O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov




Resenhas - O Sol Desvelado


229 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Larissa 30/12/2022

Asimov surpreendendo
Esse segundo volume da série Robôs é muito melhor do que o primeiro livro. Em uma nova investigação, a trama é genial, e o detetive Baley juntamente com o companheiro Daneel terão que investigar um crime ocorrido em Sideral. Ou seja, um humano terá que ir para onde os robôs vivem. Imaginem só o que poderá acontecer? É incrível! Estou muito empolgada para ler o próximo livro!
comentários(0)comente



Eduardo Mendes 30/12/2022

Uma boa história de detetive
O Sol Desvelado é o segundo livro da trilogia dos robôs de Isaac Asimov. Temos aqui uma continuação das aventuras do detetive Elijah Baley e seu parceiro, o robô Daneel Olivaw.

No primeiro livro, As Cavernas de Aço, Elijah resolveu um crime que aconteceu em seu próprio planeta, a Terra. Agora, o detetive é enviado ao planeta Solaria e precisa desvendar um caso complicado e aparentemente insolúvel.

Esta é mais uma bela história de detetive, que parece um universo de Agatha Christie transportado pro espaço sideral, com reviravoltas e mistérios a serem resolvidos. Asimov mais uma vez usa a ficção científica pra imaginar um mundo completamente diferente do nosso e tocar em temas como diferenças culturais e distanciamento.

E mesmo que o mistério da trama seja instigante, o que mais me chamou atenção foram as peculiaridades de Solaria. Existe pouquíssimo contato humano, as pessoas se “encontram” por telas e intercomunicadores. A solidão e o isolamento são uma prática perfeitamente normal, e mesmo assim todo mundo vive em perfeita harmonia.

Em oposição à Terra, onde as máquinas e robôs não são bem vistos, Solaria tem uma população de robôs cerca de 1000 vezes maior que a população humana. Diferente do cenário apresentado em “As Cavernas de Aço”, onde a Terra é um lugar decadente e as pessoas vivem em cidades que mais se parecem com cavernas, sem contato com a luz do sol, Solaria tem imensos campos abertos, muita luz e espaço de sobra.

Com diversas convenções sociais diferentes da nossa, Elijah precisa aprender a se comportar neste mundo estranho, e este é o aspecto mais interessante do livro, afinal, não precisamos sair do planeta para encontrarmos culturas e costumes completamente opostos ao nossos, e nem sempre estamos dispostos a entender o outro. Às vezes são essas diferenças e conflitos que culminam em guerras.

Asimov te conquista com uma história de detetive, mas mostra que nossos comportamentos são frutos do meio em que estamos inseridos. É genial!


site: https://jornadaliteraria.com.br/o-sol-desvelado-%ef%bf%bc/
comentários(0)comente



Estefany32 22/12/2022

Este livro é perfeito em relação a demonstrar as diferenças entre os habitantes dos diferentes planetas e suas fobias, além de possuir uma melhora considerável na parte policial sem perder qualidade na ficção científica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sérgio 19/12/2022

Espere. Pela Galáxia, Homem. Espere!
Livro genial, novamente. Acho que as questões morais levantadas o tornam um livro delicioso de se ler. Refletir da pequenez de Bailey me fez sentir pequeno. Enfrentar o medo dele, suas questões o fazia humano, o ?desrobotizava?. Cada vez que um dilema surgiu me deixava em êxtase. Não existe nada absoluto, nem para um robô. Concomitante a humanização de Bailey, tivemos a humanização de Daneel em detrimento daquelas pessoas completamente à parte da realidade inerente humana. O autor consegue fazer a gente sentir humanidade em Daneel, de um jeito um tanto quanto sutil. Quando parei para pensar as ideais de robôs de Solaria e via como Daneel era diferente daquele robô inteiramente burocrático notei uma diferença. A burocracia em Solaria era desumana, a que rege Daneel ainda tem traços humanos, quer Bailey veja, quer não.
comentários(0)comente



Chelsea.Archer 18/12/2022

Intrigante
Nesse livro Baley e Olivaw são enviados à Solaria para desvendar um misterioso crime.

Como o planeta tem um sistema social totalmente diferente da Terra, eles precisam investigar o crime de uma forma inusitada.

A construção desse livro é tão genial quanto o primeiro da série dos robôs e deixa o leitor preso e curioso a cada página. E eu a cada livro, mais fã de Asimov.

Leiam Asimov. Só leiam.
comentários(0)comente



Men 13/12/2022

Novo mistério
Segundo livro da série e continua tão bom e instigante quanto o primeiro livro. Mais uma vez o autor no apresenta uma perspectiva de uma sociedade diferente e com reviravoltas bem trabalhadas. A história continua seguindo o caminho rumo ao espaço.
comentários(0)comente



Igor 01/12/2022

"Os solarianos desistiram de algo que o ser humano tem há um milhão de anos, algo que vale mais que a energia atômica, as cidades, a agricultura, as ferramentas, o fogo, tudo, porque é algo que tornou possível todo o resto. [...] A tribo, senhor"
comentários(0)comente



JoAo366 08/11/2022

Rumo a descobertas
No segundo volume da tão famosa Saga dos Robôs, conhecemos um novo mundo, onde junto com o protagonista, descobriremos muitas características do cenário de ficção científica muito bem trabalhado de Isaac Asimov.

