O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Ketlin 22/01/2024

A mente que se expande jamais retorna ao tamanho original
Depois de ler o primeiro volume da Série dos Robôs, fiquei muito interessada em continuar acompanhando as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro nada convencional, Daneel Olivaw. Em "O Sol Desvelado", o autor faz isso muito bem, nos levando ainda a explorar pelos Mundos Siderais, que não foram tão detalhados no primeiro livro da saga.

O enigma da investigação e o enredo geral são bem interessantes, mas acredito que o seu desdobramento até o final ficou em segundo plano e, pra mim, deixou a desejar um pouquinho.

Um dos pontos altos dessa leitura é a demonstração do contraste cultural entre duas sociedades humanas que se desenvolveram em planetas distintos. A forma como o autor abordou essas diferenças e construiu os diálogos foi até um alívio cômico em vários momentos.

Pra finalizar, foi destaque do livro pra mim a maneira como os personagens lidam com suas limitações e medos. Enquanto alguns sequer cogitam que seja possível superá-los, outros os enfrentam mesmo com receio, se desafiam e, quando ultrapassam suas próprias barreiras, se transformam.

É, pelo jeito eu vou ler muito mais Asimov esse ano! ?
Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Asmov parece ser incrível, espero ler em breve. Bela resenha

Ketlin 22/01/2024minha estante
Inclusive essa série dos robôs é um ótimo começo! Amei "As Cavernas de Aço"

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu pensei que seria uma boa começar por fundação, mas vou anotar seu conselho.

Adriana Naves 22/01/2024minha estante
Fundação é mais complicado, eu comecei pela série dos Robôs e foi incrível, gostei muito.

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu entendo, faz sentido. Vou em busca desse em breve, mas desse ano não passa ??

Ketlin 22/01/2024minha estante
Senti a mesma coisa que vc, Adriana! Fundação é ótimo também, mas é melhor ainda quando já estamos nos habituando com esse universo de outros mundos.

Léo 22/01/2024minha estante
Ótima resenha, gostei.
Só li o primeiro dessa série ano passado, é muito bom. Recomendo ler O Fim da Eternidade que é livro único.

Ketlin 22/01/2024minha estante
Oi, Léo! Eu acabei começando a ler Asimov justamente por "O fim da eternidade". Tenho resenha dele aqui no Skoob também, se vc quiser dar uma olhada

@tigloko 07/07/2022

Uma melhora considerável na parte policial
Cada vez mais curtindo essa viagem pelo universo dos robôs. Agora com Elijah e Daneel resolvendo um assassinato em Solaria, um dos mundos siderais da galáxia afora.

No mesmo nível que é tratada a parte científica e policial, a questão da fobia e de vencer os seus medos tem um grande destaque no livro. Tanto por parte de Elijah( que tem medo de lugares abertos por viver na Nova York isolada), quanto por parte dos habitantes de Solaria, que tem fobia ao contato humano. Muito interessante os debates que ela levanta durante o livro.

A parte policial nesse foi bem mais elaborada que o anterior, realmente me deixou na dúvida até o final para saber como acabaria.

Sobre a parceria do Elijah com Daneel, da muita pena de como ele trata o robô. Ele considera Daneel um parceiro só quando convém kkk O bom é que sendo um robô ele nem liga. É divertida de se ler e da um balanço com a partes mais sérias.

Outra coisa que gostei foi a importância que as Três Leis da Robótica( apresentadas em Eu,Robô) tem para a história. Como elas são discutidas quase a exaustão para encontrar as brechas. Algo que é central nos contos do Eu,Robô. Especialmente por isso, deu para sentir melhor a conexão entre as histórias do Asimov . E todo o potencial que deixou em aberto para os próximos livros.

