A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

Anna Christina 25/06/2014

A menina que não sabia ler - o título finalmente se explica
Muita gente que leu "A Menina que não sabia ler" achou que o título era uma estratégia de marketing para atrair os leitores do maiúsculo "A menina que roubava livros". Bom, com o lançamento deste "A menina que não sabia ler - volume 2", fica claro que não. O livro, no original, chama "The girl who coudn't read".

Florence está de volta. Desta vez, num hospital psiquiátrico situado numa ilha isolada de tudo e de todos. É para lá que vai o Dr John Shepherd, médico psiquiatra, recém formado. O ambiente é sombrio e perturbador. O diretor da instituição não acredita no "Tratamento Moral", um tratamento humanizado das doentes mentais. Tudo é frio e muito severo.

Desde o príncípio fica clara a dúvida sobre quem de fato é John Shepherd, ou o que o leva até lá. Ele consegue autorização do diretor para tentar o Tratamento Moral com uma das internas - e escolhe justamente Flo, que lá é chamada de Jane Dove. Ela foi parar na instituição após ser encontrada vagando na cidade, sem memória e sem qualquer identificação.

A história é de leitura rápida, fácil, os pequenos mistérios são interessantes e mantém o leitor atento ao que vai acontecer em seguida.

"Saber ler" é mais uma vez determinante para a vida e o destino de Florence, um personagem rico e muito inteligente.
Natália 06/08/2014minha estante
O título original do livro não em nada a ver com "A menina que não sabia ler".

Anna Christina 07/08/2014minha estante
Oi, Natália. O título original do que é o volume 2 aqui no Brasil é "The girl who coudn't read".

May 29/09/2014minha estante
Realmente uma história fascinante do começo ao fim,a cada página lida o coração batia mais forte cheio de mistério e suspense, Florence uma garota muito ágil e inteligente deixou o livro com adrenalina pura, vale a pena ler e quem sabe tê-lo em casa.
Anna Cristina não conhecia o nome do Título original obrigada pela dica.

Joao.Carlos 23/02/2015minha estante
Historia de misterio mt boa que te prende a leitura, porem deixa mts pontas soltas nos dois volumes que vc espera ser revelada no final ou na proxima edicao e nao acontece,se nesta 3 edicao nao ser resolvidas todos os misterios que deixaram de ser revelados, isto vai virar uma mini serie e fugir mt ao contexto , espero mt que esta ultima edicao revele tudo com a florence

Davi.Talita 08/09/2016minha estante
Amei o primeiro livro e confesso que o segundo livro é um pouco entendiante pois a história de Florence para salvar o irmão é maravilhosa não tendo muito haver com o Dr John Shepherd, queremos saber mais, ler mais sobre a Florence alguém sabe me informar se há o terceiro livro ou projeção para o terceiro livro? como ficou Giles e sua preceptora? Realmente morreu ou irá voltar para vingar-se? Muito ansiosa kkkkkkkkkkkkk
Outra observação importantíssima pq a capa do livro não retrata seu verdadeiro conteúdo?

Juarez 26/04/2021minha estante
Todos os dois volumes são excelentes. Um suspense psicológico de tirar o fôlego. Deveria ter o volume 3.

sarahpalhano 13/06/2021minha estante
Eu só queria entender como ela foi parar no hospício

estercabrals 01/07/2021minha estante
Só gostaria que não tivesse deixado uns furos..
Como ela foi parar no hospício? Quanto tempo depois dos acontecimentos do primeiro livro? Ela fingiu o tempo todo ou em algum momento ela realmente não tinha memória? Aaaaaa tanta coisa que podia ser respondida

Ju Ramos 12/10/2021minha estante
Estou na página 75 ainda, e já me faço essas perguntas. Como ela foi parar no hospício? Cadê o Giles? Como ficou a governanta, se recuperou? Será que tudo isso será respondido?

Luisa Orphão 14/01/2022minha estante
Não parece uma continuação... A história é interessante mas a gente fica na expectativa de fechas as histórias que ficaram pendentes no primeiro livro. Deveria ter outro titulo, pq apesar de citar os mesmos personagens, não é uma continuação...

Carla 11/01/2023minha estante
sarahpalhano Eu também queria saber.