Apesar de eu ter alguns problemas com esse protagonista (em geral quase todos os protagonistas do Asimov são meio babacas), a experiência de descobrir tudo junto com ele é bastante imersiva e te enche de curiosidade.
Acabamos ficando presos no livro para entender melhor o mundo em que agora o protagonista se encontra bem como os mistérios acerca do caso que ele deve desvendar.

Os traumas e condicionamentos que o autor relata aqui advindos da forma como os terráqueos vivem fazem muito sentido e nos remete a pensamentos profundos sobre o comportamento de outras civilizações e a forma como faríamos contato.

Em geral, para quem é fã do gênero, esse livro é um prato cheio. Vai poder saborear várias fontes diferentes das vertentes da ficção científica.
comentários(0)comente



Zicatti 31/10/2022

Olha, muito melhor do que o "As Cavernas de Aço"! Estava brochado de ler mais um dessa saga, já que o primeiro volume me decepcionou muito, mas assim, esse daqui foi sensacional!

Ao contrário do primeiro livro, este tem um enredo muito fluido que conta com ótimas revelações e reviravoltas. Além disso, se achei que o anterior já construía um mundo de cair o queixo, é pq não havia lido este aqui.

Conhecer um novo mundo junto com o personagem principal é uma experiência muito legal e muito interessante. Pois, ao decorrer da história, são apresentadas questões sociais, políticas e filosóficas, que são muito pertinentes, assim como acontece na saga "Fundação".

E ainda cria uma ótima continuidade para os próximos dois volumes (quê é são gigantes).
comentários(0)comente



Alan 23/10/2022

Melhor que o início da série robôs
Este livro, segundo da série robôs, me atraiu mais que o primeiro. Acontece em um planeta novo, Solaria, com ambientações completamente diferenciadas da Terra, gerando uma curiosidade ao ler sobre o lugar.

Os personagens dessa continuação são mais interessantes e a investigação policial flui mais.

Ótimo livro de uma série que está me agradando demais.
comentários(0)comente



Hugaralh0 03/10/2022

Resenha rápida, sem correção.
É engraçado como a minha experiência lendo esse livro foi o contrário da minha experiência lendo o primeiro, em As Cavernas de Aço eu achei a primeira metade MUITO cansativo, mas a segunda metade me ganhou muito. Bom, aqui foi o contrário, e isso é ruim, porque terminar um livro cansado é bem pior do que começar um cansado. Mas vou tentar não ligar tanto pra essa segunda parte (meu deus como essa parte da história é repetitiva, parecia que eu tava lendo a mesma cena 30 vezes). O começo me pegou muito, eu tava engajado na história e muito curioso com o desenvolvimento que o Elijah teria nesse livro; Ok, eu não consigo ignorar o quanto a segunda metade me incomodou, eu até gostei do final, mas o caminho até lá foi duro.
comentários(0)comente



Pedro 27/09/2022

Eu seria a pessoa mais feliz do mundo se Isaac Asimov estivesse vivo e eu pudesse conversar com ele sobre esse livro perfeito
comentários(0)comente



edisik 31/08/2022

Muito bom
Sempre achei que a escrita do Asimov seria muito difícil, mas me surpreendi de como é fluída e nada complicada. Entrou na minha lista de escritores favoritos.
comentários(0)comente



Pipuli 29/08/2022

Talvez um prelúdio... mas com certeza um excelente história!
Neste segundo livro da série dos robôs temos de volta a parceria entre Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, mas agora o cenário é Solaria, um dos Mundos Siderais.

Ambos são enviados à Solaria para investigar um assassinato que em um primeiro momento parece óbvio demais devido as suas circunstâncias, porém vemos que esse crime pode ser um ponta pé inicial de algo muito maior.

Solaria é o dos 50 Mundos Siderais, e é considerado o mais avançado em relação a robótica, é um lugar onde a relação entre robôs e humanidade é de 20 mil robôs para cada humano.

O que me chamou mais a atenção na história não foi a investigação do assassinato em si (o que é muito interessante pensando no que poderia acontecer se não fossem descobertas as razões por trás do ato), o que mais me chamou a atenção foi a parte sociológica da coisa (já utilizando os temos do livro rsrs).

Vemos o preço que uma cultura ou uma sociedade paga por abdicar de certos costumes, por exemplo o pânico por estar em espaços abertos, a incredulidade de ficar dependente do giro de um planeta para se ter a noção de dia e noite. Ou então a estranha, porém compreensível, diferença entre ver e olhar.

Recomendo imensamente essa leitura, ainda mais pensando que, quando terminando de ler e refletindo um pouco talvez, e eu digo apenas talvez, tenhamos um prelúdio do início de algo muito grande... ou quem sabe até mesmo duas coisas muito grandes rsrs
Paola 29/08/2022minha estante
Eu mal comprei um box de sete livros da fundação e já estou arrancando os cabelos pra comprar os boxs dos robôs ??


Pipuli 29/08/2022minha estante
To tentando seguir a ordem cronológicas das coisas kkk... tenho todos os livros tbm... só faltam os 3 da série império galático


Lucas 11/09/2022minha estante
Na verdade se passa antes de fundação por isso parece um prelúdio de algo gigante (e é!) ?


Pipuli 12/09/2022minha estante
Simmm... mas é muito legal pegar essa referência futura logo agora kkkkkk




229 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR