A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

Anna Christina 25/06/2014

A menina que não sabia ler - o título finalmente se explica
Muita gente que leu "A Menina que não sabia ler" achou que o título era uma estratégia de marketing para atrair os leitores do maiúsculo "A menina que roubava livros". Bom, com o lançamento deste "A menina que não sabia ler - volume 2", fica claro que não. O livro, no original, chama "The girl who coudn't read".

Florence está de volta. Desta vez, num hospital psiquiátrico situado numa ilha isolada de tudo e de todos. É para lá que vai o Dr John Shepherd, médico psiquiatra, recém formado. O ambiente é sombrio e perturbador. O diretor da instituição não acredita no "Tratamento Moral", um tratamento humanizado das doentes mentais. Tudo é frio e muito severo.

Desde o príncípio fica clara a dúvida sobre quem de fato é John Shepherd, ou o que o leva até lá. Ele consegue autorização do diretor para tentar o Tratamento Moral com uma das internas - e escolhe justamente Flo, que lá é chamada de Jane Dove. Ela foi parar na instituição após ser encontrada vagando na cidade, sem memória e sem qualquer identificação.

A história é de leitura rápida, fácil, os pequenos mistérios são interessantes e mantém o leitor atento ao que vai acontecer em seguida.

"Saber ler" é mais uma vez determinante para a vida e o destino de Florence, um personagem rico e muito inteligente.
Natália 06/08/2014minha estante
O título original do livro não em nada a ver com "A menina que não sabia ler".

Anna Christina 07/08/2014minha estante
Oi, Natália. O título original do que é o volume 2 aqui no Brasil é "The girl who coudn't read".

May 29/09/2014minha estante
Realmente uma história fascinante do começo ao fim,a cada página lida o coração batia mais forte cheio de mistério e suspense, Florence uma garota muito ágil e inteligente deixou o livro com adrenalina pura, vale a pena ler e quem sabe tê-lo em casa.
Anna Cristina não conhecia o nome do Título original obrigada pela dica.

Joao.Carlos 23/02/2015minha estante
Historia de misterio mt boa que te prende a leitura, porem deixa mts pontas soltas nos dois volumes que vc espera ser revelada no final ou na proxima edicao e nao acontece,se nesta 3 edicao nao ser resolvidas todos os misterios que deixaram de ser revelados, isto vai virar uma mini serie e fugir mt ao contexto , espero mt que esta ultima edicao revele tudo com a florence

Davi.Talita 08/09/2016minha estante
Amei o primeiro livro e confesso que o segundo livro é um pouco entendiante pois a história de Florence para salvar o irmão é maravilhosa não tendo muito haver com o Dr John Shepherd, queremos saber mais, ler mais sobre a Florence alguém sabe me informar se há o terceiro livro ou projeção para o terceiro livro? como ficou Giles e sua preceptora? Realmente morreu ou irá voltar para vingar-se? Muito ansiosa kkkkkkkkkkkkk
Outra observação importantíssima pq a capa do livro não retrata seu verdadeiro conteúdo?

Juarez 26/04/2021minha estante
Todos os dois volumes são excelentes. Um suspense psicológico de tirar o fôlego. Deveria ter o volume 3.

sarahpalhano 13/06/2021minha estante
Eu só queria entender como ela foi parar no hospício

estercabrals 01/07/2021minha estante
Só gostaria que não tivesse deixado uns furos..
Como ela foi parar no hospício? Quanto tempo depois dos acontecimentos do primeiro livro? Ela fingiu o tempo todo ou em algum momento ela realmente não tinha memória? Aaaaaa tanta coisa que podia ser respondida

Ju Ramos 12/10/2021minha estante
Estou na página 75 ainda, e já me faço essas perguntas. Como ela foi parar no hospício? Cadê o Giles? Como ficou a governanta, se recuperou? Será que tudo isso será respondido?

Luisa Orphão 14/01/2022minha estante
Não parece uma continuação... A história é interessante mas a gente fica na expectativa de fechas as histórias que ficaram pendentes no primeiro livro. Deveria ter outro titulo, pq apesar de citar os mesmos personagens, não é uma continuação...

