Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Kauanny.Loret 25/02/2024

Meu xodó
Amo esse livro com todo meu coração, chorei muito lendo, confesso que tem partes que você tem vontade de desistir pq fica meio chato, mas não desistam, vale a pena demais

beckyreads 24/02/2024

Fui arrebatada
Eu soltei uma risada sincera quando li a primeira frase e era “?Querido Kurt Cobain?”. Pensei “?não é um livro sério, finalmente uma leitura leve?”, mas eu não poderia estar mais errada...

Queria contar o que aprendi com ele, mas não consigo. É como se eu estivesse me lendo ali em cada página, e eu só me deixei levar, sentindo na pele cada uma das emoções de Laurel. Se bem que, provavelmente, devo ter chorado um pouco mais do que ela em muitos momentos, pois fui obrigada a pausar a leitura por estar soluçando.

Único ponto negativo foi: Por favor, Laurel, vá pra terapia!! Todos já entenderam que a May se foi. Não precisa repetir a mesma coisa a cada duas páginas!

Recomendo muito mesmo! Reflexões meio “?bobinhas?”, mas que precisam ser ditas. O famoso “?o óbvio também precisa ser dito”?. É entupido de ensinamentos e, por favor, tomem cuidado, pois: GATILHOS!

saturno 24/02/2024

"eu levo seu coração (eu o levo no meu coração)"
Eu tava morrendo de vontade de ler esse livro e quando eu encontrei ele no sebo eu tive certeza que era um sinal para eu ler logo. e ainda bem que eu li. eu não consigo colocar em palavras tudo que esse livro me fez sentir, eu ri, eu chorei, eu fiquei preocupada, eu senti medo. e eu amei ele, muito. foi maravilhoso me conectar com cada um dos personagens, mesmo que o livro seja do ponto de vista da Laurel. e eu aprendi TANTO sobre mim e sobre o mundo.

Lavinia.Freitas 21/02/2024

A mina é burra pra caramba, sei q ela tá em fase de luto e tals por conta da irmã, mas tipo... DÁ UM JEITO NA SUA VIDA SUA DOIDA, fica fumando e fazendo as coisas q n é pra fazer, com toda a certeza a irmã n queria q ela fizesse isso, porém a zezona vai lá e faz

Aline327 21/02/2024

Bom livro.
O livro é bem interessante e com uma escrita diferente. A história é narrada através de cartas que protagonista escreve para pessoas famosas que já morreram. Ao longo da escrita, ela vai lidando com a morte da própria irmã e a necessidade de descobrir quem ela mesma é.
É uma boa leitura para refletir sobre o perdão.

Bianca.Colvero 21/02/2024

Querida resenha,
"Cartas de Amor aos Mortos" é uma história muito interessante e bonita de se ler. O livro é todo contado do ponto de vista de Laurel, uma garota que recém entra no ensino médio e tem de lidar com uma perda tão grande, a morte da irmã mais velha.
É mostrado a dependência que Laurel tem por sua irmã e em como sua morte (e vida) à afetou de forma trágica.
Ao longo do enredo então faz amigos, vai aprendendo a gostar de si mesma e a perceber que ela importa, além de mostrar como a cabeça de uma adolescente funciona, suas influências, desafios, oportunidades e a impulsividade.
Gosto que há diversas frases e poemas que te fazem refletir e pensar, principalmente sobre a morte, mas que não são apenas jogados exageradamente e que te fazem cansar.
Comenta muito sobre alguns gatilhos, como abusos sexuais, psicológicos, físicos, depressão, suicídio etc. Fico sensível toda vez que vejo sobre isso, então não me senti muito confortável ao ler.
Mas em um todo adorei o livro, recomendo!

Alice2908 19/02/2024

Dei uma segunda chance e AMEI
Me impressiona como em uma questão de tão poucos anos a percepção de um livro muda tanto. Diferente da última vez que li me cativei com a protagonista, História e principalmente com a originalidade de ser um livro com enredo direcionado por cartas.
É um livro de uma adolescente, mas não para adolescentes, ele aborda tanto Luto, quanto um tico de romance, sem contar a homofobia que retrata de forma sutil, mas bem elaborada. Foi uma ótima experiência literária, recomendo.
Na nossa vida temos que ser os protagonistas e não a sombra de quem amavamos, cada um é o protagonista da sua própria história e não somente um coadjuvante qualquer.

LetAcia.Magallini 18/02/2024

?Descobri que, às vezes, momentos marcam nosso corpo. Eles estão ali, alojados sobre a pele como sementes pintadas de surpresa, tristeza ou medo. E se você virar para um lado ou cair, uma delas pode se soltar, pode se dissolver no sangue ou fizer surgir uma árvore inteira. Às vezes, quando uma se solta, todas começam a se soltar.?

