Sete Monstros Brasileiros

Sete Monstros Brasileiros Bráulio Tavares

Resenhas - Sete Monstros Brasileiros

Cleber.Laia 14/01/2024

Monstros nossos
Contos empolgantes, onde nosso folclore é muito bem explorado, e a vontade de saber o final não passa... Adorei cada página e cada conto, mas "A expedição de Monserrat", foi conto mais bacana.

gabiblioteca401 15/10/2023

Bom para introduzir novos leitores
Para crianças é uma ótima porta de entrada, os pequenos, tipo 6? ano, adoram a capa e por ser pequeno não têm medo

Fe_Mariluz 14/10/2023

Esperava outros tipos de contos
No geral foi uma leitura mais amena, com contos bem leves, e histórias fraquinhas e até um pouco confusa.
Não gostei.

João Gomes 21/08/2023

Eu achei o livro um pouquinho bom, porquê se falava do papa figo,e a parte ruim é quando falava daqueles bichos horrorosos que tinha o livro eles são muito feio acho que quem leu o livro vai se assombrar muito

CORCONDAM

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Sete Monstros Brasileiros
Olá, Guardiões da Leitura... que tal um livro macabro e assustador pra ler hoje? ???

? O autor Braulio Tavares retrata, muito bem, histórias do folclore brasileiro, que costuma ser muito infantilizado e esconde o verdadeiro horror dos monstros. Mas esse livro... ah, esse livro vai fazer você se assustar!

? Conheça os contos de:

?A Sétima Filha; uma mulher vira um lobisomem e come seu marido.

?Bradador; o corpo-seco ressurge do cemitério.

?Papa-Figo; o homem que come fígados de crianças.

?A Porca de Soledade; a porca que come quilos e mais quilos sem parar e que morreu, mais tarde, de fome.

????Mortos-Vips; zumbis perseguindo jovens.

?Expedição Monserrat; um lagarto com uma pedra vermelha na testa perseguiu jovens e rasgou seus corpos.

?Uma Gota de Sangue; uma mulher encanta um homem e, na piscina, suga toda sua massa encefálica, levando-o pro fundo da piscina sem derramar uma gota de sangue.

Leia, principalmente se quiser sentir medo... o melhor de tudo é ler esse livro durante a noite. Confira sua cama antes de dormir, vai que tem um monstro escondido.

? Macabro, não é?

erickkiira 28/07/2023

7 monstros brasileiros : resenha.
Este livro é indicado para o público que gosta de folclore brasileiro,mas os contos de terror presentes neste livro são bem leves e não tão explícito pois ele é para ser lido apartir da pré-adolescência,mas as histórias nós prende de tal forma que em um único dia tem como ler-lo,já que o mesmo possui poucas páginas.

Mikaelly60 22/05/2023

Sete monstros brasileiro
Bom esse e um livro bom tem ate que uns contos bem legal mas confesso que teve alguns que eu odiei mas tirando isso o livro e ate que bom e eu gostei tbm das ilustrações

Ana Elisa 05/05/2023

29ª Leitura de 2023
Esse livro estava na minha lista de desejado para a leitura há um bom tempo, ano passado encontrei ele na sala de leitura em que trabalho mas nunca havia tido a chance de pega-lo emprestado para ler, nesse ano, recebemos outro exemplar e o momento chegou.

Os estudantes gostam muito, vivem pegando, creio que mais pela capa do que pelo seu conteúdo, visto que sempre pedem livros com histórias de terror e esse é um dos que saem toda semana, se tivessem 30 exemplares, emprestaríamos os 30 exemplares, mas não sei o que eles acharam dos contos presentes aqui.

Eu particularmente, como já li em minha vida alguns livros de contos e outros de terror, o livro não me agradou tanto, senti algumas histórias sem contexto, com finais confusos, mas não é de todo mal, como bem sabemos a literatura é relativa, cada um com o seu gosto.

Bruno.Eyes 26/04/2023

Achei interessante como abordaram algumas lendas brasileiras mescladas com outras que não encontram-se no livro.
A minha favorita foi: monte serrat.
Fiquei tentado a ler outros do mesmo autor e ver mais sobre esse universo oculto das lendas e outros.
Brasil tem uma cultura rica que vale a pena ser mais explorada. Quanta coisa nova não podemos descobrir por aí?

rato de madame 25/04/2023

Decepção
Peguei esse livro na biblioteca da escola, ele chegou numa nova leva de livros e o título me chamou a atenção, porque amo histórias sobre lendas urbanas brasileiras. Eu comecei a ler o livro e me empolguei ainda mais. Os dois primeiros contos são ótimos, o segundo, em especial, ficou marcado na minha cabeça. Mas depois disso, só foi ladeira a baixo.

Só porque eu estou afim, vou fazer uma pequena resenha para cada conto/capítulo e a nota individual que dou para ele.

