Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sophia.Cueto 17/08/2014

Por que Indiana, João? por Danilo Leonardi
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Por que Indiana, João? é o romance de estréia do Danilo Leonardi, editor-chefe e criador do site Cabine Literária; é de gênero young adult e foi lançado esta semana pela Giz Editorial. Por ser uma pessoa que tem acompanhado o Cabine nos últimos meses de perto, eu fiquei muito feliz quando descobri que o Danilo iria publicar seu primeiro livro, já que eu recentemente percebi que eu mesma estou começando a valorizar mais os nossos autores nacionais.

Mas não apenas isso, o livro trata de uma temática super contemporânea que eu mesma sofri quando mais nova: o bullying. O personagem principal, João, é um garoto de quinze anos que cresceu acostumado com provocações, apelidos e humilhações, por ser o típico adolescente deslocado e tímido. Sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz, o Guilherme. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado pelo seu melhor amigo Daniel e vira hit na internet. Ao mesmo tempo que ele se vê finalmente admirado, respeitado e seguro, ele percebe que as suas escolhas tem as suas consequências, tendo um peso muito forte não só na vida dele, mas daqueles ao seu redor.

Pelo João ser um estudante do ensino médio, eu acredito que muitos de nós vamos nos identificar com algumas das situações que ele passa, seja sendo vítima de tais atos de violência, seja um espectador, ou até mesmo a própria pessoa que comete estes atos se você se encaixa nessa categoria, coisa feia viu? como eu disse lá em cima, eu sofri com isso quando mais nova, mas não necessariamente sofri disso no ensino médio, mas sim na primeira metade do ensino fundamental.

Por já ter essa relação com o personagem, quando o Danilo disponibilizou o primeiro capítulo do livro mês passado, eu me senti com o coração apertado só de pensar o que poderia acontecer ao longo da história, já que o João sofre desde o primeiro capítulo. Mas eu devo dizer que eu me surpreendi bastante não só com o que aconteceu, mas também com ele em si! Para quem se mostrava como um personagem frágil e submisso no começo da obra se tornou uma pessoa forte e madura a medida que passávamos as páginas, a um ponto onde ele deixou de ser aquele adolescente inseguro para ser uma pessoa importante não apenas para aqueles ao seu redor, mas também para toda uma comunidade.

O Danilo usou várias referências musicais e poesia no livro que mostravam também o lado sensível do personagem, mas também gostei da referência à coisas locais, afinal de contas a história se passa em São Paulo. Ele menciona paixões antigas, cidades onde morou, cita músicas do Legião Urbana e dos Beatles, mas também menciona o poder da internet em transmitir a informação, já que alguns dos diálogos entre os personagens são feitos a partir de chats privados do facebook ou por blogs e canais no youtube.

Bem, se eu fosse dizer alguma coisa negativa sobre esse livro, é que eu gostaria que ele fosse um pouco maior do que as 208 páginas que tem. Você se torna tão apegado aos personagens e toda a situação que eles passam que é até difícil terminar a história sem ter um gostinho de quero mais. Quem sabe o Danilo não escreve uma novella ou algo do tipo falando sobre o João anos depois? Não sei, mas eu tenho certeza que depois da repercussão deste primeiro livro, é certo que veremos mais trabalhos dele em breve, e pode ter certeza que eu estarei acompanhando de perto cada um deles!

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: http://lepaperwings.wordpress.com/
Carol 17/08/2014minha estante
também estou louca para ler, principalmente por que já sou fã do Danilo por causa do Cabine :)

Henrique 20/08/2014minha estante
Parabéns pela resenha!

Psychobooks 07/02/2015

Os porquês do Indiana, João

O livro de estreia de Danilo Leonardi conta a história de João, um garoto franzino, tímido e que sofre bullying constante na escola. Está há alguns anos morando em São Paulo, vindo de Minas, mas ainda é considerado um forasteiro. O estopim para a perseguição por Guilherme, o garoto mais popular da sala, começa quando com, a ajuda de Daniel, João manda um bilhete para Mariana, a namorada de Guilherme.