Winter9 05/04/2023minha estante
Pena que o autor morreu e nos deixou sem um final ou um possível livro 3

Carla 04/05/2023minha estante
Eu queria muito o volume 3.

ma.ri_ 30/07/2023minha estante
Pdia ter o vol 3...

Raquel Holmes 29/07/2014

Eu esperava mais.
O Volume 1 simplesmente foi de tirar a paz. Não dava para desprender os olhos das páginas ansiosa por saber em que daria todo aquele acontecimento.

E terminou sem respostas para várias perguntas.

Com isto, fui para o Volume 2 com a expectativa de não apenas reencontrar Florence e Gyles (cadê Gyles?) como também de obter respostas.

Pois bem, foi uma sequência de pequenas decepções: O livro é narrado em primeira pessoa, mas não é a Florence quem narra e sim um novo e misterioso personagem. Florence torna-se secundária e a magia de estarmos dentro da cabeça dela não existe mais, justamente por não ser ela a narradora.

Talvez fosse melhor se o narrador fosse onisciente. Contasse tanto do ponto de vista do Doutor misterioso (e quem sabe até dos demais personagens) quanto do ponto de vista da Florence. Essencial para prender a atenção dos fãs dessa garotinha incrível e enriquecer a narrativa!

O enredo é um pouco pobre. Acho que cozinhou muito o galo (que o doutor não me "ouça" (hehehe) pra no final não ser um "tchaaammm".

E, pra completar a sequência de decepções, as perguntas do Volume 1 não foram respondidas e novas perguntas surgiram.

Meu elogio vai, obviamente, à inteligência e perspicácia da nossa amada, idolatrada, salve, salve Flô! rs Ela é muito esperta e sua esperteza lhe rendeu sua vida a salvo. Queria que ela tivesse sido mais explorada.

O livro dá margem para uma continuação e espero que, se houver uma, que traga um desfecho para as pontas soltas dos vols 1 e 2.
Mandy Nerújo 17/11/2014minha estante
A parte das pontas soltas são as piores mesmo. Estava na página 270 e ainda não haviam respondido nada!! D:
Com toda a certeza terá uma continuação e dessa vez espero que a narradora seja Florence!
Adorei sua resenha! ;)

Joao.Carlos 23/02/2015minha estante
Espero que no volume 3 tenha todo um desfecho para as respostas do vol 1 e 2 pq a historia é interessante se nao houvesse estas pontas soltas e que a menina florence apareca e solucione todos os misterios e coloquem o fim nesta historia toda, se nao vai ser um lixo ter lido 3 volumes e nao chegar a nenhuma conclusao desta historia ou vai vira um seriado isto kkkkkkk

Leituras da Tercy 28/07/2015minha estante
Realmente, vai vim um 3 livro por aí, e se tem uma coisa que odeio é livros com continuação. Não tenho saco para ficar comprando livros e mais livros para saber o final de uma história. Agora acumulou mistérios do 1 e 2 livros, aja paciência. =\

Nathally 14/07/2016minha estante
Concordo completamente. O primeiro volume foi eletrizante e fui para o segundo com grandes expectativas. Infelizmente, o 2° foi bem fraquinho e me deixou com mais perguntas sem respostas. Esperamos uma continuação. Uma particularidade minha: As capas e títulos originais em inglês são muito melhores do que os do Brasil. O título "A menina que não sabia ler" até que dá pra relevar por causa da história da personagem, mas ainda é muito superficial. E quem teve a idéia de colocar essas capas alegres de meninas felizes com livros na mão parece que nem leu. Preferia muito mais algo que representasse o gênero meio gótico e sombrio dos livros.

Davi.Talita 08/09/2016minha estante
concordo plenamente queremos respostas e nossa Florence por inteira!!

Alípio 23/05/2017minha estante
Eu gostei de não ter respondido as perguntas e espero que continue, pois não quero que o mistério acabe e o autor feche as portas para interpretações.

Aninha 07/11/2017

Aparências...
"Aparências, aparências! Como é fácil julgar que é louco um homem são e que é são um louco!" (página 52)

Apesar de não parecer, esse livro é continuação do anterior. Depois daquele final absurdo, ficamos sem saber o destino de alguns personagens. Longe de explicar o que aconteceu, temos um deles de volta: Florence, agora com o nome de Jane Pomba, já que ela não se lembra de seu nome e nem de onde veio.

