O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

THALES76 19/04/2022

Modelo social interessante
Toda a trama achei bem desenvolvida, Baley mesmo sendo de um planeta menos desenvolvido que Solaria, não se intimidou a foi pra cima, bolando suas teorias e deixando os soberbos solarianos boquiabertos.
O modelo social é deveras interessante, pessoas vivendo afastadas, tecnologia avançada e muitos robos a disposição me soou até como uma distopia, claro... pra mim como um mero terráqueo, pensar viver uma vida sem tocar em alguém ou se vir a tocar, será a que o governo me designará é bastante impensável.

Continuando minha saga de Asimov esse ano e dessa vez li “O sol desvelado”, que ao contrario de seu antecessor, a história se passa fora da terra num planeta chamado Solaria.
Baley um terráqueo, que vive nas cavernas de aço de seu planeta isolado do resto da galaxia, acaba de ter a oportunidade de fazer uma viagem interstelar para investigar um crime em Solaria.
Solaria é um planeta que segundo seus habitantes “é a tendencia de outros planetas siderais á virem se tornar”, julgam-se superiores pelo fato de terem erradicado quase que completo a presença de seres humanos num mesmo lugar, lá a população é pequena, cada um vive num espaço imenso com milhares de robos a sua disposição, o contato humano praticamente inexiste e as interações são via hologramas.
Após um assassinado ocorrer em Solaria, Baley é convocado para investiga-lo, será o primeiro terráqueo a pisar em solo solariano, Baley tem diversas dificuldades em se adaptar ao planeta, onde os costumes são muito diferentes dos da terra.
Baley quer ver pessoalmente as pessoas, mas no costume deles “ver” é algo nojento, pois ninguém se vê, é tudo por contato holográfico.
Lelouch_ph 21/06/2022minha estante
Tô curioso pra ler esse ainda. Se eu conseguir adiantar minhas leituras eu leio ele esse ano.

Rian 25/03/2022

Sem palavras
Asimov é incrível, diferente de cavernas de aço que dei 4,5 estrelas por ter momentos específicos que achei um pouco cansativo, este daria 5 pois não consegui parar de ler. O livro te instiga a continuar até o final para saber cada detalhe daquele mundo, do que está acontecendo, de como as coisas funcionam e quais serão suas conclusões perante ao caso. Amei o livro, estou ansioso esperando para ler o terceiro que ainda não adquirir e fico feliz de que próximo mês será lançado o Quarto e último livro dessa saga de Bentley. Espero que continue incrível e instigante como esses últimos foram.
William LGZ 25/03/2022minha estante
Já li o primeiro, preciso ler esse agora!

Rian 25/03/2022minha estante
Muito bom, não vai ser arrepender. Estou só esperando uma promoção na amazon pra comprar, tô achando muito caro no valor que ta agora

Rian 25/03/2022minha estante
No caso o terceiro volume

_Du_ 10/03/2022

Verdadeiro trabalho investigativo
Uma história de assassinato que percorre todo o trabalho investigativo. Você é até capaz de chegar às conclusões junto com o autor. Muito prazeroso de ler. Achei a coisa de olhar e ver meio enfadonha, mas entendi ser vital para o desfecho. Recomendo.

Adelson 09/03/2022

Asimoverso só se expande.
No 2° ou 3° volume da saga Robôs (Se você contar Eu, Robô) o universo os humanos e robôs está cada vez mais se expande para longe da Terra e de encontro a colonização galáctica (Fundação coff coff) e agora nosso querido detetive com o auxílio de uma máquina, claramente, tem que resolver um assassinato fora da sua caverna de aço e tendo que se expor ao Sol e ao grande céu acima da sua cabeça. Uma trama de diferente onde os moradores do tal planeta possuem fobia de sair de casa, como resolver tal mistério?

Gabriel.Maia 08/03/2022

Empolgante
Mais um livro incrível do Bom Doutor, estou cada vez mais me aprofundando nesse universo tão extenso criado por ele. Esse volume continua a história de "As cavernas de aço", Elijah Baley é selecionado para uma missão em um planeta sideral chamado Solaria, conhecido por sua proporção gigante de 20 mil robôs para cada humano, onde após mais de 300 anos sem nenhum crime, acontece um assassinato em que o único suspeito é uma pessoa que não pode ter cometido o crime e não há nenhuma pista. Baley terá que se desdobrar e usar toda sua capacidade analítica e dedutiva para conseguir descobrir quem foi o assassino e por consequência acaba descobrindo algumas coisas interessantes sobre os siderais em geral.

Leitura muito fluida mais uma vez, super intrigante e misteriosa, ótimos personagens e acima de tudo um final maravilhoso com uma puta brecha para a continuação. Esse segundo volume me encantou mais que o primeiro, achei o mistério mais difícil de resolver, os personagens novos bem mais cativantes e a expansão de universo que ocorre nesse livro é magnífica. Um dos únicos pontos negativos dessa obra foi a pouca presença do Daneel, que é o meu personagem preferido mas acabou não sendo tão acionado nesse volume, mas o detetive Baley cumpriu bem o papel de protagonismo solo.