Carla 11/01/2023minha estante
sarahpalhano Eu também queria saber.

Winter9 05/04/2023minha estante
Pena que o autor morreu e nos deixou sem um final ou um possível livro 3

Carla 04/05/2023minha estante
Eu queria muito o volume 3.

ma.ri_ 30/07/2023minha estante
Pdia ter o vol 3...

Raquel Holmes 29/07/2014

Eu esperava mais.
O Volume 1 simplesmente foi de tirar a paz. Não dava para desprender os olhos das páginas ansiosa por saber em que daria todo aquele acontecimento.

E terminou sem respostas para várias perguntas.

Com isto, fui para o Volume 2 com a expectativa de não apenas reencontrar Florence e Gyles (cadê Gyles?) como também de obter respostas.

Pois bem, foi uma sequência de pequenas decepções: O livro é narrado em primeira pessoa, mas não é a Florence quem narra e sim um novo e misterioso personagem. Florence torna-se secundária e a magia de estarmos dentro da cabeça dela não existe mais, justamente por não ser ela a narradora.

Talvez fosse melhor se o narrador fosse onisciente. Contasse tanto do ponto de vista do Doutor misterioso (e quem sabe até dos demais personagens) quanto do ponto de vista da Florence. Essencial para prender a atenção dos fãs dessa garotinha incrível e enriquecer a narrativa!

O enredo é um pouco pobre. Acho que cozinhou muito o galo (que o doutor não me "ouça" (hehehe) pra no final não ser um "tchaaammm".

E, pra completar a sequência de decepções, as perguntas do Volume 1 não foram respondidas e novas perguntas surgiram.

Meu elogio vai, obviamente, à inteligência e perspicácia da nossa amada, idolatrada, salve, salve Flô! rs Ela é muito esperta e sua esperteza lhe rendeu sua vida a salvo. Queria que ela tivesse sido mais explorada.

O livro dá margem para uma continuação e espero que, se houver uma, que traga um desfecho para as pontas soltas dos vols 1 e 2.
Mandy Nerújo 17/11/2014minha estante
A parte das pontas soltas são as piores mesmo. Estava na página 270 e ainda não haviam respondido nada!! D:
Com toda a certeza terá uma continuação e dessa vez espero que a narradora seja Florence!
Adorei sua resenha! ;)

Joao.Carlos 23/02/2015minha estante
Espero que no volume 3 tenha todo um desfecho para as respostas do vol 1 e 2 pq a historia é interessante se nao houvesse estas pontas soltas e que a menina florence apareca e solucione todos os misterios e coloquem o fim nesta historia toda, se nao vai ser um lixo ter lido 3 volumes e nao chegar a nenhuma conclusao desta historia ou vai vira um seriado isto kkkkkkk

Leituras da Tercy 28/07/2015minha estante
Realmente, vai vim um 3 livro por aí, e se tem uma coisa que odeio é livros com continuação. Não tenho saco para ficar comprando livros e mais livros para saber o final de uma história. Agora acumulou mistérios do 1 e 2 livros, aja paciência. =\

Nathally 14/07/2016minha estante
Concordo completamente. O primeiro volume foi eletrizante e fui para o segundo com grandes expectativas. Infelizmente, o 2° foi bem fraquinho e me deixou com mais perguntas sem respostas. Esperamos uma continuação. Uma particularidade minha: As capas e títulos originais em inglês são muito melhores do que os do Brasil. O título "A menina que não sabia ler" até que dá pra relevar por causa da história da personagem, mas ainda é muito superficial. E quem teve a idéia de colocar essas capas alegres de meninas felizes com livros na mão parece que nem leu. Preferia muito mais algo que representasse o gênero meio gótico e sombrio dos livros.

Davi.Talita 08/09/2016minha estante
concordo plenamente queremos respostas e nossa Florence por inteira!!

Alípio 23/05/2017minha estante
Eu gostei de não ter respondido as perguntas e espero que continue, pois não quero que o mistério acabe e o autor feche as portas para interpretações.

