Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Samuel.Moreira 25/11/2023

Dickens, apenas.
Dickens me surpreende outra vez com sua escrita e crítica fenomenal. A parte irônica, absurdamente exagerada é fenomenal, a forma de Dickens denunciar as injustiças cometidas contra o povo trabalhador e contra crianças nessa época de grande triunfo industrial, que ao mesmo tempo leva tantos à pobreza indiscriminada, em nome do utilitarismo. Dickens foi fenomenal em sua escrita, ambientação, tom e ao criar personagens fenomenais. Amei esse livro e mal posso esperar para ler mais Dickens.

GabrielMacambira 12/01/2024

Sem dúvida um dos livros mais interessantes que eu já li.
Trama envolvente, que nos surpreende pouco a pouco, tornando a leitura fluida e prazerosa. Ass revelações são apresentadas e histórias são apresentadas em um ritmo muito interessante e o final realmente me supreendeu, visto que não esperava.

A forma como a sociedade britânica, em meio a revolução industrial, é mostrada, em todas a sua degradação e miséria, deixa o livro bem mais interessante. Em uma sociedade onde a hipocrisia reina, aqueles que mais sofrem são os maus vulneráveis.

Gizalyanne 10/09/2020

Fantástico
O livro conta a estória de um órfão que tem bons valores , mas é humilhado e maltratado continuamente e quando foge vai parar na mão de criminosos que tentam lhe convencer a de tornar criminoso como eles.
A mágica dessa estória é a forma que é narrada. Charles Dickens conta a saga de Oliver de uma maneira sarcástica que torna leve todo o sofrimento que ele relata. Isso não significa que ele desvaloriza ou torna engraçado o sofrimento na verdade destaca ainda a indiferença da sociedade da época com os pobres e as crianças.
Realmente Dickens me ganhou e já estou planejando ler outros livros dele.
Em resumo leiam!

Lorena.Mireia 20/11/2021

As venturas e desventuras de um órfão
Oliver Twist é um pobre garoto órfão que foi criado em um asilo de pobres. Este lugar, por sua vez, era mantido pelo Estado com uma precariedade de recursos a ponto de servirem apenas um mingau de aveia ralo em todas as refeições.
Certo dia, Oliver é escolhido pelos seus colegas a desafiar o bedel pedindo mais uma porção de mingau. Tal atitude foi mal vista e repreendida severamente.
Partindo desta premissa, uma série de infortúnios sucedem ao pequeno e proscrito Oliver. Em uma empreitada de fuga de um lar em que foi maltratado??, o menino caminha dias a fio até ser conduzido a casa de um judeu cujas intenções eram desconhecidas.
Entretanto, logo se descobre que ali viviam sujeitos vis cujo intuito era corromper crianças para o submundo da marginalidade. Vale destacar que embora Oliver chegue a conviver com seres humanos da pior espécie, sua inocência permanece ilesa.
Ainda nesse contexto, vários segredos vêm à tona sobre as origens do garoto, o que explica muitos infortúnios pelos quais ele passou. E é assim nesses altos e baixos da existência de Oliver que o leitor fica imerso em cada detalhe e torce para que ele encontre um lar acolhedor e feliz.
O romance de Dickens tem o tom de denúncia social ao trazer na literatura a situação das crianças pobres que eram exploradas e lançadas ao opróbio social. Não obstante a realidade penosa amargada pelos pobres órfãos, os representantes do Estado proclamavam com altivez que eles cumpriam seus deveres de assistência social, até em demasia, muito além do que as baixas camadas mereciam. Neste sentido, o autor é magistral em evidenciar sua ironia ácida em relação às figuras que se intitulavam superiores, revelando a demagogia das autoridades públicas. Outrossim, o referido clássico é uma obra de ficção inspirada em uma série de infâncias invisíveis e marginalizadas na Inglaterra do século XIX.

Ana Franco 23/03/2022

Vai deixar saudades!!!
Uma história muito bem construída, triste em vários momentos, mas também engraçado em muitos outros (se assim não o for, ?posso engolir minha própria cabeça?) ?
Com personagens que marcam!
Se alguns (como Sikes e sr. Bumble principalmente) te fazem sentir raiva, nojo, desespero, outros poucos nos fazem sentir que ainda existem pessoas boas no mundo!
Nancy e Oliver vão sempre estar no meu coração!!!
Mas confesso que o Sr. Bumble e Noah também ?? pois são personagens muito presentes na vida real! Quem nunca se deparou com qualquer um dos dois na vida??
Reginaldo Pereira 23/03/2022minha estante
Meu amor, só deu ainda mais vontade de lê-lo!!!!! E descobrir quem são esses ?seus amigos?!!!! ??

gassylem 25/03/2021

Amei
O livro é muito bom, reflexivo e aborda muitos temas bons. A história do Oliver é bem triste e eu chorei demais

So.bre.vi.ler 29/12/2022

Entrei no mundo de Dickens
Minha entrada naa obras do mestre Charles Dickens foi magnífica. Que obra! Segredos mantidos e debulhados do início ao fim da trama, o menino Oliver sofre muito mas as aventuras e a forma como é apresentada a sociedade inglesa e a formação de caráter do menino nos prendem demais. Ótimo livro indico por demais.

