A Música do Silêncio

A Música do Silêncio Patrick Rothfuss

Resenhas - The Slow Regard of Silent Things

Guilherme 17/02/2022

Auri ?
Embora não tenha sido um livro incrível pra mim, tenho certeza que será para outros leitores...

Em a Música do Silêncio acompanhamos o cotidiano detalhado de uma das personagens mais doces e enigmáticas da Crônica do Matador do Rei...

Você não encontrará nesse livro grandes conflitos, grandes reviravoltas ou mesmo grandes acontecimentos, seu foco é puramente em Auri...

Auri é cativante por sí, e para aqueles que amam detalhes e descrições, escritas um pouco mais poéticas e simbólicas, vão amar esse livro...

E mesmo aqueles que como eu, não são tão ligados a esses elementos, podem gostar desse livro, afinal, é a Auri gente kkk... e de quebra, ainda ganhamos algumas informações que se ligam ao universo da Crônica, e no final, ainda temos um nota do Patrick sobre como foi escrever esse livro...

pedro 22/01/2022

razoável
não é um livro ruim, mas eu não gostei. achei chato, tanto que demorei 4 meses pra terminar de ler, mesmo se tratando de um livro pequeno.

Diogo.Mazui 15/01/2022

Um doce e perfeito sabor do caos
Se você quer um livro empolgante com aventura e diálogos interessantes e ricos, não é esse livro;
Se você não leu A crônicas do matador de rei (como assim não leu?), não é pra você esse livro;

Este é um livro estranho, com premissas confusas e apaixonante, como não querer passar mais tempo na companhia da Auri, uma personagem doce e singular, conhecendo e imaginando o subterrâneos.

Confesso que demorei um pouco pra aceitar a proposta do autor (poxa eu queria algo como O nome do vento), mas quando entendi que esse livro não é sobre o desejo do leitor, mas sobre uma história que precisava ser contada, quando vislumbrei um caos perfeito me alimentando de coisas que eu nem sabia que precisava, ahhh... foi indescritível!

Recomendo esse livro? Não, eu não faria essa indelicadeza. Leia-o por conta e risco!
PS: as ilustrações são perfeitas.

Angelica Massoca 07/11/2021

Fangirl do Patrick Rothfuss mesmo!
Gente, amo muito a escrita desse autor!
O livro é super diferente do padrão que estamos acostumados e mesmo assim me prendeu do início ao fim. Auri é um ser ímpar e Patrick também ??

Ranier.Ferreira 24/10/2021

Para poucos e bons !!
Eu recomendo a leitura, garanto que não é para qualquer um, porque muita gente já falou muito mal desse livro, mas acredito que essas pessoas não entenderam o que o autor quis passar. Eu vi Auri em tudo, e como ela não é uma pessoa simples, pode parecer confuso para alguns, mas para mim, me pareceu apenas Auri. Era o que eu queria, saber mais dela, e eu consegui absorver isso.

Dentro_deumlivro 10/10/2021

Livro fofinho! ?
O livro conta a história de Auri, uma das personagens mais enigmáticas da série a crônica do matador do rei, eu gostei muito dela quando li o livro e queria conhecer mais sobre, pois nos livros principais ela aparece algumas vezes e nada é esclarecido sobre a sua personalidade!

Vi muita gente criticando o livro, que ele é ruim e até o autor avisa que se você quer uma história cheia de acontecimentos arrebatadores, o livro não é para você, mas eu confesso que gostei muito, ele não é um livro a se comparar com a série principal, porque ele conta a história de uma personagem especial, que tem seu próprio jeito de ver o mundo e é isso que é mostrado nesse livro.

Acredito que um pouco da decepção no geral com o livro também se dê pelo tempo que estavam esperando a continuação e o autor lança esse livro que conta uma história que não está diretamente ligada a principal.

Sobre a escrita do autor nesse livro é diferente dos outros, aqui não temos como ele mesmo já disse grandes acontecimentos, neste livro acompanhamos como é o dia-a-dia da Auri e conseguimos perceber o mundo de uma forma diferente, dos olhos dela.