?A Sétima Filha? ? 3 de 5: Clássica história de lobisomem, muito comum no nordeste através dos contos de cordel. Esse foi curtinho (acho que a segunda menor história do livro), mas entregou o que tinha que entregar. Não é minha favorita, mas achei bom.

?Brabador? ? 4.5 de 5: Achei interresante. O começo é meio enrolado, mas o final é muito fod4! Me deu uma vibe meio Midsommar. Achei meio paia que o autor quis misturar duas lendas em uma, como se fossem a mesma coisa. Pode até ser, mas a questão regional é tão importante quanto a semelhança dos fatos.

?O Papa-Figo? ? 3 de 5: Aí que começa a palhaçada. Esse conto é contato como um relato real. E, eu só achei interessante por conta do final, porque meio que mostra a dualidade do personagem principal (spoiler: e como ele acabou se tornando aquilo que tanto temia quando era criança). Mas não teve mesma magia dos primeiros contos.

?A Porca de Soledade? ? 2 de 5: Não é conto, não é relato. Só parece um folheto informativo sobre a lenda da Porca de Soledade. Chega a ser ridículo de ter só isso, nada mais.

?Os Mortos-Vips? ? 3 de 5: Achei paia. Conto no meio do nada, sem contexto algum de uma cena de ação em meio a uma infestação de zumbis burgueses. E que, como o próprio autor disse, era uma sátira aos zumbis estadunidenses (kkkk). Só achei ok.

?A Expedição Monserrat? ? 1 de 5: Eu não li esse, desculpa. Eu vi que ia ser um negócio explicando um ocorrido em tal lugar e fiquei pensando o tempo todo "fod4seee! eu não me importo! eu não vi aqui para isso!". Mas vi no final do livro, nas notas do autor, que foi referenciado uma criatura que não faz parte de nenhuma história brasileira. Então, qual era a necessidade disso em um livro sobre lendas brasileiras?

?Uma Gota de Sangue? ? 2 de 5: Esse aqui me deixou até put0! Que negócio sem graça e de péssimo gosto. Usando como principal "monstro" um ser inspirado em dois seres do folclore indígena, isso é muito sem noção. Tudo bem se contasse sobre em outro livro, mas como você tem a pachorra de por isso em um livro com "monstros" no título. Além do mais, o autor escreve uns negócios infelizes, como falar sobre travestis de modo pejorativo, descrever tom de pele de uma pessoa não-branca usando comidas ("doce de leite". FALA SÉRIO!) e sobre um dos personagens falar sobre doenças de "índio". Porém, devo dizer que essa parte pode ser interpretada como fala do personagem e não do autor, mas enfim, achei feio para car4lho.

Citando algo que comentei no sétimo "conto": o autor, claramente, não sabe a diferença de lenda urbana e folclore. Ele, simplesmente, igualou uma entidade indígena com a p0rra de uma porca grande e gorda que não parava de comer.

E assim, lidar com folclore é um assunto muito delicado. Você tem que estudar muito sobre para não escrever merd4 anti-indigena e não por entidades tão apreciadas pelos povos originários como "monstros". Alguns pensam que isso não é problema, mas vocês tem noção que a comoção seria muito diferente se colocassem uma entidade cristã como protagonista de um conto de terror.

Esse livro poderia ser muito melhor. O autor entregou algo legal no começo, mas como disse, descarrilhou legal no final.

lethicia56 06/10/2022

Sete monstros brasileiros
legalzinho para um livro que ganhei do governo, alguns contos são meio chatos mas tem uns aí que são interessante

Camila :3 14/07/2022

O livro tem seus pontos positivos e negativos, os positivos sendo respectivamente, uma leitura rápida e assertiva, uma boa representatividade de lugares distintos no Brasil e lindas ilustrações que acompanham cada história. Mas, seu ponto negativo é que nenhuma das histórias consegue nos prender de verdade, a única que eu verdadeiramente fiquei com aquele "gostinho de quero mais" foi a história de desaparecimento (se não me engano a penúltima do livro), tirando isso as histórias não são muito interessantes.
Mas acredito que ela seja boa para um público mais infantil.

Matheus.Soares 26/04/2022

Premissa super interessante, mas...
Esse livro deixou muito a desejar pra mim. A premissa era muito boa, contos de horror com base em lendas brasileiras, mas a parte boa para aí. Não gostei dos contos, em sua maioria. Apenas um ou dois me agradaram. No geral, eu devia ter passado batido pot esse livro.

The guy on the train 04/04/2022

OPINIAO SOBRE SETE MONSTROS BRASILEIROS
O autor aborda os mitos brasileiros de forma distinta, criativa e original. Gostei bastante de todas as historias, a construçao da atmosfera realmente te leva pra dentro da narrativa. Livro muito bom.

Thais645 13/03/2022

Ótima iniciativa, bons contos
Adorei a ideia do autor de escrever sobre os monstros da cultura oral e folclore brasileiro. Os contos são bem escritos, adorei especialmente o da Expedição Montserrat