O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Priscila.Freitas 29/11/2020

Uma ótima continuação do primeiro livro . Continua interessante, misterioso e empolgante.

Gabi 12/12/2021

Surpreendente
Tão bom quanto os livros da trilogia da fundação.

Gostei muito do primeiro, mas esse segundo me surpreendeu de mais.

Beto | @beto_anderson 07/06/2020

Um bom romance policial
Esse não supera o primeiro livro da série - As cavernas de aço - contudo continua tendo uma linguagem simples e uma narrativa interessante. Há também um pouco mais de discussões sobre a questão do homem, do robô e do futuro do planeta. O desfecho da investigação policial também surpreende em certo ponto.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

bawbara 23/01/2022

devo dizer que o começo foi complicado: as primeiras 10 páginas é bem legal, com o Baley se aventurando em Solaria (e a gente entendendo o título - que é sempre um momento maravilhoso), mas depois fica bem chato; e depois dos 30% a leitura fluiu muito bem. o Asimov é brilhante e é possível perceber isso porque só uma mente tão privilegiada poderia ter capacidade de criar um personagem com a inteligência e perspicácia que o Baley tem. sempre que tem o discurso final e ele desvenda o crime eu fico em choque com os detalhes que eu não percebi. e, nesse livro é ainda pior, porque mesmo quando você acha que já está tudo resolvido, nunca para de ter mais reviravoltas e surpresas.

Ronan 21/05/2022

4.5 ⭐

Mais um livro sensacional dessa série, como eu amo o Daneel e sua interação com o Elijah. O clima de investigação é algo que me agrada demais nesses livros, e toda essa luta do Elijah se adaptando a esse novo ambiente foi muito interessante de ler.
É um livro que te prende logo no começo e tem uma leitura muito fluída, essa é a minha série favorita do Asimov até agora.

souphiss 15/01/2022

O livro é muito bom. Acho que nunca li nada do Asimov que me desapontasse. O mistério do assassinato é bem construído e finalizado, as histórias dele sempre são o ponto alto dos livros. Sempre tem alguma coisinha que eu não consigo adivinhar da trama, por isso adoro.

Único ponto negativo do Asimov comigo são os protagonistas, que eu geralmente acho todos sem graça, bem chatos. Apesar de que são inteligentes e muito bem desenvolvidos.

No geral, devorei o livro. Fácil de ler e muito recomendável. Preciso ler o primeiro da coleção!!
bia 15/01/2022minha estante
Ele amo como ele consegue desenvolver bem a história e te envolver de um jeito q vc fica querendo conhecer mais do mundo q ele criou

Nathy Alcantara 10/09/2021

achei o segundo livro bem mais fluído, envolvente e frenético que o primeiro. fiquei curiosa do começo ao fim, no entanto achei o caso mais sem graça ou então seja só o reflexo de eu não ter conseguido adivinhar nada do que tava acontecendo kkkajsjxkak Bailey continua irritante, teimoso e louco sem medo da morte, e o Daneel ficou um pouco de lado nesse segundo livro (disso eu não gostei) mas ainda assim, foi muito bom.

Grazi Comenta 10/12/2014

Quando é que eu não vou dar 5 estrelas pros livros desse homem?
Pra quem acompanha minhas resenhas (especialmente dos livros do Asimov) já sabe que sou fã incondicional da escrita e narrativa dele. Sim, já começo dizendo que O Sol Desvelado mantém o padrão de todos os outros livros do Isaac e fala de ficção científica e questões socio-antropológicas de uma forma bastante compreensível e interessante. Duvido que ainda vou pegar um título dele e dizer que me entediou.

Bom, O Sol Desvelado é o livro 2 da série de robôs, continuação de As Cavernas de Aço - que já tem resenha aqui no blog. A trama retorna com a parceria entre o detetive Baley e o Robô Daneel Olivaw, um espécime altamente tecnológico que pertence ao planeta Aurora. Dessa vez Baley é chamado para investigar um caso de assassinato em um dos planetas dos Siderais (descendentes dos terráqueos que foram povoar outros planetas da galáxia e acabaram criando um complexo de superioridade com relação a Terra). O planeta em questão é Solaria e as circunstâncias do assassinato demandam a investigação de um terráqueo simplesmente por que não é comum - na verdade esse foi o primeiro caso - haver assassinatos nos Mundos Exteriores. A sociedade de Solaria é formada só pela classe social mais alta, especialmente devido as comodidades que os robôs permitem, uma vez que a proporção entre humanos e robôs é 20 mil para um. Então, Baley se vê enviado a uma sociedade com cultura completamente diferente da dele e tendo que investigar um caso em que nada parece possível e ainda precisa descobrir sobre uma suposta organização anti-Terra.

Parece que falei muito, mas juro que não revelei nada aí \o/

Minha análise é basicamente a que já falei aí em cima: adorei, recomendo, fico espantada com a criatividade do cara e ele puxa mais ou menos os mesmos conceitos abordados no livro 1. O final do 2 dá o gancho pro 3 e já sabemos que será em Aurora. Maaas, preciso comentar uma coisa que só percebi uns dois dias depois de terminar o livro e começar a pensar na resenha... Asimov descreve os robôs de uma forma bastante primitiva em relação ao tempo que se passa suas histórias. Exceto R. Daneel, todos os robôs são meio que seres toscos, sem rostos humanos e que só servem para serviços domésticos, para possibilitar os seres humanos de não fazerem trabalhos manuais ''chatos'' e tal. Especialmente em Solaria, que é uma sociedade robótica, dá pra ver que Asimov não evoluiu os robôs. Isso é meio... sem sentido. Uma proporção tão gigantesca de um robôs para humanos iria dar errado em algum momento e não seria tãããão no futuro. Hoje em dia já se usa a tecnologia para o mal, mas nas tramas da série de robôs as 3 leis da robótica imperam até esse futuro longíquo. Meio que perdeu um pouco da realidade da história pra mim, mas de jeito nenhum perdeu a graça. É meio que essa série não ficou como podemos chamar de ''livro atemporal''. Ele perde o sentido a medida que o tempo passa. Não é o que acontece com Fundação (leiam, por favor!).

De qualquer forma, novamente o que me chamou a atenção e me manteve vidrada não foi só a investigação em si, mas a descrição dos costumes do planeta, dos habitantes, a forma de construir os personagens e de colocar os diálogos entre eles.

Men 13/12/2022

Novo mistério
Segundo livro da série e continua tão bom e instigante quanto o primeiro livro. Mais uma vez o autor no apresenta uma perspectiva de uma sociedade diferente e com reviravoltas bem trabalhadas. A história continua seguindo o caminho rumo ao espaço.

Natália Tomazeli 09/08/2021

Um tipo de "Admirável Mundo Novo"
"Não temos motivos para haver violência em Solaria. Temos tudo o que poderíamos querer, então não há ambição pessoal. Não conhecemos os relacionamentos, então não há ambição envolvendo família. Todos nós temos uma boa saúde genética."

Imagina viver em um planeta onde quase todos os problemas humanos simplesmente não existem mais? Pois é nesse cenário que os dois protagonistas, Elijah Baley e Daneel, irão tentar resolver o crime da vez!

Nesse segundo livro da "Série dos Robôs" o leitor é inserido em um contexto quase que utópico! De cara, o planeta Solaria encanta por trazer tantas facilidades surreais e por ser tão diferente da Terra, com seu modelo caótico e decadente. Mas não se engane! Ao longo da trama, é mostrado que isso tudo não é tão perfeito assim. A medida que as páginas vão passando e o autor vai mostrando mais sobre a sociedade de Solaria, fui ficando cada vez mais assustada e menos animada. São tantas as reflexões a serem levantadas que fica até difícil falar de todas aqui, já que o espaço é pequeno. É genial demais as explicações de Asimov sobre essa sociedade esquisita e foi muito difícil para mim, no final, decidir qual o melhor livro da série até agora. Os dois são igualmente maravilhosos e muito bem desenvolvidos!

Nesse contexto de isolamento social que nos encontramos, esse livro acabou sendo pra mim, um bom meio de reflexão, já que todos os habitantes de Solaria vivem assim por toda sua vida, praticamente. O jeito como não há interação social entre eles e como tudo é muito unilateral, nos faz refletir muito sobre solidão, introspecção e relações sociais gerais.

E claro que essa junção entre ficção científica e romance policial funciona super bem aqui! Assim como o primeiro, é tudo muito bem interligado. Mesmo que dessa vez eu não tenha sido muito surpreendida com a revelação de quem era o assassino, tudo fez sentido para mensagem que o autor queria passar no final!

_Du_ 10/03/2022

Verdadeiro trabalho investigativo
Uma história de assassinato que percorre todo o trabalho investigativo. Você é até capaz de chegar às conclusões junto com o autor. Muito prazeroso de ler. Achei a coisa de olhar e ver meio enfadonha, mas entendi ser vital para o desfecho. Recomendo.

Evandro Luiz 08/02/2020

Impressionante
Mais outro livro do mestre #IsaacAsimov concluído e fico sem palavras para expressar o quão grandiosa é a obra dele. Ele começa com assuntos carregados de ficção científica, fala sobre robôs e maravilhas da ciência, e quando menos se espera ele te imerge em conflitos psicológicos, sociais e até filosóficos. Nunca cansarei de recomendar sua obra a todos.

Cassianohammer 15/08/2021

Muito melhor que o primeiro, história mais interessante, bem desenvolvida, reflexões sobre sociedade válidas até hoje.
E a genialidade de Asimov é incrível e está mais forte nesse volume.
As deduções que ele faz brincando com as três leis da robótica, é sensacional.
Já admiro e nem li Fundação ainda.