O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

@pedro.h1709 25/03/2019

O Sol Desvelado
O Sol Desvelado é outro excelente título de Isaac Asimov, que possui um desenrolar complexo, já que os leitores são expectadores de sociedades com costumes completamente diferentes, o que torna difícil as conclusões precipitadas.

Há sempre a disputa de Homem versus Máquina e a discussão sobre até que ponto a criatura é capaz de se igualar, ou até mesmo superar seu criador.
O robô é um ser humano melhor!

Neste livro, Elijah Baley é posto à prova pela segunda vez, tendo de enfrentar a sua fobia  de espacos abertos, em meio a uma trama que pode afetar a Terra e todos os outros mundos siderais. Ele utilizará sua percepção de cérebros positrônicos como  lógicos, mas não racionais com o intuito de revelar o culpado do misterioso assassinato de um importante engenheiro genético.

*Considerações finais:
Particularmente, acredito que o desfecho desta investigação teria sido melhor caso a  identidade do verdadeiro responsável pelo homicídio fosse diferente da apresentada. Primeiro  porque pareceu que faltaram caminhos para uma outra incriminação; Segundo, porque cria-se um certo carisma pelo personagem em questão além de perceber que este foi, de certa forma, manipulado.

Por outro lado, a ideia dos robôs serem capazes de causar mal aos serem humanos de maneira indireta, apesar das três leis, é fantástica e torna muito válida sua reflexão.

Por fim, a leitura é muito agradável, dinâmica e envolvente. O autor vende-se por si só!

Siga o @Leitor Casual no Facebook

Giovana 21/01/2020

"Sem a interação entre humanos, acaba o principal interesse na vida, acaba a maioria dos valores intelectuais, acaba a maior parte da razão de viver."
Novamente, a dupla de detetives composta pelo humano Elijah Baley e o robô Daneel Olivaw é convocada para investigar um assassinato incomum. Dessa vez, o local é Solaria, um planeta especializado em produção de robôs cujos hábitos são muito diferentes dos terráqueos, dentre eles o controle extremo de natalidade, a vida extensa, o uso de robôs para absolutamente tudo e o fato de que as pessoas não costumam se encontrar pessoalmente, mas sim por conexão holográfica. Com um assassinato que não apresenta arma do crime e que aponta para um único suspeito, será necessário compreender melhor os solarianos para desvendar o que de fato aconteceu.

O primeiro livro da série, As cavernas de aço, já havia me arrebatado, mas O sol desvelado conseguiu se provar ainda melhor, explorando ainda mais esse universo tão incrível criado por Asimov. Na continuação, o autor consegue se reinventar e surpreende ao imaginar uma história bem diferente da primeira. Enquanto no primeiro livro o foco é o preconceito aos rôbos e os siderais e o isolamento da Terra, no segundo temos temas mais complexos.

De início somos apresentados ao planeta, conhecendo sua política, seus costumes, comportamentos e hábitos. E aqui o autor acerta muito, fazendo com que o leitor primeiro se habitue com aquele local e seus principais personagens bem como suas peculiaridades, para então depois disso começar a focar na trama policial. E assim, mais uma vez a mistura de gêneros funciona muito bem e dá um ótimo ritmo a história.

Novamente Asimov explora e questiona as suas 3 leis da robótica, especialmente a primeira ("Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal"). Algo que foi muito positivo e me deixou já na expectativa pelo próximo livro, sendo que cada vez mais vemos que os robôs não se resumem a algo tão simples e inofensivo.

A relação entre o protagonista e o robô Daneel, um dos pontos principais do primeiro livro, infelizmente fica um tanto em segundo plano aqui. Mas não sem motivo: enquanto a questão Humano versus robô ainda é discutida, outras questões sociológicas e filosóficas se destacam.

Em suma, admiro muito a capacidade que o Asimov tem de contar uma história com tantas camadas em poucas páginas, amarrando tudo muito bem e tornando-a interessante tanto a leigos como conhecidos do tema/ gênero. E o destaque para esse livro é que mesmo tendo construído um universo tão tecnológico, a trama ainda gira em torno de questões altamente humanas e sociais. Daqueles para se ler em uma pegada só, O Sol desvendado vale muito a pena a leitura.

site: https://www.instagram.com/giovanainwonderland/

Carlos531 08/05/2020

Surpreendente
Quando comecei a ler a série dos robôs estava empolgado pra saber como seria, e agora neste segundo volume quero ler ainda mais dessa série!

A história foi muito bem escrita, os personagens se desenvolveram e evoluíram, certos preconceitos começaram a ser desfeitos. E foram apresentados novos perigos, perigos que nós hoje também passamos.

Para aqueles que gostam de uma boa investigação, com diversos toques sociológicos, drama e doses de tensão, leiam este livro, não deixem de fazer isso!

Acreditem, vocês ficarão muito curiosos com o que o futuro pode mostrar nessa história!

