A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

Gio 08/04/2017

Inesperado
Quando iniciei a leitura de A menina que não sabia ler, não esperava que fosse gostar. Mas a leitura me prendeu, embora não estivesse gostando tanto assim. Mas quando terminei, precisava ler o segundo volume. Iniciei no mesmo dia em que terminei o primeiro. O segundo foi melhor, prendeu-me também, mais. Demorei um momento pra me recompor quando terminei, uns segundos pra voltar ao mundo.

Geane.Gouvea 13/10/2017

A continuação inicia com uma narrativa forte, onde muda o cenário de uma casa, descrita no primeiro livro, para hospital psiquiátrico, que mantém o drama e o suspense. E por fim destaco esse trecho: "Quem tem imaginação, senhor, nunca será prisioneiro." - Jane Pomba ou seria Florence?

Vieira 16/01/2016

Perguntas e mais perguntas
Adorei tudo ótimo os mistérios... Mas TEM que ter o terceiro volume por favor.... Eu tenho tantas e tantas dúvidas.
Quando estava quase acabando o livro eu me pegava pensando " conta logo tudo que aconteceu com vc Florence... o livro ta acabando... o tempo está acabando... RÁPIDO. E no fim quando eu acabei virei a página e nada... E minhas perguntas como ficam sem respostas??? Mas em geral o livro e ótimo! Envolvente!!

Maria Inês 02/01/2016

Fiquei muito feliz quando vi o segundo volume da " A menina que não sabia ler - vol. 2", na livraria. Queria saber o que havia acontecido com Florence e seu irmão, ao ler o livro fiquei entristecida, pois não tinha nada a ver com sua história anterior. Florence foi parar num hospital psiquiátrico, onde serviu de cobaia para um homem que assumiu a identidade de um médico morto num acidente de trem em que ambos estavam viajando. A partir daí segue o drama do Dr. John Shepherd, que vive na esperança que ninguém o pegue na sua mentira.

Vivi 18/01/2018

A menina que não sabia ler é internada em um manicômio e um falso médico ajuda a tirá-la de lá e no final ele que era assassino pretendeu matá-la, mas ela foi mais esperta e deixou ele amarrado para a polícia prendê-lo. Leitura mediana.

Carol 14/12/2015

Suspense, emoção e poucas respostas
O livro é narrado sobre o ponto de vista de um homem misterioso que se apresenta como o médico Dr. John Shepherd. Após um acidente de trem ele segue para uma ilha onde funciona uma clínica psiquiátrica para mulheres, com a finalidade de recomeçar sua vida do zero e ter uma nova chance.
Por se passar em uma época na qual pouco se sabia sobre as doenças mentais, o paciente era mantido em isolamento, longe de sua família, por ser considerado um problema para a sociedade. Além disso, não acreditava-se que a doença teria cura com o tempo, e os métodos utilizados para "acalmar" os pacientes eram banhos frios e contenção por horas. Esse é o método utilizado na ilha que tem como diretor o Dr. Morgan.
Dr. Shepherd logo toma conhecimento sobre o Tratamento Moral (terapia totalmente diferente a utilizada na ilha) e em uma discussão com Dr. Morgan acaba obtendo o direito de ter uma paciente de sua escolha para testar tal terapia. Jane Pomba é a paciente escolhida,ao que tudo indica ela não lembra do seu passado e afirma ser "impermitida" (palavra inventado por ela) de ler. Jane é a Florence do primeiro volume da série.
Além disso, fatos misteriosos ocorrem na ilha que relacionam o Dr. Morgan e uma das atendentes, o que aguça a curiosidade do Dr. Shepherd. No decorrer do livro o passado do médico misterioso começa a vir a tona e trazer emoção para a história.
John Harding mais uma vez apresenta um livro cheio de emoções e suspense. Porém, quem acha que encontrará respostas para o primeiro livro talvez se decepcione bastante. A sensação ao terminar o livro é que ele não acabou, surgem novas perguntas. Por fim acredito que não é necessário ter conhecimento do primeiro livro para ler o segundo, a ponte entre os dois é bem sucinta.

