Passarinho

Passarinho Crystal Chan

Resenhas - Passarinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Milla Cinemaniac 17/09/2023

O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas.

Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família.

Luri 24/08/2023

Uma história leve porém surpreendente.
Gostei muito desse livro pois me identifiquei bastante como Joia olhava para sua família. Confesso que não gostei muito dos momentos de Joia e Eugene, gostava mais dos momentos familiares, até porque, o "segredo" da família e o mistério por trás da morte de Passarinho é o que me fez querer ler esse livro. Gostei muito do desenrolar da trama. É uma história leve, contada aos olhos de uma criança.

linedslima 24/07/2023

Um livro sobre luto e culpa e amizade, me emocionei diversas vezes nele e acho que todo mundo devia ler esse livro uma vez na vida

Jully 13/04/2023

Um livro emocionante e muito bem escrito, senti tanta coisa lendo esse livro que seria impossível descrever cada sentimento.
Acho que todo mundo deveria ler esse livro.
eu amei.

Simoninha 22/01/2023

Lindo demais!!??
Passarinho foi um livro que me tocou profundamente. Foi escrito com muita sensibilidade e, ao mesmo tempo, simplicidade.

Marcos 16/12/2022

Passarinho ou John não sabia voar e acabou pulando do penhasco e morrendo no dia do aniversário da irmã mais nova, Jóia. Seu avó, que o apelidara assim, frustado, calou-se para "sempre" se culpando a todo instante por alimentar no neto a esperança e a vontade de voar como um passarinho.

Jóia, a irmã mais nova de John (Passarinho) não chegou a conhecê-lo, mas sempre procurava estar bem próximo e debaixo das asas das lembranças do falecido irmão.

Hoje, depois de doze anos, os pais de Jóia culpam seu avó pelo ocorrido. Por conta disso, o lugar onde eles moram é uma casa silenciosa e cheia de segredos.

Tudo muda quando Jóia conhece um garoto encima de uma árvore e que curiosamente tem o mesmo nome de seu finado irmão, John. O garoto é um tanto misterioso, cheio de ideias e imaginações. O avô de Jóia não vê aquele garoto como um bom menino, pelo contrário, o vê como um Duppy, uma espécie de espírito maldoso, e por conta disso, toma as devidas precauções para manter esse espirito o mais distante possível de sua família, como jogar arroz no chão da casa para espantá-lo.

Ao contrário do avô, Jóia não vê naquele garoto nenhum lado mal e sombreio, ela confia que aquele menino será a chave que abrirá a porta para a união da família novamente, deixando o falecido John em seu devido lugar. Um lugar muito especial, que é dentro dos corações de cada um daquela família.

O livro é delicado e muito suave, conforme o passar das páginas, vemos a aproximação de Jóia com o novo amiguinho e as curiosidades que ele transmite a ela como forma de fortalecer a amizade entre os dois. Por conta disso, acredito que esse livro é merecedor de ????, pois além de trabalhar com temas como perdas, amizade e família, ele traz uma visão do quadro atual de muitas amizades na atualidade... no mais, é isso.
Bruna 29/07/2023minha estante
Amei esse livro ? entrou para o meu top 5.

Lara 31/08/2022

Esplêndido
Eu sinceramente acho quase impossível colocar em palavras a beleza desse livro, o quanto ele é incrível e sensível. Por isso, apenas me atenho a esse pensamento.

Clara 31/07/2022

eu amo você joia.
existem 2 tipos de livros favoritos,o que você quer sair gritando para todos ler e oq vc quer q seja seu.
esse é o segundo caso.
amo você joia.
obrigada não me sinto mais sozinha.

Gabriel.Chiquito 27/07/2022

"A felicidade é como uma criança. Ou a alimenta, ou ela morre"
Carinho e afeto são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e ver a vida pelos olhos de uma que não teve isso é uma experiência importante e esclarecedora, mas ao mesmo tempo muito triste. Essa é uma história que de vários traumas e de sofrimento, mas também uma lição sobre esperança e felicidade, e vale a pena a leitura.

Bruno.Coelho 17/01/2022

Uma joia de menina
O livro é legal, aborda assuntos sobre família, amizade, luto e inocência.
Foi bom curti a trajetória de joia, no começo pensei se tratar de algo sobrenatural ou coisa do tipo mas tudo é intencional da autora. Foi pro lado real e doloroso da vida que é assumir suas pendências e buscar a cura através da conversa e amor.
O final é a melhor parte apesar de ser simplório.
Indico o livro por ser pequeno, mas a história apesar de agradável não é tão surpreendente.

Mari 30/09/2021

o que machuca mais: o silêncio ou as palavras?
o livro é narrado por Joia, uma criança de doze anos, que já viveu e sofreu muito pra sua idade. Joia nasceu no dia em que seu irmão tentou voar de um penhasco e por causa disso cresceu em uma casa triste e silenciosa, com raras demonstrações de carinho.

a leitura é simplesmente incrível, uma história que nos mostra como o luto pode destruir as pessoas e afastá-las, mesmo morando na mesma casa. e como as atitudes dos adultos afetam as crianças (e muito!).

li o livro inteiro com lágrimas nos olhos.

Helo 10/09/2021

dor e lágrimas
que delícia de livro, meu pai. eu amei como a situação toda foi abordada, a relação da Joia com seus pais e avô foi muito bem construída! talvez o final tenha sido um pouco mais ligeiro do que merecia, mas ainda sim foi maravilhoso.
me tocou muito todo o enredo da história, e ver a Joia se questionando sempre sobre sua origem, seu irmão e nunca obtendo respostas é de cortar o coração! enfim, um livro muito gostoso mas melancólico.

Mari 31/07/2021

Feridas
O livro é bem fácil de ler, já que a narrativa é sob a perspectiva de uma criança. É dramático, mas de uma forma que prende a leitura, mostrando bem a personalidade dos personagens e como se sentiam diante da tragédia da história.

Cada personagem tem feridas que se manifestam de maneiras diferentes, essa pluralidade cultural e de ideias tornou o livro profundo.

beka 13/07/2021

Teve muitos detalhes que me surpreenderam nesse livro, como quando me peguei com os olhos marejados ao entender e já ter sentido em minha própria pele o que a Joia sentiu, como é ser deixada de lado pela própria família e mesmo assim acreditar que é algo que precisa ser suportado. É extraordinário como a autora consegue representar tão bem a solidão que a protagonista sente, em como o silêncio consegue sufocar e doer em cada pequena parte da consciência, mesmo que seja difícil enxergar o problema quando você já se acostumou a viver com ele.
A leitura é muito fluída, a escrita te deixa cativada por ser tão viciante. Acho que é um livro muito bom para sair da ressaca literária justamente por isso, mesmo que, ao meu ver, o modo como a autora lida com o conflito do John e seus pais adotivos tenha me deixado um pouco incomodada. O final é um pouco apressado também, mas, levando em conta o rumo da parte final da história, essa parte se torna até compreensível. Mesmo com esses detalhes, a obra consegue ser muito bonita ao lidar com o luto e como isso pode afetar cada pessoa de uma forma diferente, em como ele é capaz tanto de afastar como aproximar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6