Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Soult0 04/01/2024

Todo mundo deveria ler!
Cartas de amor aos mortos, cartas para aqueles que já se foram. Palavras profundas, intensas e verdadeiras.
Laurel conseguiu expressar tudo que sentia através das palavras. Foi lindo ler e acompanhar todo o processo de auto terapia, o processo em que Laurel se conheceu de verdade, o processo em que ela "descobriu que também era alguém."
A maneira na qual a Laurel expressou seu interior e narrou o seu próprio mundo através das cartas para as celebridades, foi linda.
Amei ler cada momento entre Laurel, May, Sky, Hannah, Natalie, Tristan e Kristen. Me senti compreendida, me senti em um lugar bom, feliz e tranquilo.
A abordagem de diversos temas polêmicos é importantes em uma obra só foi simplesmente fenomenal.
Cartas de amor aos mortos me fez enxergar o mundo e a realidade de uma forma totalmente diferente.
Laurel me ensinou a perdoar e ser perdoada. Vi Laurel amadurecer, se conhecer e enfim, se sentir bem consigo mesma.
Laurel merece ser lembrada, assim como todas as celebridades para as quais ela escreveu as cartas, se abriu, contou seus medos, sentimentos, emoções, tristezas e amores.
Ava Dellaira, obrigada por esse livro, obrigada por essa experiência. Eu me senti próxima da Laurel, eu entendi todos os sentimentos e emoções.
Eu precisava muito ler esse livro, só não sabia, até ler!

? Quote

"Mas, quando você se dá conta de que o lobo está dentro de você, é quando entende. Não pode fugir dele. E ninguém que ama você consegue matar o lobo, porque ele faz parte de você. As pessoas veem seu rosto nele. E não vão atirar."

?Eu sei que escrevi cartas para pessoas sem endereço nesta terra, eu sei que você está morto. Mas eu ouço você. Eu ouço tudo de você. Nós estávamos aqui. Nossas vidas são importantes.?

?Nirvana? significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos."

Laysa.Millena 04/01/2024

Querido Kurt...
Sinopse: sua irmã mais velha morreu e isso abriu um abismo em sua família, pois a irmã mais velha iluminava o ambiente por onde quer que ela estava, era a referência da nossa protagonista. ao entrar no ensino médio e se deparar com os novos obstáculos da vida, além de ter que lidar com a ausência da irmã (que era sua grande inspiração), com a separação dos pais, com a casa mais vazia e fria, com uma tia extremamente religiosa que não entende ela, ela também tem que lidar com o luto e seus sentimentos conflituosos em relação ao fatídico dia que sua irmã morreu.
minha opinião: achei o livro bem arrastado, não sei como não abandonei ele na verdade, o livro inteiro é escrito como carta mesmo (uma atrás da outra) talvez isso tenha cansado a minha leitura mas continuei, as vezes eu só pensava "pela amor de deus, conta logo o que aconteceu com a sua irmã, não aguento mais!!!" de tão repetitivo e enrolado que o livro é. achei o casal principal no começo estranho, sem sal, com alguma coisa estranha, bem... eles foram desenvolvidos igual bosta, de qualquer jeito, mas eu achei que o final foi até ok para eles. o que eu mais gostei foi dos personagens secundários, teve muito desenvolvimento e aprofundamento, eu amei cada um deles! (acho que foram eles que não me fizeram desistir totalmente da leitura). o final do livro a autora jogou um bando de m3rd@ no ventilador, uma em cima da outra, acho que para causar comoção, mas acabou que ficou um pouco ruim por causa do livro todo ser arrastado. enfim, dou um 2,5/3,0 de 5,0, bem arrastado, muitos detalhes que não são importantes, partes essenciais não foram bem desenvolvidas, final corrido demais, mas os personagens secundários deu uma salvada ???

Dhara 31/12/2023

2,5
Acredito que é um livro que vai servir pra um público adolescente. Quando eu li pela primeira vez tinha gostado muito, mas relendo agora, não me agrada. Me incomodam esses livros em que os personagens adolescentes agem como adultos, pensam como adultos. Pra mim, a autora criou personagens com um comportamento que não condiz com a idade deles.
O livro trata sim de temas bastante pesados e tocantes, mas nada aprofundado. O crescimento dos personagens se dá de uma hora pra outra, não vi uma construção real. E a proposta do livro é ser escrito todo em cartas, mas nenhuma se parece realmente com uma carta.

nvrlsnd 30/12/2023

Estou mandando minhas cartas para você.
"Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos."

Eu não tinha expectativa nenhuma sobre esse livro assim como não tinha vontade de ler. Mas achei uma leitura interessante. Não gosto muito de livros com estrutura epistolar, mas esse não me incomodou muito porque a protagonista escreveu as cartas como se estivesse contando uma história em prosa.
Achei muito interessante toda a parte do luto e a Laurel descobrindo quem ela quer ser. Me identifiquei com o sentimento dela ao entrar na escola e fazer novas amigas.
Gostei da escrita, é muito fácil de ler e igual à maioria dos romances, apesar de esse livro não ser completamente focado no romance em si.

