Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

bia prado 13/12/2019

Como amante das produções literárias da era Georgiana (1714 – 1830) e Vitoriana (1838-1901), #CharlesDickens estava no topo da lista para ser lido.
#GrandesEsperanças é considerado por muitos seu trabalho mais sóbrio e sua obra prima, e com certeza é um grande livro (não apenas pelo número de páginas). Acompanhamos a juventude do protagonista, Pip, e suas grandes expectativas na vida. Quando um benfeitor misterioso lhe fornece recursos para sair de sua cidade pequena e ir para Londres, o garoto não hesita. Porém nem tudo é como ele imagina e deseja. Pip entra em contato com pessoas interesseiras, esnobes e arrogantes e vai passando por várias decepções, que o levam a compreender o quais seriam os verdadeiros valores que deveria levar na vida. Há uma ascensão e queda, em que passa por uma redenção sobre quem realmente é e o leitor não consegue deixar de sentir simpatia pelo bom moço. Ele é típico mocinho que quer sempre agir de forma correta e vai tropeçando no meio do caminho, pois também tem defeitos - como qualquer ser humano.
A escrita é muito fluída e Dickens consegue amarrar a história com primazia. Personagens secundárias são muito importantes para guiar os rumos da trama, então é bom ficar atento a eles. Há até um mistério que ronda o enredo. As críticas à desigualdade social e à ganância e o tema da familia estão presentes e são plano de fundo para um livro com bastante ação e algumas mortes, principalmente chegando ao fim.
Fiquei nervosa pelos personagens e torcendo por cada um. A frase final ambígua é a cereja do bolo e deixa aquele gostinho de quero mais.
Recomendo a leitura! Nota: ★★★★☆

Nicodemos 21/11/2019

Clássico moderno.
Grandes esperanças , é um romance de formação que conta a história de , Pip.Um órfão que é criado pela insensível irmã e seu marido Joe , que considera pip como um filho e mantém com ele uma amizade ímpar.Após receber uma herança(Não é spoiler) de uma pessoa não identificada , o jovem pip vê a oportunidade de sair da "escória'' social em que vivia e se tornar como ele mesmo dissera , um cavalheiro.Esse romance trata de temas como Inveja , Humildade , amor , ódio , vingança , perdão , soberba e assim de tudo humanidade,é o retrato do homem de maneira essencial e acima de tudo de uma época , uma crítica social ao seu tempo , ao trabalho infantil e as condições de vida no campo.Enfim , recomendo essa leitura , fui pego de surpresa não esperava me apaixonar pelos personagens , alguns até grotescos fisicamente , mas assustadoramente humano .É já estou com saudades disso tudo.Leiam , Leiam e Leiam Dickens .Só não darei 5 estrelas pelo final alternativo que foi produzido após o original e que é considerado como definitivo.Na minha opinião o primeiro é bem mais melancólico e cru , gostaria que tivesse permanecido como fora , mas isso não diminui em nada sua obra , que com certeza é clássico modernos , como mencionei no título , já que a miséria , o ódio e a desigualdade social,ainda fazem parte do mundo.

Flávia Pasqualin 25/10/2019

Pip é um órfão criado pela severa irmã e seu marido. Ele é um garoto de origem humilde que nunca se incomodou com suas raízes ate o dia em que conheceu a bela Estella. Filha adotiva de uma rica senhora da aldeia, ela desdenha da pobreza de Pip, fazendo com que ele sinta vergonha de ser quem ele é. Por ironia do destino, ele se apaixona por Estella e sonha em um dia ser digno de seu afeto. Quando ele recebe a noticia de que herdou uma grande fortuna, sente que finalmente sua sorte pode mudar. Pip então se muda para Londres a fim de se tornar um cavalheiro, desprezando sua família e suas origens, com o único propósito de conquistar o coração de Estella.

Esse livro é tão tocante. É impossível não se apaixonar pela história e principalmente por Pip, um personagem tão humano, cheio de falhas e virtudes. O tipo de livro que nos leva a refletir sobre um dos sentimentos mais nobres existentes: a gratidão.

Denise.Pereira 22/07/2019

Grandes Patuscadas
A estória dos sonhos, ilusões, amizades, amores e redenção de Pip .

bobbie 22/06/2019

Um clássico
Charles Dickens é um autor essencial para quem deseja ter um contato abrangente com o cânone literário britânico. O autor é um aclamado expoente da sociedade vitoriana, crítico de seus costumes e pintor talentoso do processo de industrialização - incluindo seu lado sombrio e sujo. Em Grandes Esperanças, Dickens nos presenteia com um romance de crescimento do jovem órfão Pip, criado pela irmã com rédeas curtas e tendo como único familiar afetuoso o seu bondoso e honesto, porém inculto, cunhado Joe. A trama se desenrola em torno da chance de contrair as grandes esperanças do título, por intermédio de um benfeitor anônimo que o auxilia a perseguir seus sonhos de grandeza em Londres. Apesar disso, quando, já adulto, Pip descobre a identidade de seu benfeitor, ele se vê obrigado a repensar seus valores e as motivações que o fizeram afastar daquele que tanto o amou e respeitou: seu cunhado. A grande sacada do romance é nos mostrar que as grandes esperanças que temos podem não ser as melhores esperanças para nossa vida.