É um livro bem curtinho e a leitura é bem rápida e fluída, sabe aqueles livros que dá para ler em um dia? Então é esse!!

Natalia (Vitória) Sousa 09/09/2021

Leitura interessante.
Não muito clara, mas através dela é possível compreender um pouco melhor nossa pequena Auri.

Bekky.Marty 03/07/2021

Uma semana na vida de Auri é mais intensa e cheia de mistérios do que eu poderia imaginar. Incrível como ela se importa com o que diriamos serem meros objetos, e incrivel como ela consegue fazer com que nos importemos também com o humor do cobertor ou com a cômoda desinibida

Sérgio 31/07/2020

Um bom livro é diferente.
A música do silêncio é quase um poema, Na verdade é acima de tudo uma estória louca e instigante. Eu achei um ponto positivo ter desenhos, mesmo que eles não sejam detalhados, dá um toque de melancólia! Ps: A nota do autor no final foi perfeita.

Jamerson.Fiorentin 30/01/2020

Há quem entenda a solidão
Um livro minucioso, uma visão detalhada do mundo que está a nossa mãos, uma outra realidade, outros olhos vendo o mesmo caminho. Um livro único e íntimo.

Júlia 30/12/2016

Assim como o autor aconselhou no início, pessoas que iriam gostar e se identificar e pessoas que iriam odiar...bom, fiquei com a segunda parte. Livro totalmente parado, monótono, depressivo...li passando o olho mesmo, só pq era pequeno! Se fosse grande já tinha largado a muito tempo. Enfim...nada a ver com a coleção de livros que é mara. Uma pena...

Jothamon 18/09/2016

Ela é fantástica nos pequenos momentos que aparece durante a leitura de "o nome do vento" e "o temor do sábio", e neste livro em particular, ela consegue ser mais surpreendente ainda. Auri, uma garotinha que vive isolada de todos mas adora música, nos deixa perplexos com a forma que vê e lida com o mundo a sua volta. Simplesmente fantástico.

