Sem lugar para se esconder

Sem lugar para se esconder Glenn Greenwald

Resenhas - Sem lugar para se esconder

Rosinaldo 17/06/2014

Revelador, emocionante e inspirador
Incrível! Realmente não sei como descrever esse livro. Não o livro, mas Snowden, um ser inspirador. Abandonar tudo o que tinha de mais precioso, para revelar crimes contra a humanidade cometidos pela maior potência do planeta me fez pensar no que eu estou fazendo para lutar contra inimigos menores, onde a perda será infinitamente menor do que aqueles que Snowden está tendo.
sonia 22/06/2014minha estante
Realmente, Rosinaldo, ser Homem exige coragem. Às vezes uma pessao simplesmente tem de se sacrificar e fazer o que acha correto, ou nunca mais via ser capaz de olhar no espelho. Viver não é importante. O importante é: viver para quê?

Maah Paolucci 29/06/2020

Com a tematica voltada para o avanço da tecnologia, o autor mostra como o governo pode exercer controle na vida de seus cidadãos através do controle de seus dados, indo além, fazendo com que isso tenha um aspecto de proteção e não de invasão.

Gustavo Araujo 20/11/2014

Não é um livro sobre Snowden
Pouca gente ficou alheia à divulgação recente de que os Estados Unidos têm espionado sistematicamente empresas e governos do mundo todo, bisbilhotando desde ligações telefônicas até o tráfego na internet, incluindo sites, emails, fotos e, claro, redes sociais.
Trata-se de algo que muitos já desconfiavam, mas que ganhou as manchetes de todos os jornais ao redor do planeta depois que Edward Snowden, ex-integrante da NSA, a agência de segurança americana, resolveu vazar os documentos que comprovavam quão profundas eram as atuações dos espiões americanos.

Com tal contexto em mente, é impossível não se deixar fisgar por “Sem Lugar para se Esconder”, escrito pelo jornalista Glenn Greenwald, que conta como e por que Snowden resolveu partilhar com o mundo as ações pouco auspiciosas do governo dos EUA.

Nesse sentido, o livro começa muito bem, transformando-se em um page turner de primeira linha. Greenwald é um autor com intimidade no assunto. Escrevera livros e artigos sobre direitos humanos e sobre os excessos de governos diversos em nome da segurança. Em “Sem Lugar para se Esconder” seu tom é ainda mais pungente.

Nos primeiros capítulos, Greenwald conta como foi abordado por Snowden, que então se identificava pelo pseudônimo de Cincinnatus, como levou tempo a dar-lhe crédito e como finalmente se convenceu a instalar programas de criptografia que, enfim, permitiram a remessa do primeiro lote de documentos. O livro segue num ritmo vertiginoso, com Greenwald, agora convencido da gravidade das denúncias, solicitando apoio dos maiores jornais do mundo e frustrado pela falta de interesse inicial.

Quando finalmente encontra Snowden, então refugiado em um quarto de hotel em Hong Kong, Greenwald, com a ajuda da documentarista Laura Poitras, consegue, enfim, que o “Guardian”, de Londres, publique seus artigos e os primeiros documentos. A tensão crescente torna-se quase insuportável com as reações iniciais e com os desmentidos que logo se tornam ameaças veladas a Snowden e ao próprio Greenwald.

E é exatamente nesse ponto que o livro perde o fôlego.

Até o momento em que os arquivos de Snowden são divulgados, a narrativa segue vertiginosa, mal dando tempo para o leitor respirar. A partir daí, o que Greenwald faz é analisar, ou melhor, traduzir os documentos para o público leigo, demonstrando como a NSA, aliada a agências de segurança da Grã-Bretanha, da Austrália, do Canadá e da Nova Zelândia, espionaram e invadiram a privacidade de centenas de milhões de pessoas, com o apoio irrestrito de grandes corporações da telefonia e da internet, como Facebook, Google, Yahoo, You Tube, entre outras.

Grave? Claro. Gravíssimo. Só que mais parece a análise de um processo judicial, tal a quantidade de documentos. Sim, é de fato revoltante saber que aqueles que tinham o dever de proteger a intimidade das pessoas são os primeiros a invadi-la, sob a escusa de prevalência da segurança, mesmo quando se vê que muitos dos atos de investigação nada têm a ver com tal aspecto.

Mas, e o que acontecia com Snowden enquanto o mundo era bombardeado com os documentos que ele permitiu vazar? Greenwald não aborda esse lado com a profundidade desejada. Enquanto no início do livro a segurança de Snowden e seus motivos a princípio nobres são avaliados e descritos em detalhes, após a divulgação dos arquivos, pouco há sobre ele. Greenwald apenas informa ao leitor que Snowden conseguiu fugir para a Rússia, sem dar qualquer detalhe.