Acredito que a ideia de Danilo para seu livro veio de inúmeros vídeos que rolam pela internet de vítimas de bullying que resolvem se defender.
Achei sensacional o gancho e toda a discussão que ele abriria. Com isso vamos então à:

Narrativa e desenvolvimento da história
Danilo escreveu o livro em primeira pessoa, narrado no presente. A narrativa nesse estilo está bem popular no gênero jovem-adulto e é bem-vinda para o leitor. A história começa superbem, com João travando um monólogo interno superinteressante com os problemas que o rodeiam e sendo até maduro quanto às questões passíveis de mudanças e àquelas com as quais é melhor se resignar. Não que ele esteja certo em sua avaliação, vejam bem, mas a forma como o autor mostrou esse embate foi bem pontual e lúcida.

A impressão que tive foi que a história foi se sobrepondo, com camadas. Cada acontecimento da vida de João o levava para um novo nível de atitude, que desdobrava em novos acontecimentos, que iam cada vez se complicando mais, e...

O livro é curto, são apenas 208 páginas, mas senti que Danilo perdeu a voz de seu personagem - e o controle da história - quando a ação e as consequências dessas ações, tomam conta da narrativa. Vou explicar:

Personagens e seu arco da história
Todos os personagens precisam ter um arco para manter o leitor cônscio de seus passos. João vinha bem: um adolescente que de repente se vê famoso e que se deixa corromper por todo o glamour que essa fama repentina lhe traz. É um desenvolvimento até clichê, mas mais uma vez pontuo em uma resenha minha: clichê não é ruim; o que marca o texto é o desenvolvimento do autor, e para mim foi aqui que Danilo começou a tropeçar.

Várias histórias começaram a se sobrepor, com inúmeros personagens interferindo na construção da narrativa e implorando por um "pedaço ao sol". É o caso de Guilherme como vilão e todos os garotos que o acompanham e ficam a narrativa todo trocando do lado - indo do bem para o mal -, mas sem que o leitor saiba direito quem é quem. Danilo me apresentou 5 ou mais desses colegas de João. Para mim todos eram a mesma pessoa; os personagens não tinham voz. Aparte de Daniel que foi apresentando e teve sua voz marcada desde o início, todos os outros foram caracterizados pobremente - inclusive Guilherme, o vilão.

Os pais de João sofrem do mesmo problema, ora o pai é legal, ora a mãe é vilã; ora os papeis se mesclam... Entendo essa dualidade em um adolescente e concordo que a dúvida é presente para muitos, mas acredito que a construção deles deveria ter sido mais forte para que o leitor conseguisse diferenciar o que era a visão de João e o que era a realidade.

A verdade é que os núcleos "escola", "casa", "Minas Gerais" e "Amigos que sofreram bullying" assoberbam o leitor não permitindo que nenhuma das linhas seja acompanhada a contento.

Vale a pena, Alba?
Danilo estreou de forma mediana. Seu livro começou bem, mas senti que perdeu o fôlego do meio para a frente. A tentativa de acrescentar camadas à sua história tinha boa intenção, mas o resultado foi um texto confuso, com um final atropelado.

"- Nâo importa o que eles achariam, João. O que eu gostaria é de ver que você é o tipo de pessoa que não fica de braços cruzados enquanto alguém apanha por sua causa.
- Ninguém parecia se importar muito quando era eu que apanhava."
Página 62

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-sorteio-por-que-indiana-joao.html

Ju 11/08/2020

Assim, eu não vi nada demais no livro. A história tinha uma ótima lição de moral, mas eu não me senti conectada com ele. O João conseguiu agir feito babaca algumas vezes, mas isso aí acontece pro personagem aprender que pode estar errado. Tirando isso foi legal, adorei a Ju e achei ela uma fofa.

