A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

Thacy 01/09/2015

Não é uma continuação!
O livro me decepcionou um pouco. Mas ainda espero que tenha um terceiro volume.

Diferente do 1º volume, dessa vez o titulo teve a ver com o livro. Quem esperou por respostas e conclusões, deve ter se decepcionado um pouco, porque o livro não é bem continuação. Acho que se você lesse o segundo sem ter lido o primeiro, não iria ficar confuso.

O Médico John Sherpherd, busca um novo começo para sua vida e começa a trabalhar em um clinica psiquiatra exclusivamente para mulheres.

Logo começa sua primeira experiência do tratamento moral em uma paciente chamada Jane Pomba, nome lhe dado porque ela não se lembra de nada e diz que ser impermitida de ler. Sim, a Jane Pomba é a nossa querida Florence.

A narrativa é em primeira pessoa, mas dessa vez não é por Florence, e sim pelo médico John Sherpherd.

Como eu já havia dito na ultima resenha, eu amo coisas de mistério, gosto de ficar formulando teorias e procurar respostas. Eu fiquei muito ansiosa para ler logo esse livro pois muitas perguntas ficaram sem ser respostas e eu esperava que nesse livro pelo menos algumas fossem respondidas. Me decepcionei quando vi que fui enganada! Para quem queria resposta esse livro foi um tanto decepcionante.

No entanto o livro de Harding sempre provocava uma sensação de quero mais ao leitor, a cada vez mais você quer chegar ao final. A historia faltou um ponto final e deu até um nó na cabeça de alguns leitores (tipo eu), mas acho que esse era o principal objetivo do autor.

Florence recuperou a memoria? O Que vai acontecer com Wells? Quem era a louca misteriosa que aparecia todas as noites? E quanto a Blithe? Srtª Taylor realmente era a mãe de Giles? E o tio de Florence vai dar as caras alguma vez? Alguém se preocupou com Florence?

Perguntas como essas, nunca foram respondidas!

site: http://adolescenteonlineoficial.blogspot.com.br/2015/08/resenha-menina-que-nao-sabia-ler-vol-2.html#more

Thiala.Viana 27/03/2024

O diabo mora nos detalhes.
O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor - uma ilha que funcionava como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira a quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, "o tratamento moral", é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra nem do próprio nome, fala de modo estranho e diz ser impermitida de ler.
Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosa (e assombradas) percorrendo corredores da misteriosa clínica durante a noite

Babi 16/11/2015

Recomendo!!
Assim que eu vi esse livro para vender eu enlouqueci. Adorei o primeiro e esperava os mesmos personagens (nada rasos) com histórias envolventes, e John Harding não decepcionou.

O livro não é uma continuação exata do volume um, assim os dois podem ser lidos em qualquer ordem e caso você só queira ler um dos dois não há o menor problema.

O personagem principal tornou a história bem mais interessante sendo bem mais complexo do que aparenta ser nos primeiros capítulos e extremamente curioso (o que eu adoro). Todos os personagens secundários se encaixaram perfeitamente o que ajudou o livro a fluir melhor e os vários mistérios não pareceram ser apenas para encher página (apesar de eles não serem tão bons quanto os do primeiro e nem paranormais).

A única coisa que me irritou um pouco foi que o John Shepherd acabou se tornando enfadonho no final do livro já que (apesar de toda a esperteza da qual ele tanto se gaba) ele é enganado pela Jane/Florence que está deliberadamente mentindo e ele finge que não vê e/ou esquece completamente do assunto o que não combina nada com a desconfiança que ele tem com todo o resto das pessoas.

Mas no final o livro foi sim muito bom! A história é boa, os personagens melhores ainda e o plano de fundo muito bem construído e pensado. O final foi corrido, mas correspondeu minhas expectativas. Super recomendo!

(PS.: só eu achei que o Dr. Morgan explicando o método que ele aplica no sanatório parece muito com Dr. Bacamarte do conto O Alienista de Machado de Assis?)

Thacy Mendes 17/11/2015

Você vai encontrar tudo nesse livro, menos respostas!
O livro me decepcionou um pouco. Mas ainda espero que tenha um terceiro volume.

Perguntas como essas, nunca foram respondidas!

VeronicaQueiroz 02/07/2017

Me apaixonei
Uma historia que prende a gente. Comecei a ler, imaginando que desistiria. Mas cada vez mais eu me apeguei aos personagens. Super recomendo, tanto o primeiro, quanto o segundo.

Carol 14/12/2015

Suspense, emoção e poucas respostas
O livro é narrado sobre o ponto de vista de um homem misterioso que se apresenta como o médico Dr. John Shepherd. Após um acidente de trem ele segue para uma ilha onde funciona uma clínica psiquiátrica para mulheres, com a finalidade de recomeçar sua vida do zero e ter uma nova chance.
Por se passar em uma época na qual pouco se sabia sobre as doenças mentais, o paciente era mantido em isolamento, longe de sua família, por ser considerado um problema para a sociedade. Além disso, não acreditava-se que a doença teria cura com o tempo, e os métodos utilizados para "acalmar" os pacientes eram banhos frios e contenção por horas. Esse é o método utilizado na ilha que tem como diretor o Dr. Morgan.
Dr. Shepherd logo toma conhecimento sobre o Tratamento Moral (terapia totalmente diferente a utilizada na ilha) e em uma discussão com Dr. Morgan acaba obtendo o direito de ter uma paciente de sua escolha para testar tal terapia. Jane Pomba é a paciente escolhida,ao que tudo indica ela não lembra do seu passado e afirma ser "impermitida" (palavra inventado por ela) de ler. Jane é a Florence do primeiro volume da série.
Além disso, fatos misteriosos ocorrem na ilha que relacionam o Dr. Morgan e uma das atendentes, o que aguça a curiosidade do Dr. Shepherd. No decorrer do livro o passado do médico misterioso começa a vir a tona e trazer emoção para a história.
John Harding mais uma vez apresenta um livro cheio de emoções e suspense. Porém, quem acha que encontrará respostas para o primeiro livro talvez se decepcione bastante. A sensação ao terminar o livro é que ele não acabou, surgem novas perguntas. Por fim acredito que não é necessário ter conhecimento do primeiro livro para ler o segundo, a ponte entre os dois é bem sucinta.