Vinícius Tyrone 12/06/2023

O maior contador de história que esse mundo já teve
Oliver é uma ótima história de Dickens, história que é até simples para os dias de hoje, mas que moldou várias outras histórias futuramente que você enxerga uma influência muito grande deste livro e da obra de Dickens em geral.
Vale a pena a leitura, tem muitos acontecimentos e muitos personagens gostaveis. Tudo muito bem desenvolvido, afinal, estamos falando do maior contador de história que esse mundo já viu: Charles Dickens

Juliana (Ju/Jubs) 12/11/2023

Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras. Não sabia que a leitura dele poderia ser tão fluida, engraçada (mais pelo tom irônico do narrador) e complexa (e simples ao mesmo tempo).

Tem alguns elementos que eu jamais esperaria encontrar em um livro antigo, por exemplo uma mulher revidando fisicamente as agressões do marido e uma crítica direta a figuras com grande poder social.

Geralmente eu me pego fascinada pelos personagens, mas o ponto forte deste livro é o narrador. Ele é sarcástico de uma forma que qualquer deslize pode parecer de mal gosto (como fazer piada nos piores momentos), mas é muito bem-feito, e ainda faz umas críticas sociais em momentos repentinos, pegando o leitor de guarda baixa, eu adorei isso.

Falando em coisas surpreendentes, antes de começar a ler, eu achava que o narrador seria Oliver, em primeira pessoa, e teria a clássica história de uma narrativa forte pelo olhar de uma criança. Mas não. O narrador é em terceira pessoa e não mede esforços para mostrar o quanto a vida do garoto é horrível.

Na verdade, a história é sobre Oliver, mas não é construída por ele. Todos os personagens que vão aparecendo no entorno dele são quem conduzem a história. Achei essa estrutura muito interessante, e quero ler outros livros do Dickens para ver se ele faz isso novamente.

Enfim, mais um favorito, mais um livro incrível.
Giovanna.Nogueira 14/03/2024minha estante
Muito boa a sua resenha! Me deu ânimo para continuar a ler o livro. hahaha

Thiers.Neto 14/10/2022

Oliver Twist
Eu gostei bastante da forma como o Dickens descreve o entorno e os próprios personagens. A ironia e o humor britânico também estão sempre presentes aqui, o que faz o livro ainda mais gostoso de se ler.

Pat Müller 21/02/2023

Que livro!
É interessante como o autor conseguiu me comover com a história de Oliver. No começo fiquei torcendo, esperando por justiça, por algo bom na vida do garoto. Quando bons ventos sopraram a vida dele, li temerosa, esperando pelo momento em que tudo ruiria mais uma vez.
Gostei do retrato histórico do livro, me senti naquela época, caminhei por Londres e quase senti seus cheiros. Charles era um baita escritor, me pergunto como não o li antes?
Paulo 03/07/2023minha estante
Achou boa esta versão do livro com texto adaptado? Estou para ler ela, mas fiquei com a dúvida da qualidade em relação ao texto original (que não achei disponível).

Pat Müller 04/07/2023minha estante
não sei dizer se é melhor ou pior que outras edições, mas gostei MUITO desse texto! Devorei o livro e ainda fui assistir o filme hehehe

Paulo 05/07/2023minha estante
Era o comentário positivo de que eu estava precisando hahah. Vou ler. Obrigado

Fernanda 09/05/2021

Ler Dickens sempre me traz aquela sensação de conforto, de volta ao lar, tudo na escrita, personagens e histórias criadas por ele me fascina, por isso ele é meu autor favorito, e poder reler Oliver Twist em uma outra edição e conseguir me apaixonar completamente pela história é algo maravilhoso.

Taynara43 04/09/2023

Pobre criança
Nunca li tanto sofrimento, não é como ler detalhes sobre uma tortura física,mas imaginar acontecer algo assim com alguém , dói na alma

ESAMEM_ISS 18/06/2023

O sofrido Oliver Twist
Oliver foi um menino muito sofrido e infame, abandonado ao mundo cruel e impiedoso, às pessoas sem alma e sem coração, odiado pela maioria e julgado desnecessário por todos, testado pela natureza à sobreviver ao asilo, aos bedéis, aos peraltas, aos humanos desumanos, mas em principal a sua mente fraca, ingênua e mortal.

Roberta Nunes 15/09/2009

Um clássico...
"Oliver Twist" é uma história triste e realista que consegue mexer com as emoções humanas. Charles Dickens, o autor, teve uma infância sofrida e começou a trabalhar muito cedo em uma fábrica de graxa, então talvez por isso ele saiba narrar tão bem e de forma tão real todos os pesares e sofrimentos vividos pelo personagem central deste livro, Oliver.

O livro é interessante porque é ambientado numa Inglaterra pobre e sofrida, em plena Revolução Industrial, mostrando assim várias faces desse país naquele momento em particular. Nós podemos ver os ladrões, os marginais de todos os tipos e todos os sofredores que viviam num submundo à parte... mas ao mesmo tempo o leitor também tem a oportunidade de ver laços de amizade e amor, inocência e pureza.

O final é meio clichê, visto que os "heróis" alcançam êxito e redenção e os vilões têm destinos sórdidos. Mas o que eu mais destacaria da leitura deste livro é o estilo do autor. Dickens é de uma sagacidade explêndida! Irônico, crítico e está sempre dialogando com os leitores, o que é muito legal.

Um livro diferente, indicado para quem realmente goste de clássicos e consiga assimilar uma linguagem um pouco mais rebuscada.
Valdir Vidal 22/07/2012minha estante
Dickens em Oliver, assim como em Canção de Natal,parece querer retratar-talvez inspirando-se nele mesmo- uma diminuta parcela das pessoas, que apesar dos sofrimentos infringidos pela vida, se recusam a tornarem-se amargas. No fim é uma ótima história de moral.