Miguel 14/09/2020

A continuação da saga "agathiana"
Fiz uma resenha do primeiro livro da saga chamando essa obra de "Agatha Christie 4.0". Pois bem, parece que aqui já chegou no 5.0. Nesse livro, o detetive Elijah Baley é convidado pelos Solarianos - humanos que vivem em Solaria, um outro planeta - para conduzir uma investigação de assassinato, pois o planeta não possui detetives. Solaria é um dos ápices da sociedade evoluída vista pelos sociólogos desse mundo, pois não há contato humano, cada um tem sua própria casa repleta de robôs para atenderem às suas necessidades e moram a quilômetros de distancia uns dos outros.
Com o passar do livro, e como humanos que vivemos em uma sociedade extremamente conectada, percebemos a estranheza que é um planeta daqueles, assim como o detetive. Aqui, Isaac trata mais uma vez sobre especulações futurísticas da sociedade humana enchendo-as de críticas e curiosidades. A estranheza é tanta que nos esquecemos do assassinato, que passa a ser secundário, e nos envolvemos em algo muito maior que é a própria relação humana.
Essa é, sem dúvida, uma das melhores sagas do Asimov e eu recomendo muitíssimo a leitura!

beatrizcomze 22/01/2021

Mais um livro do muso e sigo com a minha opinião de que o cara é um gênio. Esse livro foi totalmente diferente do primeiro, pois agora além do mistério que sonda o assassinato de um Sideral, vemos o crescimento do nosso terráqueo preferido, aprendendo a lidar com sua agorafobia. Livro um pouco demorado (como sempre) mas muito divertido de ler.

Mika Busch 27/07/2021

Investigação inteligente
Um bom livro policial, não aumento a nota porque para o meu gosto acontece tudo rápido demais, mas a explicação do assassinato que está sendo investigado bem como a conclusão social que o investigador apresenta são muito boas.

Rodrigo.Macedo 15/12/2021

Por Josafá!
Eu fico louco com essas histórias. Não vou negar que estou vibrando a cada capítulo. Como o seu Asimov consegue fazer essa mágica de grudar o leitor no livro. Não parei nem pra respirar. Agora o investigador Elijah Baley foi convocado para solucionar outro caso de assassinato, porém em outro planeta. Como o brilhante polícial tem um senso de dever acima do normal, ele foi. Lá ele encontra, para a minha alegria, seu parceiro Daneel. O planeta em questão, com apenas 20 mil habitantes, e robôs de sobra, tem uma cultura muito louca e diferente de qualquer coisa que possamos imaginar. Nessas circunstâncias a dupla terá que desvendar esse assassinato. Certeza de leitura boa e imersiva.

LETeratura 08/01/2022

Acho que tenho o primeiro favorito do ano
Que livro incrível e surpreendente, quantas camadas, a investigação, a evolução do personagem e sua transformação de odioso a revolucionário.
Que livro, esse livro deveria ser lido por TODOS, não sei se se classifica como clássico mais deveria ser.
Sensacional.
Não tenho palavras para descreve-ló.
Em breve organizarei minhas ideias sobre ele e farei um vídeo pro @let.eratura no Instagram

Sabrina 07/02/2022

amei demais
simplesmente muito bom, superou minhas expectativas pra esse livro. achei todo o conceito envolvendo a investigação, o jeito como foi conduzida e os pensamentos dos solarianos, que achavam praticamente tudo que saia da boca do Elijah um absurdo. foi muito divertido de ler, me prendeu bastante no final e mal posso esperar para ler os robôs do amanhecer :)

obs: lembrei tbm uma crítica ao livro q nem tudo são flores né. foi a falta de aprofundamento e o papel importante para a investigação no daneel, pq ele merece mto aprofundamento, dado a complicação do personagem, mas dá pra entender q o Asimov quis introduzir o daneel no cavernas de aço de uma forma um tanto quanto interessante e boa, pra no próximo, que seria o sol desvelado, focar mais ainda na investigação, outros personagens e no elijah.

Rafael467 07/03/2022

Que planeta insuportável esse Solaria meu deus ainda bem que tá fadado ao fracasso.

Gostei mais desse do que do primeiro da trilogia!

Alan 23/10/2022

Melhor que o início da série robôs
Este livro, segundo da série robôs, me atraiu mais que o primeiro. Acontece em um planeta novo, Solaria, com ambientações completamente diferenciadas da Terra, gerando uma curiosidade ao ler sobre o lugar.

Os personagens dessa continuação são mais interessantes e a investigação policial flui mais.

Ótimo livro de uma série que está me agradando demais.

Ellen.Piacentini 11/01/2023

O Sol Desvelado
Acho que o título combina com o livro, com crescimento do personagem principal, o seu sair da bolha e o fato de ter encarado seus medos, esse livro me mostrou por um olhar diferente a descoberta do homem em seu interesse pela Natureza e o Espaço, a liberdade em se correr na grama. É claro que esse não é o foco. O livro se trata de um romance policial, onde Elijah Baley
não está mais em seu mundo habitual e tendo que se adaptar a uma realidade totalmente diferente e intrigante com um caso em suas mãos pra resolver e que envolve questões maiores. Mas o autor colocou uma pitada da essência da humanidade com seu medo e curiosidade pelo desconhecido; dá para ver as questões que ele queria levantar e talvez até um sonho dele próprio sobre um talvez futuro da humanidade, indagações. Mas já admiro, porquê ainda tenho as mesmas questões e isso em um bom tempinho depois. Será que algum dia teremos respostas? Acho que só mais perguntas? ??

Henrique Vaz Martins 14/02/2023

Muito bom mesmo, sagaz, intuitivo e perspicaz são o que eu posso dizer dessa trama com certeza inesperada