Michele 18/06/2019

Esperança
Segundo o dicionário, a palavra esperança significa: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé. Dickens, ao escrever Grandes Esperanças, mostra que existe luz no fim do túnel, que é possível continuar tendo fé quando tudo se perde.

Natália | @tracandolivros 01/06/2019

Grandes Esperanças
Pip é um menino gentil e carismático, que foi criado pela irmã e ela não é completamente querida, por assim dizer. Seu cunhado é ferreiro, e o que ele espera de seu futuro é se tornar um também .

Um dia Pip estava passeando, e um fugitivo das galés pede sua ajuda, ele implora que lhe dê alguma comida e lhe traga uma lima para cortar os ferros nos seus pés. Ele vai até sua casa, pega o que lhe foi pedido e volta. E esse momento fica marcado em sua memória.

Mais tarde, Pip é convidado para alegrar a vida de uma mulher rica. Ao chegar em sua casa, ele encontra uma mulher deprimida, vestida de noiva, com o vestido esfarrapado e todos os relógios parados no mesmo horário; e ninguém lhe explica o porquê disso. Nessa casa ele conhece uma menina linda, e fica interessado por ela, mas ela o esnoba. Com os anos Pip continua visitando essa casa várias e várias vezes.

Aos 15 anos, Pip já está trabalhando na ferraria, quando chega um advogado e lhe informa que ele recebeu uma herança, mas que não pode informar quem deixou. Ele foi chamado para viver em Londres, e ser educado. De forma que ele se muda, mas acaba deixando suas origens e familiares para trás.

E essa é a premissa do livro, é algo simples, um menino pobre, que recebe uma herança, abandona sua família, e no futuro se arrepende de ter largado seus verdadeiros amigos. Desde o início do livro eu sabia quem tinha dado a herança

Da trama, eu esperava mais. A primeira parte flui muito bem, a apresentação da família, etc. Mas conforme Pip vai crescendo, as cenas em Londres começam a desandar, ele se torna um homem um tanto chato. E o arrependimento, sem nenhuma ação para se redimir me deixou irritada. E o livro tem dois finais, o primeiro que o autor descartou e o segundo. E eu gostei muito mais do primeiro, achei bem mais real. A diferença é pouca, contudo para mim ficou bem melhor.

Gostei da mensagem que o livro passa em geral, mas por ser de um autor tão renomado eu esperava mais. De qualquer forma, continuo com vontade de ler outros do autor, depois que vi que muitos dizem que esse é o mais fraco dele.

site: https://www.instagram.com/p/Bhg9HvYHwJs/

Thiago Barbosa Santos 01/06/2019

Esperanças malogradas
Grandes Esperanças foi o último romance de Charles Dickens. Um dos mais primorosos também, em que o autor inglês conseguiu demonstrar toda a maturidade literária. O protagonista e narrador é Pip. No livro, o conhecemos ainda garoto e acompanhamos todo o seu desenvolvimento, a mudança de caráter e como ele lida de forma conturbada com as próprias esperanças de ascender socialmente.

Ele era órfão. Foi criado pela irmã, que o educava com mãos de ferro, sempre pronta para lhe dar uns croques e o retaliar por qualquer coisa. Encontrava sempre consolo no cunhado Joe, amigo para todas as horas. Ele era um ferreiro talentoso e bem requisitado na região.

Pip costumava passear pelo cemitério da cidade para ler lápides. Em uma noite fria, passou por um episódio que marcaria para sempre a vida dele. Um presidiário foragido o ameaçou pedindo comida e um instrumento para se livrar das correntes que o aprisionava. Morto de medo, Pip foi obrigado a fazer uns furtos em casa para atender aquele homem medonho. Dias depois, ele foi preso, mas não por alguma delação do garoto.

Ainda garoto, Pip foi selecionado para fazer umas visitas a uma excêntrica ricaça da região para entretê-la. Ela tinha uma filha adotiva, a Estella. O menino se apaixonou de primeira por ela, que desde o início o desprezou e humilhou pela condição humilde dele. Foi aí que começou a despertar nele um intenso desejo de se tornar um cavalheiro para conquistar a amada.

Pip começou a trabalhar como ajudante de Joe na ferraria. Era cada vez mais infeliz com a sua própria condição. Não queria aquela vida que levava. Neste meio tempo, um acontecimento traumático. Um funcionário mal-caráter, após briga com a irmã dele, a atacou de forma traiçoeira e ela ficou inválida em uma cama. Uma adorável garota da região chamada Biddy foi contratada para tomar conta da casa e se tornou quase da família. Ela conservava um amor resignado por Pip, que a admirava, é bem verdade, mas estava com a cabeça em um outro mundo, muito maior do que aquela vidinha humilde da casa e da ferraria.