Su 26/08/2014minha estante
Eu acho possível essas mudanças sim, inclusive, já presenciei mudanças bruscas de comportamentos, dando aulas para adolescentes. É uma fase tão complexa, cheia de mudanças hormonais... E o que eu senti do livro, é que incentiva às pessoas procurarem sempre combater o bullyng e não fingir que nada está acontecendo. =)

Carlos Patricio 28/08/2014minha estante
ótima resenha, Gustavo

MathVinicius 23/02/2015minha estante
Mas eu acredito que seja isso que o Danilo quis mostrar no decorrer da narrativa. Com uma "imagem" a zelar, João ganhou uma coragem que sempre esteve dentro dele. E a mudança no livro pode ter sido rápida, mas o protagonista sempre sofreu com o bullying, ao contrário de Daniel, que sempre foi o agressor, mas descobriu em SP que ele também poderia sofrer bullying por ser nordestino. O autor mostrou como um ato pode mudar as coisas ao seu redor, a mudança do comportamento da mãe, de adolescentes que passaram a se inspirar no João... As mudanças foram importantes também podemos levar em consideração que o tempo do livro passa rápido! A história se passa em meses, muitos meses.

Sthéfani 17/08/2014

Achei gostosa a leitura, mas achei que pecou no ritmo, ficando bem corrido coisas que eu achei que se fossem mais exploradas tornariam a história mais envolvente e marcante.

Ótimas frases que dá vontade de grifar o livro, mas ainda não consigo fazer isso rsrsrs e acho que será mais apreciada por pessoas na idade do protagonista, João, adolescentes.

Entretém mas faltou o tcham a mais.

E ótimo trabalho da giz editorial! O acabamento muito bonito, só passou um erro na revisão, folhas amarelas e letras grandes! Isso torna muito mais prazerosa a leitura.

Robert Alvees 03/08/2021

Leitura necessária...
Um livro com uma leitura simples, mas com um assunto muito importante: O Bullying.

?Posso não ser psicólogo nem professor, mas não vou deixar isso me impedir de fazer o que me cabe. Se eu posso influenciar pessoas para o bem, é isso que eu vou fazer. Se cada um fizesse a sua parte, tenho certeza de que o mundo seria um lugar muito melhor. Afinal, algumas pessoas são más com as outras simplesmente porque não entendem como afetam as pessoas ao redor.?

letmln 05/04/2022

Por que Indiana, João?
"Por que Indiana, João?", uma ótima pergunta. João é o protagonista dessa história. Desde novo, sempre foi tímido e de certa forma vulneráve, e isso não mudou quando se mudou de BH pra SP. Guilherme, um colega de turma não muito simpático, fazia questão de deixar bem claro quem era o mais forte. Mas tudo mudou quando João, por pura coincidência, foi gravado justamente enquanto se defendia pela primeira vez. Milhares de pessoas, de vários estados, várias cidades, agora conheciam o Indiana João: o astro do anti-bullying. Mas é claro que com grande poderes vem grandes responsabilidades (frase clichê, mas acredite, funciona bastante nesse contexto), e agora Indy vai ter que lidar com as consequências das suas ações tanto nele mesmo, quanto em todos a sua volta.

Agora, menos formalmente, o que diabos eu achei desse livro? Um xuxuzinho (não tenho outra palavra pra descrever, perdoem-me o vocabulário de 1600). A leitura é bem flúida, o texto em si é bem tranquilo no quesito compreensão e é claro, a história não para. Uma hora você ama determinado personagem, outra hora você odeia, e do nada você ama de novo. Isso se aplica até o próprio protagostica que consegue ser bem insuportável as vezes (no off comemorei quando ele tomou um socão).

Afinal, recomendo ou não? Recomendo, mas não vá com as expectativas tão altas assim porque querendo ou não é um livro que se passa no ensino médio, e porque o protagonista é um homem, hétero, cis, branco (É MEME NÃO TENHO PRECONCEITO COM HÉTEROS). Enfim, é um livro gostosinho de ler e eu adorei (ainda não superou o meu preferido, mas tá nos top 20).