Por conta disso, o título do livro passa uma ideia errada. “Sem lugar para se esconder” não é um livro sobre Snowden, ainda que se refira bastante a ele. A narrativa abandona o protagonista e concentra-se no que ele produziu, sem aludir aos acontecimentos por certo interessantes que envolveram sua fuga para Moscou.

Se já existe frustração por conta disso – repito, em que pese a gravidade das denúncias – o livro padece de um certo narcisismo. Greenwald é um escritor competente e engajado, mas por vezes suas assertivas resvalam para uma auto comiseração injustificável, concentrando-se nas indesejadas e injustas repercussões no mundo do próprio jornalista. É nos momentos em que ele fala de si que o texto perde a força, ganhando ares de um diário de confissões coitadísticas. Infelizmente.

Quanto a Snowden, confesso que fiquei um pouco decepcionado com a abordagem psicológica que Greenwald faz dele. Vencida a desconfiança inicial, Greenwald passa a defender com todos os argumentos possíveis o fato de que Snowden só fez o que fez porque estava indignado com o nível de espionagem da NSA, que isso era errado e que as pessoas precisavam saber. Pode até ser verdade, mas custo a acreditar que alguém seja ingênuo a esse ponto. De mais a mais, é no mínimo estranho Snowden ter se refugiado justamente na Rússia, o país berço da NKVD e da KGB, órgãos governamentais dos mais repressores, mais invasivos e mais aterradores de toda a História.

Logicamente, nada justifica a superação de todos os limites de razoabilidade pela NSA americana. Penso que num mundo perfeito, todos os envolvidos deveriam ser responsabilizados. Claro, jamais serão. Não dá para ser inocente e pensar que, mesmo por conta das denúncias, os métodos vão cessar. Podem até ser suspensos por algum tempo, mas, no fim, tudo volta ao que era antes. Como alguém já disse, é o sistema.

Quanto a Snowden, penso que resta muito a ser esclarecido a seu respeito. Suas motivações soam não só pretensamente pueris, mas também milimetricamente editadas. É certo que há muita coisa não dita.

De todo modo, o livro de Greenwald é uma leitura que vale a pena. Senão como thriller político, pelo menos para saber com quem você está repartindo suas informações pessoais e como isso é utilizado.

site: entrecontos.com

Cristiane 22/11/2014

Esperava uma história diferente
Achei muito interessante a descrição feita de forma bem detalhada de como a espionagem é feita pela NSA. Fiquei surpresa em muitos momentos, em pensar que eu posso estar sendo espionada mesmo sendo inocente, sem ter feito nada.

O que me deixou um pouco decepcionada foi o livro não retratar o que aconteceu com o Snowden após a publicação dos documentos que ele entregou. Pensei que o livro falava mais sobre ele do que da investigação em si.

Tirando isso o livro é muito bom, só fiquei curiosa para saber mais sobre o Snowden. Espero que algum dia publiquem um livro falando só sobre o que aconteceu com ele ou se já existir um livro assim alguém me avisar rs.
erica.turci.5 06/12/2014minha estante
Cristiane, ele deu uma entrevista em julho deste ano para o Globo News, vale a pena procurar no Youtube. Depois de um ano dos acontecimentos ele conta como está, e o que aconteceu depois das revelações.

Rebeca C. 23/06/2016

Cuidado
Muito cuidado na leitura desse livro, ele causa paranoias! A história do Eduard é surpreendente, você descobre muita coisa que nunca imaginaria que acontecia e começa a tomar bem mais cuidado com as coisas que você diz ou faz no mundo virtual, é ótimo para abrirmos os olhos sobre até onde temos privacidade. Não vou falar mais porque se não começo os spoileres, mas só para constar, vale muito a pena ler!

Lindsey 18/03/2017

Imperdível
Você tem medo dos seus nudes vazarem? Agora imagina se pudessem te vigiar 24h por dia através da câmera do seu smatphone. Esse livro fala sobre Edward Snowden, o cara que teve coragem de desmascarar a vigilância ilimitada praticada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana. Parece bobeira nos preocuparmos com isso, já que somos ‘reles mortais’, mas essas denúncias suscitaram um longo debate global (ainda em curso), sobre o direito à privacidade e o alcance da vigilância governamental. O autor desse livro, o jornalista Glenn Greenwald, assim como Snowden, correu sérios perigos por conta dos dados aqui revelados, que mostram que a inteligência dos EUA estava espionando em larga escala, não só as comunicações domésticas, ou seja, nós, mas também os governos que eram seus aliados. É um livro incrível que nos faz refletir sobre nossa segurança na era digital, onde tudo o que fazemos pode ser visto, curtido e compartilhado. Imperdível!
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Marjory.Vargas 23/08/2023

Achei que o livro traria mais revelações b0mbásticas e seria mais p0lêmico.