Certo dia, um feitor misterioso se apresentou através de intermediários dizendo que iria cuidar da educação de Pip e que ele herdaria um bom dinheiro. Ele se mudou para Londres e deixou para trás aquela vida simples na ferraria. A partir daí, o leitor observa mais de perto uma mudança de personalidade na personagem principal da obra de Dickens. Aquele garoto puro e simpático se tornou um rapaz egoísta e que deixou de lado suas raízes, seus parentes, mal tinha contato com eles. Finalmente havia se tornado um cavalheiro, alimentando grandes esperanças de subir ainda mais na vida, elevar a classe social e finalmente estar à altura da grande amada Estella, que continuava fazendo pouco caso dele.

E quem seria esse benfeitor? Pip imaginava que era a Miss Havisham, que também haveria arranjado casamento entre ele e Estella. Ledo engano. Quem se revelou como financiador desta nova vida do jovem é aquele mesmo presidiário da infância dele que, tão grato com o gesto do menino e o fato de ele não tê-lo denunciado. Aquilo era um problema. Ele havia conseguido algum dinheiro, feito economias e tinha essa fixação por Pip. A partir daí, começou uma verdadeira saga para tentar mantê-lo longe das mãos da justiça. O rapaz descobre que ele era pai de Estella.

Sucessivamente, as esperanças de Pip vão sendo malogradas. O benfeitor é preso e pouco tempo depois morre, Pip está afogado em dívidas, a grana acaba, ele fica muito doente e ainda recebe, da forma mais dura, a notícia de que sua amada se casaria com outro. Quem cuidou de Pip, quem reuniu todas as economias para saldar as dívidas dele? O bom e velho Joe, que àquela altura já era viúvo.

Joe cuidou dele até que estivesse plenamente recuperado. Depois, sem avisar, quando viu que a situação estava estabilizada, resolveu voltar para casa. Sensibilizado com tudo o que aconteceu, Pip decidiu também retornar, resgatar dentro de si aquele garoto, trabalhar novamente na ferraria e se casar com Biddy. Ao chegar, qual não foi a surpresa dele ao se deparar com o cunhado se casando com a moça. De pronto ele se resignou e até ficou feliz pelos dois. Foi reconstruir a vida em outro lugar, trabalhando com um amigo.

Anos depois, retornou para uma visita. De repente, bateu-lhe a curiosidade de ir ver como estava o casarão de Miss Havisham. Encontrou uma casa abandonada, suja, que não tinha nem sombra daquele encantamento. Houve também um inesperado reencontro com Estella, que estava tão descuidada quanto a lugar. Ela não tinha mais todo aquele orgulho, toda aquela boçalidade. Teve uma vida sofrida, um casamento infeliz, ao que parece, tendo tantas lições quanto Pip, com uma sequência de esperanças malogradas. Foi uma conversa franca. Mas não havia mais amor ali. Despediram-se de forma cordial, porém fria.

Grandes Esperanças foi o último romance de Charles Dickens, onde o autor mostrou toda a sua maturidade. A obra ganhou algumas adaptações para o cinema.

Sérgio 04/06/2019minha estante
Um livro em que a lealdade se faz presente!

Samarithan 01/05/2019

A importância da gratidão
Grandes Esperanças é uma das obras primas escritas por Charles Dickens, considerado um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos. Foi meu primeiro contato com a obra do escritor, e posso dizer sem dúvida alguma que se trata de um dos livros mais incríveis e emocionantes que já li!

O romance conta a história de Pip, um menino órfão que vive com sua irmã autoritária e seu cunhado Joe Gargery (grande amigo de Pip) em um ambiente de pobreza e degradação social. O jovem garoto carrega o sonho de um dia se tornar um "gentleman" e após alguns acontecimentos singulares em sua vida, recebe o comunicado que possui um misterioso bem feitor que pretende transformá-lo em um cavalheiro da alta sociedade inglesa, oferecendo ao pobre menino, a chance de realizar seu grande sonho. Agora que Pip é um jovem com "grandes esperanças", ele deixa sua pobre família e parte para Londres, onde começaria imediatamente os estudos para galgar seu lugar na sociedade.

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Pip, percebe-se ao longo do desenrolar da história, toda a sinceridade e amargura do narrador, passando a impressão ao leitor logo de início que as tais grandes esperanças estavam mais próximas talvez de grandes desilusões, principalmente pelo profundo remorso que Pip sentia, achando-se um ingrato para com seus familiares e aqueles que o queriam tão bem.

É um livro que possui uma narrativa muito triste e foca em questões como ingratidão, culpa, arrependimento, desejo e redenção, mas que também nos ensina uma grande lição sobre bondade, humildade e sermos gratos as pessoas que são importantes para nós.

Germana.Paiva 25/01/2019

Grandes Esperanças
Maravilhoso! Me surpreendi ao rir, chorar e sonhar com a narração. É um livro que nos faz pensar sobre o que realmente vale a pena na vida, qual o real valor das pessoas, do amor e do dinheiro.