É isso, vou nessa ler mais um pouco KKKKK
Let.

05.04.22

GeoFrança 21/03/2022

Necessário e apaixonante
Danilo Leonardi soube me conquistar nesse livro, uma história leve e com muitos detalhes que até brinco... vale a pena fazer uma pequena serie de TV.
Por que Indiana, João? lembra muito da minha pré-adolescência e adolescência, passei por diversos momentos que são parecidos nesse livro e sei como o protagonista foi muito bem elaborado. A simplicidade da comunicação entre os personagens não é rasa e o livro tem de tudo para cativa e conquistar as pessoas.
Desejo muito que Danilo escreva mais livros, seu talento é real.

Monique 31/10/2021

Nada mal
A literatura infanto juvenil pra mim se resume a livros que gostaria de ter lido na adolescência e livros maravilhosos que eu posso ler e reler em qualquer época, esse livro é um dos que gostaria de ter lido mais nova, porque provavelmente teria gostado mais.

Igor 31/08/2014

Porque Indiana, João? é um livro que é muito mais do que aparenta ser!
Porque Indiana, João? É o livro de estreia do autor Danilo Leonardi, mais conhecido como o dono do canal literário, Cabine Literária. Danilo nos presenteia com um livro de uma escrita muito simples ao mesmo tempo que nos apresenta um assunto que muitas vezes pode ser muito clichê, o bullyng. Posso garantir a vocês que nada disso acontece e que este livro apesar dos pesares é sim um ótimo livro.

A história principal acontece quando João decide revidar as agressões que durante anos recebe de Guilherme, sem saber que estava sendo gravado João acaba agredindo o valentão e seu vídeo se torna viral depois de ter sido publicado na Internet e a partir daí, João se torna um tipo de herói na escola.

Como já disse a escrita é bem simples e isso torna a leitura do livro muito rápida, é muito fácil terminar de ler logo de primeira. Danilo é bem direto com o que ele quer transmitir ao leitor não tem muito enrolação e isso é muito bom, porém achei que em muitas partes um pouco mais de descrição seria primordial para a compreensão de algumas cenas. Por causa disso, mesmo o livro sendo narrado em primeira pessoa não consegui sentir emoção nenhuma por João e muito menos nenhum outro personagem do livro, sabe? Não consegui me conectar com nenhum deles.

Todos personagens são bem construídos e é notável a evolução de cada um ao decorrer da história, João que começa o livro muito tímido e meio antissocial é o que mais podemos enxergar uma grande mudança. Assim que ele vai ganhando respeito na escola e as pessoas passam a ouvi-lo, vemos João tendo confiança em si mesmo, fazendo novas amizades e até se arriscando em conseguir um encontro com a menina que gosta. Não há muito o que reclamar sobre os personagens, a minha única crítica negativa aqui é por conta da idade de João, ele tem 15 anos mas as vezes age e aparenta ter 10. Isso me incomodou um pouco no começo, mas assim que ele começa a ter mais confiança de si essa parte infantil dele desaparece.

O que mais gostei foi como João se impôs com a direção da escola para que todos esses assédios dos valentões acabassem de uma vez por todas, não foi fácil conseguir atenção da conselheira mas através de um acordo os dois conseguem fazer com que a violência na escola diminua. Gostei de ver que pelo menos a escola estava tentando fazer alguma coisa para mudar as coisas, mesmo que seja pouco, eles estavam tentando.

Me surpreendi quando o livro passou a abordar um tema que eu não estava esperando, fiquei até um pouco com medo de onde esse tema iria acabar e confesso para vocês que fui ainda mais surpreendido com o final. Realmente não estava esperando o que aconteceu, foi um choque ler o que estava acontecendo e nem por um momento ter pensado nessa hipótese. Gostaria de falar que essa parte, o final que me surpreendeu, foi o fator mais importante que eu usei para classificar este livro.

