Sete Monstros Brasileiros

Sete Monstros Brasileiros Bráulio Tavares

Resenhas - Sete Monstros Brasileiros

Thais645 13/03/2022

Ótima iniciativa, bons contos
Adorei a ideia do autor de escrever sobre os monstros da cultura oral e folclore brasileiro. Os contos são bem escritos, adorei especialmente o da Expedição Montserrat

Jhoanny Kelly 06/03/2022

Surpreendeu
Encontrei este livro, por acaso, na biblioteca da escola em que trabalho, vi que havia vários exemplares e resolvi fazer uma leitura coletiva dele com os meus alunos.

O livro Sete Monstros Brasileiros nos traz um conjunto de contos que resgatam as lendas e os seres fantásticos próprios da literatura oral brasileira. São os monstros e mitos da tradição popular que fizeram parte da infância da turma dos 30+. O temido *"Papa-Figo"*, por exemplo, é um dos personagens que aparecem nessa coletânea de contos.

A proposta do autor é interessante e inovadora, pois não é comum, na contemporaneidade, encontrar na literatura brasileira obras que abordem os gêneros de fantasia e terror. Nesse cenário literário, ainda são evidenciadas a mitologia dos países nórdicos, a mitologia grega e as tradições celtas, por exemplo. Diante disso, a leitura do livro é importante, pois contribue para que as novas gerações conheçam e passem adiante essas lendas e mitos brasileiros que fazem parte do nosso imaginário cultural popular. Outro ponto forte do livro são as ilustrações, presentes no final de cada um dos 7 contos, elas são muito expressivas para a materialização dos personagens que são explorados nas narrativas.

A aceitação do livro pelas minhas turmas de alunos foi excelente. Fiquei muito feliz, pois normalmente esse tipo de atividade é rotulada pelos alunos como tediosa, porém essa leitura orportunizou a mudança dessa percepção negativa haja vista que o livro sai do senso comum de ler apenas os clássicos da literatura brasileira que não despertam nos alunos o interesse pela leitura, devido a sua complexidade linguística e também por tangenciar os temas que, provavelmente, são mais atrativos para os jovens leitores da atualidade.
Caio 06/03/2022minha estante
Gostei da proposta. Sorte dos seus alunos.

Jhoanny Kelly 07/03/2022minha estante
Obrigada ??

Ana 03/02/2022

Não achei que iria gostar e acabei gostando.
São contos de uma visão da pessoa que escreveu o livro, na época em que ouviu os contos da tradição popular. Ele reinventou as histórias com base no que ouviu, não substituindo as narrativas tradicionais. Acredito que o intuito do livro seja levar os personagens do folclore às novas gerações da mesma maneira assustadora que eram lá atrás, nos tempos antigos.

Vertebrado 16/01/2022

Interessante.
O livro é demais, apesar do primeiro conto me parecer não merecedor da primeira página, dei uma chance e o livro me surpreendeu. Recomendo muito para os interessados no folclore brasileiro.

Louise 28/08/2021

Contos brasileiros
O livro traz personagens do folclore brasileiro em contos de suspense e terror. Vi por acaso em uma livraria. Adorei. Recomendo.

Hugo Costa 18/02/2021

Agradável Surpresa
Confesso que comecei a leitura deste livro sem grandes pretenções. Porém fui surpreendido positivamente e ao final, me peguei pesquisando mais sobre o autor e sobre as referências citadas ao longo do livro. Leitura fácil e rápida, pode ser uma boa opção para curar uma ressaca literária. Contos com finais marcantes que não aliviam na violência e não infantiliza o folclore, como estamos acostumados. Muito bom!

Ana 18/01/2021

Horror tupiniquim
Contos muito bons, bem escritos, de prender totalmente a atenção do leitor, principalmente aquele cuja praia definitivamente é o terror e o mistério. O conto que mais me surpreendeu nessa coletânea foi sem dúvida o do Bradador, cujo final eu não esperava! Tanto que até me assustei no final. Acho que esse é um dos melhores, se não o melhor do livro todo. Há um conto envolvendo as lendas populares do lobisomem, outro do conhecido Papa-figo, etc. O penúltimo também é muito bom, semelhante a uma matéria de jornal. Uma boa leitura.

Renata 28/12/2020

Dinâmico e intrigante
Os contos são curtos e ritmo rápido, ainda assim o cenário é construído de forma rica, seja detalhando uma cena corriqueira ou um sentimento momentâneo. Os monstros variam em seus graus de causar medo. Cada conto termina com uma ilustração que casa muito bem com o sentimento deixado ao final da leitura.