Geslei 27/11/2015

"Quem tem imaginação, nunca será prisioneiro."
Florence, personagem principal do primeiro volume, agora está em um hospício em uma ilha nos EUA. A história dessa segunda edição é narrada em 1° Pessoa pelo Dr Shepard, suposto médico psiquiatra que vai trabalhar neste hospício. Lá ele desenvolve seu plano de tratamento psiquiátrico com Florence.

Todo o mistério que envolve o Dr Shepard e os funcionários do hospício é desenvolvida de forma gradativa e bastante empolgante. A história do passado de Florence é pouco explorado, vindo as lembranças em sua mente daquilo que já sabemos do primeiro volume.
A trama é bem atrativa, prende a atenção e nos faz sentir o desejo de descobrir o fim do desfecho logo. Como no primeiro volume, o fim do livro é carregado de perguntas não respondidas, acontecimentos repentinos e surpreendentes. Com toda a certeza, o fim desta edição deixou espaço para uma 3° Edição. Espero ansiosamente que caso haja essa 3° Edição, ela responda as diversas perguntas não respondidas nos dois últimos volumes.

Fernanda.Lemos 26/03/2018

Livrão. Meu primeiro contato com essa pegada meio obscura... Deixa a gente com muitas interrogações. Prendeu bem minha atenção. Ainda não sei se a Flo é louca.

Luciana.Paiva 26/05/2018

A menina que não sabia ler 2
Volta à cena, Florence, desta vez numa narrativa mais verossímel, fluida e agradável! Não se explicam coisas estranhas do primeiro livro, mas é bem melhor escrito! Recomendo!

Leila de Carvalho e Gonçalves 16/07/2018

Segredos Desconcertantes
Em 2010, foi lançado em nosso país um best-seller que deu o muito o que falar: "A Menina que Não Sabia Ler". Incompreendido por uns e aplaudido por outros, grande parte dessa controvérsia se deve a sua singularidade, pois é a recriação de um clássico do terror psicológico, a novela "A Volta Do Parafuso", escrita por Henry James em 1898.

Quatro anos depois, John Harding, o autor, acaba de lançar uma continuação, saciando a curiosidade dos leitores, após seu surpreendente desfecho e aí já aparece uma curiosidade: as duas narrativas são independentes, uma não impede o entendimento da outra, mas respeitada a sequência, a leitura ganha maior dimensão.

O escritor também não abre mão da Intertextualidade, só que dessa vez, seus alvos são Shakespeare e Dickens. Original, todas as obras mencionadas no texto possuem alguma ligação com a trama. Por exemplo, não é por acaso que "Grandes Esperanças" tem até um trecho reproduzido, ja que exibe o mesmo tema: a redenção moral..

No segundo volume, Florence, "a menina que não sabe ler", surge desmemoriada e internada numa clínica psiquiátrica. Ela está sob os cuidados do Dr. Shepherd ou melhor de alguém que assumiu a identidade do médico, falecido num grave acidente de trem. Porém, não se engane, esse é apenas um dos mistérios a ser esclarecido entre muitos segredos desconcertantes.

Seu final, outra vez prima pelo inesperado, embora, apresente algumas situações um pouco forçadas e ambíguas, mas seu clima de tensão e o suspense compensam esses deslizes.

Marcos Vinicius 01/08/2018

Reviravoltas aos montes
O livro narra a história de um falso médico cujo usa uma identidade de um falecido psiquiatra e passa a trabalhar em uma clínica de recuperação numa ilha isolada. Lá, passa a desenvolver um tratamento diferente ao tradicionalmente utilizado, O Tratamento Moral, e tem como sua cobaia Jane Pomba, uma excêntrica garota a qual promete mudar todos os planos de seu doutor e mudar todo o ciclo da história.

Marcos Vinicius 01/08/2018

Reviravoltas aos montes