O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov




Resenhas - O Sol Desvelado


220 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Livia1405 11/03/2023

Meio decepcionante
O primeiro livro me fez de besta e estava com uma expectativa alta para essa. Mas além de um excesso de machismo envolvido na leitura, até pro nível do Asimov, eu achei a solução foi proposta 100% pelo pênis. Ainda assim, foi uma forma interessante de explorar não apenas as leis da robótica de outra forma, mas também outros planetas dos Mundos Siderais.
Gledy 17/05/2023minha estante
Concordo plena mente.




mariii 13/01/2021

Ainda se mantém interessante
Li o livro um da série e amei, gosto de como o Asimov é muito original em suas histórias, o segundo livro me impressionou tanto quanto o primeiro, com uma história também original, espero que o terceiro e último se mantenha assim, recomendo muito para quem quer comecar no gênero.
comentários(0)comente



Fernanda2477 14/01/2021

Neste segundo livro da série dos robôs, Elijah Baley é enviado para o distante planeta Solaria para investigar um assassinato. Juntamente com R. Daneel Olivaw (que fica um pouco mais apagado neste livro), o investigador terá que lidar com uma cultura muito diferente da sua e com solarianos um tanto quanto arrogantes, ao mesmo tempo em que enfrenta seus próprios medos e inseguranças. Leitura rápida e muito agradável, que levanta diversas reflexões. Ótimo livro.
comentários(0)comente



Dave.Christian 22/08/2022

Desconectado mas nem tanto
Uma nova investigação, uma nova história mas o pano de fundo continua a ser desenhado para a série fundação? curioso para avançar na saga?
comentários(0)comente



Gustavo Simas 24/05/2022

Parceria futurística renovada
Elijah e Daneel novamente se encontram para uma investigação de assassinato de outro mundo. Solaria é um dos 50 planetas Siderais (o 50º, logo o mais novo), um mundo com 20 mil pessoas e uma proporção muito maior de robôs. O número populacional fixo ocorre por controle de natalidade envolvendo engenharia fetal, havendo grandes propriedades à disposição e uma vida hedonista possibilitada pelo trabalho contínuo dos obedientes robôs de cada mestre humano. No entanto, o distanciamento entre os solarianos resulta em costumes peculiares. E assim se expande a "quase Distopia" do asimoverso.

Aqui Isaac conduz a narrativa com lições de análise forense. O didatismo em investigação policial e robótica é uma boa ideia, embora em vários momentos pareça incômodo e torne as coisas óbvias demais por conta da execução expositiva. Elijah Baley é evoluído, caminhando na transição entre apenas um policial terráqueo nível C-7, para um potencial visionário expansionista.

O encerramento expõe a óbvia pessoa culpada, contudo com pontas soltas e, infelizmente, se esquece totalmente de fechar um arco para Daneel Olivaw.

Vale consideração por esta edição bonita da Aleph com ilustração de capa de Stephen Youll, redesign de logo para Asimov e tradução de Aline Storto Pereira. Além disso o título em português (O Sol Desvelado) é uma boa tradução para o original The Naked Sun. "O Sol Pelado" talvez não seria uma boa opção comercial pt-br.
comentários(0)comente



Belos 23/02/2021

O enredo dá continuação à aventura de Baley e R. daneel em Solaria para desvendar um estranho assassinato num planeta pacato. Nós temos investigação, diálogo, ação, sociologia, robôs e um final não muito bom (minha opinião). Entretanto, o texto continua gostoso e, pasmem, atual (refiro-me ao isolamento em Solária).
comentários(0)comente



Zeca 07/05/2021

O gênio isaac asimov
Se vc gostou do livro as cavernas de aço, o sol desvelado tem quase a mesma pegada, uma leitura gostosa, onde vc começa a ler o livro e só fecha ele quando realmente a história termina.
Elijah Baley é um detetive terráqueo enviado para Solária ? um planeta Sideral de 20 mil habitantes e 10 mil robôs por habitante ? para solucionar um assassinato, o primeiro do planeta em dois séculos. Sua primeira dificuldade é enfrentar o medo de espaços abertos. A segunda, o crime em si. Se a vítima vivia isolada e acesso a ela só era concedido a sua esposa, então seria ela a responsável pelo golpe fatal como todos insistem em acreditar mesmo sem provas? Ou teria o robô encontrado na cena transgredido a primeira lei da robótica e ferido um ser humano? Para solucionar o mistério, Baley conta com a ajuda de seu parceiro, o robô R. Daneel Olivaw.
comentários(0)comente



Alefer.Sena 02/06/2021

Parceiro Elijah, até a próxima.
O detetive Elijah com a sua perspicácia resolve as coisas com excelência e de um jeito muito peculiar. Que final.
comentários(0)comente



Luiza 06/02/2023

Tão bom quanto o primeiro, mas diferente
O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, mas a construção da narrativa me pareceu mais lenta no começo do livro, depois dá uma acelerada. Então se você tiver a sensação de que a história não anda, tenha paciência porque vale a pena esperar, como sempre nos livros do Asimov.
comentários(0)comente