Vania.Cristina 29/11/2023

Robôs, mistério, fobias e tabus
Dois gêneros deliciosos misturados na mesma narrativa: mistério policial e ficção científica. Esse é o segundo livro da série e trás os mesmos protagonistas: Elijah Baley, o detetive terráqueo e Daneel Olivaw, o robô humanóide, detetive do planeta Aurora. Nessa segunda história, Elijah está à vontade com Daneel, já confia nele, e é uma pessoa mais aberta a evoluir como indivíduo. Só que agora Elijah vai enfrentar um desafio muito maior, e será obrigado novamente a se desconstruir, saindo totalmente da sua zona de conforto. Ele será convocado a trabalhar na solução de um crime que aconteceu no planeta Solaria. Os terráqueos vivem a muito tempo nos subsolos do planeta Terra e tem aversão à ideia da imensidão da superfície, do ar livre, e à ideia da conquista espacial. São avessos também aos humanos siderais, aqueles que há muitos anos deixaram a Terra para colonizar novos planetas. Os siderais, por sua vez, consideram os terráqueos inferiores, primitivos e até mesmo sujos, contaminados com vírus e bactérias. O livro fala muito de fobias, cada sociedade tem uma e a entende como normal, confortável. Os terráqueos têm fobia de espaços abertos, os siderais de contaminação. Elijah se vê, então, sendo obrigado a viajar para outro mundo, onde vai ser confrontado com seus medos e preconceitos, e com os medos e preconceitos dos outros. Em Solaria ele irá reencontrar Daneel, e juntos vão se deparar com uma sociedade humana que está levando seus medos a extremos perigosos. Os solarianos têm aversão ao contato físico, que encaram como tabu, e adotam o contato virtual como prática social. Nem os filhos crescem com os pais. Como numa sociedade assim uma pessoa pode ter sido assassinada? Sem vizinhos próximos, sem nenhum tipo de relacionamento presencial, tendo por perto apenas um exército de robôs serviçais... e a esposa da vítima. O sexo no casamento é a única relação tolerada, e mesmo assim, evitada ao máximo. As casas são espaços enormes, onde as pessoas passam a maior parte do tempo, mas os casais mal se encontram no dia a dia. Em Solaria não há diferentes classes sociais, todos são privilegiados e vivem com o máximo conforto. Então, o óbvio a concluir é que a assassina só pode ter sido a esposa, a única pessoa suficientemente próxima, mas não há motivo evidente e nem a arma do crime foi encontrada. Cabe a Elijah entender como funciona esse mundo, tão diferente do dele, superar o senso comum, e desvendar um crime. No processo, superar seus próprios medos, seus preconceitos e aprender mais sobre si mesmo.
Silvia Cristina 29/11/2023minha estante
Que legal ler sua resenha, vou querer ler com certeza .

Vania.Cristina 30/11/2023minha estante
Acho que você vai gostar, Silvia.

Brujo 30/11/2023minha estante
Excelente resenha, Vânia !

Vania.Cristina 30/11/2023minha estante
Obrigada Sidney!

edisik 31/08/2022

Sempre achei que a escrita do Asimov seria muito difícil, mas me surpreendi de como é fluída e nada complicada. Entrou na minha lista de escritores favoritos.

Chayene.Goncharenc 07/12/2021

"As civilizações sempre tiveram estrutura piramidal. Conforme uma pessoa sobe em direção ao topo da estrutura social, dispõe de mais tempo livre e de mais oportunidades para buscar a felicidade. Conforme uma pessoa avança rumo ao topo, encontra cada vez menos pessoas para desfrutar de tudo isso."
Ivan.Rodriguez 11/04/2022minha estante
Anotei exatamente essa frase em um caderno quando li

Rodrigo Digão 25/05/2020

Muito bom, o autor continua apresentando seu universo de forma paulatina, construindo de forma sólida e plausível com toque genial através da solução de um assassinato, cheio de reviravoltas, que final.
Agnaldo Alexandre 02/07/2021minha estante
Todos da série robôs são excelentes. Já leu a trilogia fundação e suas continuações? São 7 livros foda. O que destrói nestes livros. Simplesmente fantásticas as conexões entre fundação, robôs e império.

JR 31/03/2024

Como não gostar?
Uma boa continuação. O protagonista teve uma boa evolução com as experiências do primeiro livro. Me incomodaram as diversas síncopes, que mais pareciam uma facilitação, mas tudo bem. Na parte da ficção científica é bastante curioso o autor associar a vida digital (dos hologramas) com a falta de sensibilidade da sociedade. Hoje está claro que isso realmente existe nas bolhas de instas, tiktoks e afins.

