O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

GuruNeko 03/12/2021

tem nem o q falar
n sei mesmo o que falar desse livro (tal como dos outros da serie dos robôs). eh tao bom que queria morar nele

John 08/11/2022

Rumo a descobertas
No segundo volume da tão famosa Saga dos Robôs, conhecemos um novo mundo, onde junto com o protagonista, descobriremos muitas características do cenário de ficção científica muito bem trabalhado de Isaac Asimov.

Apesar de eu ter alguns problemas com esse protagonista (em geral quase todos os protagonistas do Asimov são meio babacas), a experiência de descobrir tudo junto com ele é bastante imersiva e te enche de curiosidade.
Acabamos ficando presos no livro para entender melhor o mundo em que agora o protagonista se encontra bem como os mistérios acerca do caso que ele deve desvendar.

Os traumas e condicionamentos que o autor relata aqui advindos da forma como os terráqueos vivem fazem muito sentido e nos remete a pensamentos profundos sobre o comportamento de outras civilizações e a forma como faríamos contato.

Em geral, para quem é fã do gênero, esse livro é um prato cheio. Vai poder saborear várias fontes diferentes das vertentes da ficção científica.

Zicatti 31/10/2022

Olha, muito melhor do que o "As Cavernas de Aço"! Estava brochado de ler mais um dessa saga, já que o primeiro volume me decepcionou muito, mas assim, esse daqui foi sensacional!

Ao contrário do primeiro livro, este tem um enredo muito fluido que conta com ótimas revelações e reviravoltas. Além disso, se achei que o anterior já construía um mundo de cair o queixo, é pq não havia lido este aqui.

Conhecer um novo mundo junto com o personagem principal é uma experiência muito legal e muito interessante. Pois, ao decorrer da história, são apresentadas questões sociais, políticas e filosóficas, que são muito pertinentes, assim como acontece na saga "Fundação".

E ainda cria uma ótima continuidade para os próximos dois volumes (quê é são gigantes).

Gustavo Simas 24/05/2022

Parceria futurística renovada
Elijah e Daneel novamente se encontram para uma investigação de assassinato de outro mundo. Solaria é um dos 50 planetas Siderais (o 50º, logo o mais novo), um mundo com 20 mil pessoas e uma proporção muito maior de robôs. O número populacional fixo ocorre por controle de natalidade envolvendo engenharia fetal, havendo grandes propriedades à disposição e uma vida hedonista possibilitada pelo trabalho contínuo dos obedientes robôs de cada mestre humano. No entanto, o distanciamento entre os solarianos resulta em costumes peculiares. E assim se expande a "quase Distopia" do asimoverso.

Aqui Isaac conduz a narrativa com lições de análise forense. O didatismo em investigação policial e robótica é uma boa ideia, embora em vários momentos pareça incômodo e torne as coisas óbvias demais por conta da execução expositiva. Elijah Baley é evoluído, caminhando na transição entre apenas um policial terráqueo nível C-7, para um potencial visionário expansionista.

O encerramento expõe a óbvia pessoa culpada, contudo com pontas soltas e, infelizmente, se esquece totalmente de fechar um arco para Daneel Olivaw.

Vale consideração por esta edição bonita da Aleph com ilustração de capa de Stephen Youll, redesign de logo para Asimov e tradução de Aline Storto Pereira. Além disso o título em português (O Sol Desvelado) é uma boa tradução para o original The Naked Sun. "O Sol Pelado" talvez não seria uma boa opção comercial pt-br.

Rian 25/03/2022

Sem palavras
Asimov é incrível, diferente de cavernas de aço que dei 4,5 estrelas por ter momentos específicos que achei um pouco cansativo, este daria 5 pois não consegui parar de ler. O livro te instiga a continuar até o final para saber cada detalhe daquele mundo, do que está acontecendo, de como as coisas funcionam e quais serão suas conclusões perante ao caso. Amei o livro, estou ansioso esperando para ler o terceiro que ainda não adquirir e fico feliz de que próximo mês será lançado o Quarto e último livro dessa saga de Bentley. Espero que continue incrível e instigante como esses últimos foram.
William LGZ 25/03/2022minha estante
Já li o primeiro, preciso ler esse agora!

Rian 25/03/2022minha estante
Muito bom, não vai ser arrepender. Estou só esperando uma promoção na amazon pra comprar, tô achando muito caro no valor que ta agora

Rian 25/03/2022minha estante
No caso o terceiro volume

Eduardo Mendes 30/12/2022

Uma boa história de detetive
O Sol Desvelado é o segundo livro da trilogia dos robôs de Isaac Asimov. Temos aqui uma continuação das aventuras do detetive Elijah Baley e seu parceiro, o robô Daneel Olivaw.

