O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Natália Tomazeli 09/08/2021

Um tipo de "Admirável Mundo Novo"
"Não temos motivos para haver violência em Solaria. Temos tudo o que poderíamos querer, então não há ambição pessoal. Não conhecemos os relacionamentos, então não há ambição envolvendo família. Todos nós temos uma boa saúde genética."

Imagina viver em um planeta onde quase todos os problemas humanos simplesmente não existem mais? Pois é nesse cenário que os dois protagonistas, Elijah Baley e Daneel, irão tentar resolver o crime da vez!

Nesse segundo livro da "Série dos Robôs" o leitor é inserido em um contexto quase que utópico! De cara, o planeta Solaria encanta por trazer tantas facilidades surreais e por ser tão diferente da Terra, com seu modelo caótico e decadente. Mas não se engane! Ao longo da trama, é mostrado que isso tudo não é tão perfeito assim. A medida que as páginas vão passando e o autor vai mostrando mais sobre a sociedade de Solaria, fui ficando cada vez mais assustada e menos animada. São tantas as reflexões a serem levantadas que fica até difícil falar de todas aqui, já que o espaço é pequeno. É genial demais as explicações de Asimov sobre essa sociedade esquisita e foi muito difícil para mim, no final, decidir qual o melhor livro da série até agora. Os dois são igualmente maravilhosos e muito bem desenvolvidos!

Nesse contexto de isolamento social que nos encontramos, esse livro acabou sendo pra mim, um bom meio de reflexão, já que todos os habitantes de Solaria vivem assim por toda sua vida, praticamente. O jeito como não há interação social entre eles e como tudo é muito unilateral, nos faz refletir muito sobre solidão, introspecção e relações sociais gerais.

E claro que essa junção entre ficção científica e romance policial funciona super bem aqui! Assim como o primeiro, é tudo muito bem interligado. Mesmo que dessa vez eu não tenha sido muito surpreendida com a revelação de quem era o assassino, tudo fez sentido para mensagem que o autor queria passar no final!

Cassianohammer 15/08/2021

Muito melhor que o primeiro, história mais interessante, bem desenvolvida, reflexões sobre sociedade válidas até hoje.
E a genialidade de Asimov é incrível e está mais forte nesse volume.
As deduções que ele faz brincando com as três leis da robótica, é sensacional.
Já admiro e nem li Fundação ainda.

Ricardo.Barroso 25/08/2021

Viver sozinho ao ar livre ou em grupo em cavernas?
"Sem a interação entre humanos, acaba o principal interesse na vida, acaba a maioria dos valores intelectuais, acaba a maior parte da razão de viver. A conexão holográfica não substitui a presença pessoal." Esse trecho fala muito com o momento que vivemos atualmente, com a COVID tornando nossas relações todas remotas.
Este livro por algum motivo me empolgou menos do que o anterior. Embora seja um romance policial (a primeira metade é só ficção científica mesmo), tudo é mais lento e não há aquela ansiedade em resolver o mistério, não parece ser urgente. Além disso, essas interações remotas logo ficam cansativas, toda hora somos lembrados das fobias que eles têm. Fora isso o livro é bom pelos paralelos que ele traça com a realidade.

Rodolfo 25/04/2022

Saga perfeita
Continuando na saga dos robôs e o livro se mantém no mesmo no nível do anterior, mas com um claro gancho para a sequência, indicando planos bem maiores para a saga. Asimov escreve magicamente bem, o desenrolar da história te impulsiona a cada parágrafo para encontrar a solução do crime e toda a ficção é perfeita em fazer a gente sonhar com outra possibilidade de futuro para Terra e espaço. Para quem gosta de ficção científica e/ou romances policiais.

Leiam Asimov!!!

Igor.Camilo 17/01/2023

Ótima sequência!
Eis que começo o ano com o excelente "O Sol Desvelado" de Isaac Asimov. Aqui, há uma expansão do universo apresentado pelo autor no livro anterior. Em meio a diversas questões sociológicas/filosóficas, o livro se desenrola com mais um assassinato a ser solucionado pelo carismático protagonista Elijah Bailey e seu assistente robótico, Daneel Olivaw. Não pense duas vezes, e apenas leia!

RaabeF 07/09/2020

Só leia, eu amo os livros do Asimov, ele tem essa maestria de interliga-los que te deixa maluco quando conecta os pontos.