Pipuli 29/08/2022

Talvez um prelúdio... mas com certeza um excelente história!
Neste segundo livro da série dos robôs temos de volta a parceria entre Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, mas agora o cenário é Solaria, um dos Mundos Siderais.

Ambos são enviados à Solaria para investigar um assassinato que em um primeiro momento parece óbvio demais devido as suas circunstâncias, porém vemos que esse crime pode ser um ponta pé inicial de algo muito maior.

Solaria é o dos 50 Mundos Siderais, e é considerado o mais avançado em relação a robótica, é um lugar onde a relação entre robôs e humanidade é de 20 mil robôs para cada humano.

O que me chamou mais a atenção na história não foi a investigação do assassinato em si (o que é muito interessante pensando no que poderia acontecer se não fossem descobertas as razões por trás do ato), o que mais me chamou a atenção foi a parte sociológica da coisa (já utilizando os temos do livro rsrs).

Vemos o preço que uma cultura ou uma sociedade paga por abdicar de certos costumes, por exemplo o pânico por estar em espaços abertos, a incredulidade de ficar dependente do giro de um planeta para se ter a noção de dia e noite. Ou então a estranha, porém compreensível, diferença entre ver e olhar.

Recomendo imensamente essa leitura, ainda mais pensando que, quando terminando de ler e refletindo um pouco talvez, e eu digo apenas talvez, tenhamos um prelúdio do início de algo muito grande... ou quem sabe até mesmo duas coisas muito grandes rsrs
Paola 29/08/2022minha estante
Eu mal comprei um box de sete livros da fundação e já estou arrancando os cabelos pra comprar os boxs dos robôs ??

Pipuli 29/08/2022minha estante
To tentando seguir a ordem cronológicas das coisas kkk... tenho todos os livros tbm... só faltam os 3 da série império galático

Lucas 11/09/2022minha estante
Na verdade se passa antes de fundação por isso parece um prelúdio de algo gigante (e é!) ?

Pipuli 12/09/2022minha estante
Simmm... mas é muito legal pegar essa referência futura logo agora kkkkkk

Ryan 02/05/2021

Asimov acerta novamente, mas não da forma esperada...
Sendo o segundo livro de uma trilogia, o mínimo que se espera de "O Sol Desvelado, é que ele seja a cola que une o universo criado e seus personagens, e nos instigue para a aventura final de nosso protagonista Elijah Baley, no livro "Os Robôs da Alvorada". Contudo, a trama se apresenta muitas vezes de forma cansativa e prolongada, ao mesmo tempo em que um assassinato misterioso é desvendado em uma investigação oscilante (às vezes desinteressante) e um desfecho pouco convincente.

Apesar dos garranchos narrativos, os personagens são bem desenvolvidos e os diálogos geram reflexões sobre nossa sociedade e, acima disso, sobre o nosso futuro.

E é aí que Asimov se mostra o grande visionário que era, nos apresentando conceitos muito a frente de seu tempo (como videoconferências, distanciamento interpessoal, engenharia genética...), tendo na mensagem final do livro o maior momento de reflexão.

Por um momento achei que o "bom doutor" havia me perdido em sua história, mas o escritor conseguiu me resgatar nos últimos capítulos. E que venham os robôs da alvorada...

Rafaela (@exlibris_sc) 13/05/2020

Baley em Solaria!
Continuando a saga dos Robôs e trazendo todo um novo mundo para nós amantes do bom scifi e das novelas de investigação, Asimov, neste O Sol Desvelado, trabalha a trama com mais esmero, aprofundando e amadurecendo o caráter do detetive Baley em mais uma caçada de gato e rato atrás de um assassino.

Neste volume nos vemos em Solaria, que foi bem interessante de visitar durante esta quarentena já que no planeta em questão a população humana, ou solariana, é bastante inferior a de robôs. Ao contrário do que é visto na Terra.