Camila.Jordão 27/08/2020

A premissa é extremamente interessante, mas a escolha das lendas e a forma que foram retratadas não me prendeu. Mas acho que vale a leitura para conhecer lendas não tão populares no Brasil

Mikael_13 02/05/2020

Gostei dos contos desse livro, e até conheci algumas novas criaturas do folclore brasileiro.

Marcella 29/01/2020

Um livro curtinho, bom de ler, com contos independentes e uma arte muito interessante. É uma releitura de algumas lendas brasileiras, contadas de um jeito diferente, os contos deixam o final pairando no ar.

z..... 24/12/2018

As lendas geralmente apresentam-se como um disse-me-disse sem nada concreto na realidade, apenas inusitadas interpretações para o desconhecido, que tendem a repetir as mesmas coisas. É o que paira no imaginário.

Na obra, a abordagem diversifica as histórias, não ficando apenas no tradicionalismo do pensamento coletivo, com relatos que seriam verdadeiros no contexto do livro. Estes variam entre surrealismo (Zumbis, Uma gota de sangue e Bradador), mistério midiático (Expedição Monserrat), paralelo entre realidade e mito (Papa-Figo), caso nonsense (Porca de Soledade) e registro fiel ao mito, exemplificando um caso (Lobisomem).

Os contos são curtos e de fácil leitura, instigantes para quem se identifica com a temática do livro. Outras características, não atrativas, é que tem aspectos clichês, valorização do absurdo (não recomendável para chatos racionalistas) e algumas pontas soltas, como no caso do lobisomem (quer dizer que se o falso padre não fosse descoberto a maldição não se manifestaria? que raios de sina seria essa, que precisa do aval burocrático para se manifestar...).

Com toda a tosquice, a que mais curti foi a do lobisomem (não pelo bicho, mas pelo personagem Horácio, que me identifiquei e também pode ser considerado inusitada ilustração daquela famosa frase shakespereana sobre mistérios entre o céu e a terra, coisa e tal...) e não curti as da porca, que tem final decepcionante, quando pensava que viraria tipo um Entelodonte (égua mano! gastei o miolo e banquei o sabido) e também da última (sem nexo, mesmo em seu universo de incoerência... e que papo é esse que tem inspirações na Iara? onde já?).

Falando de monstro brasileiro, lembro de um quadro do programa 'Viva o Gordo', dos anos 80, em que Jô Soares aparecia com uma gaiola que escondia terrível ser: o corrupto (e ia ilustrando os porquês). O monstro cresceu e está pior do que nunca hoje... (não poderia finalizar sem essa tirada besta... mas verdadeira).

zoni 11/08/2018

O volume tem uma proposta promissora, mas deixa muito a desejar.
Eu peguei esse livro pra ler com muita vontade, e realmente cheguei a achar que iria adorar por se tratar do folclore brasileiro, mas no final saí frustrado e irritado, o autor não soube aproveitar tudo que tinha em mãos, é uma obra curtinha, e em somente 140 páginas o autor nos dá sete releituras de lendas quase desconhecidas do nosso país (a maioria eu não conhecia, e viveria muito melhor se não tivesse conhecido, que lendas chatas, as selecionadas, aquele conto da porca foi uma grande porcaria, que perca de tempo).

Os contos são chatos, e graças aos céus são bem curtos, porque são totalmente massantes, (somente dois me chamaram atenção) e isso é um desperdício, pois a escrita do autor é realmente boa, é detalhada, mas não em demasiado, e é criativa, porém não passa disso. Outro problema que não posso deixar de pontuar é a confusão como o autor termina seus contos, sempre da mesma forma, sempre sem fazer sentido e sem nos instigar a querer procurar mais sobre aquele mito, sinceramente, se eu dependesse somente desse livro pra ter mais interesse por nossas lendas e mitos, eu estaria ferrado, porque esse volume só me desestimulou e me frustrou.

Mas não é de todo ruim, posso apontar aspectos positivos também, é um livro de uma linguagem fácil, leitura rápida e graças a todos os deuses termina muito rápido.

2,5

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Erika Alcantara @literandofotos 06/08/2018

O livro é inspirado nas lendas do folclore brasileiro. O conto da ?sétima filha?, inspirado na lenda do lobisomem, ?o bradador? inspirado nos lamentos e pecados de um homem, ?o papa Figo? que conta a lenda de um homem que mata as crianças para comer o fígado, ?a porca soledade? lenda de uma porca insaciável do estado da Paraíba, ?os mortos vips? lenda dos zumbi, ?a expedição monserrat ? conta a história de cientista desaparecidos, e o conto ?gota de sangue? lenda de um homem morto por as criaturas da Amazônia.

Eu amei o livro, parece muito com o vilarejo, tanto como nos trás contos como esteticamente falando. O livro é ilustrado e todos os contos são incríveis.