João Werneck 17/09/2020

Um diferente bom.
Talvez eu esperasse outra coisa quando comecei a ler, mas foi uma surpresa muito positiva. Infelizmente li O Sol Desvelado e Os Robôs da Alvorada sem ter lido Cavernas de Aço antes, mas eu digo, com toda a sinceridade, que é possível acompanhar a história, se manter imerso nesse mundo e se apegar aos personagens (Elijah e Daneel) facilmente.
Acredito que o mistério, aqui, não seja o tópico principal, mesmo que seja a força motriz de todo o livro. A discussão social de como os humanos se relacionam cara a cara é bem legal e os diálogos quanto a isso seguem uma linha de raciocínio muito bacana e divertida.

Marcos774 09/03/2023

Divertido
O livro é uma sequência praticamente direta do anterior, e nos apresenta mais uma vez a dupla de detetives Elijah e Daneel.

Dessa vez eles tem que desvendar um assassinato totalmente incomum, num planeta completamente diferente do que o protagonista está acostumado.

Eu particularmente gostei bastante do desenrolar da história, e todo o contexto sociológico do planeta envolvido na história. O desenvolvimento do protagonista que até então era muito recluso também é muito bom, e ver ele evoluindo a ponto de repensar a suas próprias opiniões pessoais é muito bom.

No mais, recomendo bastante o livro. Até agora o Asimov não me decepcionou.

Men 13/12/2022

Novo mistério
Segundo livro da série e continua tão bom e instigante quanto o primeiro livro. Mais uma vez o autor no apresenta uma perspectiva de uma sociedade diferente e com reviravoltas bem trabalhadas. A história continua seguindo o caminho rumo ao espaço.

Pedro.Melo 03/12/2020

Mais um clássico
De novo nos reencontramos com o investigador Elijah Baley e seu parceiro R. Daneel Olivaw e dessa vez a historia se foca nos robôs num planeta distante da Terra. A história se desenvolve bem com os personagens sendo apresentados aos poucos e fácil memorização. O último capítulo nos traz reflexões da nossa sociedade e já dá um prelúdio do que no 3o livro. Asimov não decepciona. Super recomendo!

Emerson 20/04/2021

Artificial vs natural
Agorafobia vs antropofobia, eugenia vs seleção natural, robótica vs humanidade, contato remoto vs presencial, distanciamento social vs aglomeração. Todos esses assuntos, por si só, já seriam suficientes para se elaborar um livro. Porém, como se não bastasse, em meio a todos esses pontos polêmicos, é acrescentada uma investigação policial sobre um assassinato inusitado.

Além disso, o livro mostra, de uma maneira galáctica, o que todos aqueles que gostam de viajar já sabem: novos ambientes, culturas e pessoas mudam nossa mente de tal forma que podemos ficar irreconhecíveis.

Mas lembre-se, olhar não é a mesma coisa que ver. ;-)

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023

Superou as expectativas
Nossa que crescente foi esse livro!
Ver o Elijah e o Daneel juntos de novo foi muito bom , embora a participação do dannel me pareceu mais fraca neste livro e o destaque maior ficou com Elijah e sua fobia de lugares abertos.
A história levantou questões interessantes sobre as 3 leis da robótica e como elas podem ser "burladas" por alguém experiente.
A parte policial foi muito mais elaborada aqui e me pegou de jeito com um final incrível!!!
Me deixou com hype imenso pra conhecer Aurora e o destino dos humanos na terra.
Eles vão deixar o útero afinal ??
lio 10/07/2023minha estante
se você gostou desse, acho que vai amar o próximo (não terminei ainda, mas já promete ser meu favorito da saga).

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023minha estante
Tenho certeza disso. Mal posso esperar...

Estefany32 22/12/2022

Este livro é perfeito em relação a demonstrar as diferenças entre os habitantes dos diferentes planetas e suas fobias, além de possuir uma melhora considerável na parte policial sem perder qualidade na ficção científica.

_Du_ 10/03/2022

Verdadeiro trabalho investigativo
Uma história de assassinato que percorre todo o trabalho investigativo. Você é até capaz de chegar às conclusões junto com o autor. Muito prazeroso de ler. Achei a coisa de olhar e ver meio enfadonha, mas entendi ser vital para o desfecho. Recomendo.

Pedro 27/09/2022

Eu seria a pessoa mais feliz do mundo se Isaac Asimov estivesse vivo e eu pudesse conversar com ele sobre esse livro perfeito