O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Wagner 04/05/2021

Detetive Noir com robôs e planetas colonizados
O sucesso dessa série de robôs de Asimov não é desmerecido.
Uma combinação envolvente de uma história de investigação de assassinato, num planeta distante e como um sidekick robótico.
A trilogia que se inicia em "Cavernas de Aço" e continua neste "Sol Desvelado" é um excelente começo para aqueles que querem adentrar o universo da ficção científica, mas também uma trama criativa e prazerosa para aqueles que já são velhos fãs desse gênero.
Além disso, essa capa Old School da última edição publicada para Aleph é uma nostalgia deliciosa para aqueles que leram as edições brasileiras de Asimov das décadas de 80 e 90, ou mesmo para quem, como eu, desencavou algumas delas nos sebos literários.

pedrolucasmr 12/06/2023

Não tão bom quanto o primeiro, mas divertido
É uma leitura divertida, a conclusão é bem satisfatória e Asimoov trás alguns questionamentos filosóficos e lógicos bem legais. Achei o meio do livro um pouco arrastado, ele parece correr um pouco em círculos. Achei Cavernas de Aço um pouco mais impactante e fluído. No geral, uma leitura que vale bastante a pena.

Isabella2243 31/07/2020

Continuando a saga dos robôs
O livro é bom, dinâmico, tem um mistério que se manteve incógnito até o seu final, mais ainda sim, prefiro o primeiro livro.

Kléver 22/05/2020

Conhecendo novos mundos
Já não tenho mais palavras para tecer elogios a esse autor.

O Sol Desvelado nos leva ao mais jovem planeta colonizado, Solaria.

As interações sociais desse livro são muito interessantes e o desfecho incrível.

Rubens.Ricardo 28/10/2020

Bela continuação
A continuação de as cavernas de aço foi muito boa, Baley com atuação primonosa, gostei muito.
Agnaldo Alexandre 28/10/2020minha estante
Asimov é demais. Todas as continuações dele não são apenas continuações, são muito bem pensadas. Quer ver na série fundação, que é demais também

janeway 22/10/2020

“Qualquer mundo é insólito aos olhos de quem não vive nele” Robôs #02
Enquanto o primeiro volume era focado na Terra e nos seus dilemas, neste Elijah Baley precisa deixar o conforto das cavernas de aço para ir a um Planeta Exterior chamado Solaria, no qual abriga uma pequena população de siderais, mas uma enorme quantidade de robôs.

Apesar do nome do planeta ser “Solaria”, os solarianos não são nem um pouco calorosos e sociáveis. E no momento em que ocorre um assassinato, a aparente perfeição desses siderais é desvelada e percebe-se que eles são tão frágeis quanto os terráqueos em várias questões.

O livro é muito mais interessante do que o primeiro por uma série de fatores. A genialidade de conduzir uma investigação criminal em um planeta cuja cultura é completamente oposta à da Terra torna a leitura viciante. Sem contar a existência de todos os obstáculos imagináveis para ocorrer um assassinato entre eles: os próprios costumes dos solarianos excluem boa parte dos motivos padrões de um homicídio e também constituem barreiras físicas para realizar o ato. Acompanhar Elijah e Daneel na resolução desse crime é bom demais.

Um outro ponto é o amadurecimento da narrativa do Asimov em relação a mistura de ficção científica com romance policial. Aqui ele obtém melhor êxito em juntar os dois gêneros e cria um enredo bem mais planejado sob todos os aspectos, mas sem deixar de trabalhar com os elementos reflexivos que marcam as suas obras. Por exemplo, é curioso nesse livro a forma como ele imaginou a questão da fobia social que podemos desenvolver, mesmo estando sempre conectados com as pessoas virtualmente. Lembrando que o livro foi lançado em 57, logo achei bacana como ele deduziu de certo modo um problema atual.

Além disso, gostei muito de como as três leis fundamentais da robótica foram abordadas, coisa que no livro anterior não tinha me agradado tanto. A relação do Elijah com o Daneel também é melhor desenvolvida, sendo que o Elijah evoluiu bastante como protagonista. É perceptível a mudança da visão dele conforme a história vai se desenrolando – e o final é o começo de um personagem mais instigante e a promessa de um terceiro volume ainda melhor.

luisguedes 21/09/2020

Boa tarde crise existencial
Olho pro teclado e não sei o que dizer só sentir ... sem sombra de dúvidas uma continuação incrível, que superou e muito o primeiro livro.