Maria Inês 02/01/2016

Fiquei muito feliz quando vi o segundo volume da " A menina que não sabia ler - vol. 2", na livraria. Queria saber o que havia acontecido com Florence e seu irmão, ao ler o livro fiquei entristecida, pois não tinha nada a ver com sua história anterior. Florence foi parar num hospital psiquiátrico, onde serviu de cobaia para um homem que assumiu a identidade de um médico morto num acidente de trem em que ambos estavam viajando. A partir daí segue o drama do Dr. John Shepherd, que vive na esperança que ninguém o pegue na sua mentira.

Vieira 16/01/2016

Perguntas e mais perguntas
Adorei tudo ótimo os mistérios... Mas TEM que ter o terceiro volume por favor.... Eu tenho tantas e tantas dúvidas.
Quando estava quase acabando o livro eu me pegava pensando " conta logo tudo que aconteceu com vc Florence... o livro ta acabando... o tempo está acabando... RÁPIDO. E no fim quando eu acabei virei a página e nada... E minhas perguntas como ficam sem respostas??? Mas em geral o livro e ótimo! Envolvente!!

Nena 13/02/2016

Quem leu o primeiro e não entendeu ou não digeriu muito bem o final, nem pense q o segundo vai ser uma continuação/explicação pq não vai. A menina é a mesma, mas a história é diferente. Aparece alguns spoilers da primeira história e por isso não dá para ler o segundo sem ler o primeiro, mas dá para ler o primeiro e parar por aí. Deu pra entender? rss Nesse, a história começa em um hospício e a menina passa a ser personagem secundária, dando lugar ao protagonista, um rapaz q assume uma identidade falsa e faz-se passar por um médico psiquiatra q irá tratá-la. Lendo o segundo volume tive a certeza q o autor é obcecado por Edgar Alan Poe e Shakespeare, q ele cita a todo momento, assim como no primeiro. Tive a mesma impressão do primeiro, então volto a afirmar, é legal, mas não excepcional. O final é bem bolado.

Tatiana.Cassia 19/10/2016

Excelente....
Leitura que prende, surpreendente, porém achei que ficaram algumas coisas soltas e sem explicação, assim como no primeiro. Recomendo!

Claudio Rosa 12/12/2016

Livro surpreendente
Serei breve em minhas observações porque a obra dispensa comentários extensos. Confesso que quando me lancei a leitura desse livro estava com muitas espectativas boas, mas quando terminei cheguei a conclusão que, nem tudo que é considerado bom o é realmente. Sei que esse livro tem sido muito lido ultimamente, mas sinceramente não me encantou. Ele, assim como o volume 1 começa bom, mas termina sem pé nem cabeça. O primeiro faz com que você sonhe com uma história linda de superação de uma menina em busca do conhecimento, só que no decorrer da história ela se mostra uma louca que não sabe distinguir entre o que é real e o que é imaginário. Já o segundo começa meio sem sentido, toma rumos de um romance que tinha tudo para ser lindo e de repente parte para um caminho assombroso, uma história assustadora entre um assassino e uma louca e mais uma vez termina sem pé nem cabeça. Para quem gosta de histórias surpreendente eles são muito bons, mas vou dar apenas duas estrelas porque não gostei muito das histórias, mas quero deixar claro que o autor escreve muito e consegue prender realmente a atenção do leitor.

Ana 25/12/2016

Mais do que surpreendente, o volume 2 do livro A Menina Que Não Sabia Ler me prendeu bastante, mesmo que deixando à desejar no fato de não esclarecer alguns pontos do primeiro livro. Essa história é narrada por um médico misterioso, John Shepherd, que chega á clínica e acaba tendo que provar que “seus métodos” de cuidados com pacientes psiquiátricos podiam ser executados. Acabou por realizar esses métodos numa paciente apelidada por todos de Jane Pombo, uma garota que diz não se lembrar de nada do seu passado. Toda a história é envolta por mistérios, mentiras e reviravoltas surpreendentes, restando no fim dela um “gostinho de quero mais”.

Ca Agulhari @literario_universo 12/02/2017

Ótimo livro!
Não é possível que não vá ser lançada a parte 3! Preciso urgentemente!

Gio 08/04/2017

Inesperado
Quando iniciei a leitura de A menina que não sabia ler, não esperava que fosse gostar. Mas a leitura me prendeu, embora não estivesse gostando tanto assim. Mas quando terminei, precisava ler o segundo volume. Iniciei no mesmo dia em que terminei o primeiro. O segundo foi melhor, prendeu-me também, mais. Demorei um momento pra me recompor quando terminei, uns segundos pra voltar ao mundo.