Cruz Santos 30/09/2015

Poesia em forma de Conto
Antes de tudo é bom apresentar pra quem não conhece o escritor Patrick Rothfuss autor da série "Crônicas do Matador de Rei", que vale salientar, é um dos melhores autores de literatura fantástica da atualidade e seus livros são exemplos de como um fazer jus ao adjetivo "fantástica" no termo Literatura fantástica rsrs, e se vc ainda não conhece essa série, pare tudo que está fazendo agora e vá ler esses livros.
Enquanto muitos estão desejosos esperando o terceiro livro da série que deve se chamar " the Doors of Stone", o Patrick nos presenteia com esse incrível conto de 135 páginas.
A Música Do Silencio foi escrito como um spin off sobre uma personagem enigmática e muito querida das crônicas, a Auri. Esse livro é provavelmente diferente de tudo que já li até hoje, e o motivo principal é: não há diálogos ao longo das 135 pág! mas aí vc me pergunta, como isso é possivel?... pois é, o Patrick simplesmente deixou fluir poesia em forma de conto. Toda a estória é sobre a vida cotidiana de Auri. A sensação é que vc é um expectador mudo, apenas observando uma alma que esteja aberta para você, é como se observássemos pedaços da vida da garota, e pra quem já conhece a Auri e já achava ela enigmática nos outros livros, agora é que a coisa fica um pouco mais misteriosa. Embora a livro mostre bastante sobre a personalidade da garota, que é um personagem excêntrico por si só, com seus modos requintados, carinha de anjo, seus cabelos em halo sobre sua cabeça captando toda luz da lua ( já que ela só perambula na superfície durante a noite) é muito fácil confundi-la com uma fada ou um elfo (como diria o Kvothe -o protgonista da série - A Auri é a sua pequena fada da lua), se não fosse as roupas maltrapilhas da coitada rs. Na estória a Auri fica ainda mais esquista e mais misteriosa e por vezes obsessiva -quem leu vai saber pq rsrs-. Embora saibamos que ela foi uma aluna na universidade Arcanista, ainda fica toda aquela dúvida sobre quem é ela de verdade (já que até o nome "Auri" foi dado pelo Kvothe), e o que aconteceu para ela morar nas ruínas subterrâneas da Universidade. No entanto, parece que a Auri vai muito bem obrigado, vivendo da forma em que ela vive ou ao menos ela acha que vive muito bem (?). O livro tem uma questão psicológica que acrescente um grau de complexidade para o leitor quando começamos a refletir sobre a solidão da menina. O nome da historia faz muito sentido conforme a o leitor vai sendo levado pelos fatos cotidianos da vida da Auri. Ela mora só nessas ruínas, não fala com ninguém não é vista por ninguém (alem do kvothe) não mantem contato nenhum, além do necessário, com a parte superior da cidade. Como uma pessoa assim conseguiria viver ? Ora dando vida ao inanimado rs. Uma característica da estória que contribui bastante para a dinâmica do conto, é a forma que a Auri trata as coisas inanimadas dando a elas personalidade, sejam elas lugares, como as mais diversas salas que só ela conhece ( e é uma surpresa para o leitor a cada nova descoberta), ou um simples objeto como um frasco um cobertor, até mesmo comida. tudo isso aos olhos dela tem um porque uma função e principalmente um lugar no mundo, que, de forma estranhamente bizarra, a nossa protagonista parece saber. Nós recebemos a todo momento, por meio das ótima narrativa, as impressões, sentimentos, angustias e alegrias da Auri, e isso acontece nos momentos mais simples que a pessoas comuns passariam despercebidos. O fato de subir com os pés descalços em uma escada conhecida pode ser maravilhosamente aconchegante enquanto encostar em uma parede em o local desconhecido pode ser aterrorizante. Tudo isso faz um sentido absurdo na perspectiva dela no conto, e realmente, a sensação do leitor é que ele de fato está ouvindo uma canção única, repleta de um silencio melodioso criado pela escuridão, e modificado pela luz da lanterna que a aura leva para lá e para cá, criando e dando forma aos sentimentos e sensações da protagonista. Em alguns momentos a musica é tensa, envolta em suspense, em outros calma e as vezes cheia de uma alegria repentina.

Além desse evanescente pedaço da vida da Auri neste conto, parece que ela ainda vai desempenhar um papel muito importante na trama no próximo livro pois ela gosta muito do Kvothe de uma forma protetora ( o sentimento é recíproco),e ela parece saber de coisas demais como se possuísse um conhecimento secreto, como um quebra cabeça a ser desvendado. A narrativa deixa leitor se questionando sobre até que ponto ela é apenas ingenua e bizarra ou uma grande sábia.
Em tom premonitório parece que ela sabe de acontecimentos importantes ainda por se realizar na vida de Kvothe (que nao aparece nesse conto). Enfim , o livro além de todas essas informações, é de uma beleza singular, tem ilustrações, a capa está linda, e tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar com a Auri, as pessoas solitárias principalmente. talvez a Auri seja uma poesia no silencio das coisas para elas.

Ps: esse livro deve ser lido de preferencia por que ja tenha lido "O Nome do Vento" e "O Temor do Sábio" se não vc fica perdidinho.

Boa leitura a todos

@evertoncruzsantos (instagram eu posto fotos das minhas leituras e coisas interessantes lá )

ArtPhil 10/09/2015

Simples e fantastico
Talvez o livro mais louco que já li e também um dos que mais gostei, mostra a visão de mundo de uma garota que "sabe" a função de cada coisa no mundo e tem como objetivo manter o equilíbrio da existência de uma forma que só ela entende. Loucura ou verdadeira sanidade ninguém saberá.

Eclipsenamadrugada 22/07/2015

Regresso ao passado
Muito bom. Por que (regresso ao passado?)
Porque me arremeteu a meu passado, meus pensamentos quando criança, quantas e quantas vezes ao brincar sozinho, minhas atitudes e pensamentos eram tão parecidas. O fazer de conta que objetos que gostava também tinha vida, falava com ele, e fazia de conta que recebia a resposta.... Nossa que história deliciosa de ler, adorei.