Mari.Vasconcelos 02/10/2021

A menina que não sabia ler 2
Bem raso em comparação ao primeiro livro...
Em alguns momentos acreditei que engataria, os acontecimentos prometiam emoção mas apesar de ser uma leitura rápida, na maior parte do tempo senti que o autor estava enchendo linguiça.
O final foi bastante inconclusivo.

Cida Zientarski 08/05/2023

A Menina Que Não Sabia Ler (+12)
A história é narrada em primeira pessoa pelo jovem psiquiatra, Dr. Jonh Shepherd. Sua proposta para trabalhar numa ilha isolada, onde funciona um hospital para tratamento de doentes mentais, foi aceita pelo Dr. Morgan, que dirige o sanatório. Já nos primeiros dias, o doutor Shepherd passou a discordar dos métodos do Dr. Morgan. Este então, sentindo-se desafiado, concordou em deixar Shepherd escolher uma das pacientes, para servir de cobaia dos seus métodos mais “humanos”. O jovem médico lembrou-se de haver presenciado uma cena em que duas pacientes brigavam por um pedaço de pão. Nesse momento, uma jovem interna deu o seu pedaço de pão para a perdedora. Resolveu então escolher essa garota para ser a sua cobaia. Ao ser informado, o Dr. Morgan buscou no arquivo as anotações sobre a jovem: encontrada em estado de confusão mental, vagando nas proximidades do depósito da ferrovia três meses atrás. Recusa-se ou não sabe dizer o próprio nome. Decidiram chamá-la de Jane. Origem e idade desconhecidas, talvez na faixa entre 13 e 18 anos. É analfabeta e tem problemas de fala. Aos poucos, o Dr. Shepherd começa a desconfiar que há alguma coisa grave acontecendo na clínica; sua noiva reclama da ausência de notícias; a garota demonstra ser muito mais inteligente do que aparenta. Até mesmo o Dr. Shepherd tem segredos terríveis que não podem ser revelados.

O enredo é um pouco previsível, sobretudo se você leu o primeiro volume. Mas o leitor fica na expectativa de saber o que vai acontecer com os protagonistas dessa história onde ninguém é o que aparenta. Gostei e quando se começa a ler, não dá vontade de parar. "Quem tem imaginação, senhor, nunca será prisioneiro."

whotfisbertaggia 17/12/2022

INTERESSANTE, MAS DESNECESSÁRIO
não é uma continuação muuuito necessária, o livro fala sim o que acontece com a florence depois de toda a história do primeiro livro, mas o foco passa a ser outro personagem. o livro é legal, mas não tinha tanta necessidade de ser escrito e tem algumas partes bem confusas, mas ainda assim, gostei bastante.

arilopes 15/04/2022

A Menina Que Não Sabia Ler - Vol. 2
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que esse livro necessita de um prólogo e um epílogo. A narrativa começa logo após um acidente fazendo com que o leitor demore para entender o que aconteceu, na verdade, é um acontecimento aberto, não é esclarecido como ocorreu, o que faz com que a história dependa em muitos pontos do leitor para ser interpretada ? e aqui acabe várias interpretações! Sobre o epílogo, acredito que seria uma forma de contextualizar o que aconteceu com Jane Pomba, visto todos os acontecimentos do livro e o plow do final. Esse livro trouxe mais dúvidas do que apresentou respostas!

Em relação à narrativa, ela não segue uma cronologia de fatos do Vol. 1 para o Vol. 2 e você termina o livro sem saber o que realmente aconteceu com a personagem e o motivo dela está onde estava ? isso foi frustrante! É um livro que termina com gancho para um terceiro livro, ou para uma possível explicação do que aconteceu, mas esse é o problema: não tem um terceiro livro! Como diria Isabela Boscov ?ia precisar de uma renovada, mas uma reforma total para fazer algum sentido?.

Ademais, a escrita de Harding continua excepcional, com uma riqueza de vocábulos que, por vezes, parei e tive que consultar o dicionário ? o que, para mim, não é um problema. Outro ponto que quero destacar é que na minha resenha de ?Verity? eu disse que fiquei muito curioso para ler um livro sobre a perspectiva de um vilão. Bom, com esse livro eu saci essa curiosidade! Depois de algumas páginas, você entende o porquê dos sonhos do Dr. Shepherd e os desdobramentos homicidas dele ter aprendido a como matar uma galinha, ou seja, a narrativa é contada sob o ponto de vista de um assassino ? é em 1ª pessoa.

