Libertada

Resenhas - Libertada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo 21/02/2020

Sequestro em Cleveland
Gente, depois de ler esse livro eu fiquei refletindo por um bom tempo. Nós reclamamos por coisas inúteis todo santo dia. Nem imaginamos como nossa vida é bela pelo simples fato de termos a liberdade de fazermos nossas escolhas.
————————————
Michelle Knight sofreu desde a infância. Sua família morou em uma camioneta marrom por um tempo. Depois foram morar em um bairro perigoso, em uma casa cheia de parentes. Já com 5 anos foi estuprada por um dos parentes e estes estupros a seguiram por vários anos. Mais tarde sofreu bullying na escola porque sempre foi muito pequena, sempre estava suja, com roupas simples, pois sua família nada dava pra ela. Mais tarde se apaixona por um menino, descobre que ele namorava e também descobre que está grávida do mesmo. Nasce o menino Joey.
———————————-
Gente, a história é sofrida. Ela perde a guarda do filho porque deixou o menino aos cuidados da mãe, mas quando volta Joey está sozinho com o namorado da mãe que bebaço machuca Joey. Ela leva o filho para o hospital mas sua irmã liga dizendo que foi o namorado da mãe que machucou ele. Ela perde a guarda do filho e um dia quando estava indo em uma reunião importante no tribunal aceita a ajuda de Ariel Castro, reconhece ele pois é Pai de uma amiga dela. Ele a leva para a casa dele e assim ela fica enclausurada por 11 anos vivendo um inferno dentro da casa. Mais tarde, mais duas meninas também são raptadas e vivem o mesmo filme de terror.
————————————
Só que meus amigos isso não foi um filme de terror, foi uma história real. Tantas coisas aconteceram dentro daquele “lar” que não será possível descrever aqui, pois ficaria um texto monstruoso como Ariel Castro foi.
Mas Graças a Deus este caso teve um final feliz. Sabemos que muitas pessoas nunca são encontradas e muitas histórias de sequestro tem finais trágicos.
——————————
A história virou filme com nome “Sequestro em Cleveland” e tem varios videos no YouTube com entrevista da Michelle e das outras meninas que sobreviveram. Livro forte, chocante, triste, mas com o final feliz e reflexivo.

Raquel.Euphrasio 26/05/2018

Um livro forte e sobre força. Apesar de lido o livro todo de uma vez. Essa é uma história difícil de se ler, é difícil não sofrer lendo essas palavras. Como pode existir um ser humano tão horrível assim, capaz de tanta crueldade, violência, maldade... a autora por varias vezes disse nos pilotar de detalhes o que me leva a crer que é ainda mais cruel. É uma leitura pesada, triste, chocante... com esperança. (Aos sensíveis a alguns assuntos, essa história pode não ser para você.)

Cynthia Souza Brasil 30/09/2017

Sempre que leio sobre esses livros me deparo o quão cruel as pessoas podem ser. É inacreditável, revoltante, pungente e humilhante ler e pensar que isso realmente aconteceu, mas ao mesmo tempo fico admirada com a força dessas pessoas de lutarem por sua liberdade e contar seus horrores de forma tão clara que nos comove e nos faz querer fazer algo de bom sempre, pois não basta viver somente tem que amar uns aos outros porque nunca sabemos o que se passa no nosso lado.
Recomento - historia incrível de sobrevivência, libertação e acima de tudo amor ao próximo, em nenhum momento Michelle deixou de pensar nos outros e isso foi lindo na sua jornada.

notmuchcompany 04/09/2017

"Você faz ideia do que é acordar e se dar conta de que ninguém vai te estuprar naquele dia? Como é maravilhoso ver a luz do sol entrando pela janela? Como é bom andar por aí sem uma corrente pesada presa ao punho ou ao tornozelo? É incrível."

Lu 22/08/2017

"Libertada" vai nos contar um pouco da vida da vida de Michelle Knight. Mulher com infância difícil, afastada da família e com um filho pequeno, Michelle foi sequestrada em 2002 por um motorista de ônibus escolar que era pai de sua amiga. Um ano depois, Amanda Berry juntou-se a Michelle, depois Gina DeJesus também apareceu no cativeiro. Juntas, essas três mulheres sofreram por mais de uma década nas mãos de um homem sem escrúpulos.

Vira e mexe eu estou em um momento bom da vida que me permite ler um livro cruel e real como "Libertada". É um momento em que não estou muito feliz, nem muito triste ou deprimida, estou me sentindo bem comigo mesma e sei que não vou ter pensamentos negativos ou destrutivos depois da leitura, sei que nesse momento, eu lerei o livro, conseguirei compreender e absorvê-lo dentro de mim.

"Se a picape e o quintal de Ariel eram imundos, bem se comparavam à casa."

A narrativa de Michelle é muito agradável de acompanhar apesar das atrocidades que narra. Ela não perde tempo com detalhes que deixariam o livro denso, difícil e complexo de ler. O livro já conta com milhares de momentos difíceis da vida de Michelle tanto antes de ser sequestrada quanto durante e depois de seu sequestro. São relatos extremamente pessoais que nos faz sentir ainda mais próximos da autora. Conhecemos seus pensamentos mais profundos e orações para um Deus que ela ainda não sabe se, realmente, existe ou não.

