O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Jackson 12/12/2023

Gostei bastante da história e da nova premissa de desvendar um novo mistério, mas agora em outro planeta. Aprendemos bem mais sobre os robôs com cérebro positrônico e descobrimos que as Leis da Robótica tem lá suas falhas.

Gabriela3043 13/12/2023

Impossível não ler até o fim
Eu gostei demais desse livro da Saga dos Robôs, de longe é melhor que o primeiro da série e tem muito mais profundidade no aspecto policial.

A única coisa que me deixa intrigada é a relação do Asimov com mulheres. Sei que estamos falando de um outro tempo mas a relevância de falarmos sobre representações femininas nao caricatas no mundo sci-fi é um assunto discutido há muito tempo.

O jeito que as mulheres são subjugadas e colocadas em situações de subrepresentação me incomoda muito. Me impediu de ficar presa no enigma principal? Nem de longe! Mas é algo que chama atenção de quem faz uma leitura um pouco mais crítica.

O desfecho me soou muito mais interessante e reflexivo que o do primeiro livro, onde a história se encerrava de um jeito muito abrupto. No fim de o Sol Desvelado tem uma infinidade de possibilidade de novas histórias e isso é muito legal das histórias do Asimov, ainda mais porque sabemos de como ele seguiu evoluindo seus mundos.

Com certeza lerei o terceiro livro! Ansiosa para encontrar Bayley e Daneel de novo :)

Clauber 30/12/2023

Um romance policial no melhor sentido
A continuação da história de Elijah Baley, iniciada em "Cavernas de Aço". Neste livro, Baley é chamado para resolver um assassinato em Solaria, um dos planetas colonizados. Asimov tece uma trama magistral que explora não apenas os mistérios policiais, mas também questões profundas sobre a convivência entre humanos e robôs, isolamento social e os desafios de sociedades futurísticas. Com sua maestria, Asimov oferece uma visão cativante e provocativa do futuro, mantendo o leitor intrigado até a última página.

Gabriel.Sacramento 03/01/2024

Final esplendoroso de uma aventura policial robótica
Adoro livros que começam bem e que terminam bem. ?O Sol Desvelado? termina de uma forma que não esquecerei tão cedo. É um desfecho poético, que diz muito sobre por que a ficção científica é tão importante.

O livro é de fato melhor do que o primeiro volume da saga dos robôs(Cavernas de Aço). Quando li Cavernas, achei um tanto simplório demais e fiquei na dúvida se voltaria para a saga. Agora, tendo lido esse segundo volume, tenho certeza de quero devorar os outros dois.

Livro 1 do Projeto Asimov 2024. O projeto consiste basicamente em ler todos os volumes que ainda não li das grandes sagas do mestre.

1/7

Silas Jr 07/01/2024

MUITO BOM
Asimov entrega outra obra prima de romance policial envolvendo galáxias e robôs. As discussões sociológicas nesse aqui estão além do primeiro e assim, pensando muito sobre tudo! Que livro!!!!!

Bella 02/02/2024

Mais uma vez o mestre Asimov mandou bem nessa mistura de sci fi com policial, gêneros que eu particularmente amo. A continuação de cavernas de aço continua com o bom ritmo. O plot não é tão imprevisível, mas tem uma boa construção, a gente só sabe o que realmente aconteceu até ler o final. Ansiosa para ler o próximo título dessa série.

Rodrigo801 18/02/2024

Atemporal
Maravilhoso. O livro tem o assassinato como motivação inicial, mas Asimov explora o humano de maneira atemporal.
Sugiro que é indispensável ler o primeiro livro antes deste. As cavernas de aço.

Eduarda.Souza 26/02/2024

Por uma Terra sem paredes
Eu sou apaixonada por investigações policiais e recentemente descobri um apreço grande por ficção científica. Penso que essa narrativa conseguiu reunir tudo que gosto num livro só. O suspense da investigação, os dramas pessoais, realidades distópicas e inúmeras reflexões sobre cultura. É um livro que te faz pensar enquanto te entretém e te deixa igual um detetive tentando solucionar o caso antes dos capítulos finais (no caso dessa narrativa não foi muito difícil, mas ao meu ver, duvido que este era o ponto de qualquer forma).

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Asimov era mesmo um gênio
Não adianta, Asimov era mesmo um Gênio do seu estilo literário. Produziu muito e com estrema qualidade.

Esse é apenas mais um extraordinário exemplo da sua obra.

Vini Laux 19/03/2024

Primeiro Asimov que leio e tive uma boa primeira impressão. Creio ter começado pelo caminho não convencional de leituras dele, já que esse é o segundo livro de uma saga composto por quatro. Porém, não me atrapalhou durante a leitura do Sol Desvelado. Em suma, o texto não academicista ou difícil, muito fácil entendimento, o ambiente é intrigante (os personagens não tanto, com exceção do protagonista) e o mistério é curioso. Não acertei a resolução e achei um pouco sem fora da curva ela, não era bem o que eu esperava e não fez tanto sentido. Mas não é ruim, só é diferente. Vale a pena ler, li em menos de uma semana tranquilamente.

Glauber Castro 24/03/2024

Não me empolguei muito no início da história, mas aos poucos fui ficando curioso. Infelizmente, o fim me deixou decepcionado, esperei por algo diferente.

Hugo9527 21/04/2024

Excelente livro, muito fluída a escrita. A história também é empolgante contendo reviravoltas.

O enredo principal é muito bom e envolvente

vazecho 28/04/2024

Resenha - O Sol Desvelado
"O Sol Desvelado" demonstra um salto muito grande em escopo e em qualidade em relação a "As Cavernas de Aço", que já foi um ótimo livro: O que tinha sido um romance policial com brecha para uma continuação no primeiro livro, aqui é uma abertura de universo, onde a trama nitidamente se orienta a acontecimentos muito maiores. Ansioso para ler o resto da série