrimento, dor e angústia, e busque compreender que essa história não foi uma simples criação da Kathleen Grissom, mas possivelmente a história de muitos escravizados pelo mundo afora.

As principais personagens são Lavínia, uma menina branca que foi tomada como escrava pelo capitão James; Belle, filha do capitão com uma escrava, que foi criada na casa-grande, mas foi levada a casa da cozinha depois que seu pai se casou, tornando-se tão escrava quanto os demais trabalhadores da fazenda; e a grande família negra que mesmo sofrendo não abdicaram do amor e da fé, em especial a Mama Mãe, Papa George, o Benny, mais conhecido como Ben, e as gêmeas Fanny e Beattie.

Escravas de coragem é exatamente o que diz seu título: uma história de mulheres que mesmo sem liberdade são exemplos de força, são guerreiras. Mesmo sem poder falar não deixam de pensar nem sonhar com dias melhores.

Uma verdadeira lição para nós e uma amostra do quanto o ser humano pode ser cruel quando decide negar seu semelhante.

Roberta.Rozin 20/02/2019

Leitura Necessária
Um dos melhores livros que eu li até agora nesse ano de 2019
Me emocionei, chorei e tive que parar a leitura algumas vezes.
Ler sobre a época da escravidão não é uma leitura fácil, porém é necessária. A autora fala sobre o amor em seu estado mais lindo e verdadeiro, sobre amizade e óbvio sobre os horrores que os escravos passavam na escravidão.
Acabei ontem e estou aqui pensando sobre o livro. E vou pensar sobre ele o resto da minha vida.

Rejiane 30/07/2018

Que história incrível!!!!
O livro conta a história de Lavínia, uma linda menina ruiva que perde seus pais na travessia entre Irlanda e EUA. Ela é levada para a fazenda do Capitão Pyke onde conhece uma família de escravos que acaba adotando como sua. A medida que vai crescendo, Lavínia vai descobrindo na prática, e da pior maneira possível, a distância que existe entre brancos e negros. Eu nunca tinha lido nenhuma história que tivesse como pano de fundo a época da escravidão. É como ler histórias que tem como fundo a 2ª Guerra Mundial, você sabe que os personagens são fictícios, mas ao mesmo tempo, você sabe que houve esse período em nossa história, o que deixa os acontecimentos ainda mais chocantes.
Me apaixonei pela história e torci muito pelos personagens, apesar da torcida não surtir efeito em alguns casos.
A história é bem escrita e faz com que você fique ansiosa (o) para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Recomendo a leitura.

Simone de Cássia 04/05/2018

Conseguiu me surpreender positivamente. Confesso que nos primeiros capítulos cheguei a pensar " o que eu tô fazendo aqui??"... me pareceu mais um livro de aguinha com açúcar, mas, de repente os personagens foram se fortalecendo e a trama se tornou completamente viciante. Retratou bem o clima da escravidão e o separatismo branco/preto americano. Só não gostei muito do final... achei que pela força da história o final foi meio vazio, com lacunas que deveriam (e poderiam) ser preenchidas para um encerramento com louvor. Mas, não deixa de ser um bom livro. Muito bom, aliás!

Raquel.Vila 18/01/2018

Emocionante
Um dos melhores livros que já li.
Nunca fui fã de livros que retratassem a escravidão, sempre me incomodou profundamente saber o que os escravos passavam, quão horrível poderiam ser as suas vidas.
Mas este livro me mostrou o amor de uma família, composta de negros e brancos. Um amor puro e leal, com todas as suas nuances.
Apaixonante!!!

Vani Vaninha 10/10/2017

Resenha: Escravas de coragem - Kathleen Grisson.
"Este mundo aqui não é a única casa. Este mundo é para gente praticar, para fazer as coisa direito. Às vez, o Senhô diz: "Não, aquela mamãe, aquele bebê Henry, eles é meigo demais para continuar longe de mim. Agora eu trago eles para casa." "

Quando o capitão volta para casa trazendo consigo uma menina de 07 anos assustada e muito doente para ajudar Belle na cozinha, ela se pergunta se ele não acha que ela já tem trabalho mais que suficiente. Um detalhe: a criança é branca e tem cabelos cor de fogo.

Apesar do mau humor inicial, Belle acaba se compadecendo da criança e todos os escravos da fazenda Carvalhos Altos também. Ninguém acha que a menina, que se chama Lavínia, vá sobreviver. Ela está muito debilitada e não consegue segurar nenhum alimento.