"Fiquei deitada no colchão, batendo os dentes. Ele não me deu nenhuma roupa pelos quatro meses seguintes."

Enquanto lia, ficava imaginando o que levava uma pessoa a sequestrar a outra e mantê-la por mais de onze anos em cativeiro, sob uma rotina de subserviência e terror. Imagino que uma pessoa assim nasce doente. Também ficava me imaginando no lugar de Michelle, se eu teria tanto sangue frio para aguentar o que ela aguentou, se eu seria tão forte para aguentar tantos anos sendo humilhada e machucada.

"Depois de quase oito meses sem tomar banho, eu estava um nojo. Minha pele branca parecia marrom. Eu tinha manchas de sangue seco, sujeira e mijo por todo o corpo.(...) E eu nunca me acostumei com o meu fedor. Era tão forte que às vezes me dava vontade de vomitar."

Michelle, sem dúvidas, é uma mulher de garra que se prendeu a imagem de seu filho para continuar vivendo. Mesmo sendo submetida aos maiores atos de tortura, ela sempre mantinha em mente que seu filho precisava dela, que ele esperava por ela lá fora e um dia os dois se encontraria novamente.

"Ouvimos passos pesados - dois pares de pés. É agora, pensei. Meu corpo tremia. Eles vão achar a gente e matar as duas. "

Esses livros sempre me fazem pensar em como a humanidade é doente, como as pessoas fazem mal aos outros sem sentirem remorso por isso. Ler "Libertada" me fez ser ainda mais grata por ter minha família e, acima de tudo, ser grata por ter minha liberdade.

(resenha postada originalmente em 04/12/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/12/libertada-michelle-knight.html

Vanderni 16/07/2015

Nunca em toda a minha vida li algo semelhante a esse livro, a não ser talvez o livro "Esperança", que narra a história das outras duas garotas vítimas de Ariel Castro, Amanda Berry e Gina DeJesus. Até nesse último livro, consigo ver a diferença. As outras duas vítimas escreveram um livro juntas, tinham famílias que passaram anos atrás delas, fazendo barulho, distribuindo panfletos, aparecendo na televisão, sem nunca desistir delas. Ambas tiveram infâncias felizes, se comparadas com Michelle.
Michelle foi a esquecida, uma sobrevivente desde a infância. Sofri com ela desde o início. Ainda bem que li o livro "Esperança" antes e já estava com o coração e o estômago parcialmente preparados. Se não fosse assim, não sei se teria continuado a ler o livro "Libertada".
E o que me resta é esperar, desejar e orar para que as três consigam superar essa crueldade abominável que sofreram, que consigam viver plenamente após toda essa dor. E para Michelle, especialmente, desejo que ainda consiga conhecer Joey e fazê-lo saber que ela nunca desejou abandoná-lo, que nunca o esqueceu, que sempre o amou.
Um dia de cada vez, Michelle! Segue em frente... torço por você!

RaquelSales17 22/04/2024

Como ela conseguiu sobreviver?
É uma história horrível de sequestro envolvendo três meninas, porém contata pela Michelle que foi a que mais sofreu, fica e psicologicamente.
A crueldade do ?cara? é insana e indescritível.
O mais surpreendente foi a autora ter sobrevivido.
Que ela tenha uma vida abençoada ?

Kivialatuque 05/01/2022

Totalmente sem palavras
Sem palavras para descrever o quanto de horror que dá pra sentir lendo os relados dela, o que aquele nojento fez por 11 anos tanto com a Michele quanto com as outras duas é perturbador. Fico chocada em ver o amor dela pelo filho que dá forças para suportar ( eu teria desistido no primeiro mês) e a Fé em Deus que ela tem.

Soso 01/07/2021

Acho que não tenho um título para essa resenha
O livro é muito interessante, mas muito perturbador.
Eu gostei, mas acho que tive que fazer uma pausa pela quantidade de detalhes intensos que esse livro nos traz.

Lou 14/06/2021

?Para superar algo terrível, às vezes você precisa caminhar através da dor, não em volta dela. Pode ser difícil. Pode fazer você soluçar. Mas se você se deixar chorar por tempo suficiente, finalmente chegará ao fundo de suas lágrimas. Eu ainda não cheguei ao fundo, mas sei que um dia vou chegar.?

Tammy 18/09/2015

Libertada (Livreando)
Quem se lembra do sequestro de Cleveland, que ganhou os noticiários mundiais em 2013, onde 3 mulheres conseguiram sair do cativeiro depois de mais de 10 anos sendo torturadas? Esse fato faz parte da história de Michelle Knight, que nos apresenta através do seu livro como foi o dia a dia enfrentado dentro do inferno que Ariel Castro montou.