Jane está em um hospício numa ilha, com diversas mulheres. O tratamento que o dr Morgan faz com elas é desumano: banhos gelados, restrição alimentar e horas presas em cadeiras de "contenção", tudo para ensiná-las a se comportar.

É assim que o dr John Shepherd chega na ilha, para seu novo emprego como assistente do dr Morgan. John, aliás, roubou essa identidade de outra pessoa em um acidente de trem e, por sorte, se viu livre de seu triste destino para recomeçar a vida nesse lugar distante. Por isso, ele chega de mala e cuia no local, sem despertar suspeitas.

John se assusta com o tratamento dado às mulheres e pede ao dr Morgan para usar um tratamento mais humano com uma das pacientes. Ele aceita e a escolhida é Jane Pomba, uma jovem que mal sabe falar e não recorda nada sua vida, nem seu nome.

O tratamento começa e algumas coisas acontecem ao redor de John, que o deixa sempre alerta: será que desconfiam de alguma coisa acerca dele? E se alguém descobre que ele não é o dr John verdadeiro?

Todos parecem esconder algum segredo e a trama vai te envolvendo. O final também é surpreendente, mas ainda ficam algumas pontas soltas do livro anterior, que não foram respondidas. Será que vem um volume 3 por aí ou o lance do autor é deixar tudo em aberto mesmo?

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2017/11/a-menina-que-nao-sabia-ler-vol-2.html
Monnica.Moraes 16/05/2018minha estante
Vai ficar em aberto, o autor faleceu. Mas o bacana de finais abertos é que te faz refletir e chegar à conclusões interessantes. Foi o que aconteceu comigi no primeiro.

Aninha 27/05/2018minha estante
Não sabia! Ah, eu também invento finais, especialmente nesse que deixou tanta coisa em aberto.
Mas, pode ser que façam como na trilogia de "O Homem que não amava as mulheres" e alguém assuma a continuação. Tomara que não.

Monnica.Moraes 18/06/2018minha estante
Não conheço esse... vou me informar.

Aninha 30/06/2018minha estante
já aviso: os livros dessa trilogia (Millenium) são viciantes e intensos demais! Tb foi pena que o escritor - Stieg Larsson -tenha falecido

Catarina376 25/01/2018

Uma pena..
Personagens tão interessantes, leitura fácil e enredo instigante. Uma pena que, pelo visto, este será o último livro sobre Florence, pois o autor faleceu em setembro de 2017.
Ammy 25/01/2018minha estante
Eu não sabia de seu falecimento ?

Catarina376 25/01/2018minha estante
Pois é, descobri na página da Wikipedia sobre ele. Infelizmente, não há informações sobre o que aconteceu; aliás, quase não há informações sobre o autor em vida.

Entrei no site dele, e há muito tempo não é atualizado. A última mensagem do Twitter, se não me falha a memória, é de 2015. Ou seja, ficaremos sem o terceiro livro da saga de Florence. :/

Ammy 26/01/2018minha estante
Ai, eu não acredito... to na bad :'(

Danielle 28/12/2014

Logo depois de terminar o primeiro livro que eu amei tanto, não pensei nem duas vezes e parti para sua continuação. Embora o primeiro livro ter fechado perfeitamente bem fiquei intrigada com o que poderia ter no segundo livro e agora eu simplesmente preciso de mais uns dois livros. Primeiro um que explique o que aconteceu com outros personagens do primeiro livro, nessa passagem de tempo entre o primeiro e segundo livro e outro para continuar a estória do segundo livro, sim, eu preciso saber qual rumo nossa querida Florence vai tomar, preciso muito.

Nessa continuação vamos ter uma narrativa não mais do ponto de vista de Florence e sim de um médico de um hospital psiquiátrico no qual Florence é escolhida como sua paciente para experimentar um novo tratamento mais humanizado, com base em mais atenção e afeto ao paciente.

Florence foi levada para esse hospital psiquiátrico em uma ilha após ser encontrada vagando nas ruas sem nenhuma memória.