Vindo de alguém tão rigoroso em suas resenhas como Danilo eu esperava um pouco mais do livro, não posso negar, mas levando em consideração que esse é seu primeiro livro não tenho muito o que reclamar. Porque Indiana, João? é um livro que é muito mais do que aparenta ser, faz com que o leitor pense em vários momentos de sua vida e o mais importante, passa a sua mensagem de uma forma clara e plena.

site: http://www.odevoradordelivros.com/porque-indiana-joao-danilo-leonardi/

Fabio Vergara 28/03/2015

Dica de leitura: Por Que Indiana, João? (Brasil. 2014).
Sinopse: João sofre bullying, até que, numa briga, ele reage; um colega filma, e publica na internet.

Nota (0-10): 6.

Tive bandas musicais no passado, e sempre trabalhei com adolescentes. Se aprendi algo, foi nunca tentar parecer um deles. Não há nada mais artificial que um adulto se “enturmando”. Leonardi está na fase de “novo adulto”, refletindo isso no texto: não soa maduro, nem pueril. O que faz PQI,J? parecer “enlatado”, preocupado demais com o que as mamães vão pensar. Faltou entregar-se mais ao enredo. Curiosamente, PQI,J? trata disso, um jovem com dificuldades sociais, sofrendo bullying, até que acontece a ruptura, e consequentemente a hiperexposição midiática. Já vimos este filme: Britney Spears, Macaulay Culkin etc. Mas apesar da realidade ser mais trágica, a história é crível, principalmente pelos coadjuvantes (Daniel, Guilherme, Cacá, Julia...), cada um interpretando diferente a “ascensão e queda” do protagonista, fazendo-o refletir sobre as consequências de suas atitudes. Esta é a primeira obra de Leonardi. Não será sua obra-prima, mas ele tem talento. Vou observar melhor seus futuros títulos.

Leitor Sagaz 16/12/2014

Uma história sobre o bullying
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

A história começa nos apresentado João, um garoto simples e super introvertido, como qualquer outro garoto ele tentará passar ileso pelo ensino médio. Mas é claro que isso é uma missão impossível.

João sempre foi taxado de esquito, por ser muito quieto e nunca querer fazer as mesmas coisas que a maioria dos garotos, seu único amigo é o Daniel, que por sinal é o único negro da turma. Juntos eles resolveram criar um vlog para tentar minimizar os efeitos da timidez de João, mas isso não ajudou tanto assim.

Logo no início do livro os dois bolam uma plano para entregar um bilhete para Mariana, uma garota que o João gosta mas tem vergonha de ir falar com ela. É ai que o bullying se acentua, Mariana é namorada do valentão da escola, Guilherme, então vocês já podem imaginar o que aconteceu por causa desse bilhete.

João teve sua cabeça enfiada na privada e mais uma vez foi ridicularizado perante a turma, os garotos colaram seu caderno na mesa e o professor Leonardo simplesmente nem ligou, disse que não poderia fazer nada.

Vou contar para vocês o início da reviravolta, em uma das investidas de Guilherme contra João, finalmente a raiva toma conta e ele enfim reage e chuta Guilherme nos países baixos, desarma totalmente seu inimigo e para coroar tudo, o Daniel filmou tudo com seu aparelho celular! Após o ocorrido e aquele tremendo puxão de orelha da mãe e da coordenadora da escola, João e Daniel conversam sobre o que fazer com o vídeo, mas não decidem nada e Daniel disse que iria pensar em uma boa ideia.

Daniel jogou o vídeo no canal do youtube e do dia para noite João se torna uma web celebridade e herói para todos aqueles que sofrem bullying!

Não vou mais falar dos fatos quero apenas expor a minha opinião sobre o que senti a respeito da história, primeiro senti um pouco de estranheza com o ambiente escolar, mais me parece uma escola nos EUA do que uma escola em São Paulo, sei que existem escolas particulares que seguem um modelo de gestão bem diferenciado mas temos que nos ater que a maioria das pessoas depende de um sistema público totalmente defasado, o ambiente é o pior possível e neste lugares sim temos o extremo do que possa ser o bullying.