Chelsea.Archer 18/12/2022

Intrigante
Nesse livro Baley e Olivaw são enviados à Solaria para desvendar um misterioso crime.

Como o planeta tem um sistema social totalmente diferente da Terra, eles precisam investigar o crime de uma forma inusitada.

A construção desse livro é tão genial quanto o primeiro da série dos robôs e deixa o leitor preso e curioso a cada página. E eu a cada livro, mais fã de Asimov.

Leiam Asimov. Só leiam.

andreiaflores 18/11/2021

Isaac asimov pai da robótica. Um escritor da atualidade embora tenha escrito seus livros a muitos anos atrás. Ficção científica na veia.

Bruno 25/07/2020

Que livro meus amigos !!!
Poucas sequências conseguem superar seus antecessores, e esse livro é um deles. Só tenho a dizer que quem não gostou tanto do final das cavernas de aço, como eu, pode ficar tranquilo que em o sol desvelado o final é de uma qualidade imensa, assim como o livro por inteiro.

Asimoverse 26/07/2020

O Sol Desvelado - 1957 por: @asimoverse
O Sol Desvelado, (segundo romance da série Robôs) é uma prova viva de que se pode escrever uma história de detetive num futuro que não só será interessante, mas também profundo na forma como os melhores livros de ficção científica são. Uma mistura de ficção científica e crime não é algo que todos possam usar, mas Asimov faz com que pareça fácil. Assim como no livro anterior, a parte do mistério do assassinato foi excepcionalmente bem escrita.

A diferença entre siderais e terráqueos é frequentemente contrastada neste romance. A estrutura econômica e social de dois planetas diferentes (Terra e Solaris) são examinadas. Por exemplo, os seres humanos que vivem na Terra vivem no subsolo e, como consequência, sofrem com o que parece ser agorafobia aguda. Quando nosso detetive da Terra é convocado para resolver um caso de assassinato em Solaris, ele não vai lá apenas como detetive, mas como um representante da Terra. Ele tem mais em mente do que apenas descobrir um assassinato - e não apenas porque ele precisa descobrir a sociedade humana dramaticamente diferente existente no Solaris, mas porque o futuro dos terráqueos e siderais pode depender disso.

O exame do que significa ser um robô e não humano é uma grande parte deste romance também, com longos embates sobre as leis da robótica. O livro aborda todo o potencial da primeira lei, com todos seus desdobramentos e como alguém que conseguisse entender a isso, conseguiria manipular os robôs para fazer o que desejasse, até matar humanos!

site: https://www.instagram.com/asimoverse/

Priscila.Freitas 29/11/2020

Uma ótima continuação do primeiro livro . Continua interessante, misterioso e empolgante.

Larissa 30/12/2022

Asimov surpreendendo
Esse segundo volume da série Robôs é muito melhor do que o primeiro livro. Em uma nova investigação, a trama é genial, e o detetive Baley juntamente com o companheiro Daneel terão que investigar um crime ocorrido em Sideral. Ou seja, um humano terá que ir para onde os robôs vivem. Imaginem só o que poderá acontecer? É incrível! Estou muito empolgada para ler o próximo livro!

bawbara 23/01/2022

devo dizer que o começo foi complicado: as primeiras 10 páginas é bem legal, com o Baley se aventurando em Solaria (e a gente entendendo o título - que é sempre um momento maravilhoso), mas depois fica bem chato; e depois dos 30% a leitura fluiu muito bem. o Asimov é brilhante e é possível perceber isso porque só uma mente tão privilegiada poderia ter capacidade de criar um personagem com a inteligência e perspicácia que o Baley tem. sempre que tem o discurso final e ele desvenda o crime eu fico em choque com os detalhes que eu não percebi. e, nesse livro é ainda pior, porque mesmo quando você acha que já está tudo resolvido, nunca para de ter mais reviravoltas e surpresas.

Beto | @beto_anderson 07/06/2020

Um bom romance policial
Esse não supera o primeiro livro da série - As cavernas de aço - contudo continua tendo uma linguagem simples e uma narrativa interessante. Há também um pouco mais de discussões sobre a questão do homem, do robô e do futuro do planeta. O desfecho da investigação policial também surpreende em certo ponto.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/