Eu particularmente estou encantada com a escrita desse autor que simplesmente não me fazia desgrudar da leitura, embora muita gente tenha achado esse livro desnecessário eu amei e preciso de mais livros para essa história, tenho que admitir que o primeiro livro foi genial e esse não conseguiu alcançar a maestria do primeiro, mas foi sensacional e também teve seus encantos e um final maravilhoso como o primeiro.

"Eu me sinto em casa com todos esses livros em torno de mim. É como estar entre amigos. São tantas histórias que posso imaginar me baseando nas imagens. Quem tem imaginação, nunca será prisioneiro."

John Harding já entrou para lista de autores que vou ler sem olhar a sinopse. Recomendo para todos que gostem de livros que abordem a loucura humana.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp
ValGouveia 28/12/2014minha estante
Adoro suas resenhas

Danielle 29/12/2014minha estante
ownnn que bom...

Juliana 27/09/2015minha estante
eu tb fiquei encantada pela sua resenha. Tb gostei mto desse segundo volume, o "falso" Dr Shepherd chega a ser humanizado, apesar dos seus instintos assassinos, me afeiçoei a ele e jurei que eles terminariam juntos, tipo parceiros no crime. Fiquei em duvida, o que realmente é aquele final? Ela o dopou para testá-lo se ele iria de fato levá-la com ele ou matá-la? Ele tinha a intenção de matá-la, é isso? O final foi tão rápido, fiquei perdida.
Ela passou a perna nele mesmo!

Bel 07/04/2021

Que plot o livro tem!!!!
Mano, eu simplismente amei!!! Mesmo sendo de terror, eu analisei muito sobre a mente do ser humano(um tipo específico de mente...).
Eu realmente entrei dentro da história. Sinceramente, Eu gostei mais desse doq do primeiro kkkk é mais intrigante... você quer saber sobre oq houve antes pra que o cara principal estivesse naquele lugar, e quer saber como que vai terminar(bem ou mal) pra o cara. É muito inquietante! Eu quis acabar o mais rápido possível pq queria saber muito o final e como as histórias dele e de Florence se conectavam!! Gostei dmss e recomendo bastante!
amanda 15/04/2021minha estante
jura que você gostou? AMIGA EU ODIEEEEEEEEEEU

amanda 15/04/2021minha estante
eu não recomendo pra ningueeem

Bel 05/03/2022minha estante
Mulheer eu gostei muitoo, sério me prendeu dms KKKKKK

kathrein.oliveira 21/03/2018

Surpreendente
Peguei esse livro para ler como forma de sair de uma ressaca literária, me surpreendi muito com a escrita e a história, fiquei tão envolvida pelo mistério e a forma como foi contada que li em apenas três dias. Super recomendo, mas devo avisar que o final é bem aberto, o que é ruim pois ainda não há uma continuação.
Maira 21/03/2018minha estante
Imagino que esteja ansiosa com o segundo

kathrein.oliveira 21/03/2018minha estante
Eu li o primeiro a muito tempo e li agora o segundo, não sei se terá uma continuação embora eu ache que precisava muitooooo mas não achei nenhum título em inglês, então acredito que se tiver continuação será em muitos anos.

07/09/2014

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU A MENINA QUE NÃO SABIA LER!

Depois dos acontecimentos trágicos narrados em A menina que não sabia ler, alguns anos se passaram e agora Florence está num hospício em algum lugar no norte dos Estados Unidos. Só que demora até que nós, leitores, sejamos apresentados a ela. Então deixa eu voltar ao início.

O livro começa com o Dr. Shepherd chegando ao hospital. Ele é um médico jovem, chegando para um novo emprego depois de sofrer um acidente de trem. Shepherd está apreensivo, óbvio, com este novo emprego, num lugar nada acolhedor: uma ilha isolada, dedicada exclusivamente ao tratamento psiquiátrico de mulheres. E o médico-chefe, dr. Morgan, não lá um médico muito humano para nossos padrões. Ele acredita piamente que o tratamento das internas deve ser feito com banhos de água gelada (e não estou falando do ALS Ice Bucket challenge), solitária e contenção. Falta bem pouco para lobotomia. E isso vem como um choque para Shepherd, o que é falar algo. Isso porque logo fica aparente que o dr. Shepherd não é exatamente quem diz ser, mas não vou comentar mais para não dar spoiler. Já Shepherd acredita no "tratamento moral", ou seja, humanizado. É um homem instruído e inteligente, muito prático e também misterioso. Aos poucos vamos tendo pistas de quem ele realmente é, mas é um tanto previsível (especialmente depois da sinopse dar um pequeno spoiler #FAIL).