Falo isso por experiência própria, estudei minha vida toda em escola pública e passei pelos dois lados da moeda do bullying, tanto tiveram os que me importunaram quanto tiveram os que eu importunei, mas ao chegar no ensino médio minha cabeça já estava mais no lugar e passei a ser o apaziguador de ânimos, mas o dia a dia em escola pública foi realmente punk!

A relação dos pais de João também me pareceu algo meio forçado, não sei se realmente os pais reagiriam dessa maneira, pelo menos os meus não né.

Acho que no geral o livro poderia ser mais denso, tratar sobre bullying é algo realmente sério, os males que pode causar na vida de uma pessoa chegam em certos pontos a serem irreparáveis. Creio que o Danilo quis atenuar um pouco sua história, até entendo isso mas para mim não foi o suficiente para me ganhar por completo.

De maneira nenhuma digo que o livro é ruim, deixei bem claro que está é minha opinião sobre a obra e que você meu amigo leitor poderá achar totalmente o contrário do que eu digo aqui nesta resenha, acho que quando lemos alguma critica sobre um livro cabe a nós ir lá e lê-lo também e aí sim poderemos dar nossa própria opinião sobre o tema proposto, e é isso que sugiro a vocês, leiam e depois voltem aqui e me digam o que acharam, vamos trocar ideias e debater nossas opiniões.

Bem é isso pessoal, em resumo o livro trata sobre o bullying, amizades, amores, superação. Mais uma vez, cabe a cada um de vocês mergulhar na história e ver se ela vai te conquistar ou não.

Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2014/12/resenha-por-que-indiana-joao-danilo.html

Beatriz B. 15/01/2015

Por que ler esse livro, Fulano-leitor-que-está-lendo-essa-frase?
O livro trata sobre bullying, o poder da internet nos dias atuais (não soa brega assim no livro, prometo) e relacionamentos em geral. Tudo começa com João, o típico menino franzino que possui a vida dividida da seguinte maneira: de um lado há seus pais divorciados e que não lhe dão muita atenção. Do outro há o Ensino Médio, onde já está totalmente familiarizado com colegas o atormentando, mas claro que isso não torna as coisas são mais fáceis, pois sofrer bullying nunca é fácil, não importa a quanto tempo você passe por isso. E ainda nessa área, encontramos Guilherme, o principal vilão da vida de João (hahaha rimou hahaha), aquele mesmo clichê de menino valentão, bombado, com sua "gangue do perigo" e que namora a menina que João também gosta. E ainda há a sua vida online, onde ele pode ser quem realmente é e jogar vídeo game com amigos. Adicione um cenário que se passa em Minas Gerais e ai está a veia principal do livro.

Muito bem, a vida seguia da mesma forma que sempre tem sido para João. Apanhar e ser desprezado na escola, além de ter de conviver com zero esperança de melhorar de situação, já que a coordenação da escola não faz nada a respeito. Aguentar a implicância dos pais separados, tanto em relação a ele quanto um ao outro. E ter como único consolo a maravilhosa internet. Bem, um dia a gota d'água pinga e durante mais um ritual de tortura de Guilherme, João o chuta bem naquele lugar em que não bate sol, movido por um fúria que nunca tinha deixado extravasar dessa forma antes. O que ele não esperava era que um de seus amigos filmasse tudo e postasse no YouTube sem seu consentimento. E já que a sorte nem sempre ou quase nunca está a nosso favor, o vídeo viralizou e o João logo virou uma espécie de semi-celebridade, sendo chamado para entrevistas e etc. Muitas coisas acontecem a partir dai e João agora tem em mãos a chance de alertar o mundo sobre o que o bullying, além de poder mudar o rumo trágico que é sua própria história. Mas toda ação possui uma consequência (ou várias, estamos na vida real e não em física), e João percebe duas coisas: 1° erradicar o bullying não será tão fácil quanto deveria ser e 2° a partir do momento em que você consegue uma vida, por assim dizer, você tem de lidar com os problemas que ela traz.