No primeiro livro, As Cavernas de Aço, Elijah resolveu um crime que aconteceu em seu próprio planeta, a Terra. Agora, o detetive é enviado ao planeta Solaria e precisa desvendar um caso complicado e aparentemente insolúvel.

Esta é mais uma bela história de detetive, que parece um universo de Agatha Christie transportado pro espaço sideral, com reviravoltas e mistérios a serem resolvidos. Asimov mais uma vez usa a ficção científica pra imaginar um mundo completamente diferente do nosso e tocar em temas como diferenças culturais e distanciamento.

E mesmo que o mistério da trama seja instigante, o que mais me chamou atenção foram as peculiaridades de Solaria. Existe pouquíssimo contato humano, as pessoas se “encontram” por telas e intercomunicadores. A solidão e o isolamento são uma prática perfeitamente normal, e mesmo assim todo mundo vive em perfeita harmonia.

Em oposição à Terra, onde as máquinas e robôs não são bem vistos, Solaria tem uma população de robôs cerca de 1000 vezes maior que a população humana. Diferente do cenário apresentado em “As Cavernas de Aço”, onde a Terra é um lugar decadente e as pessoas vivem em cidades que mais se parecem com cavernas, sem contato com a luz do sol, Solaria tem imensos campos abertos, muita luz e espaço de sobra.

Com diversas convenções sociais diferentes da nossa, Elijah precisa aprender a se comportar neste mundo estranho, e este é o aspecto mais interessante do livro, afinal, não precisamos sair do planeta para encontrarmos culturas e costumes completamente opostos ao nossos, e nem sempre estamos dispostos a entender o outro. Às vezes são essas diferenças e conflitos que culminam em guerras.

Asimov te conquista com uma história de detetive, mas mostra que nossos comportamentos são frutos do meio em que estamos inseridos. É genial!

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-sol-desvelado-%ef%bf%bc/

Dave.Christian 22/08/2022

Desconectado mas nem tanto
Uma nova investigação, uma nova história mas o pano de fundo continua a ser desenhado para a série fundação? curioso para avançar na saga?

Luiz.Machado 14/11/2020

Uma excelente obra, onde nos aventuramaos mais uma vez com, Elijah Baley em uma caçada pelos culpados, é pela salvação da raça humana. É mais um vez temos mais informações sobre o universo, que permeia a sua obra máxima Fundação.

mariii 13/01/2021

Ainda se mantém interessante
Li o livro um da série e amei, gosto de como o Asimov é muito original em suas histórias, o segundo livro me impressionou tanto quanto o primeiro, com uma história também original, espero que o terceiro e último se mantenha assim, recomendo muito para quem quer comecar no gênero.

Fernanda2477 14/01/2021

Neste segundo livro da série dos robôs, Elijah Baley é enviado para o distante planeta Solaria para investigar um assassinato. Juntamente com R. Daneel Olivaw (que fica um pouco mais apagado neste livro), o investigador terá que lidar com uma cultura muito diferente da sua e com solarianos um tanto quanto arrogantes, ao mesmo tempo em que enfrenta seus próprios medos e inseguranças. Leitura rápida e muito agradável, que levanta diversas reflexões. Ótimo livro.

Tharsila 16/02/2022

Continuação superior
Eu não sei se tecnicamente esse segundo livro é melhor ou não que o primeiro, mas para mim fluiu muito mais, adorei me aprofundar no Elijah, que não tinha achando um protagonista tão cativante no primeiro livro, o final foi incrível e me surpreendeu demais além de que me deixou extremamente ansiosa pro próximo livro

Belos 23/02/2021

O enredo dá continuação à aventura de Baley e R. daneel em Solaria para desvendar um estranho assassinato num planeta pacato. Nós temos investigação, diálogo, ação, sociologia, robôs e um final não muito bom (minha opinião). Entretanto, o texto continua gostoso e, pasmem, atual (refiro-me ao isolamento em Solária).

Thaís Furlan 01/08/2021

Sonhando com robôs...
Num futuro em que os terráqueos vivem confinados e são dominados e subjugados pelos outros planetas, o investigador Elijah Baley é designado para acompanhar um caso, aparentemente sem solução, em Solaris.
Quem o acompanha é um robô do planeta Aurora, com aparência humana, e o qual eu suspeitei desde o início que tivesse envolvimento com o caso.
A construção da narrativa é incrível: não enrola, não é cansativa, mas também não te dá todas as informações de uma só vez. Alguma informação nova sempre brota no momento mais inesperado.
O final é morno, esperava um prólogo, ao menos, mas não rolou.

Victor.mcrv 31/12/2021

Novo desafio
No segundo livro da série Asimov nos mostra a vida fora da terra, no primeiro livro ele mostra como a sociedade terrestre e agora vai nos mostrar como a sociedade sideral evoluiu e é claro não poderia faltar mais um caso impossível de se resolver.