E Florence?, você se pergunta. Bem, ela aparece relativamente pouco no livro. Ela foi parar no hospício depois de ter sido encontrada vagando sem destino pela cidade, sem memória de quem é. Só que Shepherd logo vê nela a paciente ideal para testar o tal "tratamento moral", e sente uma certa atração pela menina alta, magrela e de cabelos negros, que se apresenta a ele como Jane Pomba.Não é uma atração física em si, mas espiritual. Isto porque acho que fica claro que mentes iguais acabam se atraindo eventualmente (se você leu o primeiro e este, logo vai entender minha colocação). Só que mesmo nas poucas aparições de Florence no livro, fica aparente seu poder de manipulação e sua inteligência acima da média. Porque nós, leitores, sacamos de cara quem é Jane Pomba. Só que o toque de gênio mesmo vem no final.

A narrativa é gostosa (de novo, demorei porque li em e-book, e como tenho passado bastante tempo em casa depois de trancar a faculdade, não leio tão frequentemente no kobo) e fácil, mas demora um pouquinho para as coisas engrenarem, É em primeira pessoa, contada por Shepherd, e eu preciso confessar que fiquei o tempo todo esperando um capítulo narrado por Florence. Também senti falta de Gyles, que não é nem mencionado no livro, o que achei uma falha.

O clima é sombrio também, e há alguns mistérios durante a leitura, mas prefiro a narrativa do primeiro. E uma coisa que eu percebi que acabou decepcionando um pouco os leitores é que não se tratava exatamente de uma continuação, e mais parece uma história paralela envolvendo Florence. Nada é o que parece no hospício e na verdade achei que a apresentação dos personagens, exceto Florence e Shepherd, um tanto caricatas, como Morgan como o médico velho e insatisfeito com a vida, preso no conformismo, a enfermeira durona, meio masculinizada e a boazinha, anjinho, e as pacientes dopadas e com olhar distante. Mas é uma boa leitura, até mesmo um tanto intrigante, apesar de previsível.

Trilha sonora

Mais uma vez, Seven Devils, da Florence and the Machine, é perfeita. Também deles, Heavy in your amrs. Bones, do Ms Mr, Haunted, do Evanescence e Demons, do Imagine Dragons.

Se você gostou de A menina que não sabia ler - volume 2, pode gostar também de:

A volta do parafuso - Henry James;
Histórias extraordinárias - Edgar Allen Poe;
O prisioneiro do céu - Carlos Ruiz Zafón;
A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
estevesandre 27/11/2014minha estante
(ATENÇÃO SPOILER!)

Giles é mencionado no livro sim. Quando o Dr. Shepherd pede pra Florence criar um passado para ela, ela conta que tem um irmão chamado Giles. Ele pede para que ela o tire da história, já que o Giles seria um estorvo caso resolvessem investigar a vida da Florence e ela resiste, o que nos remete a sua obsessão pelo irmão presente no primeiro livro.

Juliana 27/09/2015minha estante
Dei like só por citar Zafón. Ele é encantador mesmo, tanto suspense, mistério e personagens perturbados que ficam em sua memória

Natalia Fernandes 26/02/2020

Enredo fraco
No começo eu pensei que seria uma continuação do primeiro livro, no qual esclareceria se Florence havia feito tudo aquilo ou se não passa de sua imaginação. Porém no segundo livro, eles adicionam um novo personagem, que traz dá a sensação de que tudo será esclarecido, mas nada acontece!
O enredo é fraco, mas não espere por uma continuação do primeiro livro!
Rosinha88 26/02/2020minha estante
Obrigada, já sei q não preciso ler....viu como a resenha é importante

Natalia Fernandes 26/02/2020minha estante
Hauahauahai ???

Lilian 25/02/2017

A menina que não sabia ler 2
Muito bom para o amante do suspense!!! Florence e suas reviravoltas assustadoras
Janaina 03/04/2017minha estante
Alguém sabe se tera continuação?