Com o tempo, paciência, canja de galinha e muito amor, logo a menina começa a ficar mais forte. Quando já está totalmente recuperada ela começa a trabalhar e a conviver mais com os escravos da fazenda.

Sem ter a menor consciência das distinções impostas pela sociedade em relação às duas raças, Lavínia cresce feliz ao lado da família que a adotou com tanto carinho, mas nesse nosso mundo a inocência não sobrevive muito tempo e logo Lavínia começa a perceber a barreira invisível que a separa daqueles a quem ela ama.

Durante mais de 10 anos acompanhamos o crescimento desse amor inabalável e incondicional, que sobrevive às convenções sociais e a inúmeras tragédias das quais sai ainda mais forte.

Um livro que fala das perdas e de como muitas vezes é difícil sair delas, de coragem, do amor e e do quanto a vida é imprevisivel. Em vários momentos eu me peguei chorando (dentro do ônibus), completamente emocionada. Eu me pergunto como uma preciosidade dessas é tão pouco conhecida.

Leitura mais do que recomendada!

@bea.lendo 07/09/2017

Este foi, sem dúvidas, um dos livros mais fortes e sensíveis que li na vida.
A cada capítulo uma dor, um sofrimento, uma forma diferente de sentir a luta vivida pelos personagens do livro.
Não posso negar que este livro despertou em mim um profundo sentimento de empatia para com os personagens. É ainda mais assustador quando pensamos que tudo o que é relatado neste livro acontecia nos tempos remotos, onde a sociedade era tão mais castigada por sua cor; e onde a maldade imperava com um poder tão mais cruel entre os menos favorecidos. Um livro forte, que nos leva ao extremo sentimento de justiça, piedade e compaixão para com o próximo.

Alcione13 28/06/2017

Perfeito
Um dos livros mais lindos que li.Chorei em muitas partes,principalmente numa cena com um tábua salgada...Personagens fortes.Escrita marcante.Maestria de narrativa.Delicadeza de narração.Nem precisa dizer que chorei com o final,não é?Mostra a linha crua que separa brancos de negros e na real,presente até hoje.Nota mil!!

Aninha 15/08/2016

Sofrido!
No Blog com fotos > http://www.byanak.com.br/2016/08/livro-escravas-de-coragem-kathleen.html#comment-form

Lavinia aos 7 anos perde os pais durante a travessia da Irlanda para os Estados unidos, ela é levada como escrava para a casa do capitão do navio em que ela estava com a familia lá é entregue a Belle, uma escrava mestiça, que também é filha do capitão.
Aos poucos Lavinia vai se habituando ao lugar, pessoas como a Mama Mãe uma escrava mais velha que é como a mãe de todos os escravos da casa grande, e o Papa, seu marido, vão fazer a garota se sentir da familia.
Com o tempo Lavinia cai nas graças da mulher do capitão, ela vive doente, e seus cuidados a deixa mais calma. Com isso a garota tem a chance de sair da escravidão, estudar e se casar com alguém de poses, mas é a partir daí que sua lealdade vai ser provada, ela deverá esquecer sua familia negra e ter uma vida de mulher livre ou ela fará de tudo para ajudar e proteger a unica familia que ela teve na vida?
Escravas de coragem é um livro dramático, acho que tudo o que tenha haver com escravidão é dramático, Eu mudaria o nome do livro de escravas para Escrava, acho que a Lavinia é a personagem principal do livro, o livro é quase todo narrado por ela, com alguns capítulos bem curtos da Belle. A leitura é super fluida, você sente as emoções de cada personagem, e do jeito que eu sou sensível sofri muito! No livro tem algumas mortes, o que me fez pensar na realidade daquela época, quantas pessoas morreram por epidemias. Mortes como de bebês na hora do parto, ou quando já nasciam doentes. E infelizmente essa era uma realidade á anos atrás. Gostei muito da Lavinia, peguei um certo carinho por ela, e torcia muito para que ela fosse feliz no final de tudo, a Mama é um dos personagens mais queridos, acho que ela é uma tipica vovozona que abraça e ama a todos quanto precisam. Eu indico sim o livro,é uma história bem comovente, dei 4 estrelas porque sofri muito kkk, e vocês sabem que livros dramáticos não é muito meu gênero, mas gostei bastante da leitura!

site: http://www.byanak.com.br/2016/08/livro-escravas-de-coragem-kathleen.html#comment-form

Patricia 21/07/2016

Pretensioso
Escravas de Coragem conta a historia de Lavínia e Belle.
Lavínia perdeu os pais quando criança em uma viagem da Irlanda para os Estados Unidos. Chegando ao seu destino é vendida como escrava branca ao dono de uma fazenda de tabaco na Virginia, lá ela conhece Belle a filha bastarda do dono da fazenda e a família que a acolheu como filha.