Desannemada 30/12/2023

Demorou pra leitura prender minha atenção mas do meio pro fim eu fiquei bem envolvida. É um livro bem pesado, principalmente pra uma leitura infanto juvenil, mas é incrível. A forma de narrar através de cartas foi bem interessante.
Já começamos o livro sabendo que a personagem principal passa pelo luto e acompanhamos todo o processo dela mesmo não sabendo o que de fato aconteceu. Quando finalmente descobri fiquei em choque e entendendo porque ela estava tão sequelada da cabeça.
Leitorconvicto 30/12/2023minha estante
Que premissa legal

marilusantos 30/12/2023

O livro não é ruim, mas confesso que no começo achei difícil de ler. faz meses que eu comecei ele e simplesmente abandonei porque não me prendia, mas acho que eu só não tava no momento de ler ele, porque agora quando voltei pra ler, me identifiquei muito com a personagem principal e isso é até preocupante, já que ela é meio biruta das ideias. gostei do certo "mistério" que fizeram sobre a morte da irmã dela e de como a história foi desenvolvendo, alguns personagens eram até que legais e tinham problemas reias. esse é um livro bem pesado e cheio de gatilhos e até me deixou mal em algumas partes, talvez por isso eu não leria novamente.

Amanda.Pontioli 29/12/2023

Nunca tinha lido livros nesse formato, que a história se desenrola em formato de cartas, o que achei um pouco entediante. A história em si é tocante, o livro é cheio de citações que nos fazem refletir em diversos aspectos, principalmente se você já perdeu alguém que amava muito. Uma leitura que flui sem nenhum esforço, recomendaria com certeza.

Gomes 28/12/2023

A nostalgia caia bem
O livro é bom, até certo ponto. Vale a pena pra pré-adolescentes meio perdidas, mas eu sendo adulta não vi muito proveito. Achei os problemas da protagonista chatos e infantis, ao invés de focar nos problemas reais (que existiam) o maior sofrimento dela era pq brigou com o namorado?? amiga, fala sério???
Tem muita emoção no livro, claro, e acho que vale a pena pra quem está numa jornada inicial de leitura, mas pra quem já tem certa bagagem o livro cai numa coisa meio tediosa.
A nostalgia que eu tinha da época que li (com uns 14 anos) era muuuuuito melhor que a sensação da releitura, mas a história é rápida e a escrita é fluida, então não sofri muito nesse sentido.

Silva 27/12/2023

Vc fica super irritada com a protagonista porém logo depois vc consegue entender e compreender a situação que ela vive, acho surpreendente a superação e as descobertas no final .

Thalysco 27/12/2023

Um livro doce, pesado e inspirador.
Ler Cartas de Amor aos Mortos foi como realizar um dos Desafios de Hércules. O livro trata de temas que, particularmente falando, me afetam um pouco, e logo, sua leitura foi um pouco mais demorada (e complexa) de conclusão. Entretanto, a autora Ava, soube seguir o texto com maestria, trazendo elementos da história e soltando, delicadamente, os momentos importantes no momento certo. O livro é inspirador; possui uma leitura fluída e da resoluções finais que deixam o leitor reflexivo. É um livro com temas pesados, mas que traz resoluções claras e diretas que nos fazem pensar e questionar o peso real de tais situações. Adorei o livro.

Maria.Fernanda 27/12/2023

Legalzinho mas eu esperava muito mais. Achei interessante a construção do livro ser badeada realmente em cartas endereçadas a pessoas mortas, porém a história deixou um pouco a desejar... ou talvez eu não tenha inteligência o suficiente pra entender a essência do livro kkkkkk

Manu 26/12/2023

Um livro reflexivo
Carta de amor aos mortos é um livro para fazer vc refletir muito principalmente sobre os sentimentos da adolescência, o luto, as inseguranças e a depressão.

O livro fala sobre uma garota chamada Laurel. Ela tinha uma irmã mais velha chamada May, que acaba morrendo em um acidente.
Após este trauma, Laurel não quer que as pessoas perguntem sobre sua irmã e sobre seu luto. Por isso, a menina resolve se mudar de escola.
Lá, ela não consegue se encaixar em nenhum lugar e só consegue prestar atenção em um garoto misterioso, cujo nome ela descobre ser Sky.
Um dia, a professora passa um trabalho para a classe, sendo ele para escreverem uma carta para alguma pessoa que já morreu.
Laurel, que tem medo que as pessoas descubram o real motivo da morte da irmã, decide começar a escrever cartas para famosos que já morreram, como Amy, Kurt, E.E e etc.
Porém, ela não consegue mais esconder o que sente em relação ao dia que sua irmã morreu, mas também tem medo de contar a verdade e ninguém gostar mais dela.

Essa história te prende do início ao fim, tanto para descobrir como realmente foi o dia que May faleceu, tanto para descobrir se Laurel vai conseguir sair dessa tempestade em que ela mesma se colocou.

Nicolas388 26/12/2023

RESENHA
Carta de amor aos mortos e um livro de romance, porem não acho que o melhor arco e total do casal principal, e sim na laurel e seus traumas, com a morte da sua irmã ela cria ansiedade e se senti culpada pela sua morte devido a ultima conversa que elas tiveram. Como outros arcos tem sua amigas, que uma tem problemas de violência no ambiente de casa e que pula de relacionamento toxico para outro.Mas depois entendi e aceita algo si mesma. E realmente um livro bom pra quem gosta desse gênero amei a leitura e me prendeu bastante.

rafa 24/12/2023

Cartas de amor aos mortos
Tem alguns dias que terminei, mas me chama atenção a escrita em cartas, para quem gosta vai amar esse, para quem não gosta muito, como eu, vai conseguir ler esse de boas, gostei muito da escrita e da mentalidade que a autora pós na protagonista e nos demais personagens, todos são bem intensos, gostei bastante.