Vamos lá. (Com lá quero dizer "continue lendo aqui). A história se inicia nos apresentando o clichê do clichê em relação a livros Young Adult que retratam sobre o bullying. Sem problemas desde que o desenvolvimento deste convença de que o livro conseguiu ser mais que o esperado, e esse não foi totalmente o caso e explicarei o por quê.
No início, João nos conta certos acontecimentos pelos quais passou que deixa qualquer um que se põe no lugar chocado. Ele te faz sentir o circo de horrores que deve ser viver na pele de uma pessoa que possui tais marcas passadas e tem de espetá-las mais um pouco todo santo dia. E eu tive grande interesse em acompanhar o desenvolvimento do personagem, mas infelizmente, foi nesse ponto que o autor se embaralhou um pouco, o da construção de camadas dos personagens.

Sim, o livro é curto, mas não é desculpa para os personagens terem sido todos planos.
Há aqueles, como o valentão Guilherme, que despertaram meu interesse em querer saber mais sobre como suas mentes funcionavam, mas foi uma vontade frustada. Meus maior exemplo disso é em relação aos pais de João. Esse conflito familiar poderia ter sido bem mais explorado, porém, mal temos um final satisfatório. Tive a sensação que esse "problema" citar brevemente que João passava por problemas familiares. Mas concluindo só foi criado para lista de desgraças na vida de João serem maiores.

O autor dá uma pincelada em outros assuntos que seriam interessantíssimos vê-los abordados mais profundamente. Por exemplo, a influência que a mídia exerce hoje em dia em nossas vidas. Quando publicamos algo, muitas vezes não fazemos ideia sobre quem pode ter acesso àquilo e que estará permanentemente navegando por ai. E o autor poderia ter pesado mais sobre isso no livro, o que ajudaria muito no quesito "inovação que salva o livro do início clichê".

AGORA, vamos aquilo que salvou a nota do livro. A forma que a escola tratava os casos de bullying da escola, nula, assim como as cenas de descrições de agressão, é uma verdade bem incômoda e exatamente por isso não devemos apenas engolir. A escrita é, no minimo, a escudo da salvação. O Danilo escreve de forma fluída, usando um vocabulário extremamente urbano e isso faz seus olhos passaram pela história de forma rápida. E enquanto eu lia, eu SÓ conseguia imaginar a voz do Danilo narrando tudo e para mim, ele era o João e ponto final.
Comparo essa leitura como um pulo na piscina em um dia quente: você salta, se refresca (que é o principal) e logo sai para fazer algo melhor. Rápido, simples e cumprirá a função se for isto que você está procurando. Um livro para sair da ressaca e não exige grandes esforços, talvez um estômago não tão mole. Apenas saiba aonde você está embarcando para não se decepcionar.

AH SIM, AFINAL, POR QUE INDIANA, JOÃO? No momento em que o motivo do título é revelado, eu fiquei com o sentimento de "Hm, é isso?". Sim, faz sentido e é engraçadinho, mas again, não crie expectativas, porque não é nenhum acontecimento de parar o coração.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2015/01/livros-entre-linhas-por-que-indiana-joao.html

Frank 29/04/2015

Disclaimer
Terminei o livro com uma sensação de revolta. E ao mesmo tempo que não tem a ver com o livro - como foi por ele suscitada - tem tudo a ver. Revolta porque lembrei de quando estava no colégio, identifiquei os processos de bullying e não fiz absolutamente nada. Eu poderia ter feito? Sim! Eu poderia, e não fiz nada. João fez, e isso faz do livro uma das melhores coisas que eu li recentemente. João me jogou na cara tudo o que eu poderia ter feito, e não fiz.

Gosto de livros assim, que conversam comigo. O livro me fez pensar que nomear as coisas, parecem torna-las mais entendíveis. Eu vi o bullying, mas não sabia o que era. Eu sabia o que era a internet, mas não sabia como usá-la. João soube.

Li de uma vez, em poucas horas. Gostei muito e recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6