As aventuras do bom soldado Švejk

As aventuras do bom soldado Švejk Jaroslav Hašek

Resenhas - As aventuras do bom soldado Švejk

Joy 09/11/2016

Bastante divertido, principalmente no final.
Em alguns momentos fiquei meio entediada, pois as histórias parecem se repetir, mas conforme aparecem alguns personagens (olá, subtenente Dub!) a coisa flui e deu pra dar umas boas risadas. É bastante longo, e saber que é uma obra inacabada me deu uma sensação estranha, pq imagino que terminado teria mais de mil páginas.

Gláucia 04/11/2016

As Aventuras do Bom Soldado Svejk - Jaroslav Hasek
Enfim, terminei! Publicado em 1921 contém quatro partes que eram para ser seis, porém ficou inacabado por motivo de morte do autor.
O primeiro parágrafo da nota do tradutor traz um resumo da intensa e atribulada vida do autor tcheco e durante a leitura descobre-se que as aventuras do bom soldado são na verdade os acontecimentos inusitados vividos por ele e descritos nessa introdução.
Através das divertidas situações experimentadas por Svejk, vão sendo expostos alguns absurdos da vida no exército. É divertido no início mas vai se tornando cada vez mais enfadonho, repetitivo e cansativo.
Destaque para a parte em que os soldados tentam fugir da obrigação de lutar pelo imperador fingindo-se doentes e o "tratamento médico" a que são submetidos. Minha preferida.

regifreitas 11/09/2016

Não que o livro seja ruim, não é. Há passagens muito boas, repletas de ironia e situações que beiram o nonsense, mesmo assim, não foram algo que me fisgasse como leitor. O problema é que se trata de uma obra extensa (688p.) e se torna cansativa a partir de uma altura, por conta da repetição das situações.

Contudo, a crítica desenvolvida por Hasek contra o militarismo e os absurdos da guerra são válidas e bem humoradas. Talvez, se lidas as histórias como pequenos contos, como a obra parece que foi forjada, o aproveitamento seja maior. Como romance, confesso que me entediei em vários momentos, e isso nunca é bom em uma obra muito longa.
Gláucia 10/10/2016minha estante
Comecei a ler ontem e espero não concordar com sua nota, senão... vai ser osso...
Mas acho que com tanta página uma hora vai acabar cansando mesmo.

G.Zaleschi 26/01/2017minha estante
undefined

SILVIA 01/03/2016

Gostei
Meus comentários estão no Blog pelo link abaixo.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-as-aventuras-do-bom-soldado-svejk-de-jaroslav-hasek/

Mari 27/10/2014

Resenha em matéria de El Pais
Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/15/cultura/1413381412_585189.html
9.- As Aventuras do Bom Soldado Svejk, de Jaroslav Hasek / Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes

O mesmo bufo de tédio e desinteresse nas salas de aula checas e espanholas. E o pior é que ambos são emitidos pela obrigação de ler dois dos romances mais divertidos e delirantes da história. Duas histórias pitorescas com dois anti-heróis absolutamente inesquecíveis que carregam o problema de ser o clássico mais aplaudido de ambos os países. Seu problema? Obrigar alunos imberbes com os feromônios disparados a mergulhar em suas numerosíssimas páginas para transformá-los em um livro de La Mancha ou de Praga do qual não quero me lembrar. No entanto, quando lidos mais tarde, são mais viciantes que um saquinho de pipocas ou que a série de TV com maior audiência.