Muito bem escrito, misterioso e empolgante, isso resume "O sol desvelado".

Rafael467 07/03/2022

Que planeta insuportável esse Solaria meu deus ainda bem que tá fadado ao fracasso.

Gostei mais desse do que do primeiro da trilogia!

Tharsila 16/02/2022

Continuação superior
Eu não sei se tecnicamente esse segundo livro é melhor ou não que o primeiro, mas para mim fluiu muito mais, adorei me aprofundar no Elijah, que não tinha achando um protagonista tão cativante no primeiro livro, o final foi incrível e me surpreendeu demais além de que me deixou extremamente ansiosa pro próximo livro

jessylins 15/02/2022

Excelente
Asimov sabe conquistar o leitor com sua visão fascinante sobre o futuro. Nesse segundo volume, o autor volta repetir a mistura muito bem dosada de ficção científica e romance policial. Quando você começa não consegue largar até descobrir o final

Sabrina 07/02/2022

amei demais
simplesmente muito bom, superou minhas expectativas pra esse livro. achei todo o conceito envolvendo a investigação, o jeito como foi conduzida e os pensamentos dos solarianos, que achavam praticamente tudo que saia da boca do Elijah um absurdo. foi muito divertido de ler, me prendeu bastante no final e mal posso esperar para ler os robôs do amanhecer :)

obs: lembrei tbm uma crítica ao livro q nem tudo são flores né. foi a falta de aprofundamento e o papel importante para a investigação no daneel, pq ele merece mto aprofundamento, dado a complicação do personagem, mas dá pra entender q o Asimov quis introduzir o daneel no cavernas de aço de uma forma um tanto quanto interessante e boa, pra no próximo, que seria o sol desvelado, focar mais ainda na investigação, outros personagens e no elijah.

bawbara 23/01/2022

devo dizer que o começo foi complicado: as primeiras 10 páginas é bem legal, com o Baley se aventurando em Solaria (e a gente entendendo o título - que é sempre um momento maravilhoso), mas depois fica bem chato; e depois dos 30% a leitura fluiu muito bem. o Asimov é brilhante e é possível perceber isso porque só uma mente tão privilegiada poderia ter capacidade de criar um personagem com a inteligência e perspicácia que o Baley tem. sempre que tem o discurso final e ele desvenda o crime eu fico em choque com os detalhes que eu não percebi. e, nesse livro é ainda pior, porque mesmo quando você acha que já está tudo resolvido, nunca para de ter mais reviravoltas e surpresas.

Renan Feitoza 23/01/2022

O poder do contato humano
Nesse segundo livro da série dos Robôs somos jogados em mais um crime que leva o Investigador Elijah Baley a questionar os próprios princípios e sair das cavernas de aço da Terra, o levando rumo a um mundo onde o contato humano é nulo, além de ser considerado quase uma imoralidade.

Gostei muito dos questionamos sobre o que acontece quando o ser humano perde contato com outro (olá internet) e também sobre enfrentar o que nós dá medo/é desconhecido.

Com certeza mais um livro que me faz gostar ainda mais do Bom Doutor.

Xerozo 17/01/2022

Um novo universo
Gostei muito desta obra, nesta história é introduzido a relevância dos robôs nos Mundos Exteriores e sobre a natureza dos Siderais, mais detalhes sobre o universo de Assimov são revelados, deixando um gostinho de quero mais.

souphiss 15/01/2022

O livro é muito bom. Acho que nunca li nada do Asimov que me desapontasse. O mistério do assassinato é bem construído e finalizado, as histórias dele sempre são o ponto alto dos livros. Sempre tem alguma coisinha que eu não consigo adivinhar da trama, por isso adoro.

Único ponto negativo do Asimov comigo são os protagonistas, que eu geralmente acho todos sem graça, bem chatos. Apesar de que são inteligentes e muito bem desenvolvidos.

No geral, devorei o livro. Fácil de ler e muito recomendável. Preciso ler o primeiro da coleção!!
bia 15/01/2022minha estante
Ele amo como ele consegue desenvolver bem a história e te envolver de um jeito q vc fica querendo conhecer mais do mundo q ele criou

LETeratura 08/01/2022

Acho que tenho o primeiro favorito do ano
Que livro incrível e surpreendente, quantas camadas, a investigação, a evolução do personagem e sua transformação de odioso a revolucionário.
Que livro, esse livro deveria ser lido por TODOS, não sei se se classifica como clássico mais deveria ser.
Sensacional.
Não tenho palavras para descreve-ló.
Em breve organizarei minhas ideias sobre ele e farei um vídeo pro @let.eratura no Instagram