Thaís Furlan 01/08/2021

Sonhando com robôs...
Num futuro em que os terráqueos vivem confinados e são dominados e subjugados pelos outros planetas, o investigador Elijah Baley é designado para acompanhar um caso, aparentemente sem solução, em Solaris.
Quem o acompanha é um robô do planeta Aurora, com aparência humana, e o qual eu suspeitei desde o início que tivesse envolvimento com o caso.
A construção da narrativa é incrível: não enrola, não é cansativa, mas também não te dá todas as informações de uma só vez. Alguma informação nova sempre brota no momento mais inesperado.
O final é morno, esperava um prólogo, ao menos, mas não rolou.
comentários(0)comente



Eva 23/07/2022

Um planeta onde ninguém bate bem da cabeça
Neste livro, entramos novamente no mundo tecnologicamente avançado de Isaac Asimov. Diferente do primeiro livro da série, não estamos mais na Terra. Aqui, Lije é obrigado a sair de sua zona de conforto para investigar mais um assassinato. Próxima parada: Solaria.

"? Um dos fatores que colaboram para nos manter nessa posição é a ignorância. Só isso. Ignorância."

Aqui vemos claramente uma expansão acontecendo. Em "As Cavernas de Aço", a história é mais limitada àquele cenário. No final deste, Isaac deixa claro que a história não termina aqui, que virá uma continuação e que uma narrativa ainda mais complexa está por vir. Além da ficção científica e do romance policial, uma trama política vem sendo cada vez mais desenvolvida.

O livro foi muito rápido de ler. Apesar dos capítulos longos, a escrita é muito fluida e prende a atenção do leitor facilmente. Novos personagens são inseridos, e temos um planeta novo a desvendar. A maneira como o autor consegue criar novas culturas, totalmente diferentes umas das outras, é incrível. A diferença entre a Terra e Solaria é gritante. Inclusive, que lugarzinho estranho, com uma população ainda mais esquisita... Adorei como as fobias foram trabalhadas. A fobia do Lije por espaços abertos, e a dos solarianos com relação a interagir com as pessoas fisicamente.

Uma crítica que eu tinha relação ao último livro, sobre o Elijah não ter nenhuma química com a própria família, fica ainda pior aqui. Não sei por que o autor deu uma esposa e um filho para o personagem. Se era pra tratá-los com tanta indiferença, seria melhor que eles nem existissem. Aliás, o Lije parecia bastante interessado na viúva, Gladia... E como acredito que o próximo livro se passará em Aurora, é bem provável que eles se encontrem de novo. Vamos ver o que vai sair dessa história.

"Ele levantou a cabeça e pôde ver através de todo o aço, de todo o concreto e de toda a humanidade que havia acima dele. Ele podia ver o sinal luminoso fixo no espaço para atrair os homens para fora. Ele podia vê-lo brilhando. O sol desvelado!"

Enfim, me encontro novamente empolgada para a continuação. Vem aí um foco maior na política e na sociologia desses mundos?
comentários(0)comente



juliannerib 10/03/2023

Meu personagem preferido é um robô kkkkk
Mas Daneel não aparece tanto quanto eu gostaria.
Adoro esse tipo de ficção científica que foca na cultura e costumes.
É interessante o argumento do que um mundo como Solaria pode fazer com a humanidade. Eu não tenho raciocínio lógico então não havia pensado sobre isso.
comentários(0)comente



Victor.mcrv 31/12/2021

Novo desafio
No segundo livro da série Asimov nos mostra a vida fora da terra, no primeiro livro ele mostra como a sociedade terrestre e agora vai nos mostrar como a sociedade sideral evoluiu e é claro não poderia faltar mais um caso impossível de se resolver.
comentários(0)comente



Izzie 07/01/2022

Esperava o melhor, mas isso é bem melhor do que eu esperava.
Esse livro foi uma imensa surpresa para mim, comecei sem muitas informações, esperando uma revolta de robôs, ficção científica pura. O que encontrei foi uma investigação policial desenvolvida com maestria, usando psicologia, sociologia e conhecimentos gerais sobre o ser humano. Impossível não refletir sobre nós mesmos, nossas próprias sociedades e costumes, e tudo isso em um cenário extremamente especial, distante da terra. Apesar de não ser fã do gênero policial, este aqui foi super especial, pois o cenário, a situação, os métodos usados para investigar o crime em um planeta diferente da terra tornam tudo diferente, mágico e até mesmo assustador. Enquanto a gente tenta seguir a linha de raciocínio do investigador, também busca encaixar as novas informações que recebemos sobre a cultura peculiar de Solaria. Recomendo a obra para quem curte romance policial e ficção científica, ou pelo menos um dos dois.
comentários(0)comente



Tharsila 16/02/2022

Continuação superior
Eu não sei se tecnicamente esse segundo livro é melhor ou não que o primeiro, mas para mim fluiu muito mais, adorei me aprofundar no Elijah, que não tinha achando um protagonista tão cativante no primeiro livro, o final foi incrível e me surpreendeu demais além de que me deixou extremamente ansiosa pro próximo livro
comentários(0)comente



220 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR