Mídia

Mídia Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Midia - Propaganda Politica e Manipulacao

1 | 2 | 3 | 4

Amaurijbarros 18/04/2024

MÍDIA
A mídia tem uma importância nos acontecimentos de um país sendo sua utilização manipulada e seus conteúdos atendendo aos mais diversos interesses.
Um povo educado e bem informado é perigoso.
A leitura crítica é muito importante principalmente em épocas marcadas pela polarização.

Murilo Gomes 19/03/2024

Chomsky sempre certeiro
A análise que chomsky faz sobre como a propaganda influência na opinião popular é muito necessária. Não é à toa que, aqueles que querem manter o establishment, conseguem com tanta facilidade convencer a massa sem contra seus próprios interesses para defender os dos seus algozes.

13marcioricardo 16/03/2024

Política manipula através da mídia.
Nem sei se começo pelo elogio ou pela crítica... Bom, estes é daqueles livros que todo o mundo deveria ler. Dizer algo superior a isto, parece-me difícil.

Entretanto, acho por bem, na minha modesta opinião, colocar algumas ressalvas à obra e ao autor. O livro se centra na mídia, especialmente a dos EUA. Os EUA são o demónio, quanto aos outros nem uma palavrinha. Mas a Terra dá voltas e hoje mesmo podemos constatar que lá para a Rússia e Arábias não são melhores. Nem na China...

Chomsky é ativista, esquerdista, muito bom a ver os erros daqueles que ataca, mas parcial demais. Outro defeito, é que escreve coisas sem citar fontes ou explicar como as sabe. Leu? Disseram-lhe? Fez conexões? Pensou? Tirou da sua imaginação? O homem sabe de muita coisa que é questionável, desde ações como atos terroristas até simples telefonemas; sabe os seus propósitos e sabe as intenções... Não dúvido que está correto em muito do que afirma, mas também não dúvido que acrescenta uns pontos aos seus contos...

Apesar de tudo isto, e estando certo ou não em tudo o que disse, há muito a aprender aqui para o cidadão comum. Não apenas sobre os EUA, seus crimes e a forma como lidam com o mundo, mas também da mídia em geral, como ela te manipula. E este tema daria uma saga e muitos outros assuntos que o autor não explorou.

Enfim, é um livro que deve ser lido por todos, mas de forma crítica. Um livro que traz profundas reflexões e que, se bem lido te pode abrir os olhos; mas, se mal lido, também também os pode fechar.

Vinicius Gomes 31/12/2023

Somos manipulados a todo momento
Além de ter escutado falar de Chomsky no meu curso de Ciência da Computação, eu me interessei em entender o que ele tem a dizer sobre a manipulação da mídia em nossas vidas.
Neste livro, Chomsky discute sobre o papel da mídia, as 5 formas que ela utiliza para nos manipular e como ela noticia assuntos polêmicos como o terrorismo através de seu modelo de propaganda.
Um ponto negativo é que o livro foca em falar apenas sobre a realidade norte-america a respeito desses assuntos, então eu me senti deslocado em algumas partes do livro por causa disso.

Erika.Chada 20/11/2023

Esclarecedor em alguns pontos
Noam fala do poder que os países poderosos exercem na mídia e fazem com que a história seja contada de acordo com o ponto de vista que interesse a eles.

É um livro bom e necessário, mas é apenas um começo, após terminar de ler, dá vontade de adentrar no assunto e ler algo mais profundo do gênero.

É um livro rápido e direto ao assunto, se você quer ficar mais informado e não ser tão enganado com as baboseiras que a grande mídia conta, recomendo a leitura.

Rodrigo Leão 08/11/2023

Encantando com a escrita de CHOMSKY, realmente um doutor em linguística, de fácil compreensão e muito profundo nos conhecimentos que passa.

Clio0 05/10/2023

É sempre interessante ler Chomsky, mesmo quando suas ideias não são assim tão inovadoras quanto se pensa.

A proposta básica do autor - a mídia como instrumento de manipulação da classe dominante/governante - é um dos temas mais básicos do Marximo e conceito já empregado, enquanto manipulação de massas, por outros filósofos e estadistas através da História.

Quem escreve a História? Os vencedores... ou pelo menos aqueles que querem se manter no Poder. Raramente temos um grupo subversivo bem sucedido.

Enfim, é um texto impactante independente da época. Pode servir de porta de entrada para aqueles que querem conhecer os trabalhos desse autor polêmico.

Sofia 01/10/2023

A mídia é manipuladora
Leitura da estante do meu pai, então sempre achei que fosse ser uma leitura inteligente. Posso confirmar isso agora que terminei. ??
Eu demorei pra ler, porque ficava parando para dar atenção aos outros livros, mas são tão poucas páginas que numa tarde dedicada só a ele você lê rapidamente.
Tinha pensando em desistir, mas meu pai me incentivos a terminar. E que bom que finalizei mais um livro. ? ?
De fato, a mídia é manipuladora. Gostei das reflexões que o autor traz em relação do poder das grandes nações sobre os diversos problemas que envolvem o mundo, especialmente sobre os EUA. ?

Cris609 20/07/2023

Ahhhh, como eu amo Noam Chomsky. Certamente ele cumpre muito bem o seu papel de desanuviar nossos olhares sobre a política mundial.

Com uma argumentação rica e cheia de ironia, Chomsky mostra como é preciso existir um rebanho desonrientado para que a mídia possa formar um consenso e ganhar apoio, ou ao menos, não ter resistência em assuntos de interesse de poucos.

Além disso, segue denunciando os verdadeiros terroristas do mundo, os quais os define a partir da análise de princípios morais básicos. E expõe a propaganda política americana de que o terrorismo só existe se for praticado contra eles. Se eles o práticarem, por mais atrozes que sejam seus atos de violência ,não será considerado terrorismo.

Soraia 16/05/2023

Uma leitura importante!
O livro apresenta concepções importantes, dentre as quais destaco as concepções de democracia e sobre o uso da mídia e suas lições no âmbito político. Além disso, há uma discussão muito interessante sobre porque manter as massas ignorantes é importante para que a propaganda política e a manipulação que é exercida por meio dela, seja efetiva. Outro ponto interessante são os fundamentos do patriotismo que geralmente é um fator determinante na elaboração dos slogans, além do uso da violência como tática de criar o pânico e pavor coletivos.

mimi 05/02/2023

Poder de manipulação
"Só é terrorismo quando eles fazem isso com a gente. Quando nós fizemos muito pior com eles, não é terrorismo."

Ster 24/01/2023

Só é terrorismo quando eles fazem [...] quando fazemos não é
É um bom livro, curto e que nos leva à várias indagações. Um dos pontos que me chamou a atenção, durante a leitura e lá para o final é modo como os EUA "ver o terrorismo" e a forma que é posto para a sociedade. O título em si, já traz às informações que está inseridas no livro.
O principal questionamento é, porquê chamamos de terrorismo o que alguns países praticam e não chamamos quando o EUA o faz?!

DeaGomes 24/07/2022

Leitura importante para o Brasil atual!
O livro fala sobre o poder de manipulação que a mídia exerce nos estados democráticos, como esses meios conduzem nossas escolhas e como a desinformação se insere nesse contexto. Ele tem os EUA como palco, e isso dificulta um pouco a compreensão porque fala de contextos políticos e históricos que estão bem distantes da realidade do brasileiro, apesar disso, o paralelo pode ser refletido aqui também. Quem se interessa por análise do discurso vai curtir esse livro.
Chomsky é ativista político, escritor e professor de linguistica nos EUA.

1 | 2 | 3 | 4