Lavínia imediatamente é acolhida por sua nova família negra, é como uma filha para Belle e logo desenvolve por todos um amor incondicional.
Só que ela não entende porque mesmo sendo propriedade do Capitão Pyke é tratada de forma diferente por todos devido a sua condição de "branca". Assim, com o desenrolar da historia acompanhamos a saga da família Pyke e da família negra de Lavínia e Belle.

O livro é pretensioso ai afirmar na capa "Esqueça ... E o vento levou" (que é um dos meus livros preferidos) confesso que isso foi uma das coisas que me chamou atenção no livro e creio que seja exatamente essa sua intenção. A historia apesar de boa não pode ser comparada a ... E o vento levou, Lavínia não é metade da personagem que foi Scarlett O'Hara, nesse ponto acredito que a autora podia ter explorado melhor essa personagem que na maior parte do tempo foi totalmente submissa e não teve uma historia de amor mesmo que tal historia não tivesse um final feliz.

Apesar de alguns pontos que deixam a desejar, Escravas de Coragem é um bom livro que vale a leitura!

Isa Cereser 21/07/2016

Leitura Obrigatória
Um livro para te surpreender do início ao fim
A obra nos conta sobre Lavinia (que nome lindo) que perde seus pais e é separada do irmão. Logo em seguida é levada para uma fazenda na Virginia, Lavinia uma escrava branca passa ser criada por Belle, filha ilegítima de James Pyke, o capitão. D. Martha esposa do capitão e seu filho Marshal tem uma crença de que a Belle é amante do seu marido. E mesmo Lavinia amando a Belle ela chama a Mama Mae e Papa George de pais, casal de escravos mais antigos da fazenda.
E assim se desenvolve a historia, contada por Belle e Lavinia. O que me choca é a realidade em que se passa no livro, é triste. A obra se passa entre 1791 a 1810, nos mostrando, portanto toda a realidade da escravatura daquela época. O capitão vivia viajando para tratar de negócios, sendo assim quem cuidava da fazenda era o capataz Rankin (que eu quis arrastar a cara dele no asfalto, várias vezes) um cara que abusava de mulheres e maltratava os homens por diversão.
Os personagens desta historia são muito bem estruturados e extremamente humanizados. Inesquecíveis! São fortes e carismáticos, cada um tendo sua personalidade e seu papel crucial para a história. O tempo todo, suas escolhas causam consequências que ora serão solucionadas ora não, e só a força e o carinho da família fará com que superem.
E eles sofrem e como sofrem, quando você acha que já morreu gente de mais, que já teve sofrimento de mais. A autora faz questão de esfregar na nossa cara que tem mais por vir. E isso faz você devorar as paginas do livro. Mas não se engane achando que é só tristeza que temos aqui, temos também muito amor, muita luta muita felicidade, muita solidariedade não ligando para a cor. Temos uma lição sobre o quão importante é a família, que não importa os problemas, as dificuldades, eles sempre estarão conosco.
Você vai torcer por esses personagens, vai querer socar a cara deles às vezes. Mas não tem como não adora-los, não torcer por eles. Foi o primeiro livro que li sobre a escravidão, a autora nos mostrou a realidade de uma época, de uma historia que realmente existiu. Ela estudou e pesquisou muito para a historia ser fiel a aquela época. O final desta historia não poderia ser diferente, e agradeci por finalmente eles aprenderem com tudo que se passou, que Lavinia cresceu, amadureceu, deixou de ser tão ingênua.
E acho que isto fez sua obra ser tão incrível, sem duvidas é uma obra que indicarei e que guardarei no meu coração para sempre. Leiam este livro, por favor!

site: http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/2016/07/resenha-escravas-de-coragem.html

Fran 09/03/2016

História emocionante que prende o leitor.
A história de Escravas de coragem é narrada em uma época onde a escravidão era ainda algo natural. Na trama, assuntos como lealdade, liberdade, esperança e laços de família são levantados com frequência. Uma história emocionante que eu não conseguia parar de ler. E mesmo quando parava, a história me acompanhava até a cama e eu ficava pensando e ansiando por continuar a devorá-la. Apenas achei um pouco frustrante o final, porém, não posso dar spoiler.

site: http://francarneiro.blogspot.com.br/2016/03/livro-escravas-de-coragem-kathleen.html

1 | 2 | 3 | 4