Por fim, gostaria de dizer que eu fiquei bem desapontado por não receber as respostas que eu tanto queria e por o livro ainda ter somado mais perguntas, porém isso não quer dizer que a história seja ruim ou mal escrita ? ela só não segue uma linha de raciocínio cronológica. É possível dizer que dá para ler esse livro sem jamais ter lido o Vol. 1. Além disso, o livro traz uma ambientação bem intrigante e chocante, os acontecimentos se passam em um hospício ? sim, por várias vezes você vai sentir raiva, ódio, repulsa, compaixão, empatia, etc. É um misto de emoções você lê sobre como era a vida de pacientes em um hospício naquela época, meados do século XIX.

p.s.: era um hospício só para mulheres, os únicos personagens masculinos são o Dr. Shepherd e o chefe Dr. Morgan

"Esse é o problema do medo: não saber o que vai acontecer e as coisas que sua mente inventa para preencher esse vácuo."

"Que criatura estranha é o ser humano! Tão cheio de contradições."

"Mas era sempre mais difícil depender de outra pessoa, nunca se sabe quando ela poderá nos decepcionar."

"Eu me sinto em casa com todos estes livros em torno de mim. É como estar entre amigos."

San 14/06/2020

Gostei
Gostei bastante do livro. Foi uma leitura que fluiu.
Prendeu minha atenção o tempo todo.

Andressamachado19 18/03/2024

A menina que não sabia ler 2
O primeiro livro com esse, não possuem praticamente nenhuma conexão, podendo se ler esse é compreender a história tranquilamente, mas esse é muito melhor, sinceramente mostrar de forma tão detalhada torturas é pressões psicológicas que a prota e as personagens sofriam, foi muito bom, o que tornou melhor ainda a leitura e envolvente.

Daiana.Maia 03/03/2024

Leitura rápida e fluida, não li o primeiro, mas esperava algo diferente deste livro, achava que a menina que não sabia ler aprenderia a ler! Porém isso não aconteceu e não houve evolução da protagonista e nosso anti herói se safa do início ao fim.

07/09/2014

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU A MENINA QUE NÃO SABIA LER!

Depois dos acontecimentos trágicos narrados em A menina que não sabia ler, alguns anos se passaram e agora Florence está num hospício em algum lugar no norte dos Estados Unidos. Só que demora até que nós, leitores, sejamos apresentados a ela. Então deixa eu voltar ao início.

O livro começa com o Dr. Shepherd chegando ao hospital. Ele é um médico jovem, chegando para um novo emprego depois de sofrer um acidente de trem. Shepherd está apreensivo, óbvio, com este novo emprego, num lugar nada acolhedor: uma ilha isolada, dedicada exclusivamente ao tratamento psiquiátrico de mulheres. E o médico-chefe, dr. Morgan, não lá um médico muito humano para nossos padrões. Ele acredita piamente que o tratamento das internas deve ser feito com banhos de água gelada (e não estou falando do ALS Ice Bucket challenge), solitária e contenção. Falta bem pouco para lobotomia. E isso vem como um choque para Shepherd, o que é falar algo. Isso porque logo fica aparente que o dr. Shepherd não é exatamente quem diz ser, mas não vou comentar mais para não dar spoiler. Já Shepherd acredita no "tratamento moral", ou seja, humanizado. É um homem instruído e inteligente, muito prático e também misterioso. Aos poucos vamos tendo pistas de quem ele realmente é, mas é um tanto previsível (especialmente depois da sinopse dar um pequeno spoiler #FAIL).