"Lágrimas sempre escorrendo do meu rosto, esperando que isto termine logo e que alguém venha me salvar, mas parece que isto nunca vai ter fim. Não entendo como alguém pode ser tão sem coração." p.123

Michelle era uma jovem de 21 anos quando foi sequestrada, mas a sua tortura já havia começado antes mesmo de aceitar a carona de Ariel Castro. Mãe de um garoto de 2 anos, perdeu a guarda do seu filho depois que o namorado de sua mãe fraturou a perna de Joey em um momento de fúria. Se não bastasse isso, viveu anos sendo abusada por um de seus familiares durante anos, sem contar a ninguém, por medo de morrer. Mesmo passando por tudo isso, nada se compararia com o que estava prestes a enfrentar a partir do dia 23 de agosto de 2002.

Os relatos descritos por Michelle mostram o quão sádico foi seu sequestrador e o quanto ela foi forte por conseguir passar por tudo o que passou. Temos uma visão mais aprofundada dos acontecimentos e momentos de completa revolta por tudo o que teve que passar. Dias sem comer, meses sem tomar banho, confinada e acorrentada em um lugar completamente imundo, sendo estuprada e torturada quase que diariamente.

"Uma coisa é alguém partir o seu coração; pode ser ainda mais doloroso ficar olhando o coração de outra pessoa ser esmagado. Durante todo o tempo que divivi o quarto com Gina, meu coração foi partindo ao meio de tantas maneiras diferentes que seria impossível contá-las. Acho que nunca vou conseguir superar o que nós duas passamos." p.120

Ela ficou sozinha vivendo esse terror por aproximadamente 2 anos, depois chegaram Amanda Berry e Gina DeJesus, e ainda assim, Ariel sentia prazer em lhe castigar mais do que as outras. Durante o cárcere, engravidou cerca de cinco vezes, e em todas elas sofreu abusos e torturas que levaram a cada aborto. Depois de anos nesse inferno, é até compreensivo que se perca a esperança ou atente contra a própria vida, mas ao contrário disso, Michelle e suas companheiras nunca deixaram de acreditar que um dia isso iria acabar e que a liberdade chegaria.

"Sobreviverei a este pesadelo horrível com meu coração ainda no lugar, minha alma intacta, e sairei dele sem uma só cicatriz." p.127

Durante a leitura, é preciso ter nervos de aço em alguns momentos, entrar na história e vivenciar todos os acontecimentos não é tão fácil assim, Michelle relata o máximo que pode e pausa quando as memórias ficam dolorosas demais, mas é forte o suficiente para seguir contando a sua visão dos acontecimentos. Com vários textos reflexivos e totalmente comoventes, Libertada além de uma biografia, traz a luta pela esperança e pela vontade de viver e mostra a superação onde todos pensam ser impossível.

site: http://www.livreando.com.br/

Prof. Angélica Zanin 27/11/2016

Sobrevivendo ao caos
Muito triste a história de Michelle Knight contada por ela mesma com a assistência da escritora Michelle Burford. De uma família pobre e totalmente disfuncional, chegou a morar nas ruas de Cleveland, mãe solteira de um garoto que lhe foi tirado pelo conselho tutelar, até que foi sequestrada por um porto-riquenho que a manteve em cativeiro e lhe impôs todo tipo de abuso mental e físico. No entanto, o amor por seu filho ajudou-a a permanecer viva e a sobreviver ao caos. Hoje, Michelle se dedica à culinária, ainda vive em Cleveland e narra sua experiência de dor e sofrimento. É um exemplo de coragem e uma comprovação de que "aquilo que não nos mata, fortalece-nos".

Sarah.Porfírio 05/07/2022

Angustiante e real
? Quando sua vida é roubada, você fica grata até pelas coisas mais básicas.?

? Eu não sei por que minha vida foi di jeito que foi. Às vezes me pergunto: qual a finalidade de toda essa dor que eu vivi??

? Mas por enquanto, o único sentido que posso dar a tudo o que aconteceu é este: todos nós enfrentamos dificuldades. Podemos não querer isso, mas enfrentamos. Mesmo não entendendo minha dor, preciso transformá-la em algum tipo de propósito.?

Eu sabia que lendo ficaria mais angustiada que quando assisti ao o filme. Eu não conhecia esse caso, não sei onde eu estava trancada em 2013 que não tomei conhecimento, ou talvez eu tenha esquecido da existência dele ( a gente tende a esquecer de casos assim quando ele simplesmente não acontece com alguém que conhecemos ou a quilômetros de distância de onde estamos.)

Não é um livro relatando apenas os longos 11 anos de alguém que foi arrancada de sua vida (adulta) por um maníaco, é também um relato de alguém que foi arrancada de uma infância feliz, uma criança que cresceu em um lugar que poderia ser chamado de muitas coisas, menos um lar.

Não tenho muito o que falar sobre a sensação enquanto esse livro era lido, as 5 estrelas é por ter sido tão bem escrito, e pela coragem de alguém reviver todas as lembranças, para poder contar sua história ao mundo e quem sabe com ela ajudar tantas outras pessoas e famílias a passarem por isso.

O livro que mais me arrancou lágrimas na minha existência.

1 | 2 | 3 | 4 | 5