Lilian 13/04/2017minha estante
Ainda não

Kálita 20/10/2014

Envolvente e surpreendedor
Não vou fazer resenha, só quero destacar o quanto "A menina que não sabia ler - Vol 2", assim como o primeiro, me surpreendeu muito. A história ganha um rumo que o leitor nem imagina que pudesse ser tomado e, isso, é realmente envolvente. Aguardo ansiosa pelo terceiro volume! E está super recomendado.
Juliana 27/09/2015minha estante
será q vai ter mesmo? Vc entendeu o final? pq ela o dopou? so p testar a fidelidade dele?

Kálita 04/03/2016minha estante
Juliana, desculpe-me a demora rsrs não recebi notificação do seu comentário. Olha, eu espero sinceramente que tenha. Pelo o que eu lembro do final, ele deixou aquele "arzinho" de que teria sim.

Sansanshow 24/02/2017

Suspense intrigante
Ah eu buguei lindamente quando comprei esse livro achando que era unico . Mas é o volume dois, Resolvi ler mesmo assim, porque li alguns comentários que não influenciava em nada com o volume 1, que nem parece ser uma continuação. Mas enfim amei o suspense e quero ler o volume 1 para descobri mais sobre a Florence.
Janaina 03/04/2017minha estante
Preciso saber se terá continuação

Sansanshow 05/04/2017minha estante
Eu também

Kaah Vicente 15/02/2020

Comecei o livro achando que seria uma continuação do 1° - o que todo mundo espera de um 2° livro , não é mesmo? - mas me deparei com uma história totalmente diferente, e ainda mais maluca do que a primeira. Florence aparece num manicômio como personagem secundária, o personagem principal é na verdade John, um novo médico que chega ao manicômio. Queria que tivesse uma explicação de como Florence foi parar lá, mas não há, então tive de imaginar tudo, mas isso não foi o pior, a pior parte de todas é o final.
Andrea 15/02/2020minha estante
Menina, eu também quando li fiquei, "mas não era continuação?". Achei a história doida demais, amei, e acho que prefiro este livro ao primeiro. :D

Kaah Vicente 15/02/2020minha estante
Eu terminei hoje, ainda não consegui decidir se gostei ou não kkkk

Fernanda2168 23/12/2018

Que?
Acredito que a escolha do impostor como protagonista nessa narrativa ao invés de seguir com a protagonista do livro anterior, Florence, foi errônea.
A narrativa é vazia, apesar de a escrita ser muito agradável, assim como no primeiro volume. O protagonista deste livro é muito chato e suas ações não me causam nenhum tipo de emoção. Infelizmente, ao final da leitura senti que não aconteceu nada no livro que valesse realmente a pena. A única pergunta que me faço é: "o que houve com todos os personagens do primeiro livro?"
Kelita 09/01/2019minha estante
Também me pergunto a mesma coisa, o segundo livro não tinha nada a ver com o primeiro, parecem duas histórias diferentes

Fernanda2168 10/01/2019minha estante
Eu senti como se estivesse lendo uma fanfic

Nayra 06/06/2015

Deixou a desejar
Me senti frustrada com esse livro.
Ele levanta mais questionamentos do que esclarece.. Comecei esperando respostas para acontecimentos do primeiro livro, mas acabei com muito mais perguntas. A história em si é boa, apesar de ter levado quase metade do livro para prender minha atenção e fluir a leitura, é interessante, e com vários mistérios..
O que deixou a desejar foi que não consegui ver este como uma continuação do primeiro, pelo fato de só ter uma personagem em comum, mas está ficando como que em segundo plano na história, e por não esclarecer alguns acontecimentos do primeiro livro, e muito menos acontecimentos dele próprio.
É uma leitura interessante, mas terminei mega frustrada, querendo mandar email pró autor pedindo satisfações, kk
Jackie Sabino 10/06/2015minha estante
Tive exatamente a mesma sensação que vc. Muito frustrada. Ele deveria ter escrito um livro a parte com essa narrativa, porque ela não teve nada a ver com o primeiro volume...

Limão 16/08/2015minha estante
Estou querendo mandar esse e-mail viu...