Bebeie 16/02/2024

Cartas de amor aos mortos apesar de ter uma linguagem mais simples e ser um livro mais de adolescente por assim dizer, trabalha temas extremamente importantes. O livro é retratado em formato de cartas destinadas a pessoas que já morreram. Conforme o desenrolar do livro, os assuntos abordados vão evoluindo junto com a personagem Laurel e todo o seu luto pela perda da irmã. Lembra bastante o livro "As vantagens de ser invisível". É uma leitura muito boa e te faz refletir sobre a vida.

Felipe 16/02/2024

Cartas de Amor aos Mortos a princípio parecer ser um livro adolescente, e com isso superficial, mas apesar da linguagem simples e do ponto de vista da protagonista que é jovem, o livro trata de temas complexos e importantes, como o amor, o luto, saúde mental, a importância do diálogo, entre outros. Os temas vão amadurecendo junto com a personagem. Recomendo.

Natalia 16/02/2024

Um livro profundo. A história toda é contada através de cartas que a personagem principal, Laurel, escreve para pessoas famosas que já morreram. Essa ideia surgiu através de uma professora que pediu essa tarefa, mas por conta de alguns traumas, a Laurel não conseguiu entregar, mas em compensação passou o ano todo escrevendo essas cartas como se fosse um diário. E é aí que vamos conhecendo a história dela, e toda a tristeza que ela tenta deixar para trás. Para mim foi como uma mistura de "As vantagens de ser invisível" e "os 13 porquês", então recomendo para quem gostou desses dois.
Gostei muito dessa leitura, mas deixo aqui um alerta de alguns gatilhos: sulcídio, estupro, abandono...

tokkiyeon1 16/02/2024

Cade a terapia
O livro é bom, mas eu passei o tempo todo pensando ?ALGUEM DA UMA TERAPIA PRA ESSA GLR PLMDSSS? quase morro de raiva

Yas Colucci 13/02/2024

Algumas observações
Tenho muitas observações sobre esse livro. É gostosinho de ler, tem um mistério que te prende, a ideia de ser em cartas é legal, MAS da metade pro final se torna meio cansativo, meio repetitivo e até chatinho, fica mais legal já no finalzinho, com as revelações do que aconteceu. Dei 4 estrelas pq foi uma leitura bacana no geral e, apesar de enrolado, tive vontade de ler até o final. Só não espere nada profundo, a abordagem de assuntos sérios é um pouco rasa e mal elaborada. Até me emocionei em algumas partes, pois tem uma certa sensibilidade na escrita da autora/Laurel, mas muitas vezes o clichê me tirava do clima.
SPOILERS
Sobre o título, acho que a única carta de amor mesmo é a da May, o resto são só cartas sobre os últimos acontecimentos q de alguma forma lembram a pessoa pra quem ela escreve, então acho esse titulo péssimo, não sei se foi a tradução, mas me parece uma coisa meio mórbida.
Sobre Laurel, que agonia, totalmente obcecada pela irmã e pelo namorado, no início eu sentia pena, mas no final do livro eu senti um pouco de raiva raiva por tudo que ela se deixou submeter. Que bom que no final ela procurou ajuda, por que mesmo antes da May morrer, ela tinha muitos problemas emocionais e de personalidade.
Sobre o SKY, PÉSSIMO, não gostei deles juntos desde o início, achei q ele deveria ter tido um desenvolvimento melhor ao longo do livro. Esperava mais da história dele com a May também? Achei que muitas vezes faltava uma elaboração no envolvimento dele com a Laurel, parecia que ele não se importava as vezes. Sinceramente, acho que seria melhor se ela acabasse sozinha, buscasse ajuda e depois um relacionamento.
Sobre a mãe delas, PÉSSIMA, que horror abandonar a filha desse jeito. Perdeu uma filha e quase perdeu a outra por negligência.
Agora sobre a May, assim como Laurel, com sérios problemas psicológicos, triste a trajetória dela e mais triste tudo que a Laurel passou por causa dela, a forma que ela expôs a irmã, tudo que aconteceu. Só um irmão mais novo entende a preocupação que temos quando os mais velhos são inconsequentes, pouco se fala sobre isso, mas a medida que crescemos o papel de responsabilidade sobre o outro inverte.
Ironicamente, no fim a mais certa das ideias era a tia crente.
No geral, o livro é bom sim, mas algumas coisas são cansativas por serem repetitivas e outras muito superficiais, pois não tiveram desenvolvimento.

diosan 12/02/2024

Como pode esse livro tratar coisas tão profundas sem nenhuma profundidade na escrita? desde os personagens à história, não consegui me simpatizar por nada aqui porque tudo parece uma tentativa muito irresponsável e exagerada de causar gatilhos no leitor por uma abordagem a cerca de traumas difíceis superficialmente rasa.
Micyber 12/03/2024minha estante
Tentei ler o livro, mas, não consegui passar do começo, já no começo pra mim os personagens estavam sem profundidade eu não criei nenhuma afinidade ou empatia pela personagem principal nem aquela vontade de querer ler