Achei bastante perturbadora a descrição de como a espionagem é feita pela NSA e em descobrir que posso estar sendo "vigiada" sem nunca ter feito nada.

Gustavo 23/06/2014

Gostei muito da leitura do livro, a atitude de Snowden é realmente inspiradora, além de muito suspense é uma história digna de virar filme.

sonia 21/09/2014

Um ato digno.
Snowden revelou ao mundo os abusos de autoridade cometidos pelos governo americano, que ordenou a coleta de dados telefonicos e virtuais de praticamente todo o planeta.
Seu primeiro contato como os jornalistas utilizou o codnome Cincinatus.
Isso ocorreu em 1 de dezembro de 2012.
'Lucius Quintus Cincinatus (pág. 15) foi um agricultor romana que, nomeado pela cidade para defende-la de ataques, após derrotar os inimigos, voluntariamente abriu mão do poder político e voltou à vida de agricultor. Virou um símbolo do poder político em prol do interesse público.
Snowden temia que suas revelaçòes fossem recebidas com apatia, e que seu sacrifício fosse vão.
'entendo que serei obrigado a responder por meus atos, mas ficarei satisfeito se o conluio das leis secretas, perdão desigual e poderes executivos ilimitados que governa o mundo que amo for desmascarado, nem que seja por um único instante'
Esse homem corajoso nos lembrou 'a extraordinária capacidade que qualquer ser humano tem de mudar o mundo'(pag. 236)

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

Andalik 28/11/2014

Sem Lugar para se Esconder - Resenha em 27/11/2014
A história que o jornalista Glenn Greenwald conta em "Sem Lugar para se Esconder" é justamente o caminho traçado pelo funcionário terceirizado pela NSA, Edward Snowden, para divulgar ao mundo, informações sobre o abuso de poder sem precedentes da NSA a partir de milhares de documentos coletados que comprovam o fato.

Com uma estrutura multifacetada, “Sem Lugar Para Se Esconder” apresenta diferentes características dentro do mesmo livro, há momentos em que Greenwald traça um ambiente digno dos mais interessantes livros de espionagem, em outros dá lugar para um crítico aguçado, por vezes furioso, da estrutura de vigilância montada pelo governo norte-americano e da subserviência da grande imprensa. Em outros momentos Greenwald abre espaço para uma abordagem mais analítica, que mesmo que despertem um menor interesse do leitor convencional, não deixa de ter explicações absolutamente relevantes para o conteúdo total do trabalho.

Nos dois primeiros capítulos, o livro segue em um ritmo vertiginoso. É realmente impossível parar de ler. Trata das tentativas iniciais de contato feitas por um certo Cicinnatus, em dezembro de 2012, querendo convencê-lo a usar programas criptografados a fim de que pudessem falar de maneira segura sobre tema que não tinha ficado claro ao jornalista, a ao qual este deu pouca atenção. A coisa só mudou de figura quando Greenwald encontrou, alguns meses mais tarde, com a documentarista Laura Poitras, em Nova York, e esta já se mostrava inteirada e interessada em contatar um indivíduo anônimo “que parecia honesto e sério”, e que a procurara alegando ter acesso a documentos ultrassecretos e incriminadores sobre a espionagem feita pelos EUA em relação aos seus próprios cidadãos e ao resto do mundo. Greenwald então se convenceu da importância do material e decidiu ser o jornalista a divulgá-lo ao mundo por intermédio do jornal em que trabalhava, o britânico The Guardian.

No momento em que o mundo vive toda a revolução causada pela era digital e aonde todos os valores são difusos, “Sem Lugar para se Esconder” é um livro fundamental para os tempos atuais ao questionar o significado para os indivíduos e para os povos de até que ponto o estado de vigilância é realmente essencial, qual o limite que se deve permitir a invasão da privacidade em troca de segurança e até aonde a cooptação de grandes corporações digitais e órgãos da grande mídia extravasam os limites do que seria minimamente aceitável.

Matheus Italo 30/06/2015

Ótima leitura. Impossível ler e não se revoltar.
É um absurdo o abuso que as agências de vigilância cometem em nome de uma guerra contra o terror, até pq boa parte da coleta de dados serve somente para atender fins econômicos, prova disso é que não impediram muitos atentados recentes.

Silas Castro 04/04/2016

Excelente livro
livro muito bom. Ele mostra como a espionagem é excessiva até mesmo com países aliados dos USA

Felicity 12/02/2017

Surpreender
O livro é algo inesperado, surreal, mas real com provas e eu terminei achando que é só a ponta do iceberg