Novamente Asimov traz com maestria, além de mistério e excelentes doses de scifi, conflitos e situações sociais dignas de reflexão e comparação com nossa própria realidade. Isolamento e distanciamento social, uso praticamente abusivo da tecnologia, com uma espécie de Skype que funciona praticamente ligado ao cérebro dos habitantes, manipulação genética que me remeteu à Krypton d’O Homem de Aço (olha só o quanto Asimov influenciou)... Preconceitos surgem e outros são suplantados o que é sempre gratificante de ver, quando um indivíduo abre sua mente para outras culturas e acaba absorvendo alguns desses valores e conceitos para o seu próprio meio. Sensacional!

Alguns pontos achei mais interessantes que outros, o mundo aberto, sem cúpulas como é na Terra, o pavor do contato físico e do VER pelo povo de Solaria quando na Terra existe o toque, o ver e o pavor é de sair para o meio externo do útero protetor e doutrinador da cidade.

O amadurecimento de Baley é promissor e a escrita de Asimov só vicia o leitor. Ansiosa para o próximo volume da série que é, sem dúvida alguma, uma das melhores que já li até o dia de hoje!

site: https://www.instagram.com/p/B_4sEK6jfbr/

Laís 18/11/2021

Asimov Visionário
É a segunda vez que me acontece isso!
A história é legal, não me pega 100%, mas vou levando. Aí, nas últimas páginas, os personagens entram em uns diálogos tão profundos, que relembro toda a história com outros olhos, e ela passa a me agradar imensamente.
Nessa, o diálogo final entre Bailey e Minnim vale o livro todo! A compreensão de Bailey sobre as semelhanças entre Solaria e a Terra, o sentimento de que não pertencia mais ao seu planeta natal "subterrâneo" e a certeza de que muito mais poderia ser conquistado pelos terráqueos foi o ponto alto. É difícil voltar à rotina quando o desconhecido foi desbravado e passou a ser amado. Não se tem mais medo! Muito ainda está por vir...
Brujo 18/11/2021minha estante

amei sua resenha!

Laís 08/01/2022minha estante
Obrigada, Iza!

Gabriel.Chiquito 01/07/2021

As cavernas de aço já lhe eram estranhas
Muito melhor que As cavernas de aço. Elijah como um verdadeiro detetive, os personagens muito bem construídos, o suspense foi ótimo e a trama bem intrincada.

Sem falar do show do Asimov construindo todo um cenário político e social novo pra abordar os mundos exteriores e que ficou perfeito.

Gabriel.Galdino 27/06/2021

é Inegável a importância de Isaac Asimov ainda tem na literatura e até na ciência em geral, e esse livro é a prova viva disso.

Lançado a 64 anos atrás, o livro ainda trás questionamentos relevantes para o o futuro da humanidade e como o relacionamento da mesma com a tecnologia pode nos afetar. Todos os temas tratados no livro podem encontrar eco hoje, ainda que de forma menos fantasiosa.

Além disso, temos um enredo bem simpático e intrigante, podendo até ser uma boa porta de entrada para novos leitores.

Para os que já estão acostumados com com que é feito em ficção cientifica nesses 62 anos, pode até achar engraçado o toque enérgico, quase esperançoso no final, mas, convenhamos, é uma delícia ler livros aonde a ficção cientifica, dadas as devidas proporções e contexto, eram mais leves.

Miris 02/03/2023

Enfim o sol desvelado
Uma excelente continuidade p essa série. Dessa vez mais focada no investigador Elijah, apesar de Daneel fazer parte da trama o tempo todo, esse livro entrega uma investigação melhor do que no livro anterior (na minha opinião); superando as dificuldades implicadas na forma como ocorreu o assassinato, que tornam tecnicamente impossível de ter acontecido, Baley e Daneel se desdobram para investigar e descobrir a verdade por trás desse crime tão improvável. Tem reviravoltas, plot twist e claro uma expansão desse universo que Asimov criou, apresentando mais um dos planetas siderais, a Solaria (que já apareceu na serie fundação :D, oque me fez ficar feliz com essa referência). Só não li rapidamente por causa da faculdade, mas mesmo assim a leitura foi fluída e mto proveitosa - recomendo!