E Florence?, você se pergunta. Bem, ela aparece relativamente pouco no livro. Ela foi parar no hospício depois de ter sido encontrada vagando sem destino pela cidade, sem memória de quem é. Só que Shepherd logo vê nela a paciente ideal para testar o tal "tratamento moral", e sente uma certa atração pela menina alta, magrela e de cabelos negros, que se apresenta a ele como Jane Pomba.Não é uma atração física em si, mas espiritual. Isto porque acho que fica claro que mentes iguais acabam se atraindo eventualmente (se você leu o primeiro e este, logo vai entender minha colocação). Só que mesmo nas poucas aparições de Florence no livro, fica aparente seu poder de manipulação e sua inteligência acima da média. Porque nós, leitores, sacamos de cara quem é Jane Pomba. Só que o toque de gênio mesmo vem no final.

A narrativa é gostosa (de novo, demorei porque li em e-book, e como tenho passado bastante tempo em casa depois de trancar a faculdade, não leio tão frequentemente no kobo) e fácil, mas demora um pouquinho para as coisas engrenarem, É em primeira pessoa, contada por Shepherd, e eu preciso confessar que fiquei o tempo todo esperando um capítulo narrado por Florence. Também senti falta de Gyles, que não é nem mencionado no livro, o que achei uma falha.

O clima é sombrio também, e há alguns mistérios durante a leitura, mas prefiro a narrativa do primeiro. E uma coisa que eu percebi que acabou decepcionando um pouco os leitores é que não se tratava exatamente de uma continuação, e mais parece uma história paralela envolvendo Florence. Nada é o que parece no hospício e na verdade achei que a apresentação dos personagens, exceto Florence e Shepherd, um tanto caricatas, como Morgan como o médico velho e insatisfeito com a vida, preso no conformismo, a enfermeira durona, meio masculinizada e a boazinha, anjinho, e as pacientes dopadas e com olhar distante. Mas é uma boa leitura, até mesmo um tanto intrigante, apesar de previsível.

Trilha sonora

Mais uma vez, Seven Devils, da Florence and the Machine, é perfeita. Também deles, Heavy in your amrs. Bones, do Ms Mr, Haunted, do Evanescence e Demons, do Imagine Dragons.

Se você gostou de A menina que não sabia ler - volume 2, pode gostar também de:

A volta do parafuso - Henry James;
Histórias extraordinárias - Edgar Allen Poe;
O prisioneiro do céu - Carlos Ruiz Zafón;
A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
estevesandre 27/11/2014minha estante
(ATENÇÃO SPOILER!)

Giles é mencionado no livro sim. Quando o Dr. Shepherd pede pra Florence criar um passado para ela, ela conta que tem um irmão chamado Giles. Ele pede para que ela o tire da história, já que o Giles seria um estorvo caso resolvessem investigar a vida da Florence e ela resiste, o que nos remete a sua obsessão pelo irmão presente no primeiro livro.

Juliana 27/09/2015minha estante
Dei like só por citar Zafón. Ele é encantador mesmo, tanto suspense, mistério e personagens perturbados que ficam em sua memória

Melina.Meiroz 04/05/2021

Me prendeu do início ao fim!
Se você espera uma continuação de "a menina que não sabia ler", saiba que nesse segundo volume você não vai encontrar isso. PORÉMMM, não muda o fato de ser um livro fantástico! Bem misterioso e fluído, do jeito que eu gosto. E tem um final que me surpreendeu! Recomendo.

Renata.Deplanck 22/03/2021

Uma história que prende.
Eu já tinha gostado muito do primeiro volume e esse segundo conseguiu ser tão bom quanto.
Glau 22/03/2021minha estante
Tbm gostei muito

Diana279 09/10/2020

A história é realmente boa, com um suspense maravilhoso, e ótimas partes com ação e morte, mas como uma continuação, deixa a desejar, pois não fala nada sobre como a Florence foi parar em um sanatório. Fora isso, a história é bem envolvente.

Bia 23/01/2021

Não Leia Esperando uma Continuação do Primeiro
Esse segundo livro não ter nada a ver com o primeiro . A narrativa é feita por outro personagem , que nem existia no primeiro livro. E do nada Florence tá no hospício, como assim? o pior de tudo é não explicar como ela foi parar lá. Fui ler esperando uma explicação dos acontecimentos do primeiro livro , me decepcionei. Não é ruim , só que não é continuação é um livro a partir. Gostei do final, nós mostrar como Florence é esperta e enganar todo mundo muito fácil.